terça-feira, 4 de novembro de 2008

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO

Chega no Brasil o Cotovelo Eletrônico

O DynamicArm® é composto por cotovelo, punho e mão

O cotovelo eletrônico DynamicArm® será colocado pela primeira vez aqui no Brasil e também na América Latina, em um rapaz com amputação de braço causada por acidente de trabalho. A prótese será composta inteiramente por componentes eletrônicos como cotovelo, punho e mão.

A composição do aparelho é por bateria própria recarregável de Li-Ion, com autonomia durante 24 horas e um motor elétrico, controlado pela contração da própria musculatura do coto. Essa contração gera um impulso elétrico o qual é captado por um eletrodo de superfície que mede o impulso, amplifica e controla os movimentos.

Ao comparar os cotovelos mecânicos convencionais com esse novo modelo, observa-se muitas vantagens, tais como um excelente controle sobre a articulação do cotovelo com um movimento bastante natural, mais rápido e preciso, nível de ruído reduzido e uma estética atraente. Para auxiliar na flexão, existe um dispositivo AFB (Automatic Forearm Balance) que possibilita uma oscilação harmoniosa, armazenando a energia libertada pela força de gravidade produzida ao estender o braço, e utilizando-a para ajudar a flexão. Durante a oscilação, não é consumida energia elétrica, apenas um pequeno sinal muscular no sentido de dobrar finaliza a oscilação.

Outro sistema usado no cotovelo eletrônico é a transmissão de dados derivado de sistema AXON-BUS (Adaptive eXchange Of Neuroplacement data). Esse sistema é utilizado na indústria aeronáutica e automobilística, permite um controle do sinal enviado para todos os componentes simultaneamente e uma maior segurança e confiabilidade.

O paciente que utiliza o cotovelo eletrônico pode elevar uma carga até 6 kg e suportar até 23 kg. Quando o peso for excedido, a articulação fica bloqueada e ouve-se um sinal de alarme, que informa o paciente sobre a sobrecarga. Além disso, um dispositivo eletrônico de gestão da bateria informa o paciente sobre a redução da potência da bateria com sinais sonoros e vibratórios e também com diminuição na velocidade de movimentação do cotovelo, priorizando os movimentos da mão.

O fisioterapeuta faz transferência de dados entre o computador e o cotovelo, por meio de um adaptador de USB. “Essa transferência permite ajustar individualmente o funcionamento do cotovelo, mão e punho, proporcionando mais conforto e confiança para o paciente”, diz o fisioterapeuta José André Carvalho.

Nenhum comentário: