terça-feira, 4 de novembro de 2008

INFANTIL


Crianças vão visitar CIDADE DO LIVRO na VIII Bienal Internacional do Ceará

Uma Cidade do Livro será construída no Centro de Convenções para receber o público infantil da VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece de 12 a 21 de novembro em Fortaleza. Tudo começa em uma livraria infantil, onde as crianças embarcam para uma cidade cenográfica por meio de uma coleção de livros gigantes, com personagens que interagem e ensinam a importância do livro e da leitura, associando valores e virtudes fundamentais para nossas crianças. Esta cidade estará no Espaço Infantil Antônio Sales, localizado no Bloco F Superior do Centro de Convenções.

A CIDADE DO LIVRO

Desde a sua inauguração em São Paulo, em agosto de 1997, o projeto Cidade do Livro já foi visitado por cerca de 450 mil pessoas. Ela promove um passeio cultural e educativo com atividades, personagens e cenários visando incentivar o hábito da leitura e o contato com os livros.

Os temas e atrações são apresentados de forma lúdica e sempre mantendo a característica do projeto de associar diversão e cultura. O grande diferencial é a associação de temas atuais e o resgate de valores e virtudes indispensáveis na formação das crianças. No Centro de Convenções estará uma réplica do cenário, da estrutura e o conceito do projeto fixo Cidade do Livro, que desde 2003 tornou-se também itinerante.

ESPAÇOS DA CIDADE DO LIVRO

CANTINHO DA LEITURA - Livraria infantil com livros disponíveis para leitura e manuseio.

CASA DA VÓ COTINHA - Contadora de histórias com interação das crianças.

OFICINA DE ARTES - Atividade artística para confecção de um livro artesanal.

PREFEITURA - Teatro de bonecos sobre cidadania, cuidados com os livros e boas maneiras.

PRAÇA DO PAPEL - Árvore falante que ensina sobre o papel e oficina de reciclagem.

CASTELO DAS DELÍCIAS - Degustação de produtos com atividades sobre dieta balanceada.

Durante todo o passeio os visitantes são acompanhados pelos personagens da Cidade do Livro: Prefeito, Traça, Mensageiro, Maricota, Monitoras e Vó Cotinha. Enquanto estiveram no espaço Cidade do Livro as crianças serão identificadas por coletes coloridos, sendo uma cor para cada apresentação do dia.

Ao longo da Bienal do Livro, acontecerão quatro apresentações diárias: De segunda-feira a sexta-feira: 9h30; 11h30; 13h30; 15h30 (Horário reservado para alunos cadastrados pelo projeto de Visitação Escolar). Sábado e domingo: 14h00; 15h30; 18h00 e 19h30. Serão recebidas 125 crianças por apresentação, 1h30 minutos por apresentação. Haverá ainda a interação dos personagens pelos corredores da feira. A visitação à Cidade do Livro é totalmente gratuita para as crianças participantes.

ESPAÇO INFANTIL ANTÔNIO SALES

Além da Cidade do Livro, o Espaço Infantil Antônio Sales terá programação diária, a partir das 9 horas, com oficinas de confecção de livro, origami, cordel, fanzine, fantoche, contação de histórias, espaço para leitura livre e construção de história.

SERVIÇO

8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará – de 12 a 21 de novembro, das 9h às 22h no Centro de Convenções do Ceará (Av Washington Soares, 1141). Acesso e Programação: GRÁTIS. Para os shows, que acontecerão diariamente às 19 horas no Auditório Principal do Centro de Convenções (1.000 lugares), o acesso será mediante a troca de um livro. Informações: (85)3267.2283.

Nenhum comentário: