segunda-feira, 1 de setembro de 2008

DESTAQUES


"O Homem do Sol" no Céu da Boca no Teatro da Terça

O espetáculo da Cia Experimental de Teatro revela os últimos momentos da vida de Artaud. O artista atormentado que viveu muitos anos em hospícios, deixou uma obra original e preciosa para o teatro. Essa história instável e forte é encenada no palco do Teatro do Dragão do Mar

Num tempo em que a loucura era cercada por mitos, preconceitos e isolamento, surgiu um artista profundamente marcado pela vivência da insanidade. Esse personagem real é Antonin Artaud, escritor, ator e dramaturgo francês. “O Homem do Sol no Céu da Boca” mostra os últimos momentos do artista, que vivia entre perder e encontrar a razão. O espetáculo da Cia Experimental de Teatro é apresentado todas as terças-feiras de setembro, no Teatro do Dragão do Mar.

O ambiente é a França dos anos 1940. Num dos vários manicômios por onde passou, Artaud vive maltratado pelos médicos e pelos internos que tentam destruí-lo física e moralmente. Não há cenário, mas os adereços, a sonoplastia, o figurino e a maquiagem retratam esse ambiente. A força do texto, das luzes e da interpretação conseguem poetizar a montagem, que ressalta a genial contribuição do artista para o teatro contemporâneo. Outro enfoque da peça é a forma como os portadores de transtornos mentais são tratados nos hospitais psiquiátricos – que eram hospícios, verdadeiras prisões, no tempo em que Artaud viveu em alguns deles.

A Cia. Experimental de Teatro

A companhia foi fundada em 2005 por Giovanni Marsallis, com o objetivo de ser um núcleo de pesquisas e experimentos teatrais. Dedica-se ao estudo, à análise, à reflexão e à discussão sobre as diversas teorias e gêneros teatrais, para então experimentar na prática esses conhecimentos. A memória, o corpo e a voz dos atores são trabalhados em exercícios-espetáculos, intervenções e performances de rua, de mamulengos, de palco italiano, de clown etc. Outros espetáculos da companhia são “A menina do cabelo de capim”, “Só as mães são felizes”, “Medéia”, “A moça que namorou um bode”, entre outros.

“O Homem do Sol no Céu da Boca” tem texto e direção de Giovanni Marsallis. Resultado de pesquisas sobre a obra de Artaud e é encenado pela Cia. Experimental de Teatro, com produção da Lira Produções.

Antonin Artaud

Antonin Artaud nasceu na França em 1896. Foi poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro. Sua obra foi marcada por influências do anarquismo e do surrealismo. A vida de Artaud foi de tal modo intensa que inspirou o movimento de contracultura dos anos 1960, tendo morrido em 1948. Seu trabalho de pesquisa e produção trouxe uma nova dimensão à arte da representação, de modo que a obra “O Teatro e seu Duplo” é um dos principais escritos sobre o teatro no século XX, referência de grandes diretores. Essa concepção de teatro, elaborada nos anos 1930, descrevia um teatro onde não haveria nenhuma distância entre ator e platéia, todo seriam atores e todos fariam parte do processo. Esse foi denominado o “Teatro da Crueldade” de Artaud.

Serviço: O Homem do Sol no Céu da Boca, da Cia. de Teatro Experimental. Todas as terças de setembro de 2008, no Teatro do Centro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2,00 (inteira) / 1,00 (meia). 50 min. Classificação: 12 anos.




Amy Winehouse teve segunda overdose

A cantora Amy Winehouse teve uma segunda overdose por conta de consumo de drogas. A informação foi publicada nesta segunda-feira, na edição on-line do tablóide inglês "The Sun".

>>Andrew Winning /Reuters

Marido de Amy Winehouse, Blake Fielder-Civil, ficará mais 4 meses e meio na cadeia
Amy teve segunda overdose; médicos disseram que a terceira pode ser fatal

Segundo o jornal, a cantora usou drogas por 36 horas seguidas e pode ter sofrido uma lesão cerebral. O pai da cantora declarou ontem à publicação que considera o futuro de sua filha "desolador".

O jornal ainda diz que a cantora teve sua primeira overdose, por conta do consumo da cocaína, em agosto do ano passado. A segunda overdose foi por conta de maconha e aconteceu em julho deste ano.

Os médicos disseram que Amy precisa fazer um tratamento psiquiátrico e que ela apresenta sintomas associados à esquizofrenia.

O jornal diz que a saúde da cantora está bastante debilitada. Um amigo de Amy disse que os médicos disseram que uma terceira overdose pode matar a cantora.




SECULTFOR DIVULGA PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO 59º SALÃO DE ABRIL

O 59º Salão de Abril está com um novo calendário de realização. A mais tradicional mostra de artes visuais de Fortaleza acontecerá entre os dias 14 de outubro e 23 de novembro, no Centro de Referência do Professor e nos terminais de ônibus do Siqueira e do Papicu. Com o tema “Arte: Desejo e Resistência”, o Salão de Abril é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O novo calendário não altera o resultado do processo de seleção do Salão de Abril, que, este ano, contou com 461 trabalhos inscritos, dos quais 45 foram selecionados, advindos de diversas regiões do País. Com isso, o evento mantém seu caráter nacional, iniciado na edição passada. Cada artista selecionado será agraciado com R$ 1.500 (Hum Mil e Quinhentos Reais).

Os estados com o maior número de participantes são Ceará (21) e São Paulo (11), seguidos por Rio Grande do Sul (03), Minas Gerais (03), Paraná (03), Santa Catarina (01), Mato Grosso do Sul (01), Pernambuco (01) e Rio de Janeiro (01). Entre as obras, desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte.

A curadoria geral do evento está sob a responsabilidade de Maíra Ortíns, que também está à frente da comissão organizadora do Salão. Participaram ainda da comissão julgadora e da curadoria conceitual os artistas Ricardo Resende, Andrés Hernández e Siegbert Franklin.

A principal inovação do 59º Salão de Abril está em sua simultânea realização no Centro de Referência do Professor e nos terminais de ônibus do Papicu e do Siqueira. A idéia é democratizar e facilitar o acesso da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, à produção artística contemporânea de Fortaleza e do restante do Brasil, instituindo novos espaços para fruição artística inseridos em lugares de intenso fluxo urbano, dentro de um circuito cultural descentralizado.

A exposição se propõe a apresentar uma mostra da produção contemporânea das artes visuais do Brasil, em suas variadas vertentes, assim como afirmar a política pública municipal voltada para as artes visuais que contemple uma perspectiva sistêmica e integradora da sociedade.



Shows gratuitos e responsabilidade social abrem I Canoa Blues

De 12 a 14 de setembro, a praia de Canoa Quebrada (a 165 km de Fortaleza) será palco do encontro de grandes nomes do blues nacional. O I Canoa Blues recebe na Broadway, a principal e badalada rua de Canoa, Blues Etílicos, Sérgio Duarte & Entidade Joe e Jefferson Gonçalves – que comandará uma superjam session com a banda local Blues Label. As cearenses Puro Malte e De Blues em Quando são as outras atrações do festival. Todos os shows serão gratuitos.

O projeto Canoa Blues tem como objetivos valorizar o potencial turístico da região e, ainda, promover ações de arte-educação. Portanto, os artistas renomados no Brasil e no exterior, além dos shows, vão ministrar curso de gaita para 40 crianças e adolescentes da comunidade. O curso, que propõe a iniciação à música por meio de um instrumento de absoluta portabilidade, será totalmente gratuito e cada aluno receberá uma gaita.

Programação diária

Dia 12: Puro Malte e Sérgio Duarte, às 21h, Broadway

Dia 13: De Blues em quando e Blues Etílicos, às 21h, Broadway

Dia 14: Blues Label e Jefferson Gonçalves, às 12h, barraca Chega Mais

Serviço:

I Canoa Blues – De 12 a 14 de setembro em Canoa Quebrada (Aracati)

Dias 12 e 13 de setembro, ás 21h, na Broadway e 14, às 12h na barraca Chega Mais. Grátis. Informações: (85) 3458.1106


Cinema e Vídeo Ambiental em Pacoti


Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental acontece de 03 a 06 de setembro, no Cine Teatro Luiz Pimenta, em Pacoti – Ceará, a partir das 14 horas, com Mostra Competitiva de filmes longa, media e curta-metragem com temática ecológica. O melhor filme de cada categoria é escolhido por júri popular. Apresentações dos personagens “Funceminha”, “Lampinha” e “Mamolengo” que estarão interagindo com o publico sobre as questões ambientais: mudanças climáticas, desperdício de energia elétrica e água. Entrada Franca. Informações: 8888.2377.





Programação da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)
1º a 7 de setembro de 2008



DANÇA E PENSAMENTO

Dia 1 de setembro\\

Seguem até 4 de setembro as inscrições para ouvintes do curso de extensão Dança e Pensamento promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza através da escola de Dança da Vila das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza. O módulo "Filosofia e Dança" será ministrado pela professora Thereza Rocha. Ela é mestra em Comunicação e Cultura pela ECO - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também autora dos livros "Ensino de Dança Hoje" e "Dançando na Escola", ainda dirige a escola Caleidos Arte e Ensino e os grupos Caleidos Cia. de Dança e o Caleidos Cia. de Professores, em São Paulo. No módulo, será abordado como a filosofia viu e tratou a dança em diferentes períodos históricos. Alunos, profissionais e pessoas com interesse em participar das discussões devem procurar a secretaria da Vila das Artes das 9h às 12h e 13h30 às 18h (Rua General Sampaio, 1632, casa 4, Centro) ou solicitar a ficha de inscrição pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com. As aulas acontecerão entre os dias 8 e 13 de setembro, na Vila das Artes. Informações pelo telefone 3105-1410.



LANÇAMENTO DO LIVRO "PULSÃO IRREFREÁVEL"

Dia 2 de setembro\\ 19h

Mulheres que produzem arte e o lugar do feminino na arte contemporânea são os temas do livro "Pulsão Irrefreável: Arte contemporânea no feminino", de Ana Valeska Maia. O lançamento será no Sesc-Senac Iracema (Rua Boris, 90 C - Praia de Iracema), no próximo dia 2 às 19hs. O livro, que foi contemplado no Edital das Artes 2006 da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), traz a visão da autora para as relações de gênero e poder nas artes visuais.

Já no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas s/n – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli), o projeto Terça Negra promove uma oficina de Dança Africana com Nadir Nóbrega.



QUARTA EM MOVIMENTO

Dia 3 de setembro \\ 20h

Estréia nesta quarta-feira, dia 3, o espetáculo "Entre tantos" com direção de Lúcia Machado e fica em cartaz durante todo o mês de setembro. A montagem é um trabalho que evoca a metáfora dos nossos labirintos materiais e imateriais, mostrando a relação entre as dificuldades que nos são impostas para encontrarmos a saída, ou a perdição. As apresentações acontecem no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas s/n – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli), a partir das 20h.



QUINTA CULTURAL

Dia 4 de setembro \\ 19h

O projeto Quinta Cultural desta semana começa com a apresentação do espetáculo teatral "Aula de Clowssirco". Trata-se de uma hilária dupla que pretende, com muito humor, ensinar ao público um pouco sobre os passos do balé. Em seguida, tem show com o músico Rodger Rogério. Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, s/n. Entre as ruas Nogueira Accioly e Gonçalves Ledo)



CHORINHO NO MERCADO E 1ª MOSTRA DE REGGAE

Dia 5 de setembro

Nesta sexta-feira tem início a 1ª Mostra de Reggae de Fortaleza, Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema). Começa às 17hs, com os shows das bandas Donaleda & Andread Jô, Mr. Régio, Rebellion e DJ Mr. Gazos. E no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas s/n – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli), tem show com o grupo Cordas que Falam, a partir das 21h.



ENCANTOS DE IRACEMA

Dia 6 de setembro\\ 19h

Para abrir a programação de setembro do Encantos de Iracema, o cantor Paulo Façanha faz show neste sábado, às 19h, no Largo do Mincharia (Rua dos Pacajus, 5. Praia de Iracema)



FORRÓ NO MERCADO

Dia 7 de setembro\\ 18h

Tailândia Montenegro é a atração deste fim de semana no projeto Forró no Mercado. O show é neste domingo, às 18hs, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas s/n – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: