quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ARTES PLÁSTICAS

Prêmio Marcantonio Vilaça expõe no MAC

Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça encerra etapa da edição 2006/2008 com exposição no Museu de Arte Contemporânea


A mostra itinerante dos artistas contemplados com Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2006/2008 chega à Fortaleza, dia 27 de novembro, onde encerra a programação desta segunda edição, no Museu de Arte Contemporânea, no Centro Dragão do Mar. A exposição coletiva ocupa andares inferior e superior, com 36 trabalhos em diferentes meios e formatos entre pinturas, desenhos, vídeos, videoinstalações, fotografias e objetos. Os premiados são a dupla paulistana Leandro Lima e Gisela Motta e quatro artistas de carreiras individuais: a carioca Lúcia Laguna, a espanhola Sara Ramo, residente em Belo Horizonte, o pernambucano Carlos Melo e a mineira radicada no Rio de Janeiro, Laura Lima, que estará presente no coquetel de abertura.

A fase itinerante da mostra foi inaugurada em Brasília. Ao longo do ano, visitou as cidades de Tabatinga, Manaus, Curitiba e Rio de Janeiro e São Paulo. Em janeiro, durante a temporada da mostra no MAC, onde permanece até fevereiro, serão anunciados os cinco artistas vencedores da próxima edição 2008/2010. O prêmio inclui como parte importante de sua programação um módulo educativo voltado para a capacitação de professores de escolas públicas e particulares e se realiza paralelamente à exposição. O encontro técnico dos professores com o curador e crítico Marcus Lontra será no dia 1º de dezembro. As oficinas com os alunos se realizam entre 02 e 05 de dezembro.

Lançado em 2004 pela Confederação Nacional das Indústrias e pelo Serviço Social da Indústria, o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma das mais importantes premiações do gênero no panorama cultural brasileiro. E se consolida como uma ação inédita de valorização da arte contemporânea no país. Com formato diferenciado, cada edição contempla artistas com bolsas de trabalho, cujo desenvolvimento é acompanhado por um crítico ou curador de arte. Ao fim da etapa, os trabalhos selecionados são reunidos em exposições que visitam as capitais e cinco dessas obras são doadas ao acervo de instituições culturais.

A premiação em dinheiro totaliza R$ 150 mil destinados às bolsas de trabalho de R$ 30 mil cada. Além de incentivar a produção artística e contribuir para a ampliação das coleções institucionais, o prêmio se insere no conjunto de projetos desenvolvidos pelo CNI SESI para promover a cultura junto à sociedade brasileira, através das exposições e das ações educativas realizadas nos estados. Não por acaso, o Prêmio CNI SESI para as artes visuais brasileiras homenageia o colecionador e galerista pernambucano Marcantonio Vilaça, grande incentivador da arte contemporânea brasileira, falecido precocemente aos 37 anos, em 2000. Também ele acreditava na arte como força transformadora da sociedade, como manifestação livre e democrática da pluralidade de opiniões.

Serviço: Prêmio CNI/SESI Marcantonio Vilaça, abertura dia 27 de novembro de 2008, no Museu de Arte Contemporânea, até 1° de fevereiro de 2009. Visitas de terça a quinta, das 9h às 19h - acesso até às 18h30. De sexta a domingo, das 14h às 21h - acesso até às 20h30. Entrada franca. Tel: 85. 3488.8624 / 8622.



TV DIVIRTA-CE

Sérvulo Esmeraldo por Mota Machado





Arte Pop da Espanha

Nenhum comentário: