terça-feira, 4 de novembro de 2008

CINEMA DE ARTE

Os melhores curtas do mundo na Vila das Artes

O Interfilm Berlim estará na Vila das Artes exibindo uma seleção de filmes do mundo todo

Berlim em Fortaleza. O festival internacional de curtas metragens de Berlin (Interfilm Berlin, Internationales Kurzfilmfestival Berlin), um dos mais importantes festivais de curta metragem da Europa, estará na Vila das Artes, na próxima terça-feira, dia 25, exibindo curtas-metragens do mundo todo em duas sessões, às 17h e às 19h.



O diretor e criador do Interfilm, Heinz Hermanns, estará presente para um bate papo após as sessões. O Interfilm foi criado em 1982 e além dos festivais, que recebe por edição cerca de 5 mil filmes, desenvolve também um trabalho de distribuição de vídeos. Atualmente, tem catalogados mais de 300 filmes que são exibidos em cinemas, canais de televisão, instituições culturais e na Internet. Os DVDs do Interfilm também são exibidos em espaços públicos como metrô, salas de espera e entretenimento para mídias móveis.



A mesma mostra que exibirá em Fortaleza, esteve no festival Janela de Cinema, em Recife e em dezembro seguirá para o Rio de Janeiro, antes de voltar a Berlim.
"É uma oportunidade única dos realizadores locais trocarem idéias e apresentarem o seus vídeos" explica Kleber Mendonça, produtor do festival.

A mostra traz na bagagem filmes internacionais inéditos da edição de 2008 que aconteceu recentemente em Berlim, na Alemanha. Serão nove filmes da edição deste ano e cinco curtas de edições anteriores.



As sessões acontecerão na Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. que fica na Rua 24 de Maio, 1221, no centro. A entrada é franca



Confira a programação


Teeth /Dentes ( Irlanda, 2006, 2´), de Ruari O'Brien, John Kennedy
Dois velhos amigos pescam juntos num lago e aprontam com suas dentaduras postiças.
The Morning with Different Eyes/ A Manhã com Olhos Diferentes
(Rússia, 2008, 8´), de Filipp Yuriev

Cego vai nadar num lago e usa um rádio como instrumento de orientação.
The Long Journey Home/ A Longa Volta Para Casa(Canadá, 2008, 6´)
Jeffrey Stewart Timmins, Billie Mintz
Um garoto volta para sua aldeia depois de longa jornada. Ali, todos estranham as mudanças que ele sofreu e não aceitam as notícias que está trazendo. Eles o expulsam.
Bende Sira – It´s my turn /É a minha vez (Alemanha, Turquia, 2007, 10',
* Melhor Curta alemão Interfilm 2007, Leopardo de Ouro Locarno 2007), de Ismet Burgin
Um grupo de meninos inventa uma maneira de ir ao cinema. Quem recitar uma rima é o vencedor, já que o dinheiro não dá para todos.
Romeo and Juliet /Romeu e Julieta (Finlândia, 2002, 1'05'') de
Samuli Valkama e Tapjo Schultz

Duas batatas fritas num prato: Romeu e Julieta são consumidos pelo desejo. Será que eles conseguirão sobreviver ao fogo?
Spider / Aranha (Austrália, 2007, 9´), Nash Edgerton

É tudo muito divertido até que alguém perde um olho.
About Hate, Love & the Other One (Sobre Amor, Ódio e Aquele Outro) (Alemanha, 2007, 1'), de Tobias Bilgeri
"Ódio" e "Amor" se encontram no topo de uma colina. Será que "Amor" conseguirá conquistar o amor de "Ódio"?
La Curiosa Conquista Del Ampére / A Curiosa Conquista do Ampére (México, 2008, 11´), de Ramón Orozco

O jovem Chincoya morre acidentalmente no seu trabalho de eletricista. Mas a mesma carga elétrica que o matou ficou no seu corpo como uma bateria que o mantém "vivo" alguns dias mais.
Ona Koja Mjeri / Ela que mede (Croácia, 2008, 6´40''), de Veljko Popovic

O filme faz a pergunta: somos realmente livres? Somos escravos da cultura e da sociedade em que vivemos ou há uma fuga no final das contas?
Soft/ Macio (Inglaterra, 2006, 14', *Melhor curta internacional, Interfilm 2007), de Simon Ellis (Foto)

Um pai redescobre o seu medo de confronto, no pior momento possível.
Flashed /Fotografado (Escócia, 2008, 4´52''), de Julian Krubasik
O conto macabro e sinistro da obsessão estranha de um homem com fotos de passaporte. Um viajante entra numa maquina de fotos que prevê o seu futuro.
Lavatory Lovestory /Amor de Banheiro (Rússia, 2007, 9´), de Konstantin Bronzit
A triste faxineira do banheiro está cansada de solidão. E olha! Um estranho dá-lhe uma rosa. Embora goste, o banheiro é grande e cheio de gente. Quem é o seu admirador?
Volltreffer / O Chute (Alemanha, 2006, 1'9''), de Peter Dietrich
Futebol é a nossa vida, jogamos em qualquer lugar, fazemos gols e alcançamos o inesperado.
Lapsus (Argentina, 2007, 3'30''), de Juan Pablo Zaramella
Nunca sub-estime o poder do lado negro da força.

Serviço:
Festival internacional de curtas metragens de Berlim. Dia 25 na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Sessões às 17h e às 19h. Grátis.


"Baby Love" - o amor e o sexo sem rótulos


O longa aborda um tema polêmico com leveza e bom humor: a paternidade de homossexuais

Com sucesso de público, "Baby Love" é mais do que uma simples comédia. Divertido, mas sem perder a sensibilidade, o filme discute preconceito e a paternidade de homossexuais. Apesar de ser cada vez mais freqüente, esse tipo de adoção passa por vários obstáculos.
Na história, Emmanuel é pediatra e quer ser pai. No entanto, ele é homossexual, o que se transforma em obstáculo para a realização desse desejo. Além de seu namorado, Philippe, não incentivá-lo, suas tentativas para adotar uma criança ou para encontrar uma mãe de aluguel são um desastre - inclusive, ele tenta fingir que é heterossexual para entrar na fila de adoção. Até que Emmanuel conhece Fina, estudante argentina que também precisa de ajuda.

A idéia do filme surgiu há 10 anos, quando o diretor francês Vincent Garenq, que estréia na direção de longas, soube que Manu, seu grande amigo de colégio, homossexual, viajou em um fim de semana com um casal de lésbicas e o namorado para discutirem a possibilidade de terem um filho. Foi assim que Garenq conheceu a APGL (Associação de Pais Gays e Lésbicas) e ouviu muitas histórias de homossexuais que desejavam ser pais. Ao saber de um casal de homens que recorreu a uma mãe substituta, pensou em escrever uma ficção, que logo interessou ao produtor Christophe Rossignon.

O diretor consegue fazer humor com o preconceito cotidiano, provando que no amor e no sexo não existem rótulos - homo, hetero, gay, são apenas expressões que não definem nada - até porque nenhum ser humano neste século 21 se enquadra no mesmo comportamento sexual e amoroso durante a vida toda.




Cineclube Vila das Artes traz a Mostra de Cinema da Contracultura

O movimento Contracultura é tema dos quatro filmes que compõem a programação de novembro do Cineclube Vila das Artes, complexo cultural vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. As exibições começaram no dia 5 de novembro e são realizadas todas as quartas-feiras, no Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), às 18h30, seguidas de debates com professores, pesquisadores e realizadores. A entrada é franca.

O movimento começou com os Beatnicks: jovens intelectuais de mochila nas costas percorrendo as estradas dos Estados Unidos, na construção de valores e de um comportamento de crítica ao consumismo e ao otimismo do pós-guerra americano, por volta de 1950. Mas o auge veio na década de 1960, com o estilo de vida hippie e o festival de Woodstock.

Esta semana tem "Sem Destino" (1969), onde dois amigos motoqueiros saem dispostos a explorar a estrada e descobrir a "verdadeira América".

Um mergulho no intenso movimento artístico de Londres nos anos 60 é feito a partir da investigação de um assassinato no filme "Blow-Up, Depois Daquele Beijo" (1966), que será exibido no dia 19. Para fechar a programação do Cineclube Vila das Artes, "Helter Skelter" (2004) conta o cotidiano da "família Manson", que cometeu vários assassinatos em 1969, inclusive o da atriz Sharon Tate, esposa do diretor de cinema Roman Polanski.

Programação:

DIA 12

"Sem Destino" (Easy Rider, EUA, 1969), de Dennis Hopper

DIA 19

"Blow-Up, Depois Daquele Beijo" (Blow-Up, ING/ITA, 1966), de Michelangelo Antonioni

DIA 26

"Helter Skelter" (EUA, 2004), de John Gray

Serviço: Cineclube Vila das Artes - Mostra Contracultura, todas as quartas-feiras de novembro, a partir das 18h30, com a presença de professores, cineastas e pesquisadores. Grátis




7º FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS

7º Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua sétima edição, que acontecerá em Fortaleza de 21 de novembro a 27 de novembro, no Multiplex UCI Ribeiro Shopping Iguatemi. O evento traz ótimas novidades e, a exemplo das edições anteriores, exibirá sete filmes, sendo seis inéditos no Brasil e uma reprise.

O festival itinerante acontecerá simultaneamente a cada duas cidades, durante o período que vai de 07 de novembro a 18 de dezembro, na seguinte ordem: Rio de Janeiro e Recife (07/11 a 13/11); Curitiba e Natal (14/11 a 20/11); São Paulo e Fortaleza (21/11 a 27/11); Ribeirão Preto e Brasília (28/11 a 04/12); Florianópolis e Belo Horizonte (05/12 a 11/12) e Porto Alegre e Salvador (12/12 a 18/12).

A curadoria do festival, mais uma vez, optou pelo ecletismo, mesclando novos talentos e nomes consagrados da cinematografia francesa, com os seguintes destaques: Beijo na boca, não!, uma encantadora comédia romântica de Alain Resnais, inédita nos cinemas brasileiros, porém realizada antes do fenomenal Medos privados em lugares públicos, que se mantém há mais de um ano em cartaz em São Paulo; Atrizes, da premiada atriz Valeria Bruni-Tedeschi, em sua segunda experiência atrás das câmeras, faz uma curiosa incursão ao fascinante universo das atrizes; La belle personne, a mais recente realização de Christophe Honoré, é novamente estrelada pelo seu alter ego Louis Garrel, repetindo a feliz parceria dos anteriores Em Paris e Canções de amor; Quinze anos e meio é uma comédia sobre o desajeitado esforço de um pai em acompanhar as idéias avançadas de sua filha adolescente, com Daniel Auteuil no papel principal, e regida a quatro mãos, por François Desagnat e Thomas Sorriaux; Dois em um, um dos filmes mais hilariantes do momento, é também protagonizada por Daniel Auteuil, em dupla com Alain Chabat, sob a direção de Bruno Lavaine e Nicolas Charlet; Felix e Lola tem a direção de Patrice Leconte e traz a charmosa Charlotte Gainsbourg vivendo a misteriosa e sedutora Lola do título; Elogio ao amor, do eterno enfant terrible Jean-Luc Godard, foi o filme escolhido para matar saudades na sessão-reprise deste ano.

Quem assina a curadoria do 7º Festival Varilux de Cinema Francês é o cineasta, produtor, distribuidor (criador e diretor da Pandora Filmes), programador do HSBC Belas Artes, e atualmente Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (Secretaria de Estado da Cultura – São Paulo), André Sturm.

Site oficial do Festival: www.festivalvarilux.com.br

Sinopses:

ELOGIO AO AMOR
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Bruno Putzulu, Cecile Camp e Jean Davy.
França; 2001; 97 min

Diretor de cinema encontra garota que considera perfeita para seu novo filme. Aos poucos se lembra que a conhecia de um projeto anterior, e que ela precisa de trabalho para sustentar os avós.

DOIS EM UM
(La personne aux deux personnes)
Direção: Bruno Lavaine & Nicolas Charlet
Elenco: Daniel Auteuil, Alain Chabat e Marina Foïs.
França; 2008; 90 min

Nesta comédia um ex-cantor de sucesso se envolve em um acidente de carro com um funcionário público solitário e anti-social. Após o ocorrido, a vida do primeiro se torna um inferno, pois a sua mente passa a ter interferências do outro, fazendo com que o seu comportamento tenha estranhas manifestações.

15 ANOS E MEIO
(15 ans et demi)
Direção: François Desagnat & Thomas Sorriaux
Elenco: Daniel Auteuil e Juliete Lamboley.
França; 2008; 97 min

A bem-humorada história de um cientista francês que mora nos Estados Unidos e que se vê obrigado a retornar à sua terra natal para cuidar da filha adolescente, com quem não tem contato há vários anos. Enquanto se esforça para construir uma relação com a garota, o pai descobre que ela está muito mais interessada em seus amigos, namorados e festas.

LA BELLE PERSONNE
(La belle personne)
Direção: Christophe Honoré
Elenco: Louis Garrel, Léa Seydoux e Grégoire Leprince-Ringuet.
França; 2008 ; 90 min

Uma garota de 16 anos troca de colégio durante o ano acadêmico e logo se enturma com os novos colegas. A sua beleza chama a atenção dos rapazes, e ela começa a namorar um deles antes de se dar conta que está apaixonada pelo professor de italiano.

BEIJO NA BOCA, NÃO!
(Pas sur la bouche)
Direção: Alain Resnais.
Elenco: Audrey Tautou, Isabelle Nanty e Sabine Azema.
França; 2003; 115 min

Um próspero industrial acredita ter sido o primeiro homem de sua esposa, mas ela esconde dele que já havia sido casada com um americano e que os votos foram quebrados porque este não suportava ser beijado na boca. Certa vez, por um conjunto de circunstâncias extraordinárias, o ex-marido americano acaba sendo convidado para jantar na casa do casal. Baseado na opereta cômica Pas sur la Bouche!, de 1925.

FELIX E LOLA
(Felix et Lola)
Direção: Patrice Leconte
Elenco: Charlotte Gainsbourg , Philippe Torreton e Alain Bashung.
França; 2001; 89 min

Profissional de um parque de diversões conhece Lola, uma jovem triste e silenciosa. Ao se apaixonar por ela, percebe que há um mistério envolvendo seu passado.

ATRIZES
(Atrices)
Direção: Valeria Bruni–Tedeschi
Elenco: Valeria Bruni Tedeschi, Noémie Lvovsky, Louis Garrel e Mathieu Amalric.
França; 2007; 107 min

Marcelline é uma atriz que, de repente, passa a ser atormentada pela sombra de sua personagem, o que a faz ensaiar com tremenda dificuldade. Apesar do incentivo do diretor, que diz que fará dela uma estrela, Marcelline não consegue esquecer que já é uma quarentona, solteira e sem filhos.
Ao ser apresentada para Nathalie, assistente do diretor, as duas descobrem que já se conheciam desde os tempos de teatro na escola, há mais de 20 anos.

Nenhum comentário: