quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CINEMA DE ARTE



"PI" no Cineclube Vila das Artes


O fascinante "Pi", um filme de Darren Aronofsky (EUA), realizado de maneira independente em 1998, encerra a Mostra "O Preto e Branco na Fotografia Cinematográfica" do Cineclube Vila das Artes de setembro. O filme será exibido nesta quarta-feira, dia 24, na sala do auditório na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) a partir das 18h30min. A entrada é Franca.

"PI" é uma mistura de suspense, drama e ficção científica, com um roteiro mirabolante que mistura referências matemáticas a Leonardo DaVinci e Arquimedes com a Torá (a Bíblia judaica), a Bolsa de Valores, conspirações, perseguições e até a Arca da Aliança, aquela que guarda os 10 Mandamentos que Deus entregou a Moisés. O filme ganhou vários prêmios entre os quais o Prêmio de Melhor Argumento Iniciante, Melhor Fotografia e Melhor Filme de Estréia no Independent Spirit Awards, ainda o Prêmio de Melhor Realizador - Drama no Sundance Film Festival e prêmio de Menção Especial no Málaga International Week of Fantastic Cinema. Após a exibição acontece um bate papo com professores, cineastas e pesquisadores convidados.

O cineclube Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, é uma das ações da Vila das Artes, com intuito de democratizar o acesso às produções de arte, formar platéia e senso crítico. Informações através do telefone (85) 3253-7052




O Preto e Branco na Fotografia Cinematográfica

Cineclube Vila das Artes apresenta a Mostra: filmes serão exibidos as quartas-feiras de setembro no Teatro Antonieta Noronha


A essência estética da qual o cinema nasceu num retrato em preto e branco é foco da Mostra "O Preto e Branco na Fotografia Cinematográfica" do Cineclube Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, neste mês de setembro. Os filmes serão exibidos as quartas-feiras a partir das 18h30min, no teatro Antonieta Noronha da Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro). Após haverá debate com fotógrafos, pesquisadores, cineastas e professores. A entrada é franca.

Os filmes selecionados passeiam pelas nuances poéticas e fotográficas aos jogos de matizes. Abrindo a Mostra, nesta quarta-feira, dia 3, o filme "Lua de Papel", de Peter Bogdanovich. O filme em branco e preto foi realizado em 1973, quando as cores estavam em alta no circuito cinematográfico. Contudo, para Bogdanovich as cores não eram necessárias, pois essa história exige atenção exclusiva ao enredo. "Lua de Papel" é uma adaptação do livro Addie Pray do escritor Joe David Brown. Além de ser uma comédia politicamente incorreta, possui todos os elementos de um road movie. O roteirista Peter Bogdanovich conduz nas estradas o crescimento do amor entre pai e filha, os golpes e as dificuldades da depressão no meio oeste dos Estados Unidos.

No dia 10 o clássico do cinema noir francês "As Diabólicas", do célebre cineasta Henri-Georges Clouzot. Produzido nos meados dos anos 50, o filme causou um verdadeiro frenesi no público, chegando a tornar-se um cult instantâneo. No filme a esposa e a amante de um tirânico professor se unem para matá-lo. Ele é drogado, afogado em uma banheira e jogado na piscina. Um crime perfeito. Aparentemente. Porém, seu corpo desaparece. "As Diabólicas" destaca-se pela maravilhosa fotografia em preto-e-branco de Armand Thirard.

Outro filme que marca o cinema em preto e branco é o cult-movie dos anos 80 "Daunbailó", de Jim Jarmusch, no dia 17. Considerado uma obra-prima, do cinema independente americano, beira o surrealismo. Uma crítica ao modo de vida norte-americano, Daunbailó apresenta a história de Zack (Tom Waits, que também assina a trilha sonora) e Jack (John Lurie), presos por crimes que não cometeram. Os dois dividem a mesma cela numa prisão de New Orleans. A rotina é quebrada com a chegada do italiano tagarela Bob (Roberto Benigni).

Encerrando a Mostra, no dia 24, o fascinante "Pi", de Darren Aronofsky, realizado de maneira independente em 1998. Uma mistura de suspense, drama e ficção científica, com um roteiro mirabolante que mistura referências matemáticas a Leonardo DaVinci e Arquimedes com a Torá (a Bíblia judaica), a Bolsa de Valores, conspirações, perseguições e até a Arca da Aliança, aquela que guarda os 10 Mandamentos que Deus entregou a Moisés.

Serviço:
Cineclube Vila das Artes: Mostra "O Preto e Branco na Fotografia Cinematográfica"
Dias: Todas as quartas-feiras de setembro (3,10,17,24)
Horário: 18h30min.
Local: Teatro Antonieta Noronha (Secultfor) – Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro.
Grátis.




Continua maratona de filmes da Mostra 80H

Nesta terça-feira, dia 23, termina a exibição de filmes com uma palestra sobre cineclubismo no Brasil, com João Baptista Pimentel, do Conselho Nacional de Cineclubismo.



Apaixonados por cinema, histórias, documentários, ficção ou insones podem acompanhar até amanhã, dia 23, a Mostra 80H que desde as onze horas de sábado exibe sem parar uma programação diversificada de filmes e vídeos nacionais. A Vila das Artes encerra sua programação com uma palestra sobre cineclubismo no Brasil. O convidado é João Baptista Pimentel Neto, presidente da Federação Paulista de Cineclubes e Secretário Geral do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, o qual substitui o presidente do Conselho, Claudino de Jesus, que por motivos de saúde não pode comparecer. A palestra acontecerá gratuitamente, ás 20h, nesta terça-feira, no auditório da Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, esquina com a Meton de Alencar, no Centro).

Além de fazer parte da programação de inauguração do primeiro bloco "casa das escolas" da Vila das Artes, a mostra é concebida em alusão aos 80 anos de cineclubismo no Brasil. Nascidos nos anos 20, os cineclubes se vinculam a uma concepção democrática de acesso a obra audiovisual.



Os filmes da mostra estão em exibição na Vila das Artes até às 19h desta terça-feira, (programação abaixo), com entrada franca e reúne diversos filmes e vídeos nacionais de vários gêneros. Composta de curadorias diversas como a Associação Cearense de Cinema e Vídeo (ACCV) a ONG Aldeia, GIA, o Concine - Conselho de Cinema Cearense o Sesc Fortaleza, a Casa de Cinema de Porto Alegre, a Rede Olhar Brasil do Ministério da Cultura, CineCeará, Festival Nóia, ForRainbow, Encine, e os Cineclubes Cine Brincadeiras e Paramotoquinha, formados através do curso do Pontos de Corte da Vila das Artes. Atrações à parte, os longas-metragens Calabar, de Hermano Figueiredo, de Alagoas e Anjo Preto, de Gui Castor -exibido hoje ás 20h40 (foto) - são lançados em primeira mão.



A Vila das Artes é lugar de formação, produção, difusão e reflexão em torno das diversas linguagens artísticas. É um equipamento cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).



Serviço: palestra sobre cineclubismo no Brasil – Rua 24 de Maio, 1221, com Meton de Alencar - Centro. Dia 23, às 20h. Grátis. Mais informações com Katia Karan, assessora de comunicação da Vila das Artes-Secretaria de Cultura de Fortaleza: (85) 3105-1402 (85) 8899-8705





PROGRAMAÇÃO



Dia 22 de setembro (segunda-feira)

19h30 - Curta Brasil

Curtas: Ave Maria Mãe dos Oprimidos/ O Velho o Mar e o Lago/ Eletrodoméstica/ Libertária/ Alvares de Oliveira - a voz das doze e cinco

20h50- CineCeará 3

Vídeos: O meio do Mundo/Vibra Call/ Manual para Atropelar Cachorro/ O Caderno Rosa de Lori Lamby

21h40 - Lançamento – Filme : Anjo Preto, de Gui Castor

23h15 – O Céu de Suely, de Karin Ainouz

24h50 – Diversidade Suxual

Lady Christiny/ Saudades de Andréa/ O Armário/ Também sou teu povo/ Danae



Dia 23 de setembro (terça-feira)

Continuação programação Diversidade Sexual

Vídeos: Parada/ Acorda!/Desejos Iguais/ Para: Macedônio/ O Diário Aberto de R./Amanda e Monick/ Café com Leite/ Alguma Coisa



3h30 - Vídeo Clips

69% Love/ And So On / 2suzz/ ny dezice/ concientes do sistema – a história / pingo de fortaleza – filho / n. i.t. s. – fracasso da humanidade/ Cidadão Instigado.

5h - Ambiental

Curtas: Cartas Verdes/ Sertão Vivo/ Vira Mar/ Verdes Matas/ Água Bruta



6h30 – Encine

Curtas: Amigo do Pobre Conhecido do Rico/ Riacho Maceió/ Babau/ O Menino e O Azul/ Enquanto Isso em Marte/ Primeiro Minuto/ Silêncio e Paz/



7h – Programa Nóia

Vídeos: O Sapo/ Amigo do Pobre Conhecido do Rico/ Flores no Mar/ O Brilho dos Meus Olhos/ Outono/ Projeto Sal Grosso VI/ O Retorno da Lua/

9h -Mostra Social - ONG Aldeia

Vídeos: Ilha das Flores/ Esta não é a sua Vida /Veja Bem /Inclusão Digital / Os que Trazem o Peixe/É Dia

10h15 -Vídeo dança - Escola de dança

13h15 – Mostra Sesc Criança

Historietas Assombradas/ Paisagem de Meninos/ Kiriku e a Feiticeira/A onda - Festa na Pororca/ Caçadores de Saci.



15h20 - Mostra Curta Brasil

Táxi para Devaneio/ Senhoras/ Boca a Boca/ Sanduíche/ Ângelo Anda Sumido



16h40 – Mostra Curta Ceará

Vídeos: Iracema Plaza Hotel/ Uma Folha que Cai/ EnCantos? Enquandros/ Dos Restos e das Solidões/ Catadores/ Vestígio/ Uma pescadora rara no litoral do Ceará/ Rio Vivo/Riso das Flores/ Canoa veloz




3ª. MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS

Com início em 6 de outubro, festival acontece em 12 capitais brasileiras, com entrada franca

Entre os dias 6 de outubro e 6 de novembro 12 capitais brasileiras recebem a 3ª. Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, evento dedicado a obras audiovisuais que abordam questões referentes aos direitos humanos, produzidas recentemente nos países sul-americanos.

Pela primeira vez a escolha dos filmes contemporâneos também é feita por meio de convocatória, diferentemente das edições anteriores, em que exclusivamente os filmes recebiam convite da curadoria.

Ao todo foram inscritos 182 trabalhos, de 11 países e de 12 estados brasileiros, que foram vistos pelo curador do evento, o cineasta e produtor cultural Francisco Cesar Filho, e escolhidos 11 destes.

No ano em que se comemoram os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, a programação do evento tem uma Seção Contemporânea, uma Retrospectiva Histórica, homenagem e encontros, que percorrerão as cidades de São Paulo (6 a 12/10), Curitiba (7 a 15/10), Salvador (10 a 16/10), Fortaleza (13 a 19/10), Brasília (13 a 19/10), Teresina (14 a 19/10), Rio de Janeiro (13 a 19/10), Recife (20 a 26/10), Porto Alegre (21 a 27/10), Belém (22/10 a 2/11), Belo Horizonte (27/10 a 2/11) e Goiânia (31/10 a 6/11). As sessões são gratuitas.

A 3ª. Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e do Sesc São Paulo, e conta com o patrocínio da Petrobras.

O site oficial do evento é www.cinedireitoshumanos.org.br

Nenhum comentário: