quarta-feira, 5 de novembro de 2008

DESTAQUES


Duas revistas em uma Exotic

Paulo Matta lança edição da revista Exotic Vip e a nova Exotic Gourmet, dia 1º de dezembro, no L'Ô Restaurante
Publisher fala sobre sua trajetória e sobre o sucesso de suas revistas

Novas publicações surgem todos os anos, todavia, permanecer no mercado e levar informações e serviços de qualidade é privilégio de poucos. Dessa maneira a Revista Exotic People, desde sua criação, há 14 anos, se multiplicou em diversas facetas: Exotic Noivas, Exotic Festas, Exotic Vip e agora, com o mais novo guia de Fortaleza, a Exotic Goumert. A nova publicação será lançada simultaneamente com a Exotic Vip. Ambas se complementarão para satisfazer os anseios dos leitores, dar dicas e tirar dúvidas sobre o que há de melhor na gastronomia cearense.

O lançamento da edição Exotic Vip e Exotic Gourmet será no dia 1º de dezembro, a partir das 20 horas, no L´Ô Restaurante. Além do lançamento da revista, teremos o pré-lançamento do DVD do filme “Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito”.

A primeira edição da Revista Exotic Vip foi em 2006, tendo como proposta retratar a história de grandes personalidades cearenses ou que atuam no Ceará. Considerada marca de sucesso da idéia de Paulo Matta, a publicação ganhou status, credibilidade e tornou-se uma das mais solicitadas revistas do estado. Conversamos com Paulo Matta sobre sua trajetória e o sucesso da revista Exotic. Confira a entrevista.


DIVIRTA-CE – Você é do Rio, como veio para o Ceará? Há quanto tempo surgiu a Exotic?
PAULO MATTA - A minha carreira começou como modelo, trabalhei no Rio. Cheguei em Fortaleza e desenvolvi cursos de modelo e manequim, de audiovisual. Cheguei aqui em 85. Fui convidado pelo jornal FortNews para fazer uma coluna de moda, aí passei para o jornal Tribuna do Ceará, onde fiquei oito anos com uma coluna chamada ModaTur e a outra que era a Fortaleza By Night, sobre bares e restaurantes, sobre o que acontecia durante a noite. Em seguida veio a revista Vólia, que era uma revista italiana. Foi há 14 anos que eu lancei a Exotic People, dando origem também a Exotic Noivas, Exotic Vip, Exotic Festas e agora a Exotic Gourmet.

DIVIRTA-CE - Fale sobre esse diferencial da Exotic, de ser uma multi-revista com vários temas?
PAULO MATTA - A revista Exotic é uma publicação consolidada, nós somos respeitados e manter essa revista com 200 páginas há 14 anos não é fácil. Isso para o mercado local, é uma coisa inédita. Foram anos de trabalho para chegar no padrão que a gente tem hoje.

DIVIRTA-CE - Como você avalia esse mercado de revistas, aqui no Ceará?
PAULO MATTA - Existem publicações boas e existem pessoas que acham que é a mina de ouro, a loteria esportiva, só que não é. Você para manter um veículo de comunicação tem que ter muita garra, muita perseverança e ter muita capacidade, sem isso você não consegue. O mais importante é a sua trajetória, é você ter um reconhecimento das pessoas com o seu trabalho, porque Fortaleza é uma cidade que todo mundo sabe quem é quem, se você não tem isso, você não consegue.

DIVIRTA-CE - Exatamente isso que eu ia perguntar, como você consegue agregar assim, a sociedade, a sociedade mais importante na sua revista, como é que você consegue esse feito?
PAULO MATTA - Eu acho que isso tudo é o valor do trabalho, o reconhecimento. Então trabalhamos sério, não prometemos o que não vamos fazer e isso é muito importante para qualquer negócio, seja revista, seja qualquer coisa, então o que é importante é você ter crédito, credibilidade, isso você não compra com dinheiro, você compra com trabalho, respeito.

DIVIRTA-CE - E essa nova versão da Exotic, duas em uma, com a Vip e a nova Gourmet: quem serão as personalidades que terão destaque? Na Gourmet, como é que você vê o lançamento de mais uma Exotic, mesmo em meio a crise mundial?
PAULO MATTA - Olha, todas as pessoas que estão sendo retratadas, todas as pessoas que estão ali são merecedoras, são pessoas trabalhadoras e que conseguem mostrar seu trabalho, então todos são importantes, seja um banqueiro, o dono de uma empresa de aviação ou alguém que trabalha com eventos, com festas. Na Vip temos muitas personalidades, a partir do nosso governador Cid Gomes, a primeira-dama, Socorro França, a procuradora-geral do Estado, entre outras personalidades do mundo empresarial, como o estilista renomado Lino Vilaventura, como o banqueiro Humberto Bezerra e o empresário bem-sucedido, dono de uma empresa de aviação que é o Ariston Pessoa.

DIVIRTA-CE - Como é que vai ser a Gourmet?
PAULO MATTA - Nós contamos com uma equipe de profissionais que foram arrojados e fizeram um trabalho muito bem feito. A Gourmet será um guia gastronômico delicioso, muito ilustrado, com os melhores restaurantes da cidade. Vai dar água na boca de quem ler.

DIVIRTA-CE - Quais são as próximas revistas, os próximos projetos da Exotic?
PAULO MATTA - Nós também atuamos no ramo de eventos, fazendo recepções empresariais. Temos a feijoada do carnaval, que todo ano “bomba”, há oito anos ela é um sucesso. Esse ano a gente vem homenageando a nossa escola, a Grande Rio, a escola de coração.

DIVIRTA-CE - E a próxima edição da revista Exotic?
PAULO MATTA - A próxima será a Exotic Festas, e depois do carnaval a Exotic Noivas.




Música, moda e ecologia

Pessoas de diversos países assistiram o "1° Jeri Eco Cultural", com desfiles de moda e shows. O DIVIRTA-CE esteve na praia de Jericoacoara conferindo o evento

Cerca de duas mil pessoas de todos os cantos do planeta estiveram na praia de Jericoacoara, na Av. Beira Mar, perto da Rua Principal, conferindo o 1° Jeri Eco Cultural, evento patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará e idealizado pela Free Lancer Produções, que uniu música, moda e consciência ambiental. “Nós mapeamos eventos por todo o estado e vimos que em Jericoacoara não havia nada que aliasse cultura e ajudasse a comunidade local”, afirma Liége Xavier, da Free Lancer. “No nosso evento participam cantores, modelos, pessoas que fazem moda em Jeri. Achamos que os artistas tem o poder de influência muito grande. Com uma música de boa qualidade e um recado bem dado conseguiremos até manter a praia limpa depois desse evento”.

O evento, gratuito, começou com o desfile Jeri Brasil Fashion, produzido por Inara Almeida e Cláudio Silveira. “Jeri é apaixonante. A energia desse lugar é diferente. Já havia o evento de moda Mundo Jeri, com as crocheteiras locais, sob a coordenação do estilista Mark Greiner, trabalho que é mostrado também no evento. No Jeri Brsasil Fashion trabalhos de pessoas daqui, como o famoso Olavo Bin Lata, que faz roupas e acessórios com material reciclado, também tem destaque”, revelou Inara.

Após os desfiles, alguns artistas locais fizeram apresentações. Paulinho Moska e Luís Melodia foram as atrações principais do 1° Jeri Eco Cultural. “Com um lugar afrodisíaco como esse aqui, e com uma causa humanitária dessa, defesa do meio ambiente, é um privilégio participar desse evento”, afirmou Luís Melodia, que cantou músicas de seu novo CD “Estação Melodia” acompanhando de banda, transformando a praia de Jericoacoara em um verdadeiro “sambão”. Melodia fez dueto com Moska no final de seu show, dando a deixa para o cantor de “Tudo novo de novo” comandar a platéia internacional cantando seu hits com coragem, apenas com voz e violão.
.
Famosa por sua Pedra Furada e repleta de turistas estrangeiros, a praia de Jericoacoara, com difícil acesso, atrai gente do mundo todo por suas belezas naturais e o vento propício para a prática de wind e kite surf. Muitas pessoas que chegam em “Jeri” se encantam com o local simples e rústico, cheio de paisagens exuberantes, e decidem ficar no local. É o caso do recepcionista Tiago, do Hotel-Pousada Capitão Tomaz, de mineiro de Belo Horizonte. “Minha namorada veio ser enfermeira em Jeri. Decidi vir com ela, tranquei minha faculdade e estou morando e trabalhando aqui. Um sonho morar em um local assim”. A fortalezense Vanessa Lima, que também se encantou por Jericoacoara, e reside há dois anos no local, confirmou a importância do evento. “É com o Jeri Eco Cultural que valorizamos o trabalho das pessoas daqui e conscientizamos os turistas e moradores a preservarem esse paraíso”, afirmou Vanessa, que trabalha numa loja de wnd surf em Jeri, e foi uma das modelos do desfile.. “Essa é apenas a primeira semente. Vamos fazer um evento chamado Jeri Esportes e pretendemos realizar novas edições do Jeri Eco Cultural”, revelou Liége Xavier, da Free Lancer Produções.



AGENDA


TEATRO NA PRAÇA\\ Dia 28, às 16h
A secretaria de Cultura de Fortaleza em Parceria com o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil promove a apresentação da peça "O casamento de Tabarim", com o grupo Dona Zefinha. O espetáculo acontece nesta sexta-feira, às 16h, no Passeio Público.

CHORINHO NO MERCADO\\ Dia 28, às 21h
Apresentação do grupo Cordas que Falam. O projeto Chorinho no Mercado, da Secretaria de Cultura de Fortaleza, vem proporcionando, sempre às sextas-feiras, o encontro entre a tradição da música brasileira com público fortalezense. Às 21h, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas s/n – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

ENCANTOS DE IRACEMA\\ Dia 29, às 19h
Show de Glairton Santiago, artista com experiência no canto lírico que atualmente trabalha com música brasileira, tendo na Bossa Nova e no Jazz suas principais influências interpretativas. O projeto é realizado aos sábados, no Largo do Mincharia (Rua dos Pacajus, 5, Praia de Iracema), a partir das 19h.

TARIFA SOCIAL NO DOMINGO CULTURAL\\ Dia 30, a partir das 8h
Todo último domingo do mês, a população de Fortaleza pode aproveitar a tarifa do ônibus pela metade do preço para conferir as atividades do Domingo Cultural. As atrações começam no parque Adahil Barreto (Av. Virgílio Borba, 50 – Dionísio Torres), com as atividades voltadas para a criançada realizadas no projeto As Quatro Estações da Criança. Teatro, artistas circenses, esportes radicais e brinquedos infláveis fazem parte da programação até as 12h.

O projeto Circo de Todas as Artes garante lazer para moradores de vários bairros de Fortaleza a partir das 17h30, com circos que apresentam espetáculos gratuitos. Para saber os locais onde os circos vão armar as lonas, basta ligar para o telefone 3105.1358.

Adelson Viana dá o ritmo da noite no Mercado dos Pinhões, dentro do projeto Forró no Mercado, a partir das 18h. A entrada é gratuita e o Mercado dos Pinhões fica entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli.

Um pouco mais tarde, às 18h30, o projeto Cinema de Canto a Canto exibe o longa-metragem "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, e o curta "O Nordestino e o toque da sua lamparina", de Ítalo Maia, ao mesmo tempo, em todas as Regionais. Os endereços são:

Regional I - Praça Carlito Pamplona, Av. Francisco Sá, em frente ao Mercado – Bairro Carlito Pamplona.
Regional II - Praça Gustavo Barroso, em frente ao Liceu do Ceará – Bairro Jacarecanga.
Regional III - Praça Joaquim Nogueira, Rua Pe. Perdigão Sampaio – Bairro Antonio Bezerra
Regional IV - Praça Mauá, entre as Ruas Paraná e Guanabara – Bairro Pan Americano
Regional V - Praça Sagrada Família, Rua Humberto Lomeu esquina com Rua Sargento Barbosa. Conjunto Cearazinho
Regional VI - Praça Igreja Matriz de Messejana

Também às 18h30, começa na Avenida Beira-Mar mais uma edição do projeto Retratos do Vento. Sempre com um show instrumental e outro com vocal, neste domingo o projeto apresenta o músico Carlinhos Patriolino e a cantora Idilva Germano. O projeto é realizado no Anfiteatro Flávio Ponte, na Volta da Jurema, Av. Beira-Mar.



OS VENCEDORES DO IV CURTA CANOA

Filmes cearenses, nacionais e estrangeiros, documentários, animações, ficções, oficinas e seminários constaram da programação do IV Festival Latino-Americano de Curta Metragem de Canoa Quebrada, Aracati (CE), - o Curta Canoa 2008, que neste ano fez lançamento em Fortaleza, envolvendo realizadores, patrocinadores e a imprensa cearense.

Em Canoa Quebrada, foram cinco dias com muitas sessões de filmes em um telão, além das homenagens e aprendizagem junto com a comunidade, que teve acesso gratuito a todas as oficinas e aos filmes e vídeos da programação do festival, dando contribuição valorosa para a realização do evento. E neste clima de realizações que no sábado, dia 15, o festival divulgou os vencedores.

A Comissão julgadora composta pelo cineasta paraibano Manfredo Caldas, cineasta Luiz Carlos Lacerda (Bigode) e o publicitário/diretor Valdo Silva indicaram como vencedores da Mostra Competitiva do IV Curta Canoa, no quesito Melhor Filme: Dossiê Rê Bordosa, do diretor César Cabral, de São Paulo. A Melhor Direção, Roteiro e Montagem: Sub Solo, do cineasta Jaime Lerner, do Rio Grande do Sul. Na categoria Melhor Fotografia e Trilha Sonora Original, o filme “Profetas da Chuva e da Esperança”, da Diretora Márcia Paraíso, de Santa Catarina. Já a Melhor Direção de Arte coube para “Os Filmes Que Não Fiz”, do cineasta Gilberto Scarpa de Minas Gerais. E por sua interpretação no filme Relicário, do diretor Rafael Gomes, de São Paulo, ganhou como melhor ator, Thiago Pinheiro, e como Melhor Atriz, Mallu Morais, no filme Enciclopédia do Inusitado e do Irracional, da diretora Cibele Amaral, do Distrito Federal. Na categoria Prêmio Especial do Júri foi escolhido o filme ELE, dos alunos da Rede Municipal de Vitória, devido sua qualidade artística e relevância do projeto social.

Uma outra comissão designada para julgar a Mostra Competitiva dos Vídeos e a Mostra Jaguaribana teve com profissionais o Coordenador do Projeto Curta Petrobras em Fortaleza, Franze Santos; o fotógrafo e cineasta Tibico Brasil; o roteirista, documentarista e diretor de cinema, Amílcar Claro, indicaram como vencedores nesta categoria como Melhor Vídeo: o Solitário Anônimo, de Deborah Diniz, do Distrito Federal. Já a Melhor Direção ficou com o cineasta Wladimir Seixa, do Rio de Janeiro, como o vídeo Hiato. Na fotografia, a indicação do júri recaiu para A Canoa de Um Pau Roxo, dos cineastas Alberto Grazianni e Gabriela Piccolo, do Estado do Espírito Santo. O indicado como vencedor do Melhor Roteiro foi o vídeo Depois do Ovo a Guerra, de Pernambuco, dirigido pelo cineasta Komoi Panará.

E como vencedora da Mostra Jaguaribana, a Comissão Julgadora escolheu o filme “Natal de Sabina”, da diretora Gilvânia Quacquarela, do município de Aracati.

A Coordenação Geral do Festival vai premiar os ganhadores do Melhor Vídeo “Solitário Anônimo” e Melhor Filme “Dossiê Rê Bordosa”, do Curta Canoa 2008, com a seleção automática para concorrer ao Festival de audiovisual de Atibaia, em São Paulo, em janeiro de 2009. E ainda, o Melhor Filme foi premiado com a quantia de R$ 6 mil reais, transformados em serviços de iluminações, patrocinado pelo “Estúdios Quanta”.

A Mostra do Minuto idealizada pelos universitários da Faculdade Marista do Ceará teve a comissão julgadora formada pela cineasta Catarina Accioly, diretor Santiago Dellape, atriz Mallu Morais e produtora/empresária Tarsila Machado, que indicaram como o vencedor o vídeo “A Fortaleza de Nirez” de Thiala Amaral, de Fortaleza.



Johny Depp e atores de Malhação em Canoa Quebrada

Governo de Cid Gomes investe na Globo para atrair turistas

Cada vez mais urbana, Canoa Quebrada é muito comparada a Búzios e sua rua das pedras pelos turistas - distante da praia do passado, cheia de hippies, sem calçamento, toda na areia, que tantos contemplam. Algumas vezes, principalmente em alguns bares, pensamos estar na Europa com a presença de tantos estrangeiros - a maioria italianos. Os "gringos" também dominam bares e restaurantes. A estrutura de hotéis melhorou bastante, e maioria dispõe de TV, frigobar e ar condicionado por diárias de 40 a 100 reais em média.

E será lá, em Canoa Quebrada, que o diretor de núcleo Marcos Paulo irá rodar os primeiros episódios da temporada 2009 da novelinha teen global "Malhação". O hotel onde ficará o elenco de jovens atores será o Dolce Vita. Cada chalé do charmoso hotel com piscina tem chalés que levam o nome tem o poster de um filme do diretor italiano Federico Felini, mestre do cinema.

A Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Ceará está investindo nessa parceria com a TV Globo há tempos. E já é público e notório que a Globo recebe dinheiro de diversas prefeituras e governos fora do Rio de Janeiro para fazer novelas, séries e programas, com o intuito de divulgar o local. Foi assim também com uma das últimas edições do "Caldeirão do Huck", aqui em Fortaleza. Lembra do Luciano Huck elogiando Fortaleza, "essa terra maravilhosa"? E da casa que ele reformou no subúrbio daqui? Uma fonte diz que a Setur investiu 400 mil reais na edição do programa.

Outra estrela que estará em Canoa Quebrada, só que internacional, é o astro de Hollywood Johnny Depp. O ator de "Piratas do Caribe" pretende ficar no reveillón de Salvador com sua esposa Vanessa Paradis, e filhos. A casa de Caetano Veloso será o local da hospedagem na Bahia. Um fonte revelou que antes ou depois do reveillón está prevista a visita ilustre de Depp e família a Canoa Quebrada.




DIVIRTA-CE ECOLOGIA - Porque não consumir plásticos?

Quem comete o maior erro é aquele que não faz nada só porque acha que não adianta...
Veja porque devemos parar definitivamente de consumir o diabo do plástico:

Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração

As mesmas propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maior aplicação e utilidade ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais.

São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.

Um oceano de plástico
No Oceano Pacífico, há uma enorme camada flutuante de plástico que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão.
Vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão, atingindo uma profundidade de mais ou menos 10 metros.

Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos: pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de plástico.

Segundo seus descobridores, a mancha de lixo tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.

A bolha plástica, atualmente, está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental.

Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente: "Como foi possível fazermos isso? Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo!"

Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar.

Curtis Ebbesmeyer, oceanógrafo que pesquisa esta mancha há 15 anos, a compara a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo Pacífico. E quando passa perto do continente, têm-se praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.
vortex.jpg
Segundo PNUMA, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.

E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do Oceano Pacífico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton (base da cadeia alimentar marinha).

Todas as peças plásticas à direita foram tiradas do estômago desta ave

E, para piorar, essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo.

Na mais pura verdade: o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.

Fontes: The Independent, Greenpeace e Mindfully

Por amor, reduza seu consumo de plástico.

Para não piorar a poluição plástica, podemos adotar hábitos simples como:
- levar de casa nossa sacola não descartável para ir às compras;
- recusar aqueles saquinhos plásticos inúteis e desnecessários, como os que nos dão na farmácia para acondicionar uma caixinha que cabe na nossa bolsa (o que fazemos com aquele saquinho quando chegamos em casa? Jogamos no lixo, ou seja, em algum lugar do planeta);
- evitar consumir copos descartáveis (no trabalho, adote canecas de louça. Se você usar 4 copos plásticos por dia útil de trabalho - 2 para cafezinho e 2 para água -, ao final do mês você terá jogado no lixo 88 copos. Ao final de 1 ano - 11meses, descontando suas férias - você terá jogado no lixo 968 copinhos.

Isto está em suas mãos, não depende do governo.
É ação individual para com o planeta.
É importante reciclar, mas é mais importante repensar as formas de consumo.
Ver essas coisas sempre serve para que nós repensemos nossos valores e, principalmente, nosso papel frente ao meio ambiente ou o ambiente em que vivemos. Antes de Reciclar, reduza!
MAS O DIVIRTA-CE DEIXA UM ÚLTIMO RECADO
Os governos do mundo tem por obrigação achar outros materiais biodegradáveis, que não poluam o meio ambiente, com investimentos em ciência e tecnologia, e iniciar uma contagem regressiva para que todas as indústrias adotem esses materiais. Isso é muito mais importante.

Um comentário:

Escuela para todos Luz ONG disse...

holaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

mucha suerte nos interesa el intercambio cultural, nuestra ONG se dedica a la inclusión de niños especiales a la escuela común con integradora.en tu país como funciona?

Difundinos y visitanos así te enterás de nuestra obra

Un cariño desde argentina

alejandra