quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ARQUITETURA, DECORAÇÃO, DESIGN

“Jeito cearense de morar” inspira ambientações da Casa Cor Ceará 2008


A Casa Cor Ceará comemora sua décima edição com o tema “Jeito cearense de morar”, que acontece de 8 de outubro a 9 de novembro, na casa da família Furlani, localizada no bairro Edson Queiroz (Rua Augusto Jaime Benevides, 1100), em Fortaleza (CE).

Antes do seu lançamento, o evento apresenta uma retrospectiva dos seus 10 anos no Ceará em forma de mostra na Praça Telão, no Shopping Iguatemi. Esta exposição ocorre entre 2 e 16 de outubro, serão exibidas fotografias e vídeos com depoimentos, fazendo um resgate das edições da Casa Cor Ceará.

Para esta edição, a Casa Cor Ceará conta com área total de 4 mil m², sendo 2 mil m² de área construída, dispondo de mais de 40 ambientes. O investimento está em torno de 3 milhões de reais, gera, nesta primeira etapa de construção, cerca de 1.230 empregos. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas prestigiem o evento.

Mantendo a tradição de homenagear grandes nomes, a Casa Cor Ceará escolheu, para a sua 10ª edição, dois grandes representantes do estado. O ambiente “Varanda” será dedicado ao jornalista Demócrito Dummar e o “Escritório do Jornalista” fará menção ao homenageado. Já o empresário Deusmar Queirós terá o ambiente “Refúgio do Empresário” dedicado a ele.

Neste ano, a acessibilidade e a sustentabilidade são duas palavras de ordem. Apesar do evento sempre ter se preocupado com o acesso de idosos e portadores de deficiência, na sua décima edição, esse aspecto foi reforçado. Para isso foi criado um elevador especial que facilita o descolamento entre os dois pisos.

Quanto à responsabilidade ambiental, a Casa Cor Ceará está em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Estamos unidos com arquitetos e construtores para conscientizar a população de cuidados ambientais”, afirma Neuma Figueiredo, coordenadora Casa Cor Ceará.




II Bienal Brasileira de Design irá homenagear dois ícones do design brasileiro



A dupla José Carlos Bornancini (1923 – 2008) e Nelson Ivan Petzold será homenageada durante a II Bienal Brasileira de Design, que acontece em Brasília entre os dias 8 de outubro e 5 de novembro.



Os ícones do design contemporâneo nacional, José Carlos Bornancini (1923 – 2008) e Nelson Ivan Petzold serão o centro das atenções na Sala Especial do Museu Nacional de Brasília, de 8 de outubro a 5 de novembro, durante a II Bienal Brasileira de Design. Sob curadoria de Adélia Borges, a mostra enfocará como a dupla se destaca pela inovação industrial, colaborando na melhoria da qualidade de vida de quem usa os produtos projetados por eles.



José Carlos Bornancini e Nelson Ivan Petzold



Atuando juntos desde 1958, a dupla reúne em seu currículo mais de 200 produtos desenvolvidos para diversos ramos da indústria, atendendo a clientes como Mercur, Todeschini, Coza, Elevadores Sûr, Springer Carrier, Forjas Taurus e Massey Ferguson, entre outros. À frente da Bornancini, Petzold & Muller Projeto de Produto, os designers assinam os projetos da tesoura Softy Cut da Mundial, a plastificadora Plastimaq, as facas Mundial Laser e os talheres para camping que foram lançados pela marca Hércules em 1973. Destaque para a última concepção que, desde 1976, integra o seleto grupo de produtos da loja do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MOMA. Na fronteira com a invenção, seus projetos geraram mais de 170 patentes para o Brasil.



O compromisso com inovação, qualidade e acessibilidade econômica traduziu-se em importantes prêmios, como a Bienal Brasileira de Design (1990 e 1992), o IPSA “Back to School Award” Stutgart (Alemanha, 2004), o Top de Marketing ADVB (1981/85 e 1986), o Prêmio Lápiz de Plata (Buenos Aires, 1985), o Prêmio Bienal Brasileira de Design (1990) e o Prêmio Lasar Segall – Museu da Casa Brasileira (1996). A consagração veio com a o Prêmio Moinho Santista em 2003. Considerada uma das mais importantes premiações, ela já homenageou personalidades como Oscar Niemeyer, Jorge Amado e Paulo Autran.



A II Bienal Brasileira de Design



Programação confirmada

08/10 a 05/11 – Exposição do Design Brasileiro e Mostra Italiana

11/10 – Circuito Design PVC

21 a 24/10 – Design Innovation Labs

29/10 – Palestra Fiat Concept Design

05/11 – Encerramento do Bienal





A II Bienal Brasileira de Design é promovida pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio do Programa Brasileiro de Design (PBD), e Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Museu Nacional, Brasília Tur e Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal; com patrocínio master da Fiat; apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Grupo Gerdau e Sebrae; e parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras, Lei Rouanet, Senai Nacional, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Casa Park e Rede Design Brasil.



A mostra, que tem curadoria de Fábio Magalhães e Auresnede Pires Stephan irá explorar a convergência entre arte e tecnologia em prol do design para a competitividade da produção nacional. O foco será em produtos escolhidos no universo industrial contemporâneo com significados sociais e econômicos para o Brasil e que intensificam a relação entre a cultura, o design e as empresas. O principal objetivo é o fortalecimento da Marca Brasil, projetando a diversidade e a criatividade brasileira no mercado interno e externo e contribuindo para o aumento da competitividade das empresas nacionais. Na programação, uma série de atividades promove o tema junto aos mais variados públicos: Mostra Internacional Made in Italy; mostrando peças estrangeiras que influenciam o design contemporâneo; Design Innovation Labs, encontros com o objetivo de fomentar o design nacional; Clínicas de Design, orientadas com o intuito de promover a interação entre designers e empresas; e Destaque Design 2008, cujo objetivo é reconhecer os trabalhos expostos durante a mostra e conta com a parceria da Rede Design Brasil.



Ainda previsto no evento está a Ação Educativa, que irá favorecer a formação de um público mais crítico e o Projeto Imagem, que irá convidar à mostra jornalistas internacionais especializados e formadores de opinião.



Mais informações pelo site www.bienalbrasileiradedesign.com.br


Nenhum comentário: