domingo, 2 de novembro de 2008

PELO INTERIOR


Cariri cearense sedia IV Encontro Mestres do Mundo de 2 a 6 de dezembro


Um cortejo pelas ruas de Juazeiro do Norte(CE) na tarde da terça-feira, dia 2 de dezembro, marcará a abertura do IV Encontro Mestres do Mundo e do Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, reunindo cerca de 300 Mestres da Cultura do Som, do Corpo, da Oralidade, do Sagrado e das Mãos, todos eles portadores da tradição nas diversas vertentes da cultura popular brasileira. Até o dia 6 de dezembro, os Mestres se apresentarão e trocarão experiências sobre seus saberes e fazeres. O evento unirá em um mesmo espaço uma grande diversidade de tradições vindas de várias regiões do Brasil e de diversos países, como Peru, Colômbia, Venezuela e Peru, em encontros, oficinas e seminários, além de apresentações artísticas nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, na região do Cariri, sul do Ceará, a cerca de 560 km de Fortaleza.

Os participantes do Encontro Mestres do Mundo se concentrarão para o início do cortejo às 16 horas, na Praça Dirceu Figueiredo, em frente à Prefeitura de Juazeiro, entre batuques, danças e caracterizações das culturas populares. A abertura oficial está prevista para as 18 horas, com as presenças do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, do Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, de comitiva da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural e dos prefeitos de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Durante o evento, será realizada ainda a cerimônia de Diplomação dos Tesouros Vivos da Cultura 2008. A noite do primeiro dia será coroada pelo encontro dos maracatus do Ceará e de Pernambuco, com apresentações das cortes dos grupos Maracatu Estrela de Ouro de Aliança (PE) e Leão Coroado (PE) e Maracatu Nação Fortaleza (CE) e, ainda, do Grupo Elumbé do Uruguai.

O IV Encontro Mestres do Mundo é uma promoção do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

A programação do evento reserva três momentos distintos diariamente. As manhãs são dedicadas às Rodas de Mestres, um diálogo entre os mestres (locais, regionais, nacionais e internacionais) sobre suas tradições, percepções e vivências. Este é o momento mais singular do Encontro, já que ali os mestres são apresentados uns aos outros e passam a interagir e aprender com as semelhanças e diferenças culturais. Os mestres serão divididos em dez rodas de som, corpo, oralidade, sagrado e mãos, mediadas por um especialista ou pesquisador da área afim. Esta programação será realizada de 3 a 6 de dezembro, sempre a partir das 9 horas, no Crato Tênis Clube.

No período da tarde, a partir das 14 horas, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, será realizado o Seminários Nacional de Culturas Populares. Este momento é o aporte teórico e reflexão metodológica sobre os saberes e os fazeres dos Mestres, em seus variados campos de atuação. Serão montadas mesas de apresentação de experiências, cases e vivência de Mestres, instituições, pesquisadores e organizações reconhecidas pelo Ministério da Cultura no prêmio Cultura Populares.

As noites serão dedicadas às apresentações artísticas voltadas ao público. A partir das 18 horas, o Território Livre é aberto às apresentações espontâneas, coletivas ou individuais, onde mestres e outros artistas populares fazem uso do palco à vontade. Já na praça da Igreja Nossa Senhora do Socorro, uma grande arena será montada como palco principal. Ali, os mestres têm encontro marcado com o público. A organização do evento estima que cerca de 80 mil pessoas assistirão as apresentações durante todos os dias do encontro. As noites serão temáticas: maracatu, violas e cocos de diversas regiões estão programados para se misturarem com apresentação de outras partes do Brasil e de outros países.



Os festejos noturnos também se estendem em três noites do evento. Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, será realizado o Mestre Convida, uma programação paralela na casa de três mestres da região. Mestra Tatai (Juazeiro do Norte), Mestre Aldenir (Crato) e Mestre Joaquim Mulato (Barbalha), diplomados pelo Governo do Estado como Mestres da Cultura Popular do Ceará, recebem convidados em suas casas, mostrando in loco seus costumes e tradições. Esta programação está destinada aos mestres convidados do encontro.

• IV Encontro Mestres do Mundo

Local: Juazeiro do Norte/CE

Data: 2 a 6 de dezembro

Informações: (85) 3262. 5011 – 3262.0841



JERI ECO CULTURAL

Acontecerá, dia 22 de novembro próximo, sábado, a partir das 19h, na paradisíaca praia de Jericoacoara - CE, o 1º JERI ECO CULTURAL.

O Evento "JERI ECO CULTURAL" é um projeto que, além de levar para o público local e das regiões vizinhas, música da melhor qualidade, ao acesso de toda a comunidade e dos turistas de toda parte do Brasil e do mundo, já que será um evento aberto ao público, visa despertar a consciência ecológica e de conservação ambiental, utilizando um dos meios mais eficazes até agora conhecidos: a música.

As atrações principais deste evento são os shows de Música Brasileira, desfile de moda local, show de talentos locais e apresentação dos renomados músicos: Luiz Melodia e banda e Paulinho Moska, conforme programação abaixo:

- Sábado (Jericoacoara)

18:00 Abertura oficial do evento

19:00 Desfile de moda locais

20:00 Show com grupo local

21:00 Show com Luiz Melodia e banda

22:30 Show com Paulinho Moska

Além da programação musical propomos uma série de atividades paralelas por toda a cidade, como: oficinas gastronômicas, feiras de artesanato, palestras sobre o armazenamento inadequado do lixo e outras práticas comuns da falta de consciência ecológica.

O projeto visa deixar 10 conjuntos de recipientes adequados para coleta seletiva espalhados pela cidade.

Durante cada apresentação os artistas estimularão os participantes a recolherem seu lixo.

O Projeto JERI ECO CULTURAL, em sua primeira edição, quer deixar claro que veio para ficar, difundindo assim a consciência de preservação e manutenção cultural e ecológica.

A escolha de Jericoacoara para sediar este evento, por sua projeção mundial nos meios turísticos e ambientais, dispensa maiores apresentações, pois, além de berço do projeto, tem a pretenção de ser a casa de exportação da postura ambiental e conservacionista de paraísos ecológicos.

Trata-se de um projeto para um público que conhece e gosta de cultura, boa música brasileira, sol e mar, que tem a consciência de que o bem-estar só acontece através de comportamentos auto-sustentáveis, que prestigiará o JERI ECO CULTURAL, não por se tratar de mais um evento musical e cultural e sim de um comportamento mundial de preservação da espécie e do meio ambiente.

Os objetivos deste projeto são:

- Intensificar o ecoturismo;

- Difundir a música brasileira provocando a interação de músicos locais e nacionais;

- Promover a divulgação das pousadas, restaurantes e serviços de transporte da região;

- Proporcionar um lazer de qualidade sem cobrança de ingresso;

- Dar visibilidade a conscientização ecológica.

- Difundir a música brasileira ainda mais para todas as partes do mundo.



CINEMA EM MEIO ÀS BELEZAS NATURAIS DE CANOA QUEBRADA
A vila praieira vai receber em novembro o IV Curta Canoa, com as melhores produções cinematográficas feitas no Brasil e no exterior, além de debates, palestras, oficinas e atividades culturais

Em novembro, durante o período de lua cheia, Canoa Quebrada vai se transformar em cenário de cinema. De 11 a 15 de novembro, a paradisíaca praia de Aracati, município localizado a 164 km de Fortaleza, vai receber mais de 50 produções audiovisuais locais, nacionais e internacionais, com gêneros de ficção, animação e documentário, além de uma série de oficinas, debates e palestras. É o Festival Latino-Americano de Curta Metragem de Canoa Quebrada (CE) – o Curta Canoa 2008 – que em sua quarta edição vai mostrar, a partir da técnica, da criatividade e da linguagem, a força da identidade do cinema latino-americano.
EM CENA
No primeiro dia do Festival, às 18h, um cortejo cultural, que envolverá toda a comunidade e os visitantes que estiverem na cidade durante o evento, vai passar pela Rua Dragão do Mar, a Broadway, principal ponto de encontro de Canoa Quebrada. Logo em seguida, às 18h30, acontece a Cerimônia de Abertura. Na ocasião, haverá uma retrospectiva das edições anteriores do Curta Canoa. As exibições de todos os filmes da programação são gratuitas e acontecem no Pólo de Lazer de Canoa Quebrada, assim como as homenagens que serão prestadas durante o evento.
MOSTRA COMPETITIVA
Este ano, a Mostra Competitiva vai primar pela diversidade. As produções vão levar ao público histórias variadas, como futebol, a luta de um réptil em busca de seu alimento, o conflito e a alegria de dois catadores de lixo, as histórias e os dilemas que envolvem um músico cego e uma garota de programa, a história de vida dos profetas da chuva do Ceará, entre outros temas.
No total, a Mostra Competitiva vai contar com 23 vídeos e 17 filmes, produzidos por profissionais dos estados do Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraná e Distrito Federal. As produções serão exibidas de 11 e 14 de novembro, sempre às 19h, com exceção do primeiro dia, que começa às 19h30, logo após a cerimônia de abertura. Os vencedores da Mostra serão conhecidos no sábado, durante o encerramento do Festival. A escolha das melhores produções será feita por Luiz Carlos Lacerda, Amílcar Claro, Manfredo Caldas, Tibico Brasil e Mallu Moraes, todos eles envolvidos de forma direta com a produção cinematográfica, tanto no Brasil quanto no exterior.
SELECIONADOS
Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva do IV Curta Canoa são: A Maldita (RJ), Bem Vigiado (RS), Dossiê Rê Bordosa (SP), Ecos da Terra (SP), Ele (ES), Ellen e Davi (RJ), Em Busca de Curitiba Perdida (PR), Enciclopédia do Inusitado e do Irracional (DF), Engano (RJ), Entre Cores e Navalhas (DF), O Guarani (BA), Os Filmes que Não Fiz (MG), Profetas da Chuva e da Esperança (SC), Relicário (SP), Sete Minutos (RJ), Subsolo (RS) e Tira os Óculos e Recolhe o Homem (RJ).
Já os vídeos que vão participar da Mostra são: Calango (DF), Canoa de Um Pau Roxo (ES), Corpo Frio (CE), Depois do Ovo, A Guerra (PE), Dim (CE), DOC 8 (RS), Eles Não Vão a Daslu (SP), Entre Loas e Batuques (CE), Hiato (RJ), Loucos de Futebol (CE), Lúmen (MG), Mãos de Vento e Olhos de Dentro (RJ), Maria Flor (DF), Penseira ou Simplesmente Marlinda (CE), Solitário Anônimo (DF), Moradores 304 (MG), O Luiz de Fortaleza (CE), O Pescador de Sonhos (SC), Pornographico (BA), Possante Velho de Guerra (CE), Reisado Miudim (CE), Rezas, Curas e Mitos (PE) e Rua das Tulipas (DF).
FILMES REGIONAIS E INTERNACIONAIS
Paralelo à Mostra Competitiva, O Curta Canoa também vai promover a Mostra Latino-Americana, com a exibição de quatro películas. Na terça (11), o filme exibido será o argentino “Hombre Hana”, de Martin Escriche e Roxana Ruzzante. Quarta-Feira (12), o público que estiver presente em Canoa Quebrada vai poder assistir o venezuelano “Historias del Viento”, de Javiér Beltrán Ramos. Na quinta-feira (13), será a vez do “Lección Relâmpago”, filme mexicano dirigido por Alejandro Lubezki. Na sexta-feira (14), teremos a película “Vodoo Bayou”, também do México, de Javier Gutiérrez. E, no último dia de Festival, serão exibidos os longas “Aseo General”, da chilena Paulina Costa Maluk, e “Marea”, filme mexicano dirigido por Hatuey Viveros.
Durante o Festival, também vai acontecer uma Mostra Especial, com a apresentação de três relevantes produções nacionais, sendo que duas delas têm o Ceará como cenário principal. Na quarta-feira, será exibido o filme “Houve uma vez dois verões”, primeiro longa-metragem no diretor gaúcho Jorge Furtado, famoso pelos curtas “Ilha das Flores” e “O Sanduíche”. Na sexta-feira, será exibido aos espectadores do Curta Canoa o filme “O Grão”, do cearense Petrus Cariry. Para finalizar, será exibido o “Bella Donna”, de Fábio Barreto, que tem no elenco atores como Eduardo Moscovis, Natasha Henstridge e Florinda Bolkan. Além disso, na quinta-feira, a partir da meia-noite, curtas do Grupo Intervenções Humanas serão exibidos em telões montados nas dunas e falésias de Canoa Quebrada. Nesse mesmo dia, o público vai poder participar de um luau na praia.
Já a Mostra Jaguaribana dará espaço aos cineastas da região mostrar seus trabalhos ao grande público. Ao todo, serão três curtas. A cineasta Gilvânia Quacquarela vai apresentar dois: “Quer Navegar?” (11) e “Natal de Sabina” (14). O terceiro filme, que estará em cartaz no dia 12, é o “Amor de Cigano” é Arnaldo Lima.
OUTRAS ATIVIDADES
O Curta Canoa vai promover oficinas, que vão acontecer durante todo o Festival. Neste ano, estão previstas três. No dia 12, das 8h às 11h, no Instituto Canoa Criança, acontece a oficina de Caderno de Amarração, facilitada por Antônio Vieira. Nos dias 12, na Escola Zé Melancia, e 13, na Recicriança, das 14h às 17h, a Cia. Me Dê Alegria vai ministrar oficina de Contação de Histórias. Já de 13 a 15, os interessados vão poder estudar sobre a Introdução ao Audiovisual. A oficina, facilitada por Eduardo da Silva Pereira, será realizada no Sebrae Aracati, das 14h às 17h. O Festival também vai abrir espaço aos curtas-metragens realizados pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Católica do Ceará. É a Mostra do Minuto, que vai acontecer no último dia do festival (15). O Curta Canoa ainda vai realizar uma série de outras atividades, como palestras, debates com os realizadores dos filmes exibidos durante o Festival, caminhadas ecológicas, ações voltadas para as crianças e apresentações culturais.
Programação IV Curta-Canoa

Dia 11/11 - Terça-feira
18:00h
Cortejo Cultural
Local: Rua Dragão do Mar (Broadway)
19:00h
Cerimônia de Abertura
Retrospectiva Curta Canoa
Homenagem ao Instituto Carruagem de Arte e Cultura
20:00h
Mostra Competitiva
Vídeos:
Loucos de Futebol – 2007 – CE – 20’ – Diretor: Helder Gomes
O Luiz de Fortaleza – 2007 – CE – 14’15” – Diretor: Afonso Celso
Hiato – 2008 – RJ – 19’57” – Diretor: Vladimir Seixas
Canoa de Um Pau Roxo – 2008 – ES – 10’15” – Diretores: Alberto Graciano, Gabriela Piccolo
Calango! – 2007 – DF – 8’ – Diretor: Alê Camargo
Filmes:
Profetas da Chuva e da Esperança – 2007 – SC – 15’46” – Diretor: Márcia Paraíso
Ellen e Davi – 2008 – RJ – 15’ – Diretor: Márcio Blanco
Ecos da Terra – 2007 – SP - 9’54” – Diretor: Paulo Abel Baraldi
O Guarani – 2007 – BA – Diretores: Cláudio Marques, Marilia Hughes
Mostra Latina-Americana
Filme: Hombre Hana – 2007 - Argentina – 15’ – Diretores: Martin Escriche, Roxana Ruzzante
Mostra Jaguaribana
Filme: Quer Navegar? - 2008 – CE – 9’52” – Diretora: Gilvânia Quacquarela
Local: Pólo de Lazer


Dia 12/11 – Quarta-feira
08:00 às 11:00h
Oficina de Caderno de Amarração
Facilitador: Antonio Vieira
Local: Instituto Canoa Criança
10:00h
Palestra sobre Cineclubismo
Mediador: Calebe Augusto Pimentel
Local: Pólo de Lazer
19:00h
Homenagem ao ator Emiliano Queiroz
19:30h
Mostra Competitiva
Vídeos:
Depois do Ovo, a Guerra – 2008 – PE – 15’ – Diretor: Komoi Panará
Maria Flor – 2008 – DF - 2’58” – Diretora: Camila Carrosine
Lúmen - 2007 – MG – 3’52” – Diretor: Willian Salvador
Moradores do 304 – 2007 - MG – 14’59” – Diretor: Leonardo Cata Preta
Pornográphico – 2007 – BA – 17’30” – Diretores: Haroldo Borges, Paula Gomes
Filmes:
Os Filmes que não Fiz – 2008 – MG – 17’ – Diretor: Gilberto Scarpa Enciclopédia do Inusitado e do Irracional – 2007 – DF – 17’ –Diretora:Cibele Amaral
Entre Cores e Navalhas – 2007 – DF – 14’20” – Diretores: Catarina Accioly, Iberê Carvalho
A Maldita – 2007 – RJ – 20’ – Diretora: Tetê Mattos
Relicário – 2008 – SP – 18’ – Diretor: Rafael Gomes
Mostra Latina-Americana
Filme: Historias del Viento - 2007 - Venezuela– 12’ – Diretor: Javiér Beltrán
Ramos
Mostra Jaguaribana
Filme: Amor de Cigano – 2008 – CE – 28’15” – Diretor: Arnaldo Lima
Mostra Especial
Filme: Houve uma Vez Dois Verões – 2002 – RS – 75’ - Diretor: Jorge Furtado
Local: Pólo de Lazer

Dia 13/11 – Quinta-feira
08:00h
Caminhada Ecológica
Local: Recicriança - Vila dos Estevãos
10:00h
Seminário O Ator e o Cinema
Facilitadora: Mallu Moraes
Local: Rua Dragão do Mar
14:00 às 17:00h
Oficina de Contação de Estórias
Facilitador: Cia. Me Dê Alegria
Local: Recicriança
14:00 às 17:00h
Oficina de Introdução ao Audiovisual
Facilitador: Eduardo da Silva Pereira
Local: Sebrae-Aracati
17:30h
Exibição Infantil – Grupo Intervenções Humanas
Local: Recicriança
19:00h
Homenagem a Ageu da Rocha Freire
19:30h
Mostra Competitiva
Vídeos:
Rezas, Curas e Mitos – 2007 – PE – 15’ – Diretores: Clovis Fazio, Avir Shamaim
Rua das Tulipas – 2007 – DF - 10’ – Diretor: Alê Camargo
Possante Velho de Guerra – 2008 – CE – 19’49” – Diretor: Carlos Normando
Mão de Vento e Olhos de Dentro – 2007 – RJ – 13’26”- Diretora: Susanna Lira
Solitário Anônimo – 2007 – DF – 18’ – Diretora: Débora Diniz
Corpo Frio – 2008 – CE – 13’ – Diretor: André Dias
Filmes:
Tira os Óculos e Recolhe o Homem – 2008 – RJ – 20’ – Diretor: André Sampaio
Subsolo – 2007 – RS – 17’ – Diretor: Jaime Lerner
Bem Vigiado – 2007 – DF – 14’ – Diretor: Santiago Dellape
Ele – 2007 – ES – 12’ – Diretores: Alunos da Rede Munic.de Ensino de Vitória Sete Minutos – 2007 – RJ – 7’ – Diretores: Cavi Borges, Júlio Pecly, Paulo Silva
Mostra Latina-Americana
Filme: Lección Relâmpago – México – 2007 – 9’14” – Diretor: Alejandro Lubezki
Local: Pólo de Lazer
23:00h
Exibição Especial – Grupo Intervenções Humanas
Local: Falésias (praia)
24:00
Luau na Praia

Dia 14/11 – Sexta-feira
10:00h
Debate com Realizadores
Local: Pólo de Lazer
14 às 17:00h
Oficina de Introdução ao Audiovisual
Facilitador: Eduardo da Silva Pereira
Local: Sebrae-Aracati
19:00h
Homenagem a Edna Fuji (Quanta)
19:30h
Mostra Competitiva
Vídeos:
Reisado Miudim -2008 – CE – 13’ – Diretor: Petrus Cariry
Penseira ou Simplesmente Marlinda – 2008 – CE – 5’ – Diretores: Leandro Gomes e Michelline Helena
Dim – 2007 – DF -20’ – Diretor: Nirton Venâncio
Eles não vão à Daslu – 2007 – SP – 19’52” – Diretor: Vinicius Zanotti
DOC.8 – 2007 – RS – 20’ – Diretor: Chistian Scheneider
O Pescador de Sonhos – 2006 – SC – 10’58” – Diretor: Igor Pitta Simões Entre Loas e Batuques – 2007 – CE – 12’ – Diretora: Nah Vieira
Filmes:
Em Busca de Curitiba Perdida – 2008 – PR - 13’57” – Diretor: Estevan Silveira
Engano – 2008 –RJ – 11’ – Diretor: Cavi Borges
Dossiê Rê Bordosa – 2008 – SP – 16’ – Diretor: César Cabral
Mostra Latina-Americana
Filme: Vodoo Bayou – México – 2007 – 12’ – Diretor: Javier Gutiérrez
Mostra Jaguaribana
Filme: Natal de Sabina – 2008 – 29’39” – Diretora: Gilvânia Quacquarela
Mostra Especial
Filme: O Grão – 2008 – CE – 1.28’ – Diretor: Petrus Cariry
Local : Pólo de Lazer
19:00h
Exibição Especial – Grupo Intervenções Humanas
Local: Em frente ao Cine Teatro de Aracati

Dia 15/11 – Sábado
10:00h
Debate sobre Reciclagem
Mediador: Rodrigo Botelho
Local: Recicriança
14 às 17:00h
Oficina de Introdução ao Audiovisual
Facilitador: Eduardo da Silva Pereira
Local: Sebrae-Aracati
18:30h
Apresentação Cultural
Grupo Canoa Criança
Local: Pólo de Lazer
19:00h
Homenagem ao Jornal O Povo Fortaleza (80 anos)
19:30h
Mostra Latina-Americana
Filmes: Aseo General – Chile – 2008 – 22’30” – Diretora: Paulina Costa Maluk
Marea – México – 2008 – 14’ – Diretor: Hatuey Viveros
20:10h
Mostra do Minuto
Olhar Passageiro de Luana Saraiva ; A Fortaleza de Nirez de Thiala Amaral; Glossário de Fábio Vieira ; Contemplação Inerte de Lívia Lago; Centro de Cultura de Taiana Cláudia Nunes Carvalho; Caos Crônico - Um Minuto Para o Fim de Felipe Teixeira Rebouças; Caçadores Urbanos de Davi Guimarães; Figuras da cidade - Trepinha de Katiany Vieira ; Figuras da cidade-Cristiano Câmara de Taylane Bezerra Fernando ; A fé Entre Passos de Ana Virgínia Evangelista; Sons de Fortaleza de Suyanne Oliveira dos Santos; Estação de Patrícia Guimarães de Oliveira
20:25h
Cerimônia de Encerramento
Premiação
22:00h
Mostra Especial
Filme: Bela Donna – 1998 – RJ – 1.51’ – Diretor: Fábio Barreto
Local: Pólo de Lazer



TEATRO TAPERA DAS ARTES SERÁ O MAIOR DA REGIÃO LESTE E UM DOS MAIS MODERNOS NO CEARÁ

Um espaço para abrigar espetáculos e enriquecer a cena cultural no Estado. Esta é a proposta do Teatro da Tapera das Artes que está em contagem regressiva para a sua inauguração, prevista para este semestre. Localizado em Aquiraz, a 28 km de Fortaleza, o equipamento será o maior da região e um dos mais modernos do Estado capaz de receber diversas apresentações artísticas, promovendo a cultura local, de outros estados e até de outros países.

Com investimento de R$ 1,3 milhão do Banco Nacional do Desenvolvimento Social - BNDES e do Governo do Estado do Ceará, o Teatro Tapera das Artes conta com 400 lugares climatizados e terá um dos maiores palcos do Estado, medindo 11 metros de frente, 12m de profundidade e 13m de altura. Com tratamento acústico e estúdio de gravação próprio, o espaço oferece modernidade e alta tecnologia aos seus usuários.

O objetivo da ONG Tapera das Artes em construir um teatro próprio é aquecer a cultura local, já bastante movimentada pela tradição artística do Ceará, e possibilitar o intercâmbio com outras culturas. “Além dos artistas locais poderem usufruir do teatro, a nossa intenção é trazer espetáculos como bienais de dança e teatro de porte nacional ou internacional, provenientes do Mercosul, Europa e América Latina”, revela Cacau Brasil, coordenador da Tapera das Artes.

A entidade está formando uma orquestra que será regida pelo maestro Luizinho Duarte para que os jovens da Tapera possam estrear junto com o Teatro. O grupo será composto por instrumentos de sopro, cordas e percussão. Outra atividade que está sendo implantada é o grupo de teatro da Tapera, cujos ensaios estão a todo vapor.

O novo equipamento da Tapera das Artes une-se ao trabalho já realizado pela entidade. Começou há 11 anos com 40 crianças e hoje recebe cerca de 750 crianças e adolescentes do município em aulas de pífaro, violino, violão, flauta, percussão, teatro, acordeom, serigrafia e modelagem, além de animação em 3D. Lá, tudo converge para um mesmo ponto: a idéia de fornecer aos jovens possibilidades de desenvolvimento por meio da educação, conhecimento e vivência artística.

Nenhum comentário: