segunda-feira, 1 de setembro de 2008

TEATRO



NOVA TEMPORADA DE "NO AR: RADIATRAL" NO TJA

Os formandos do CPBT - Curso Princípios Básicos de Teatro voltam ao Theatro José de Alencar em nova temporada da peça "No Ar: Radiatral", espetáculo de conclusão de curso da Turma Manhã 2007, sob direção de João Andrade Joça. As apresentaçãoes acontecerão na Quinta e Sexta (25 e 26 de setembro) às 15h30 e 18h e Sábado e Domingo (27 e 28 de setembro) às 18h, na Sala de Teatro Nadir Pápi Saboya/Cena (anexo do TJA) – A entrada é gratuita e destinada para maiores de 12 anos.


SINOPSE: A peça é ambientada num estúdio de rádio onde são noticiados fatos históricos do passado e atuais. As temáticas envolvem política, romance, exílio, repressão, subversão. O teatro e o rádio se fundem numa metalinguagem revelando conflitos vivenciados em épocas distintas por personagens que freqüentam um bar.


Elenco
Adriana Rocha, Arnaldo Batalha, Cassiano Júnior, Conceição de Oliveira, Daniel Vasconcelos, Elano Chaves, Erika Menezes, Hugo Rodrigues, João Paulo Lopes, Jota Ary, Luan Pereira, Luiz Carlos Castro, Marcelino Brabo, Mendes Neto, Nilton Céza, Samuel Siebra, Wladimir Cavalcante, Zilah Parente.



SOBRE O CURSO DE PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TEATRO

Por um Theatro-Escola - O que aprendemos com o CPBT

por Izabel Gurgel -Diretora do TJA


Como pensar formação para além da capacitação profissional, para além do treinamento para o mundo do trabalho? Como pensar formação/educação como uma prática de vida pública?

A trajetória recente do Theatro José de Alencar – TJA não oferece uma resposta, mas talvez abra uma espécie de campo de experimentação sobre práticas de ensinar e aprender, práticas de ensinar e aprender arte, mais precisamente artes cênicas.

Ao longo de seus 98 anos, vários modos de ensinar e aprender encontraram abrigo no TJA. Desde o período posterior ao principal restauro do teatrão de 1910 e jardins, realizado entre maio de 1989 e janeiro de 1991, o TJA experimenta modos de formação. Com a instauração do Centro de Artes Cênicas do Ceará – Cena (anexo TJA), fazer vibrar no Theatro a potência de uma escola tem sido um modo de viver mais e melhor (n)a instituição.

O Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT, por exemplo, deriva de uma série de oficinas tocadas pelos atores Paulo Ess e João Andrade Joca, professores-coordenadores do curso desde sua criação, em 1991. Os dois são servidores da Secretaria da Educação do Estado/Seduc, à disposição da Secretaria da Cultura do Estado/Secult desde 1987 (Joca Andrade) e 1988 (Paulo Ess), abrigados no TJA.

O TJA sedia as aulas (200h/aula), incluindo a montagem e temporada de espetáculos de conclusão de curso. Desde 1996, a cada ano, o CPBT inicia duas turmas de maiores de 15 e até 35 anos, a maioria oriunda de escola pública.

O CPBT é, assim nos referimos, a mais regular atividade de formação no TJA. Não só porque jamais foi interrompido, mas muito também por operar em uma freqüência que vai além da 'capacitação' e acumulação de números em relatórios de gestão.

O CPBT amplia a vida no/do TJA. Dá fôlego ao dia-a-dia da casa o ir-e-vir dos alunos, agora em três turmas: iniciamos em junho de 2008 a primeira turma noite. O encontro dos professores com os alunos, dos alunos entre si, deles com o TJA, oxigenam os mundos abrigados no Theatro.

O curso funciona tocado pelo desejo de fazer, pela necessidade de realizar, vontade de viver. Junto à Secult, perguntamo-nos sobre como construir uma base institucional para o trabalho do CPBT. Como torná-lo política pública?

A partir do CPBT, reivindicamos uma Escola Livre de Artes Cênicas, mobilizados pelo interesse no que chamamos formação básica/iniciação nas linguagens do teatro, da dança e do circo em uma mesma escola que cuida também da formação de técnicos de espetáculo. Iniciação no sentido de abrir campos de vida comum, no sentido de fazer prosperar experiências comuns de invenção de saberes, de inventar a vida.

Além de um curso avançado, para além da iniciação que o CPBT proporciona, a escola livre abraça seminários, debates e atividades outras, sempre abertas a públicos que não seguem os cursos regulares. Cada curso potencializa o outro, juntos evidenciam o que as artes da cena já nos ensinaram... a vida só é possível como experiência coletiva.

Corpo docente - Graco Alves, Henrique Castro, Izabel Gurgel, João Andrade Joca, Roberta Bernardo, Silvia Moura e Tutti Gonçalves.



Comédia popular no projeto Nas Ruas do Dragão do Mar

Espetáculo 3 Bonde +, da Cia Bando da Rua, é cartaz do projeto Nas Ruas do Dragão do Mar, de setembro. O espetáculo é uma opção gratuita para o público viajar pelo universo do teatro popular
A Cia Bando da Rua apresenta 3 Bonde +, espetáculo que mostra a busca de dois jovens artistas pela sobrevivência. Eles contam apenas com a arte de representar e a generosidade dos passantes. Até que são descobertos por um produtor inescrupuloso que os leva para o mundo do cinema e da dramaturgia. Ao conhecerem uma dama do teatro de revista, resolvem formar o trio 3 bonde +.
O espetáculo tem como pano de fundo o universo circense. As músicas de Beto Menês, criadas especialmente para essa montagem, são o fio condutor das ações narradas no texto e executadas ao vivo pelos músicos Stéllio do Valle e Galba Nogueira. O cenário é camaleônico, mas simples na sua concepção, com biombos que conduzem o espectador para geografias e períodos citados no texto.
3 bonde + tem o texto de Marco Amaral e Beto Menêis, direção de Vicente Marques e no elenco Isabel Viana, Tiago Cavalcante, Beto Menêis e Marco Amaral. O espetáculo está em cartaz todos os domingos de setembro, no Espaço Rogaciano Leite Filho, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Serviço: Nas Ruas do Dragão do Mar apresenta 3 Bonde +, da Cia Bando da Rua, todos os domingos de setembro, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre. Outras informações: (85) 3488 8600.




Devaneios femininos

As atrizes revelam seus delírios em cena

Território do exercício da liberdade, da irresponsabilidade, dos perigos e das delícias de se penetrar nas variantes da consciência, o bar é o cenário do espetáculo ´Majestic Bar´, que estréia no Teatro do Centro Dragão do Mar.

´Apropriamo-nos deste ambiente, o bar, e nele depositamos nossa poesia e nossa subjetividade, transformando este ambiente em algo mágico e gerador de nossos delírios; é uma desobediência necessária que só os loucos, os fracos e os ousados enfrentam e pagam seus preços em nome de suas vidas´, explica Sidney Souto, diretor do espetáculo.

Desta forma, o grupo - formado por alunos da sexta turma do curso de Artes Cênicas do CEFET-Ce - atualiza a embriaguês dionisíaca, sendo que a poesia é o verdadeiro líquido embriagante. No palco, oito atrizes da década de 70 dominam a cena e através de seus devaneios, elas compartilham suas experiências.

´Aqui nos embebedaremos com a potência da arte teatral e com as metamorfoses dos freqüentadores desse lugar; aqueles que permitiram que seus corações sublimassem seus desejos mais íntimos e escondidos´, comenta Sidney .

Mais informações:
"Majestic Bar", no Teatro do Dragão do Mar. Em cartaz, as quartas e sextas de setembro, às 20h. Grátis. (34888600 ou 8815.9601).





"Os encantos de um olhar" homenageia a diva Bette Davis


Peça vai homenagear a atriz em seu centenário de nascimento

"Ela vai provocar você, ela vai te inquietar. Ela tem os olhos de Bette Davis". A canção "Bette Davis Eyes", da cantora Kim Carnes, sucesso nos oitenta, revela os encantos do olhar da atriz que é tema de homenagem da peça cearense dirigida por Ricardo Bessa. "Elizabeth foi uma inspiração de mulher, de atriz. Tê-la como motivação é fascinante. O traço mais belo da atriz eram os seus inesquecíveis e encantáveis olhos", disse o diretor, Ricardo Bessa. A peça da Comédia Cearense estará em cartaz, no Teatro Arena Aldeota, em Fortaleza, amanhã e domingo, e 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de setembro às 20h.
"Um drama moderno de forma delicadíssima que envolve todos os personagens das nossas relações". Assim, Ricardo Bessa define o enredo da obra teatral. Nascida no dia 5 de abril de 1908, Ruth Elizabeth Davis fez história no Cinema e Televisão. Foi a primeira atriz a receber dez indicações ao Oscar. A atriz foi vencedora de duas estatuetas, por Perigosa (1935) e Jezebel (1938). "Longe de ser naturalmente bonita, sensual ou charmosa, Bette provou nas telas que podia ser tudo isso, desde que assim pedissem", afirmou o diretor da peça.

No elenco, artistas experientes, interpretando o papel de Davis, Ivanilde Rodrigues, cantora-atriz reverenciada pelo público cearense nos anos 60. Hiroldo Serra, Martha Vasconcelos, Geraldo Pontes, Lúcio Leonn completam elenco. A produção executiva é de Hiroldo Serra, iluminação de Natali Lima e sonoplastia de Paulo Aires. A sinopse da peça "Os olhos de Bette Davis" se passa na contemporaneidade: "a peça não é uma biografia, foi inspirada em filmes e dramas da atriz".

A trama, segundo sinopse de Ricardo Bessa, revela a "vida de Jean Marc Davis, ex-bailarino e escritor, que vive seus últimos dias em uma cama de hospital. Amparado por sua querida Tia Ruth e um enfermeiro, Davis, repassa lembranças doces e amargas, buscando um sentido para o que resta da vida. No meio de todos os fantasmas do passado, Theo é o único amigo que o aconselha. Chamada por Ruth, ressurge sua mãe, Elisabeth Davis, uma cantora que abandonou a família para seguir carreira nos palcos líricos. Em poucos dias, eles terão que passar o passado a limpo e idealizar um futuro diferente, um futuro que nem todos os olhos poderão ver, onde colherão uma vitória amarga".

» Que Olhar. Conhecida por seu olhar e atuações como vilã, a atriz Bette Davis completaria cem anos em 2008 se estivesse viva. Com carreira atuante, a atriz recebeu 11 indicações ao Oscar de Melhor Atriz, por "Escravos do Desejo" (1934), "Perigosa" (1935), "Jezebel" (1938), "Vitória Amarga" (1939), "A Carta" (1940), "Pérfida" (1941), "Estranha Passageira" (1942), "Vaidosa" (1944), "A Malvada" (1950), "Lágrimas Amargas" (1952) e "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?" (1962).

Venceu em 1935 e 1938. Davis foi a primeira mulher a ser presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ela renunciou ao cargo dois meses após tomar posse, reclamando que os integrantes da Academia apenas a queriam como Presidente para ser um mero elemento figurativo. Foi indicada ao Oscar em 5 anos consecutivos, de 1938 a 1942, sendo a atual recordista de indicações. Betty Davis possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma referente ao seu trabalho no cinema e outra referente ao seu trabalho na televisão.




"O Homem do Sol" no Céu da Boca no Teatro da Terça

O espetáculo da Cia Experimental de Teatro revela os últimos momentos da vida de Artaud. O artista atormentado que viveu muitos anos em hospícios, deixou uma obra original e preciosa para o teatro. Essa história instável e forte é encenada no palco do Teatro do Dragão do Mar

Num tempo em que a loucura era cercada por mitos, preconceitos e isolamento, surgiu um artista profundamente marcado pela vivência da insanidade. Esse personagem real é Antonin Artaud, escritor, ator e dramaturgo francês. “O Homem do Sol no Céu da Boca” mostra os últimos momentos do artista, que vivia entre perder e encontrar a razão. O espetáculo da Cia Experimental de Teatro é apresentado todas as terças-feiras de setembro, no Teatro do Dragão do Mar.

O ambiente é a França dos anos 1940. Num dos vários manicômios por onde passou, Artaud vive maltratado pelos médicos e pelos internos que tentam destruí-lo física e moralmente. Não há cenário, mas os adereços, a sonoplastia, o figurino e a maquiagem retratam esse ambiente. A força do texto, das luzes e da interpretação conseguem poetizar a montagem, que ressalta a genial contribuição do artista para o teatro contemporâneo. Outro enfoque da peça é a forma como os portadores de transtornos mentais são tratados nos hospitais psiquiátricos – que eram hospícios, verdadeiras prisões, no tempo em que Artaud viveu em alguns deles.

A Cia. Experimental de Teatro

A companhia foi fundada em 2005 por Giovanni Marsallis, com o objetivo de ser um núcleo de pesquisas e experimentos teatrais. Dedica-se ao estudo, à análise, à reflexão e à discussão sobre as diversas teorias e gêneros teatrais, para então experimentar na prática esses conhecimentos. A memória, o corpo e a voz dos atores são trabalhados em exercícios-espetáculos, intervenções e performances de rua, de mamulengos, de palco italiano, de clown etc. Outros espetáculos da companhia são “A menina do cabelo de capim”, “Só as mães são felizes”, “Medéia”, “A moça que namorou um bode”, entre outros.

“O Homem do Sol no Céu da Boca” tem texto e direção de Giovanni Marsallis. Resultado de pesquisas sobre a obra de Artaud e é encenado pela Cia. Experimental de Teatro, com produção da Lira Produções.

Antonin Artaud

Antonin Artaud nasceu na França em 1896. Foi poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro. Sua obra foi marcada por influências do anarquismo e do surrealismo. A vida de Artaud foi de tal modo intensa que inspirou o movimento de contracultura dos anos 1960, tendo morrido em 1948. Seu trabalho de pesquisa e produção trouxe uma nova dimensão à arte da representação, de modo que a obra “O Teatro e seu Duplo” é um dos principais escritos sobre o teatro no século XX, referência de grandes diretores. Essa concepção de teatro, elaborada nos anos 1930, descrevia um teatro onde não haveria nenhuma distância entre ator e platéia, todo seriam atores e todos fariam parte do processo. Esse foi denominado o “Teatro da Crueldade” de Artaud.

Serviço: O Homem do Sol no Céu da Boca, da Cia. de Teatro Experimental. Todas as terças de setembro de 2008, no Teatro do Centro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2,00 (inteira) / 1,00 (meia). 50 min. Classificação: 12 anos.


CIA CEARENSE DE MOLECAGEM APRESENTA:

ULTIMAS APRESENTAÇÕES

NO TEATRO DA PRAIA


INTEIRA R$ 10,00 – MEIA 5,00

A CIGARRA E A FORMIGA
Uma dupla de Cigarras cantoras, a CIRLENE e a CIRLEUDA formam um conjunto musical pra lá de despreocupadas e que de tanto insistirem acabam convencendo a filha da Rainha do Formigueiro, FLORLINDA a criarem um trio musical bem irreverente. Ao perceber o desleixo das cigarras, a Formiguinha desiste da insensatez e retorna ao seu universo com um grande aprendizado.Com bom humor e músicas lindas nosso espetáculo discute sentimentos, fala sutilmente das diferenças e da tolerância
SÁBADOS E DOMINGO ÀS 17H



LOUCURAS DE AMOR

Todo o bom humor do amor com uma roupagem genuinamente Cearense.
O território inseguro, denso e impreciso dos apaixonados. A complicada engenharia da atração. As fidelidades e infidelidades, encontros e desencontros. A cômica sinfonia dos relacionamentos, sempre ao ritmo do inesperado, ou do próprio bater do coração. Homens e mulheres ansiosos por encontrar a outra metade da laranja, o sapato do seu pé, a alma gêmea nem que para isso tenham que fazer uma LOUCURA DE AMOR...
Em nossa Comédia Romântica, A depiladora Alberlenia Tenório tenta definitivamente embarcar na rodoviária com destino a terra natal. Sua intenção: deixar o passado pra traz e com ele um relacionamento de 15 anos; o que ela não esperava é que seu ex ou pra sempre amor: O mototaxista Quintino Paixão iria arquitetar maneiras de persuadi-la a mais uma mudança de idéia.
Melodramas a parte, os momentos bons e ruins vividos pelo casal vem à tona e a cena. Situações que podem provocar uma identificação imediata de um público que na altura do campeonato já se tornara cúmplice ansioso no aguardo desse alucinado engodo amoroso.
SÁBADO ÀS 20H
AS VIZINHAS

Uma recém divorciada (ou melhor, recentemente trocada por duas de 20) e uma funcionária pública de férias (ou melhor, uma merendeira de escola pública), vão fazer de uma convivência forçada algo hilário, que sempre faz lembrar alguém próximo que conhecemos. Cada qual com o seu jeito e manias, passam a conviver sobre no mesmo condomínio, do mesmo bloco de apartamentos e no mesmo corredor.
Mulheres, antagônicas, divergentes e alucinadas passam a se tolerar de qualquer jeito e tudo isso só poderia resultar numa coisa: FUXICO – CATRUERAGEM - INTRIGA – ALCOVITAGEM - DESPEITO – INVEJA - MARMOTAGEM – DESTROÇO, muita fuleragem (no linguajar cearense) e riso para todos os lados. No meio a tudo isso essas mulheres descobrem a solidariedade feminina, escondida atrás da solidão de cada uma.
DOMINGO ÀS 20H

Teatro José de Alencar

P R O G R A M A Ç Ã O P O R D I A

quarta, 03
Projeto Do Holocausto à Libertação
Exibição dos filmes "A vida é bela" e "O pianista" + debates
Pensando a escola como espaço de transformação social, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc e Sociedade Israelita do Ceará implementam projeto de sensibilização das comunidades escolares (pais, alunos e trabalhadores) para incorporar nos currículos, como temas transversais, o debate sobre racismo e anti-semitismo
13h30 no foyer Para escolas previamente agendadas pela Seduc
Saiba mais: inaepessoa@yahoo.com.br frenkiel@oi.com.br jfrenkiel@hotmail.com

Projeto Abracadabra apresenta Mistério Cômico
Solo do ator português Paulo Duarte.
18h30 no palco principal Grátis
Livre para todas as idades

Sexta, 05

Cia. de Teatro Imaginarium - O Corcunda de Notredame
Musical adaptado do romance histórico de Victor Hugo, Notre Dame de Paris, que se popularizou com o nome de O Corcunda de Notre Dame. Obra publicada em 1831. Apresenta algumas das questões que se impõe à sociedade ao longo dos séculos. Ambientado na Paris de 1482, fala de conflitos que marcam a contemporaneidade: a problemática da intolerância, da desigualdade social e da exclusão. Direção Geral: Juliana de Oliveira. Direção de Arte: João Carlo Waldino. Direção Musical: Ana Cecília Florêncio. Produção Musical: Jofran Fonteles. Com 20 atores, 24 coralistas e 10 músicos
20h no palco principal – para convidados
Direção Geral: Juliana de Oliveira
Livre para todas as idades

sábado, 06
O Menino que tinha medo de tudo ou Os Monstros da floresta assombrada !!!!
Comédia infantil de Luiz Arthur é uma produção do Teatro da Juventude do Rio de Janeiro. O espetáculo cumpre a XXXV Temporada Nacional da companhia carioca, cujo roteiro passa por mais de 80 cidades do Brasil, realizado de março a novembro. Com uma hora de duração, aborda a importância do saber. O ator Marcelo Dusi se transforma em diversos personagens e manipula um boneco. Direção, ambientação e figurinos de Luiz Arthur. Saiba mais: http://www.teatrodajuventuderj.blogger.com.br/
17h no palco principal R$ 10 (criança com bônus)
R$ 12 (estudante, maiores de 60 anos e adultos com crianças) e R$ 24,00 (Inteira)
Livre para todas as idades
Curso de Arte Dramática da UFC - Curral Grande
Direção: João Andrade Joca. Espetáculo de conclusão de curso (turma 2007.1).
Baseado no texto do cearense Marcos Barbosa. Antes dos campos de extermínio da Alemanha, o Ceará instala campos de concentração de retirantes, conhecidos como currais do governo.
19h na Sala de Teatro Nadir Papi Sabóia/Cena Grátis
Distribuição de 100 senhas a partir das 18h
Saiba mais: 9619.1793
Para maiores de 12 anos

Domingo, 07
O Menino que tinha medo de tudo ou Os Monstros da floresta assombrada !!!!” - Teatro da Juventude do Rio de Janeiro
Direção: Luiz Arthur
17h no palco principal R$ 10 (criança com bônus)
R$ 12 (estudante, maiores de 60 anos e adultos com crianças) e R$ 24,00 (Inteira)
Livre para todas as idades

terça, 09

Miucha & Os Cariocas - Homenagem aos 50 anos da Bossa Nova
21h no palco principal
Platéia: R$ 35 (estudante) e R$ 70
Demais lugares: R$ 30 (estudante) e R$ 60
20% de desconto Clube do Assinante Diário do Nordeste
Saiba mais: 3101.2583

quarta, 10
Ensaio Aberto
Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho
Regência: Marcio Landi
9h no palco principal Grátis

Projeto Abracadabra apresenta Filé Com Fritas ao Vinagrete
Officena e Companhia de Teatro
Texto: Fernando Lira. Direção: João Neto. Interlocução: Herê Aquino
A investigação de um assassinato onde várias testemunhas e versões do crime são apresentadas. 18h30 no palco principal Grátis
Maiores de 12 anos
Saiba mais: 3494.0358 8670.7718 (Jansen Rodrigues)

quinta, 11
Grupo Teatro Máquina apresenta O Cantil
A partir de A exceção e a regra, de Bertolt Brecht. Direção: Fran Teixeira
Contemplado no IV Edital de Incentivo às Artes da Secult. Vencedor do Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2007 (Funarte-Petrobras). Espetáculo contemplado no Edital do Centro Cultural São Paulo (temporada 2008-2009)
Sinopse
Uma viagem sem espaço nem tempo definidos. Dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão a viagem é urgente e aterradora, para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil. A encenação enfatiza a metáfora da manipulação, estendendo a relação entre os personagens para os atores, através das figuras condensadas do boneco-narrador e do manipulador-narrador.

sexta, sábado e domingo, 12 a 14 de setembro
Dois Perdidos Numa Noite Suja, DE PLÍNIO MARCOS
Com ANDRÉ GONÇALVES e FREDDY RIBEIRO Direção: SILVIO GUINDANE
21h (sex e sáb) e 20h (dom) no palco principal – torrinha: R$ 20 (estudante) e R$ 40
Demais lugares: R$ 25 (estudante) e R$ 50
Saiba mais: 3261.0665 e 3261.0654 Free Lancer Produções
Para maiores de 12 anos

terça, 16
4 vezes Comédia
O Grupo Arte de Viver é uma ONG Sem Fins Lucrativos criada em maio de 2000. Tem a missão de propiciar a crianças e adolescentes em situação de risco oportunidades de participação em atividades lúdicas em prol de seu desenvolvimento pessoal, social e cultural, bem como oferecer serviços técnicos e artísticos de excelência à empresas e organizações por meio de um trabalho sério e socialmente comprometido com a formação de jovens autônomos e solidários. O grupo oferece um apanhado de seus mais importantes duetos, 6 comédias em um mesmo espetáculo. 2. ANTECEDENTES – 4 VEZES COMÉDIA Seis comédias, várias histórias e uma cumplicidade presencial com o público. A cada sessão, disponibiliza 4 duetos de comédia. A platéia escolhe as peças da noite e monta seu próprio espetáculo, além de decidir o destino dos personagens e o final das apresentações. Com oportunidade de presenciar todos os bastidores do teatro, a preparação dos atores e todo o ambiente que precede a apresentação, fundamentado na técnica do distanciamento do teatrólogo alemão Bertold Brecht. 3. FICHA TÉCNICA Gênero: Comédia. Categoria: Adulto. Duração: 70 minutos. Desenhos de Animação: Klebson Alberto. Cenografia: Hemetério Terceiro e Klebson Alberto. Figurinos, Iluminação e Produção: O Grupo. Apoio Técnico: Josy Macedo e Pedro Marinho. Elenco: Ackson Dantas, Denis Lacerda, Hemetério Terceiro, Jerusa Nascimento, Klebson Alberto, Leandro Guimarães, Mara Cibely, Simone Evans. Direção e Montagem: Hemetério SegundoSinopseA PROVA DO GATO: Aborda a traição. Um homem se sente traído e vai tomar satisfações. Gera uma confusão e uma grande descoberta. O GRANDE AMOR DA MINHA VIDA: sobre a monotonia da vida conjugal. Uma mulher apaixonada tenta a todo custo levar seu casamento com um homem grosso e altamente previsível. 24: sobre homofobia. Um homem acorda 24h antes de completar 24 anos. Por conta da coincidência e das brincadeiras de um amigo, acha que vai mudar de lado. TIME DE FORA: sobre o vício pelo futebol. Um homem faz tudo pelo futebol. Esquece até de sua vida conjugal. A RAIZ DO PROBLEMA: sobre a liberação sexual. Uma filha conta à mãe sobre sua paixão por outra mulher. E diz que o irmão namora um amiguinho. BOM LADRÃO: sobre a honestidade. Um ladrão, ao ser surpreendido por sua mulher, tem de encontrar alguma forma para devolver os objetos que acabara de roubar. * Todas as peças surgiram de experimentações de nossos atores profissionais que se organizaram livremente em duetos para montar e discutir teatro.
19h no palco principal - Grátis

quarta, 17
Viva o Centro!
Segundo encontro das instituições e equipamentos culturais, governamentais e não-governamentais, sediados no Centro de Fortaleza
8h às 12h – 14h às 17h

Palhaço Trepinha
O mais antigo palhaço em atividade no Ceará entra e sai de cena a qualquer momento, com o assistente, o palhaço Subidinha
9h às 17h no saguão

Livros e Leituras no Theatro
Estante com livros sobre o TJA, Fortaleza e o Ceará
10h no saguão

Visita Guiada Especial
O bailarino Hugo Bianchi guia um percurso pelo TJA que ele vive há mais de 60 anos
18h no jardim

A construção da cena – Cotidiano e bastidores do TJA
Projeção de imagens realizados pelos fotógrafos Alex Hermes e Velma Zehd
18h30 no saguão

Música com a Camerata Eleazar de Carvalho Reúne alunos-bolsistas e professores da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho + Chuva de Pétalas de Flores no pátio nobre
Alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT/TJA saúdam o público com flores
19h no palco principal

Grupo Arte de Viver apresenta 4 vezes Comédia
Para maiores de 12 anos
21h no palco principal

quinta, 18
Livros e Leituras no Theatro
Lançamento do Livro “Entre Oito Paredes – Contos e Crônicas”, de
Brennand de Sousa
19h30 no jardim - Grátis
Saiba mais: 8606.1060

sábado e domingo, 20 e 21
Grupo Galpão apresenta “Pequenos Milagres”
Direção de Paulo Moraes
21h (sáb) e 19h (dom) no palco principal - R$ 10 (estudante) e R$ 20
Para maiores de 12 anos

terça, 23
Para que outros vivam
Show-gravação dvd Louvor Videira
19h no palco principal – para convidados
Saiba mais: 3878-0100 Comunidade Cristã Videira

quarta, 24
Visita Guiada ao Theatro
8h, 9h, 10h, 11h + 13h, 14h, 15h e 16h - R$ 2 (estudante) e R$ 4
Evento Institucional Prêmio Finep de Inovação 2008
19h no palco principal Para convidados
Saiba mais: 3466-6515

quinta, 25
Concerto solidário
Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho – Orcec. Regência: Márcio Landi
19h no palco principal - R$ 3 (estudante) e r$ 6

sexta e sábado, 26 e 27
Recital Didático - Escola de Canto Maninha Mota
20h no palco principal grátis
Saiba mais: 3242- 9725

domingo, 28
Domingueira no Theatro
16h no foyer
Impressões Musicais – Alunos e mestres do Curso de Música da Uece
Encontro com a música. Apresentações solo, em duos e outras formações. Os músicos montam e desmontam a cena e conversam informalmente com o público. Em cartaz desde abril de 2007

16h no jardim
Livros e Leituras no Theatro
Contação de histórias no lançamento de “Imagens do Arco-Íris e outras Histórias”, de Dayane Lima Campelo
Saiba mais: 8765.9667

17h no saguão
Livros e Leituras no Theatro – Loucos por Livros

18h no jardim
A construção da cena – Cotidiano e bastidores do TJA
Projeção de imagens realizados pelos fotógrafos Alex Hermes e Velma Zehd

19h no palco principal
Orquestra Filarmônica do Ceará
Regência: Gladson Carvalho

terça, 30
Evento Institucional World Lab 2008
Para convidados
20h no palco principal e jardim
Saiba mais: 3226.4632 Sociedade Brasileira de Análise Clínicas

Nenhum comentário: