domingo, 2 de novembro de 2008

SHOWS

Grupo vocal feminino mineiro A Quatro Vozes cumpre turnê de seis shows em cinco dias em Fortaleza

O grupo vocal feminino mineiro A Quatro Vozes, formado pelas irmãs Dora, Jurema, Jussara e sua sobrinha Thatiana, desenvolve um trabalho de resgate da MPB mesclando inúmeros elementos de uma forma muito original através de canções que expressam o valor do indivíduo, dos sentimentos humanitários e da cultura brasileira originária das mesclas do branco, do negro e do índio. Em seu primeiro álbum “Felicidade Guerreira” (2002), o grupo apresenta uma interessante trama de sons e ritmos mostrando a pluralidade musical da “Terra Brasilis”, misturando clássicos com novas composições.

Seu segundo álbum “O canto de Minas” (2004) vem reverenciar a musicalidade das Minas Gerais, remontando um cenário íntimo e peculiar, que traz no ritmo dos tambores e na melodia das vozes uma maneira singular de cantar músicas que falam do povo brasileiro. O último disco “Interior” (2008) apresenta a maturidade do trabalho desenvolvido pelo grupo, através de sua pesquisa cultural. O álbum contém 15 faixas que mesclam músicas já conhecidas, como “Bola de Meia” (Milton Nascimento) e “Engenho de Flores” (Josias Sobrinho, com interpretação de Diana Pequeno), até as inéditas “Paragens” (Ozias Stafuzza), “Samba da Tia Joana” (Doralice e Jussara Otaviano) e “O Inesperado” (Jurema Otaviano).

O quarteto também participou de gravações de álbuns e coletâneas de companheiros da música, como Tião Carvalho, no CD “Quando dorme Alcântara” (2002). Em 2005, fizeram coro no disco da Comunidade Samba da Vela. No ano seguinte, na coletânea “GOBrazil – A celebration of Brazilian Futebol”. Participaram também em diversas faixas da coletânea “XX Feira de Artes da Vila Pompéia”, com Chico Cesar, Tião Carvalho, Trovadores Urbanos, Escola de Samba Águia de Ouro, Z´África Brazil e Renato Anesi.

Em sua temporada em Fortaleza, no período de 18 a 22 deste mês (terça-feira a sábado), o grupo vocal feminino mineiro A Quatro Vozes realiza seis shows em cinco dias, apresentando-se nos seguintes locais, datas e horários: teatro Sesc Emiliano Queiroz (av. Duque de Caxias, 1701 – Centro – fone: (85) 3452.9065), na terça-feira, 18, às 20h; cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), realizando o show de encerramento da II Mostra BNB da Canção Brasileira Independente, na quarta-feira, 19, às 19h30; Praça do Ferreira, em evento organizado pela prefeitura de Fortaleza em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na quinta-feira, 20, às 18h30; bar cultural Acervo Imaginário (rua José Avelino, 226 – fone: (85) 3221.4894 – Praia de Iracema), na sexta-feira, 21, às 23h; e no sábado, 22, duas apresentações: livraria Paulus (rua Floriano Peixoto, 523 – Centro – fone: (85) 3252.4201), às 10h30, e no Projeto BNB Clube de Cultura (BNB Clube – av. Santos Dumont, 3646 – Aldeota – fone: (85) 4006.7200), às 21h.




Encantos de Iracema traz show com a banda Kapruk para celebrar a cultura negra

Show acontece no Largo do Mincharia, dentro da programação do Consciência Negra 2008

O Largo do Mincharia também é negro. A programação do Encantos de Iracema se insere no Consciência Negra 2008 para celebrar a arte e a cultura africanas e traz o show da banda Kapruk. Promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Encantos de Iracema se soma às comemorações em torno dos avanços municipais na luta pela promoção e defesa da liberdade e da igualdade racial, que têm como base a criação da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no âmbito da Prefeitura.

Nome inspirado em uma pintura corporal indígena dos kayapós-xikrins, povo da região Norte do Brasil, a banda cearense Kapruk faz uma releitura da sonoridade ancestral dos Kayapó-Xikrin associada a influências afro-descendentes e ao rock progressivo.
Ritmos como o ijeshá, jongo, samba, maracatu, tambor de crioula, coco, boi e toré fazem parte do repertório do grupo. As letras cantadas em português misturadas a dialetos indígenas e iorubás abordam aspectos referentes à brasilidade presente no som, na cultura e na miscigenação dos integrantes do grupo.

Mas para o Encantos de Iracema um toque especial: "Homenagem ao Malandro", recorte que a banda faz com releituras afropercussivas apoiadas na obra de Chico Buarque dos anos de 1960 e 1970. Canções como "Ode aos ratos", "O que será" e "Roda viva" integram a programação do show. O repertório da Kapruk para este dia ainda inclui músicas de outros "malandros", como Jorge Benjor, Lenine e Zeca Baleiro, além dos ritmos que fundamentam o grupo, como bois e ijeshás.

Com sete anos de existência, a Kapruk entende os instrumentos também como brinquedos sonoros: guitarras, baixo, bateria, violão, piano, sintetizador e percussão servem como suporte para improvisações, técnicas de combinar sons e a diversidade de ritmos presentes na cultura brasileira.

100 Anos de Umbanda no Brasil
A edição deste sábado do projeto Encantos de Iracema, com a banda Kapruk, também estará inserida nas comemorações dos 100 anos de Umbanda no Brasil, dentro do Consciência Negra 2008. Após ato ecumênico realizado na Igreja do Rosário (Praça dos Leões), será realizada uma Caminhada da Paz até o Largo do Mincharia, na Praia de Iracema, onde acontece o Encantos de Iracema.

Programação do dia:
15h - Concentração 100 Anos de Umbanda no Brasil
Local: Praça do Ferreira
- Cortejo Afoxé Oya (da Praça do Ferreira até a Igreja do Rosário)
16h - Ato Ecumênico e lavagem das escadas da Igreja do Rosário
17h - Caminhada da Paz (da Igreja do Rosário até o Largo do Mincharia)
19h - Show com a banda Kapruk - Largo do Mincharia (Rua dos Pacajus, nº 5, Praia de Iracema).

Confira a programação completa do evento no site www.fortaleza.ce.gov.br


Duelo do Rock

Fim de semana internacional, com shows de Magic Slim, hoje, e Offspring dividindo o sábado com Nightwish

Depois de muita expectativa do público, a banda Offspring se apresenta no Nordeste, com o show no Mucuripe Club, amanhã (sábado). A banda californiana está em turnê pelo Brasil, divulgando o novo álbum Rise and Fall, Rage and Grace, lançado após cinco anos sem gravações inéditas. O novo álbum traz doze faixas, que podem ser ouvidas na página do grupo no site de relacionamento imeem (o endereço é www.imeem.com/theoffspring). Outra opção é o www.myspace.com/offspring que disponibiliza para audição algumas músicas novas e antigos sucessos. Uma marca histórica do grupo é “Pretty Fly (for a White Guy)” como a música mais baixada da história da Internet.

Formada na década de oitenta na cidade de Huntington Beach, na Califórnia, a banda The Offspring foi fundada por Dexter Holland e Greg Kriesel com o nome Manic Subsidal. A banda passou por algumas mudanças na formação – e no nome, claro – e hoje conta com Dexter Holland (vocal e guitarra rítmica), Greg Kriesel (baixo e vocal de apoio), Kevin “Noodles” Wasserman (guitarra líder e vocal de apoio) e Pete Parada (bateria). The Offspring tem oito álbuns de estúdio lançados e o sucesso mundial veio com o terceiro da carreira, Smash (1994), o mais vendido de todos os tempos por uma gravadora independente, que trouxe os sucessos “Come Out and Play (Keep ’Em Separated)” e “Gotta Get Away”.
No mesmo dia de Offspring, a banda Nightwish faz show em Fortaleza. A banda curitibana Semblant foi convidada para fazer o show de abertura, na casa de shows Arena.
Outras opção de show internacional este fim de semana: a edição 2008 do Oi Blues By Nigth apresenta nessa sexta, no anfiteatro do Dragão do Mar, o "blues man" americano Magic Slim.



Oi Blues By Night encerra temporada 2008 com o show do americano Magic Slim

A edição 2008 do Oi Blues By Nigth apresenta no próximo dia 14, no anfiteatro do Dragão do Mar, o show mais esperado da temporada, o Blues Man Magic Slim.
Magic Slim BandYour browser may not support display of this image.Ele é uma lenda viva do Blues mundial, reverenciado nos maiores festivais de Jazz e Blues como um dos últimos legítimos "Blues Men" em atividade. Direto dos Estados Unidos para o OI Blues, Mr. Slim vem ao nordeste exclusivamente para abrilhantar os shows de encerramento da edição 2008 do Oi Blues by Night
Magic Slim
O guitarrista e vocalista Magic Slim é um dos últimos representantes do autêntico blues com conexão Mississipe-Chicago. É considerado um dos prováveis sucessores do trono hoje em dia ocupado pelo rei B.B. King. Já foi escolhido por diversas vezes nos EUA como a principal banda de blues do ano. Ele tem uma vasta discografia e sua maior influência foi o histórico Magic Sam.
Seu show mistura a tradição de New Orleans com o vigor elétrico do blues de Chicago: é uma música vigorosa com solos melodiosos que já animaram as platéias de todo o planeta. E agora, através do projeto Oi Blues by Night, Magic Slim, uma lenda viva do blues, vem pela primeira vez ao nordeste do Brasil. Magic Slim gravou seu primeiro disco em 1976, e desde então vem aumentando sua discografia; são 28 discos oficias com diferentes gravadoras. Merecem destaque
alguns discos editados pela Wolf Records, gravados ao vivo na Áustria, são eles:
Live on The Road-1990; 44 Blues-1992 e o Box Zoo Bar Colection - Volumes I,II, III e IV. Atualmente é artista da “Blind Pig Records” com quem tem 6 discos gravados: Blue Magic-2002, Snakebite-2000, Black Tornado-1998,Scufflin-1996, Grave Road-1990 e ao vivo “Anything Can Happen”.
SERVIÇO:
Oi Blues By Nigth apresenta Magic Slim
Dia 14 de novembro, sexta-feira
Abertura local com a banda Blues Label
A partir das 21hs
No anfiteatro do Dragão do Mar
Informações pelo 3230.0909





SHOW DO GRUPO CAMA DE GATO ENCERRA "4ª DA CULTURA" 2008
O grupo instrumental carioca Cama de Gato encerrará as apresentações musicais de 2008 do projeto Quarta da Cultura no Centro, no dia 19 de novembro, às 19 horas, com show gratuito no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar. O projeto é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza e objetiva valorizar os artistas regionais e nacionais que produzem e incentivam a música instrumental brasileira.

Com seis CDs na bagagem, o grupo instrumental Cama de Gato foi criado em 1986 pelos músicos Pascoal Meirelles (bateria), Mauro Senise (sax e flauta), Arthur Maia (baixo elétrico) e Rique Pantoja (teclados). Até 1994, lançou três CDs, sendo que o primeiro vendeu mais de 75 mil cópias, um feito para a música instrumental brasileira, aclamado pela crítica como o mais bem sucedido grupo instrumental brasileiro dos anos 80. A partir de 92, Jota Moraes assume os teclados e introduz o vibrafone em algumas faixas, o que dá ao som do grupo uma cor especial. Neste mesmo ano, Mingo Araújo se junta ao Cama de Gato, acrescentando sua percussão cheia de brasilidade. Mais dois CDs são lançados: “Dança da Lua” e “Amendoim torrado”. Em 2003, foi lançado o novo disco, “Água de chuva”. Uma das marcas registradas do grupo é trabalhar com composições dos próprios músicos. “Não é uma atitude exclusivista. É que gostamos de tocar nossas músicas. Não tocamos material alienígena”, brinca Pascoal Meireles. O Cama de Gato faz turnês pela Europa e pelo Brasil, já tendo se apresentado no famoso Town Hall em Nova York. Também fez três apresentações memoráveis no Free Jazz, no festival de jazz de Aruba, no Caribe, no Malta Jazz Festival, na ilha de Malta e no Jazz at Juan, em Juan Les Pins, na França. Outra atividade paralela do Cama de Gato são os workshops. Em cada cidade, uma legião de músicos locais e de estudantes procura o grupo a fim de conhecer o processo de criação e os métodos musicais usados pelo grupo. Em 2004, o grupo fez turnê pela América Latina, obtendo imenso sucesso de público e de crítica. Em Quito, no Equador, lotou o Teatro Nacional, o principal da cidade, com capacidade para 2.500 pessoas. Em 2005, foram aclamados em dois festivais internacionais: o da ilha de Malta e o de Juan Les Pins, na França. O Cama de Gato é formado por Jota Moraes (teclados), Mauro Senise (sax e flauta), Pascoal Meirelles (bateria), André Neiva (baixo elétrico) e Mingo Araújo (percussão).

Serviço:
Show do grupo Cama de Gato no encerramento da Quarta da Cultura no Centro
2008. Dia 19 de novembro, às 19 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar
de Arte e Cultura. Tel.: 3464.5538. Entrada gratuita



Mostra BNB da Canção Brasileira Independente traz seis atrações de cinco estados do País esta semana

O gaúcho Vitor Ramil, o niteroiense Fred Martins, a amazonense Eliana Printes, o brasiliense Rubi (radicado em São Paulo), o carioca Moacyr Luz (foto) e o potiguar Parahyba (radicado no Ceará) são as atrações desta semana na programação da II Mostra BNB da Canção Brasileira Independente, que acontece no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Dedicado ao mestre Cartola, no centenário de seu nascimento (11/10/2008), o evento tem por intuito valorizar e reafirmar a necessidade de mais espaço para os nossos artistas independentes, bem como para a criatividade e a pluralidade de seus estilos, ritmos, linguagens e propostas musicais.

Nesta semana, os shows da Mostra acontecem de quarta-feira, 12, até sexta-feira, 14, sempre às 18h e 19h30. Na quarta-feira, 12, apresentam-se Parahyba e Vitor Ramil. Na quinta-feira, 13, Eliana Printes e Moacyr Luz. E na sexta-feira, 14, Rubi e Fred Martins. O cantor, compositor, ator e dramaturgo cearense Gero Camilo fará participação especial no show de Rubi.

Na próxima semana, Rubi e Fred Martins também se apresentam no Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri (rua São Pedro, 33 – Centro – fone: (85) 3512.2855), em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, e no CCBNB-Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 – Centro – fone: (85) 3522.2980), em Sousa, no alto sertão paraibano.

Rubi faz o show “Paisagem humana” no CCBNB-Sousa, na terça-feira, 18, e no CCBNB-Cariri, na quinta-feira, 20, enquanto Fred Martins traz o espetáculo “Raro e comum” para o CCBNB-Sousa, na quarta-feira, 19, e no CCBNB-Cariri, na sexta-feira, 21. Todas as quatro apresentações acontecem às 19h30.



Inventividade e diversidade: o elogio da diferença
Antes, nesta terça-feira, 11, às 19h, a programação tem início com o programa de debates Papo XXI. Nesta edição, o cantor, compositor e escritor Vitor Ramil apresenta o tema “Música brasileira independente: o elogio da diferença”. Como figura central desta edição do programa, Vitor Ramil compartilha e abre para debate público a sua reflexão acerca da inventividade e diversidade da música brasileira independente.

No cerne dessa reflexão, mora “a determinação de subverter um estado de coisas no Brasil, que faz com que suas regiões sintam-se marginalizadas em face da hegemonia do centro do país em muitos aspectos da vida nacional, entre eles, a produção cultural. Não estamos à margem de um centro, mas no centro de uma outra história. Qual é a base da nossa criação e da nossa identidade, se não essa?”, questiona o artista.

Com Vitor Ramil, debatem o tema o sociólogo, professor e pesquisador musical Dilmar Miranda e o cineasta, radialista e pesquisador musical Valdo Siqueira, além da platéia presente ao Centro Cultural, que poderá formular perguntas por escrito.

Em sua sexta semana de realização, a Mostra – gratuita ao público – reúne um elenco de 33 atrações de 13 estados de norte a sul do País, desde 8 de outubro até o próximo dia 19, com os shows de Pingo de Fortaleza e o grupo vocal feminino mineiro A Quatro Vozes – artistas dedicados à reflexão sobre a inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. A Semana da Consciência Negra acontece de 16 a 23 de novembro no Brasil.

Veja a seguir a lista de sinopses sobre os artistas que se apresentarão nesta semana na II Mostra BNB da Canção Brasileira Independente, com as respectivas datas e horários dos shows:



VITOR RAMIL (RS)

11/11, ter, às 19h – Programa de debates Papo XXI, apresentando o tema “Música Brasileira Independente: o Elogio da Diferença”

12/11, qua, às 19h30 – Show de Vitor Ramil

Compositor, cantor e escritor gaúcho que começou sua carreira artística ainda adolescente, no começo dos anos 1980. Aos 18 anos, gravou o primeiro disco “Estrela, Estrela”, com as participações especiais de Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Luiz Avellar, Tetê Espíndola e Zizi Possi, que gravou algumas canções suas. Gal Costa deu sua versão para “Estrela, Estrela” no disco “Fantasia” (1981). Em 1987, lançou “Tango”, acompanhado por músicos e grandes improvisadores como Nico Assumpção, Hélio Delmiro, Márcio Montarroyos e Leo Gandelman.

No início dos anos 1990, afastou-se dos estúdios e passou a dedicar-se ao palco. Foi quando nasceu o personagem Barão de Satolep, um nobre pelotense pálido e corcunda, alter-ego do artista. Definiu-se a partir daí a música e a postura artística dos discos que viriam a ser gravados, como apresentou o escritor, através da novela Pequod (1995).

Com Ramilonga – A Estética do Frio (1997), inaugura as sete cidades da milonga (ritmo comum ao Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina): rigor, profundidade, clareza, concisão, pureza, leveza e melancolia. Conceitualmente é o marco zero na carreira do artista.

Tambong, seu trabalho seguinte, foi gravado no ano 2000 em Buenos Aires, sob a produção de Pedro Aznar e a participação de Egberto Gismonti, Lenine, Chico César e João Barone. Na Argentina, o lançamento aconteceu em 2001. Após um ano, com sua banda levou o show às principais capitais do Brasil, e em 2003 apresentou seu primeiro espetáculo solo em Montevidéu, Uruguai, com a participação especial do compositor e intérprete uruguaio Jorge Drexler.

Em outubro de 2004 lançou Longes, seu sexto álbum, também gravado em Buenos Aires e produzido por Pedro Aznar. Os arranjos têm sua base no violão de aço arpejado de Vitor Ramil e nos baixos melódicos de Pedro Aznar. Com a banda apresentou-se na Suíça – em Genebra, Zurique e Schaffhouse. Em março de 2006 se reuniu ao percussionista Marcos Suzano para compor uma série de novas canções através do projeto Satolep Sambatown. Recentemente foi vencedor do Prêmio TIM de Música 2008, como melhor cantor por voto popular.

Contatos: www.vitorramil.com.br ou satolepmusic@vitorramil.com.br ou

producao@vitorramil.com.br



PARAHYBA (CE)

12/11, qua, às 18h

“Sou Parahyba, nordestino, brasileiro, cidadão do mundo inteiro, Fortaleza é meu lugar...”. É com este trecho da música Cabras da Net, de sua autoria, que Parahyba se auto-define. De fato, não podemos estabelecer fronteiras quando falamos de sua origem e de sua vasta produção musical. Nascido na divisa dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, registrou-se potiguar, mas a infância foi toda vivida entre a Paraíba e o Ceará, com breve passagem pelo Piauí. Quando chegou à cidade de Tauá, no interior cearense, já trazia na bagagem memórias de violeiros, cantadores, emboladores de coco, artistas de feira, ciganos e gente de circo. Absorveu intensamente a riqueza do universo cultural nordestino. Desde os anos 1980, quando veio morar em Fortaleza, Parahyba vem fazendo parte do cenário musical cearense, participando de festivais, realizando shows e trabalhando também na composição de jingles. O espírito eclético e a preocupação com a qualidade estética são a marca registrada desse artista, que tem também canções gravadas em CDs coletivos e de outros cantores e compositores. Irrequieto, redimensionou a sua atividade musical, passando, a partir do ano 2000, a dedicar-se também ao ensino de arte. Idealizou e coordenou a Banda de Lata de Todas as Cores, na ONG Associação Curumins; foi coordenador de música da FUNCI – Fundação da Criança e Família Cidadã; e, atualmente, é coordenador de arte e cultura do Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras.

Contato: parahybakid@ig.com.br



ELIANA PRINTES (AM)

13/11, qui, às 18h

A cantora amazonense, uma das mais belas vozes surgidas nos últimos tempos na música popular brasileira, chegou ao Rio de Janeiro em 1994 e gravou de forma independente e destemida o seu primeiro CD solo. Com o álbum de estréia fez vários shows pelo sul do País com o Projeto Pixinguinha e recebeu uma indicação ao prêmio Sharp de Música em 1995 na categoria MPB Revelação. No ano seguinte lança o segundo CD – Eliana Printes, que traz a canção "Sabor das Marés", de Dalto e Marcos Sabino. A mudança para o Rio de Janeiro e o lançamento em 1998 de "O Próximo Beijo", seu terceiro disco, levaram Eliana ao seu primeiro grande show realizado no Terraço Rio Sul no projeto Novo Canto. Em 2001, com "Pra Lua Tocar", o quarto álbum de sua carreira, tem como cuja música de trabalho "Só vou gostar de quem gosta de mim", de Rossini Pinto, mais conhecida na voz de Roberto Carlos, que ganhou uma versão de voz e violão e tornou-se uma das mais pedidas nas rádios de várias capitais brasileiras. O trabalho realizado chamou a atenção e a cantora foi convidada para gravar a trilha sonora da novela "Porto dos Milagres", da TV Globo. Em 2003, iniciou o processo de concepção e a seleção de repertório para seu quinto álbum, produzido pelo cantor e compositor Chico César. No ano passado, chegou às lojas seu último disco, "Mais perto de mim", o sexto de sua carreira. O novo trabalho, produzido por Adonay Pereira e Armando Prado Mendes, teve as participações especiais dos cantores Chico César e Pedro Luís. A faixa de destaque do novo CD é "Venha ser meu sol", que ganhou participação no filme "Nokia music recommenders", sobre a música popular brasileira.

Contatos: setesois@terra.com.br ou www.setesois.com.br.



MOACYR LUZ (RJ)

13/11, qui, às 19h30

Moacyr Luz, músico carioca, possui oito CDs gravados, trazendo em cada trabalho importantes referências à música brasileira. Como compositor, mais de 100 músicas gravadas por diferentes intérpretes da MPB, como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Beth Carvalho, Leny Andrade, Gilberto Gil e Leila Pinheiro. Inclui em sua carreira apresentações nos principais circuitos de cultura do eixo Rio-São Paulo como CCBB, Museu do Telephone, Teatro Rival, Sesc Pompéia, Tom Brasil, Teatro Municipal de Niterói, Sala Funarte, Teatros Carlos Gomes e João Caetano. Como produtor musical da gravadora Lua Discos, realizou os últimos CDs de Guilherme de Brito, Casquinha da Portela e Jards Macalé. Ainda como produtor musical, realizou também o CD “Vida Noturna”, do parceiro e amigo Aldir Blanc. Em 2007, se apresentou em Luanda, Angola, na Escola Nacional de Jornalismo. Participou do DVD Primeira Feira do Samba Carioca, uma parceria entre a Zambo Discos e o Canal Brasil. Começou o ano de 2008 com show no Canecão, apresentando o CD/DVD “Samba do Trabalhador” ao público da Zona Sul. Em abril, ao lado de Nilze Carvalho e Luiz Carlos da Vila, tocou em Haia, Holanda, para o presidente Lula e a Rainha dos Países Baixos, Beatrix. Agora, Moacyr Luz vem a Fortaleza mostrar seu samba na II Mostra BNB da Canção Brasileira Independente.

Contato: moacyrluz@globo.com



RUBI (SP)

14/11, sex, às 18h (CCBNB-Fortaleza)

18/11, ter, às 19h30 (CCBNB-Sousa)

20/11, qui, às 19h30 (CCBNB-Cariri)

Iniciou sua carreira em Brasília na década de 1980 e radicou-se em São Paulo em 1992, onde gravou seu primeiro CD em 1998, com produção de Mário Manga. Na cena musical paulistana esteve presente em projetos como: Encontros Com a Nova Safra da MPB e Plataforma Brasil-Holanda (SESC Ipiranga), Prata da Casa (SESC Pompéia), Felizardo, musical infantil – Prêmio APCA 2005 (SESCs: Belenzinho, Ipiranga, Consolação, Santo André, Araraquara etc), Novos e Consagrados Talentos (ITAÚ Cultural). Em 2005, foi finalista do 8º Prêmio Visa – Edição Vocal, classificando-se em 3º lugar e ganhando o prêmio do Júri Popular. No início de 2006, lançou o seu segundo CD, "Infinito Portátil", com canções inéditas de compositores contemporâneos. O cantor continua apresentando seu novo show "Paisagem humana", baseado no repertório do recém-lançado trabalho que leva o mesmo nome. “Paisagem Humana” foi gravado pelo Selo Sete Sóis e Gravadora Eldorado, acompanhado por seu violão, e escudado pelo talentoso Estevan Sinkovitz nas cordas. O artista faz um apanhado da música popular brasileira, com direção de Marcelo Romagnoli, onde mescla raízes da música regional às sonoridades da música pop urbana. Traz no repertório algumas composições de seu primeiro trabalho, além de músicas inéditas de novos compositores, tais como Roseli Martins, Maria Thereza e Gero Camilo. E músicas de José Miguel Wisnik, Vitor Ramil, Milton Nascimento, Fernando Brant, Adelino Moreira e Nelson Gonçalves. Em Fortaleza, o show de Rubi contará com a participação especial de Gero Camilo – cantor, compositor, ator e dramaturgo cearense radicado em São Paulo.

Contatos: www.setesois.com.br ou setesois@terra.com.br



FRED MARTINS (RJ)

14/11, sex, às 19h30 (CCBNB-Fortaleza)

19/11, qua, às 19h30 (CCBNB-Sousa)

21/11, sex, às 19h30 (CCBNB-Cariri)

O cantor e compositor com 39 anos, nascido em Niterói, é um nome singular na música popular brasileira. Após uma longa trajetória de formação, que conta com dez anos transcrevendo partituras para os songbooks produzidos por Almir Chediak (como os de Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros), é reconhecido através de suas composições. Ao longo de sua carreira, grandes intérpretes da música brasileira gravaram suas composições, como: Maria Rita (“Sem aviso”), Ney Matogrosso (“Novamente” e “Tempo Afora”) e Zélia Duncan (“Flores” e “Hóspede do Tempo”). Em 2001, Fred lançou o seu primeiro CD “Janelas”. Em maio de 2005 participou do Projeto Pixinguinha, e em outubro do mesmo ano lançou o disco “Raro e Comum”, que conta com as participações especiais de Ney Matogrosso na faixa-título e Zélia Duncan na canção “A música em mim”, lançado pelo selo MP,B. O disco, que marca sua trajetória como compositor e intérprete, tem no repertório sambas, blues, baladas e rocks, em arranjos que combinam as sonoridades acústica e eletrônica, sem perder de vista a clareza das canções. Foi vencedor do 9º Prêmio Visa de Música Brasileira, em 2006, quando também apresentou sua música em Londres e em seguida em Munique, na Alemanha. No ano passado lançou seu trabalho atual “Tempo afora”, em CD e DVD, que contou com a participação especial do cantor e compositor mineiro Vander Lee.




PROGRAMAÇÃO MUSICAL DO SHOPPING ALDEOTA


Dia 12 de novembro (quarta-feira)

Almoço musical - O músico Almir Gadelha tocará nessa quarta-feira (12), a partir das 12h30min, na Praça de Alimentação do Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500). Show de voz e violão, gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212



Piano Lounge - O Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500) conta agora com um espaço Lounge e um piano de calda, proporcionando um momento agradável ao unir conforto e boa música. Nessa quarta-feira (12), a partir das 16h30, quem comanda a tarde é o pianista Valdir Alves. O Piano Lounge fica no piso L2. Gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212



Dia 13 de novembro (quinta-feira)

Almoço musical – O Músico carioca Dias jr. apresenta nessa quinta-feira (13), a partir 12h30min, um repertório voltado para os clássicos da música pop internacional e interpreta consagrados artistas como Phil Collins, Bee gees, Elton John e George Michael até os de vanguarda como Jamies Morrison, Ben Harper e Justin Timberlake. O almoço musical acontece na Praça de Alimentação do Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500). Gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212



Happy Hour - Os músicos Artur Menezes e Níguer tocarão nessa quinta-feira (13), a partir das 12h30min, na Praça de Alimentação do Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500). Com o violão, a guitarra e a gaita, os músicos apresentarão um repertório com o balanço do jazz e blues. Gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212



Dia 14 de novembro (sexta-feira)

Almoço musical – Ao som do violino e do violão, Rodrigo Cardozo apresenta um repertório que vai do clássico ao popular, passando pelo funk, blues, country, rock, xote e outros. A partir das 12h30min nessa sexta-feira (14), na Praça de Alimentação do Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500). Gratuito. Gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212.



Piano Lounge – O Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500) conta agora com um espaço Lounge e um piano de calda, proporcionando um momento agradável ao unir conforto e boa música. Nessa sexta-feira (14) a partir das 16h30, quem comanda o piano é Felipe Adjafre, que com 26 anos de idade já possui 17 de carreira e CDs gravados, inclusive para crianças. O Piano Lounge fica no piso L2. Gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212



Happy Hour – Lupe Duailibe traz seu repertório ao happy hour do Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500) desta sexta-feira (14), a partir das 18h30min. O violão de Lupe traz o melhor do Pop a MPB e traz feras como Marisa Monte, Ana Carolina, Zélia Duncan, Adriana Calcanhoto e Cássia Eller. Gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212



Dia 15 de novembro (sábado)

Almoço musical – Lupe Duailibe traz seu repertório ao almoço musical da Praça de Alimentação do Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500) desse sábado (15), a partir das 12h30min. O violão de Lupe traz o melhor do Pop a MPB e traz feras como Marisa Monte, Ana Carolina, Zélia Duncan, Adriana Calcanhoto e Cássia Eller. Gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212



Piano Lounge – O Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500) conta agora com um espaço Lounge e um piano de calda, proporcionando um momento agradável ao unir conforto e boa música. Nesse sábado (15) a partir das 16h30, quem comanda o piano é Felipe Adjafre, que com 26 anos de idade já possui 17 de carreira e CDs gravados, inclusive para crianças. O Piano Lounge fica no piso L2. Gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212



Dia 16 de outubro (domingo)

Almoço musical – O almoço musical desse domingo (16) apresenta a partir das 12h30min o músico Tony Maranhão e seu teclado. O almoço musical acontece na Praça de Alimentação do Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500). Gratuito. Mais informações pelo fone: (85) 3458.1212




PROGRAMAÇÃO GEPPOS


ESPAÇO GASTRONÔMICO GEPPO’S JARDINS

Dia 12 de novembro (quarta-feira) – Banda Rubber Soul

A banda Rubber Soul (cover dos Beatles) tocará nessa quarta-feira (12), a partir das 19 horas, no Espaço Gastronômico Geppo’s, no shopping Jardins Open Mall (Av. Desembargador Moreira, 1011). No cardápio, opções que vão desde saladas até massas, carnes e frutos do mar. Não é cobrado couvert. Mais informações pelo fone: (85) 3433.1048.



Dia 13 de novembro (quinta-feira) – Brazilian Jazz

Com uma nova proposta musical, as quintas-feiras do Geppo’s Jardins chamam-se Quinta do Jazz. O quarteto Brazilian Jazz se apresenta nesta quinta-feira (13), a partir das 20 horas, no Espaço Gastronômico Geppo’s, no shopping Jardins Open Mall (Av. Desembargador Moreira, 1011). No cardápio, opções que vão desde saladas até massas, carnes e frutos do mar. Não é cobrado couvert. Mais informações pelo fone: (85) 3433.1048.



Dia 15 de novembro (sábado) – Palhaços Marmota e Peteca

Os palhaços Marmota e Peteca levarão muita diversão e alegria às crianças com brincadeiras e atividades para a garotada. Nesse sábado (15), a partir das 18h30min, no Espaço Gastronômico Geppo’s, no shopping Jardins Open Mall (Av. Desembargador Moreira, 1011). No cardápio, opções que vão desde saladas até massas, carnes e frutos do mar. Mais informações pelo fone: (85) 3433.1048.



PROGRAMAÇÃO DO ESPAÇO GASTRONÔMICO GEPPO’S BEIRA-MAR



Dia 13 de outubro (quinta-feira) – Banda Cadillacs

A banda Cadillacs tocará nesta quinta-feira (13), a partir das 19h, no Espaço Gastronômico Geppo’s Beira-Mar (Av. Beira-Mar, 3222). No cardápio, diversas outras opções que vão de frutos do mar até grelhados. Couvert: R$ 2,50. Mais informações pelo fone: (85) 3433.1047.



Dia 14 de outubro (sexta-feira) – Banda O Verbo

A banda O Verbo apresentará clássicos do pop/rock nacional nesta sexta-feira (14), a partir das 19h, no Espaço Gastronômico Geppo’s Beira-Mar (Av. Beira-Mar, 3222). No cardápio, opções que vão desde saladas até massas, carnes e frutos do mar. Couvert: R$ 2,50. Mais informações pelo fone: (85) 3433.1047.



BEACH SOUNDS

O Beach Sounds, projeto musical de pop rock, já faz parte do roteiro da cidade por oferecer boa música e ser mais um espaço para bandas locais mostrarem seu talento. A apresentação acontece em um palco montado à beira mar, no restaurante da praia do Beach Park, e inicia sempre a partir do meio dia. Neste fim de semana, as bandas convidadas são:

15/11 – Sábado – ZonaZul - Oferece ao público um show de pop-rock com muita qualidade e animação. Influenciada por grandes grupos nacionais e internacionais, a banda toca a platéia com seu estilo único e irreverente.

16/11 – Domingo - O Verbo - faz um show composto essencialmente por músicas brasileiras como Lulu Santos, Paralamas, Titãs, Cidade Negra, Tim Maia, Ed Mota, Capital Inicial, O Rappa, Biquíni Cavadão entre outros.


Serviço:
Beach Sounds
Local: Restaurante da Praia do Beach Park
Horário: a partir do meio-dia
Couvert: R$ 3,80 por pessoa
Mais Informações: 4012.3000




CHORINHO NO MERCADO
O melhor do chorinho aos amantes do gênero, toda sexta-feira, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli). É assim no projeto Chorinho no Mercado, sempre a partir das 21h. Nesta sexta-feira, apresentação do grupo Cordas que Falam.



Homenagem a Dolores Duran em Fortaleza

Em comemoração aos 200 anos do BB, o Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante apresenta o show Dolores Bis, com Claudete Soares, Leny Andrade, Doris Monteiro e Soraya Ravenle

O Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante volta a Fortaleza, no dia 19 de novembro, às 21h, no Theatro José de Alencar, com o show Dolores Bis, uma apresentação em homenagem a uma das maiores cantoras da MPB, que também comemora os 200 anos do Banco do Brasil.
No palco, Leny Andrade, Claudete Soares e Doris Monteiros, cada qual com seu estilo, assumem a influência de Dolores, passeando por grandes sucessos na voz da cantora, como “Por Causa de Você”, “A Noite de Meu Bem”, Fim de Caso”, entre outros.
Soraya Ravenle, que encarnou a homenageada no musical Dolores, no fim dos anos 90, faz participação especial. Ela ganhou prêmio Shell como melhor atriz pela interpretação.


Sobre a artista

Dolores Duran é uma referência do samba-canção, estilo anterior à bossa nova, também conhecido como samba de fossa. Além de intérprete, também compunha jóias raras, como “Estrada de Sol”, em parceria com Tom Jobim.

Para muitos críticos e historiadores, foi uma das matrizes bossanovistas, sobretudo porque cantava com algum intimismo.

Nascida no Rio de Janeiro em 7 de junho de 1930 e registrada como Adiléia da Silva Rocha, Dolores começou a cantar cedo, tendo conquistado um prêmio logo aos 10 anos, no programa “Calouros em Desfile”, de Ary Barroso.

Na adolescência, com a morte do pai, empregou a voz para o sustento da família. Foi crooner de boates, já com o nome artístico de Dolores Duran.

Sua carreira em discos começou no início dos anos 50 com sambas para carnaval. Já tinha nesse momento um percurso como cantora contratada da Rádio Nacional, tendo como parceiro eventual o compositor Chico Anísio.
Em 1957, compõe “Por Causa de Você”, com música de Tom Jobim. A atividade de compositora gerou letras de uma beleza triste, como Castigo e Olha o Tempo Passando, criações de seus últimos dois anos de vida. Dolores morreu em 23 de outubro de 1959. Tinha 29 anos.

Roteiro musical

Soraya Ravenle
Manias
Noites de Paz
O que é que eu Faço

Leny Andrade

Por Causa de Você
Fim de Caso
O Negócio é Amar

Claudete Soares
Ternura Antiga
Não me Culpe
E Canção da Tristeza

Doris Monteiro
Castigo
Tome Continha de Você
A Banca do Destino

Encerramento (todas)
A Noite do Meu bem


SERVIÇO: Dolores Bis, com Claudete Soares, Leny Andrade, Doris Monteiro e Soraya Ravenle
Data: 19/11/08 (quarta-feira)
Horário: 21h
Local: Theatro José de Alencar
Ingresso: R$ 15,00 (inteira)/R$ 7,50 (meia)
Informações: (85)3266.7805



DIA DO MÚSICO E DA MÚSICA – 22 de novembro

A ASCEMUS - Associação Cearense de Músicos homenageará os músicos e a música com um evento/festa.

DATA: 18/NOV/08 – Terça-feira

HORÁRIO: a partir das 20 horas

LOCAL: BUONI AMICI’S – Rua Dragão do Mar,80

INGRESSOS: R$ 5,00 (cinco reais)

RENDA REVERTIDA PARA A ENTIDADE (ASCEMUS)

Previsão de público: 250 pessoas


ARTISTAS PARTICIPANTES:

Gorete Almeida – Ray Miranda – Edinho Vilas Boas – Baby Araújo – Wilson Aguiar – Evaristo Filho – Jefferson Portela – Alan Kardec – Mariana Brandão e muitos outros...

Informações: 3253 – 7553 e 8820 – 4650



Nenhum comentário: