segunda-feira, 1 de setembro de 2008

TELEVISÃO

"Olha Você" cresce no Ibope e faz SBT empatar com Record

O programa vespertino "Olha Você" conseguiu, nesta segunda-feira (15), a maior audiência desde sua estréia, no dia 1º de setembro, quando marcou quatro pontos de média.

Na edição de ontem, a atração do SBT marcou cinco pontos de média no Ibope da Grande São Paulo e ficou empatada com a Record em terceiro lugar --a emissora da Barra Funda também marcou cinco pontos durante a exibição da atração feminina da emissora de Silvio Santos.

O "Olha Você" foi exibido das 17h às 17h59 e teve pico de seis pontos. No mesmo horário, a Globo liderou com 22 pontos e a Band ficou em segundo lugar, com seis pontos de média.

O novo número no Ibope do "Olha Você" deixa a atração comandada pelo quarteto Ellen Jabour, Claudete Troiano, Alexandre Bacci e Francesco Tarallo com a audiência parecida com a alcançada por outros programas vespertinos da TV brasileira.

Nesta segunda, o programa "Márcia", marcou quatro pontos de média para a Band, entre 16h12 e 17h38. Já o "Casos de Família", do SBT, marcou cinco pontos entre 16h01 e 16h59. Na Record, o "Programa da Tarde" marcou cinco pontos, entre 15h31 e 17h04. Os dois últimos números são idênticos ao conquistado pelo "Olha Você".

Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 55,5 mil domicílios na Grande São Paulo.

Menina Maisa

Silvio Santos está satisfeito com a pequena Maisa Silva. No último sábado, a menina derrotou, mais uma vez, Xuxa Meneghel no Ibope. O "Sábado Animado" marcou 12 pontos de média, enquanto o "TV Xuxa", na Globo, marcou apenas sete pontos.

No "Programa Silvio Santos" do último domingo, a pequena Maisa debochou de Xuxa e falou: "Coitada!", ao comentar uma reportagem de capa da revista "Conta Mais" sobre sua liderança no Ibope.



Na disputa SBT contra Record, Eliana vence Silvio Santos

O programa "Tudo é Possível", a apresentadora Eliana ficou em segundo lugar na audiência neste domingo, segundo dados consolidados do Ibope na Grande São Paulo.

Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 55,5 mil domicílios na Grande São Paulo.

A atração conseguiu 11 pontos na média de audiência no horário em que foi exibida, de 13h47 a 17h49. Há um mês o programa registrava entre nove e dez pontos de média. No domingo, houve a estréia de dois quadros novos e a cantora Wanessa Camargo foi convidada da atração.

No horário de exibição do "Tudo é Possível", o "Programa Silvio Santos" ficou dez pontos de média. No entanto, a atração comandada pelo dono do SBT ficou também com 11 pontos no horário de sua exibição total, de 14h04 a 18h23.

O "Programa Silvio Santos" teve, além do confronto com o programa de Eliana, confronto com o "Domingo Espetacular", da Record.

A Globo na faixa horária do programa "Tudo É Possível" ficou com 21 pontos de média e exibia "Temperatura Máxima" e "Faustão".

Em agosto, dados consolidados do Ibope apontam para uma queda de posição da Record, indo para o terceiro posto na audiência após mais de um ano em segundo lugar. A reação da emissora de Silvio Santos começou ainda no semestre passado, mas ficou clara no último mês.

A Record ironizou o resultado e informou que voltará à vice-liderança.



"Três Irmãs" começa melhor na audiência que "Beleza Pura"

A novela global "Três Irmãs" estreou nesta segunda-feira no horário das 19h com uma morte, um parto, um anúncio de gravidez e muitas cenas de praia e sol. A prévia de audiência da novela ficou em 32 pontos com 49% das TVs ligadas sintonizadas no canal, segundo dados do Ibope divulgados pela Rede Globo.

Por enquanto, ela ficou acima da estréia de "Beleza Pura", sua antecessora no horário. A novela de Andréa Maltarolli atingiu 30 pontos de média no Ibope na Grande São Paulo em 18 de fevereiro, quando estreou.

A estréia de "Beleza Pura", por outro lado, foi pior que sua antecessora, "Sete Pecados", que marcou 36 pontos em seu primeiro capítulo.

Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 55,5 mil domicílios na Grande São Paulo.

O primeiro bloco da trama apresentou as três irmãs que dão o título da novela Dora (Cláudia Abreu), Alma (Giovanna Antonelli) e Suzana (Carolina Dieckmann). A vilã, Violeta (Vera Holtz), apareceu também no primeiro bloco, com seu visual que lembra a personagem Cruela de "Os 101 Dálmatas".

No bloco final da novela, a personagem Natalia (Cecília Dassi) descobre que está grávida e conta ao namorado, Pedro Henrique (Ivan Mendes). A gravidez na adolescência é um dos temas sociais que a novela pretende abordar.

O jovem é parte do núcleo dos surfistas da novela.




A brasilidade de Ary Barroso no palco do Som Brasil

“Quero deixar às futuras gerações alguma coisa que o tempo não destrua.” Se a intenção de Ary Barroso, autor desta frase, era se imortalizar por seu trabalho, ele fez a lição de casa com louvor. Tempo nenhum há de apagar a força dos versos de “Aquarela do Brasil”, considerada o hino alternativo do país, ou de músicas como “Morena Boca de Ouro”, “A Baixa do Sapateiro”, “No Rancho Fundo”, “Na Batucada da Vida”, para citar algumas das mais de 260 canções compostas por um dos nomes mais importantes da cultura brasileira.


Ary Evangelista Barroso nasceu em Ubá, Minas Gerais, no dia 07 de novembro de 1903. Órfão de pai e mãe, aos sete anos aprendeu a tocar piano com uma tia. Aos 18, Ary Barroso mudou-se para o Rio de Janeiro, para cursar a faculdade de Direito. Inventor do samba-exaltação, Ary Barroso foi narrador esportivo apaixonado e militante pioneiro da luta pelo direito autoral, tornou-se compositor-ícone da era do rádio e foi apresentador de um dos programas mais populares das décadas de 1940 e 1950: “Calouros em Desfile”, em que foram revelados nomes como Dolores Duran e Elza Soares.

A responsabilidade de interpretar alguns dos clássicos de Ary Barroso no ‘Som Brasil’ está a cargo de Daniela Mercury, que além de interpretar o “hino” “Aquarela do Brasil”, canta “Isto aqui o que É”, “Pra Machucar meu Coração” e “Risque”. “O repertório de Ary Barroso é muito importante, ele cantou muito o Brasil e a Bahia, e suas músicas são muito presentes na minha vida”, disse a baiana durante a gravação do programa.
Uma das maiores revelações da atualidade, a cantora potiguar Roberta Sá entoa “Morena Boca de Ouro”, “Faceira” e “Foi Ela”. “O Ary é uma das maiores referências de MPB no mundo. Ele era apaixonado pelo Brasil e o que tenho em comum é esta paixão incondicional pelo nosso país”, falou Roberta.

Nascido na Lapa, no Rio de Janeiro, o grupo Casuarina ganhou repercussão nacional revisitando o choro e o samba. No ‘Som Brasil’ em homenagem a Ary Barroso, o grupo interpreta “Camisa Amarela”, “Na Baixa do Sapateiro” e um medley de “Quindins de Iaiá” e “No Tabuleiro da Baiana”.

Fundindo tradição e inovação, o contratenor pernambucano Fênix canta “É Luxo Só”, “No Rancho Fundo” e “Na Batucada da Vida”. O intérprete admite que achava Ary Barroso muito conservador. “Mas depois me dei conta de que ele era boêmio, trovador, um apaixonado pelo país”, falou Fênix.

‘Som Brasil’ é escrito por Flávio Marinho e Rafael Dragaud e tem direção de Sergio Cunha, com direção geral de Luiz Gleiser. A produção musical leva as assinaturas de Guto Graça Mello, Ricardo Leão e Guilherme Dias Gomes e a coordenação musical é de Wagner Faria. Fernando Schmidt assina a cenografia do programa. ‘Som Brasil’ em homenagem a Ary Barroso foi gravado nos dias 18 e 19 de agosto, nos estúdios da Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, e será exibido no dia 26 de setembro, sexta-feira, logo após o ‘Programa do Jô’. A próxima edição, a ser exibida em outubro, presta homenagem ao centenário de Cartola.



Super Chef reúne talentos para colocar a mão na massa



Alagoana que mora no Ceará participa de concurso do "Mais Você"

Panelas no fogão! Falta pouco para a estréia do quadro 'Super Chef', que começou no dia 08 de setembro. Os participantes selecionados para a disputa já estão escolhidos e começam a se preparar para 11 semanas de provas e competições. No jogo, os selecionados terão aulas de aperfeiçoamento com grandes nomes da gastronomia brasileira e devem mostrar conhecimentos e talento em provas específicas e variadas. Serão testados e submetidos à opinião de um júri e do público. Além disso, os participantes terão o desafio da convivência, pois ficarão em regime de semiconfinamento. Tudo para conquistar o ‘toque’, tradicional chapéu de chef, e ganhar R$ 50 mil, em dinheiro.



Conheça os participantes:

Quem é? Ana, 35 anos, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e mora em São Paulo (SP). É chef de cozinha.

Experiência: é técnica em Gastronomia, formada em Turismo e Hotelaria e cursa a terceira graduação, em Nutrição. Já foi gerente e chef de gastronomia e fez cursos em Barcelona, na Espanha. Já foi garçonete e vendeu sanduíches no centro do Rio de Janeiro. Foi a primeira brasileira a estagiar com Ferran Adriá, no El Bulli. Hoje, dá aulas para iniciantes, presta serviços e workshops.

Preferência: salgados.

Especialidade: lula.

Define-se: divertida e inquieta.



Quem é? Bruno, 27 anos, nasceu e mora em Niterói (RJ). É chef de cozinha e consultor gastronômico.

Experiência: tecnólogo em Gastronomia, fez cursos de bistrô e cozinha regional francesa na Escola Alain Ducasse, foi chef de um restaurante japonês. Atualmente é chef de cozinha de um restaurante.

Preferência: pratos à base de frutos do mar.

Especialidade: salgados da culinária francesa, regional brasileira e italiana.

Define-se: criativo e ético.



Quem é? Dalton, 21 anos, nasceu em Niterói (RJ) e mora em São Paulo (SP). É chef de cozinha.

Experiência: formado em Gastronomia. Viajou pela Europa, Tailândia e Filipinas em busca da gastronomia perfeita. Estudou na Tailândia e trabalhou em dois restaurantes em Portugal e na Irlanda. Trabalhou com a chef Flávia Quaresma. É sub-chef do primeiro bar de gelo do Brasil.

Preferência: culinária brasileira.

Especialidade: comida mineira, tailandesa, japonesa e italiana.

Define-se: alegre e perseverante.



Quem é? Erik, 28 anos, nasceu em Telêmaco Borba (PR) e mora em Curitiba (PR). É cozinheiro de um restaurante.

Experiência: fez curso de Cozinha Internacional e já trabalhou em cozinhas de um hotel e de um restaurante. É vocalista de duas bandas de metal.

Preferência comida caipira e culinária de raiz.

Especialidade: comida de boteco, carnes guisadas, agridoces, frutos do mar e pescados, moquecas, sopas, caldos, marinados e comida caiçara.

Define-se: bem humorado e risonho.



Quem é? Fábio, 30 anos, nasceu em Vinhedo (SP) e mora em Brasília (DF). É chef de cozinha e músico.

Experiência: formado em Tecnologia em Gastronomia e bacharel em Música, Composição e Regência. Fez estágio com o chef francês Laurent Suaudeau. Já trabalhou nos Estados Unidos como cozinheiro e criando trilhas musicais para espetáculos. Atualmente, é chef de cozinha e gerente de um bistrô. Também presta consultorias na área.

Preferência: pães, assados e tudo em garde manger.

Especialidade: cozinhar bases com molhos, para a culinária clássica francesa, e massas frescas.

Define-se: irônico e divertido.



Quem é? Fabíola, 27 anos, nasceu e mora em Recife (PE). É chef de cozinha.

Experiência: estuda gastronomia, fez estágios em diversos restaurantes. Já fez treinamentos em cozinha japonesa. Atualmente é chef de cozinha em um restaurante japonês. Estuda arquitetura e já trabalhou com estilismo.

Preferência: culinária oriental e peruana.

Especialidade: peixes, camarão, sushi e risotos.

Define-se: comprometida e persistente.



Quem é? Gustavo, 32 anos, nasceu em Maceió (AL) e mora em São Paulo (SP). É chef de cozinha.

Experiência: está concluindo o curso de Gestão em Gastronomia e é vocalista de uma banda de rock.

Preferência: culinária inventiva, autoral que mistura ingredientes e técnicas de cozinhas diversas.

Especialidade: pratos que unem o clássico e o contemporâneo.

Define-se: criativo e leal.



Quem é? Henrique, 21 anos, nasceu e mora em Belo Horizonte (MG). É cozinheiro.

Experiência: Atualmente presta consultoria, dá aulas, faz banquetes e se dedica a faculdade de gastronomia. Fez curso profissionalizante de cozinheiro e trabalhou em um restaurante como chef consultor. Trabalhou com a chef Flávia Quaresma.

Preferência: pratos elaborados.

Especialidade: cozinha técnica, com preparações elaboradas, englobando conhecimentos e influência do mundo inteiro.

Características: simpático e tranqüilo.



Quem é? Jamile, 25 anos, nasceu e mora em Osasco (SP). É chef de cozinha.

Experiência: formada em Turismo, apaixonou-se pela gastronomia durante a faculdade e fez cursos na área. Atualmente chefia um restaurante industrial.

Preferência: culinária brasileira, mediterrânea, francesa e mexicana. Gosta de cozinhar pratos básicos e preparar receitas com legumes, principalmente batatas e cogumelos.

Especialidade: carnes e peixes assados, massas, pães, legumes crus, cozidos ou em conserva.

Define-se: prática e comunicativa.



Quem é? Jéssica, 27 anos, nasceu e mora no Rio de Janeiro (RJ). É chef pâtissier.

Experiência: trabalha em um bistrô, onde é responsável pela confeitaria. Morou em Barcelona, na Espanha, e Lisboa, em Portugal, para conhecer a culinária local. Trabalhou em um restaurante em Portugal, como coordenadora de eventos. Fez cursos de culinária japonesa e vinhos.

Preferência: confeitaria.

Especialidade: macaron, espumas, crocantes e sorvetes.

Define-se: determinada e polêmica.



Quem é? Leon, 24 anos, nasceu e mora no Rio de Janeiro (RJ). É consultor gastronômico.

Experiência: formado em Gastronomia e Culinária. Já trabalhou em um restaurante mexicano, foi chef de um restaurante japonês. Atuou como chef consultor, criando cardápios. Trabalhou como barman e hoje é chef de cozinha.

Preferência: pratos picantes e culinária oriental contemporânea.

Especialidade: pratos picantes, carnes, massas, assados e sobremesas.

Define-se: articulado e ousado.



Quem é? Leôni, 21 anos, nasceu em São Borja (RS) e mora em Novo Hamburgo (RS). É cozinheira.

Experiência: é dona de seu próprio restaurante, onde atua como cozinheira. Aprendeu a cozinhar por necessidade. Atua também como radialista.

Preferência: inventar receitas.

Especialidade: comida brasileira e culinária alemã.

Define-se: determinada e sonhadora



Quem é? Liliane, 24 anos, nasceu em Maceió (AL) e hoje mora em Fortaleza (CE). É chef de cozinha e gerente de alimentos e bebidas.

Experiência: já trabalhou na cozinha de um hotel na Alemanha e no restaurante Dom, estagiando com Alex Atala. Passou ainda pela África do Sul, em um treinamento sobre cozinha indiana. É chef de cozinha e gerente de alimentos e bebidas em um restaurante especializado em comida indiana e contemporânea.

Preferência: trabalhar com produtos orgânicos.

Especialidade: comida salgada e contemporânea.

Define-se: divertida e determinada.



Quem é? Mariana, 22 anos, nasceu em Maringá (PR) e mora em Balneário Camboriú (SC). É chef de cozinha.

Experiência: já trabalhou como auxiliar de cozinha em uma pousada e em um hotel. Formou-se em gastronomia após abandonar a faculdade de Fisioterapia.

Preferência: apesar de não ser vegetariana prefere buscar proteínas em outras fontes que não sejam animais.

Especialidade: comida natural, vegetariana e fusion food.

Define-se: simpática e apaixonada

O ‘Mais Você’ vai ao ar, de segunda a sexta-feira, após o ‘Globo Notícia’ e tem direção de Vivi De Marco e direção de núcleo de Boninho. O reality ‘Super Chef’ terá quatro diretores: Pedro Carvana, Creso Eduardo Macedo, Eduardo Aguilar e Claudia Machado. A edição ficará a cargo de Rodrigo Dourado, que já tem em seu currículo edições do BBB.




Troca de pais em programa da Record

O Troca de Família já iniciou as gravações de sua terceira temporada. A novidade é que nesta edição haverá uma troca de pais, ou seja, serão eles que vão encarar o desafio de mudar de casa e de família por uma semana. O pai Jeová pertence a uma tradicional família de pescadores de Canoa Quebrada (CE).

A renda da família é pouca, mas todos são felizes e se sentem abençoados com a vida que levam. Todos são liberais e responsáveis, a prova de que é possível ser feliz com pouco. Já Milton é o patriarca da família de São Paulo. Ele tem perfil extremamente conservador e careta, ao contrário de sua esposa e filhos, que são modernos e liberais. Não há diálogo dentro de casa, há conflitos com seus filhos adolescentes e Milton e sua esposa Edna vivem uma crise no casamento.

Como Milton vai reagir ao chegar ao Ceará e ter que viver numa aldeia de pescadores? E Jeová, vai encarar a cidade grande? As gravações de Troca de Família seguem até dezembro. O programa tem previsão de estréia para 2009.

Nenhum comentário: