terça-feira, 4 de novembro de 2008

CINEMA CEARÁ


Destaques do Curta Canoa 2008

O ator Emiliano Queiróz, foi homenageado, recebendo troféu das mãos do ator Ary Sherlock. O festival de cinema de Canoa Quebrada acontece até sábado

Cerca de 500 pessoas estiveram no Pólo de Lazer de Canoa Quebrada, na terça, noite de abertura do 4º Curta Canoa 2008. O festival, que acontece nas noites de lua cheia, em uma das praias mais charmosas do Ceará, conta com oficinas, debates, palestras e exibições de filmes até sábado, sendo um dos principais eventos culturais da cidade de Aracati. Atraindo gente de todos os níveis sociais, inclusive pessoas carentes que não tem acesso às salas de cinema, principalmente crianças, o festival é dirigido por Adriano Lima.

A manhã de quarta do Curta Canoa contou com o a Oficina de Cineclubismo, com Calebe Augusto Pimentel, produtor executivo do Festival Atibaia Internacional do Audiovisual.

À noite, um dos destaques da Mostra Competitiva foi o curta premiado "Entre Cores e Navalhas". A diretora recifense Catarina Accioly, que também é atriz, mostrou a história de Antony, que cruza olhares com a cobradora Esperança durante seus trajetos de ônibus. Antony e Esperança estabelecem uma relação que não pode ser qualificada por convenções sociais. Com leveza, o curta aborda as novas possibilidades de união neste moderno século 21.

Quarta também foi noite de homenagem, com o ator Emiliano Queiróz, natural de Aracati, recebendo troféu do Festival Curta Canoa das mãos do ator Ary Sherlock.

A programação de quinta do Curta Canoa começou às 8h, com uma Caminhada Ecológica e com o seminário O Ator e o Cinema, com Mallu Moraes. O dia também conta com Oficina de Contação de Estórias com a Cia. Me Dê Alegria e Homenagem a Ageu da Rocha Freire. A noite termina, às 23h, com exibição especial do Grupo Intervenções Humanas nas Falésias (praia) e Luau na Praia.

Um dos destaques da Mostra Competitiva, hoje, é o filme "Mãos de Vento e Olhos de Dentro", curta da carioca Susanna Lira, que é um ensaio sensível sobre crianças com deficiência visual e narra com muita poesia e lirismo conta a história de amizade entre Lia , uma menina cega, vivida pela atriz Júlia Matos, e Tico, um menino solitário e cheio de imaginação, interpretado por Pablo Rocha. As atrizes Patrícia França e Juliana Matos estão no elenco.

O que é ficar no escuro, sem saber como agir, qual direção tomar? Essa é a sensação de Mônica que não consegue levar adiante a vida que o destino lhe reservou no curta "Subsolo", outro curta que o DIVIRTA-CE recomenda. Ela planeja com detalhes desta vida, mas o destino mais uma vez lhe pregar e por à prova sua vontade. No elenco estão Carla Marins, Fernanda Maurici.

Durante o Curta Canoa o público vai ter a chance de conferir três Mostras. A Competitiva vai contar com 23 vídeos e 17 filmes produzidos por profissionais dos estados do Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraná e Distrito Federal. A Latino-America vai apresentar ao público filmes do México, Venezuela, Argentina e Chile. E na Mostra Especial vão ser exibidos três relevantes longas nacionais.

A programação não termina aí. O festival vai realizar outras atividades: oficinas de Caderno de Amarração, Contação de História e Introdução ao Audiovisual; a Mostra do Minuto Faculdade Marista; debates com os realizadores dos filmes; palestras; ações voltadas para as crianças e apresentações culturais.

O Curta Canoa 2008 segue até sábado. Na ocasião o público vai conhecer os vencedores da Mostra Competitiva. O melhor filme e o melhor vídeo irão participar do Festival de Atibaia do Audiovisual (SP). Caso os vencedores do Curta Canoa também ganhem em Atibaia, automaticamente estarão selecionados para quatro festivais no exterior (França, EUA, Índia e Portugal)


CURTA CANOA – MOSTRA COMPETITIVA
(Programação com sinopses dos filmes)

Dia 14/11 – Sexta-feira

19:00h

Mostra Competitiva


Reisado Miudim -2008 – CE – 13’ – Diretor: Petrus Cariri

Mateus e Bruno são dois primos que moram na casa de seus avôs. O sonho de Mateus é brincar no reisado. No dia da apresentação, o mestre Aldenir, que está fazendo um pequeno capacete de papelão, pede a Mateus que vá acompanhado de Bruno até a feira para comprar fitas para as roupas. Na feira, Bruno insiste para que Mateus use o dinheiro para comprar brinquedos. Mateus resiste e os dois brigam e se separam. Voltando para casa, Mateus recebe do seu avô um lindo capacete de guerreiro do reisado.

Penseira ou Simplesmente Marlinda – 2008 – CE – 5’ – Diretores: Leandro Gomes, Michelline Helena

Uma tentativa singela e triste de sabotar as lembranças.

Dim – 2007 – DF -20’ – Diretor: Nirton Venâncio

O Artista plástico cearense Dim, 40 anos, ficou conhecido pelo seu trabalho ligado aos brinquedos. Uma de suas características é a criação de peças interativas, que se inserem nos cotidianos das pessoas. Dim rejeita o elitismo cultural e defende a democratização das artes. O filme registra o desenvolvimento do seu processo criativo, flagra momentos emotivos de lembrança de criança e adolescência, expõe as influências determinantes na sua vida e na sua obra.

Eles não vão à Daslu – 2007 – SP – 19’52” – Diretor: Vinicius Zanotti

Eunice e Julio são catadores de recicláveis que vivem marginalizados no sistema capitalista. O filme traz o conflito, as alegrias e as angústias de um dia de suas vidas. Com discurso não conformista, o documentário permite uma reflexão da atual situação da sociedade brasileira.

DOC.8 – 2007 – RS – 20’ – Diretor: Christian Schneider

Relatos sobre a produção cinematográfica na bitola super-8 em Porto Alegre. Carlos Gerbase, Cristiano Zanella, Giba Assis Brasil, Gustavo Spolidoro, Glênio Povoas e Luiz Carlos Lacerda discutem a produção superoitística de ontem e hoje.

O Pescador de Sonhos – 2006 – SC – 10’58” – Diretor: Igor Pitta Simões

Percorrendo um caminho árduo e perigoso, ele sai de um lugar escuro a procura de um mundo de luz e cor. Ao atingir esse sonho, vê-o desaparecer e reduzir-se novamente à solidão e ao silêncio. De volta ao seu mundo real se determina a tentar novamente, pois precisa de respostas

Entre Loas e Batuques – 2007 – CE – 12’ – Diretora: Nah Vieira.

Documentário em comemoração ao Centenário do Maracatu AZ de Ouro, mais antigo de Fortaleza.


Em Busca de Curitiba Perdida – 2008 – PR - 13’57” – Diretor: Estevan Silvera

Em busca de Curitiba Perdida é uma transposição cinematográfica de um conto que faz parte do livro Mistérios de Curitiba, de 1968, do escritor paranaense Dalto Trevisan. O conto é uma lamentação do autor sobre as mudanças realizadas em sua cidade, Curitiba. Os tipos peculiares que nele habitavam e que não mais existem. De forma irônica o autor faz uma pequena crítica ao presente, através de lembranças de uma cidade, que relevam um passado não muito distante.

Engano – 2008 –RJ – 11’ – Diretor: Cavi Borges

Um homem. Uma Mulher.

Dossiê Rê Bordosa – 2008 – SP – 16’ – Diretor: César Cabral.

Fama? Ego inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação?




Público de 400 mil espectadores aponta sucesso de bilheteria do filme “Bezerra de Menezes”

Com mais de dois meses de exibição nos cinemas e o filme “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” apresenta números de bilheteria surpreendentes a cada dia. No último final de semana, a produção cearense superou a marca dos 415 mil espectadores. Para suprir a crescente procura pelo filme, desde a estréia a distribuidora Fox Filmes vem ampliando o número de salas de exibição, que atualmente somam 65 em todo o Brasil. Para atingir o público distante das capitais, a produção está passando por um rodízio de salas, estreando em cidades do interior. No Ceará, depois de passar pelos municípios de Sobral e Maracanaú, nesta sexta-feira, 14, o longa estréia em Juazeiro do Norte.



O filme “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito" conta a história do médico e humanista cearense Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (o “Médico dos Pobres” nasceu em 1831, na localidade de Riacho do Sangue, hoje, município de Jaguaretama, no interior do Ceará, e faleceu em abril de 1900, no Rio de Janeiro). O longa é uma realização da ONG Estação da Luz e tem na produção a Trio Filmes. Com um orçamento de aproximadamente R$ 2,7 milhões, a direção é dos cineastas Glauber Filho e Joe Pimentel e traz no elenco atores de renome nacional, como Carlos Vereza, Lúcio Mauro e Caio Blat e um casting de atores cearenses, como Magno Oliveira, Lucas Ribeiro e B. de Paiva, entre outros. O filme teve locações em cidades como Fortaleza, Guaramiranga e Maranguape, no Ceará, além de cenas gravadas em Recife (PE) e no Rio de Janeiro (RJ).



“Bezerra de Menezes tem sido um fenômeno nas bilheterias e movimentado o serviço de atendimento ao cliente dos exibidores como nunca! Projetamos vida longa ao filme, ao contrário de outros filmes nacionais ou estrangeiros”, destaca a diretora geral da Fox Filmes do Brasil, Patrícia Kamitsuji.


Curta "Diante da Lei"
Inspirado no conto homônimo de Franz Kafka, "Diante da Lei" é um curta-metragem produzido no Ceará, pelo cineasta Alyson Machado Lacerda teve lançamento oficial dia 5 de novembro, na Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza.

O curta é um dos projetos contemplados através do VI Edital de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e teve sua produção apoiada pelo Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, programa da Rede Olhar Brasil do Ministério da Cultura em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

"Diante da Lei" conta a história de um camponês que procura a lei por sentir-se injustiçado com a notícia que recebeu do governo sobre a desapropriação de sua terra para que no local seja construído um açude. No prédio da Lei o camponês se depara com um labirinto de corredores vazios e escuros, onde trabalhadores tratam sua causa e sua estada ali com total descaso.

Nenhum comentário: