quarta-feira, 3 de setembro de 2008

EXPOSIÇÕES - ARTES PLÁSTICAS

MAC recebe coleção de Arte Pop do museu espanhol IVAM

O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar expõe a coleção de Arte Pop do Instituto Valenciano de Arte Moderna, da Espanha. A mostra abre dia 29 de setembro

A exposição “Arte Pop na Coleção do IVAM” exibe sessenta obras de artistas renomados em todo o mundo. As obras compõem o acervo da coleção de Arte Pop do do Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), na Espanha. Com essa mostra, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura se insere no circuito nacional de grandes mostras, sendo o Ceará ponto de partida, no Brasil, na itinerância de exposições internacionais.

O acervo de arte pop do IVAM é um dos mais importantes da Europa. A coleção reúne um número diverso de aspectos desse gênero artístico, com nomes que muito contribuíram para a arte pop européia. A coleção propõe um olhar ampliado sobre a linguagem e a presença do seu legado na criação contemporânea mais recente. Seu enfoque se centra naqueles artistas que influenciaram o desenvolvimento da criação de vanguarda na Espanha, incluindo a importante contribuição realizada pelos próprios artistas espanhóis a essa tendência.

Estarão expostas obras de Richard Hamilton, Yves Klein, Jasper Johns, Robert Rauschenberg, Gerhard Richter, Jonh Chamberlain, Claes Oldenburg, Sigmar Polke, James Rosenquist, Cindy Sherman, Richard Prince, John Baldessari, Equipo Crônica (acervo de pinturas, serigrafias, colagens, linóleos e esculturas do trio de espanhóis Juan Toledo, Manolo Valdés e Rafael Solbes), Sigmar Polke e Eduardo Arroyo, entre outros . Releituras críticas e bem-humoradas de obras célebres de artistas como o cubista Pablo Picasso e o pop Andy Warhol, agregadas a elementos gráficos contemporâneos - de histórias em quadrinhos a cenas de cinema - poderão ser conferidas na mostra.

Figuras macabras, máscaras e elementos ligados à morte pontuam vários dos quadros, trazendo uma acidez que reforça a crítica. É importante lembrar que a maioria das obras foram produzidas em plena ditadura de Francisco Franco (1892-1975), o que confere à arte pop espanhola características diversas das de sua vertente norte-americana.

A exposição compõe a grade de eventos do projeto Dragão do Mar em Cores Vivas – 10 Anos de Paixão pela Arte e Cultura. O projeto inicia as comemorações do décimo aniversário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a acontecer em 2009, realizando uma série de ações nas áreas da música, teatro, artes plásticas, dança, e ainda ações relacionadas à infraestrutura e à comunicação visual.

Instituto Valenciano de Arte Moderna

O IVAM é um museu consagrado às artes modernas, sendo o edifício um tributo em si. O museu alberga o Centro Júlio González, aberto em 1989, e a Sala da Muralha, aberta em 1991. Tem várias exposições fixas de grande qualidade, além de mostras temporárias; é um dos melhores museus de arte moderna de Espanha.

Serviço: Arte Pop na Coleção do IVAM, de 29 de setembro a 16 de outubro, às 18h30, no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar. Visitas de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até 18h30). De sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até 20h30). Entrada franca. Outras informações: 85. 3488.8600




A artista húngara, Zsuzsa Dárdai expõe no MAC

“Vida na não-vida - paradoxos na relação entre artes e ciências naturais”


O projeto Sala Experimental, do Museu de Arte Contemporânea, no Dragão do Mar, mostra o avanço tecnológico desses tempos e um estudo da relação entre arte e natureza, por meio da arte de Zsuzsa Dárdai. A mostra “Vida na não-vida - paradoxos na relação entre artes e ciências naturais”, fica em cartaz no MAC, de 21 de setembro a 26 de outubro

Há aproximadamente oito anos Zsuzsa Dárdai estuda a sincronia entre imagens naturais e artificiais (sinais e fenômenos visuais), projetando a admiração abstrata da criação através das mídias eletrônicas. Tudo começou quando se deparou com cristais de dendrito - espécie de fóssil vegetal que cresce da mesma maneira que as plantas. Ali nasceu o interesse pelos mistérios da natureza e a vontade de relacioná-los com o universo artístico.

“Onde está a fronteira entre as formas vivas e as formas não-vivas da realidade natural?” Movida por esse e outros questionamentos a artista se empenha em pesquisas e constrói a sua arte em uma ponte que liga os encantos da natureza às possibilidades da criação. Assim, a observação e o estudo são sucedidos pela fotografia e pela manipulação digital - numa relação respeitosa entre artista e objeto observado. “Durante a manipulação digital das formas desses pedaços de pedra, tive bastante cuidado para não prejudicar, com minha atividade artística, a criativa e genial originalidade dos mesmos”, explica Dárdai.
A inspiração das obras surge das mais inusitadas manifestações da natureza. A vida curta que resta às cigarras após sua metamorfose ou as formas peculiares ( parecidas com árvores e outras plantas) que surgem nas rochas devido a solidificação de óxidos de ferro ou manganês. A exposição reúne 24 fotografias manipuladas, todas enviadas por e-mail (sem perda de qualidade técnica, estética ou conceitual).

Serviço: Vida na não-vida - paradoxos na relação entre artes e ciências naturais, abertura dia 21 de setembro às 17 horas, no MAC. A exposição segue até o dia 26 de outubro. O funcionamento é de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e de sexta a domingo das 14h às 21h (acesso até às 20h30). A entrada é gratuita. Outras informações: 85. 3488-8624.




Novas exposições no Centro Cultural BNB

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abre nesta terça, às 19 horas, duas exposições de artes visuais: a coletiva “3 + 2”, reunindo os paulistas Antônio Ewbank, Chico Togni e Yuk Hori, o carioca radicado em São Paulo, Marcelo Berg, e o cearense Nivardo Victoriano; e a individual “As Meninas”, com a artista paraibana Margarete Aurélio, e curadoria de Dyógenes Chaves. Gratuitas ao público, as duas exposições ficam em cartaz até 16 de outubro deste ano.

Na dinâmica do processo criativo da exposição “3 + 2”, o objeto cotidiano perde sua utilidade para assumir outras funções. Os trabalhos que compõem esta mostra explicitam essa relação em duas frentes.

No primeiro conjunto de trabalhos, Antônio Ewbank, Chico Togni e Marcelo Berg subvertem as funções de cada objeto, cerceando qualquer possibilidade de uso normal, gerando um uso absurdo, ou não-uso, em caixas para transporte de animais claramente inúteis, a subversão de aparatos urbanos, ou um espaço arquitetônico minimamente delimitado.

Já Nivardo Victoriano e Yuk Hori expandem o tempo do uso comum para uma percepção também deslocada do cotidiano, com um par de sapatos perdendo sua função e gerando apreensão do texto no espaço ou um eclipse do Sol espantosamente longo.

Crianças é o tema predileto da artista paraibana Margarete Aurélio, que mostra na exposição “As Meninas” um conjunto de desenhos realizados a partir de suas visitas ao Sítio Tungão, nos arredores do município de Monteiro, no Cariri Paraibano. Ela não imaginava que as intermitentes viagens lhe criassem certa afeição pelas pessoas do lugar (em especial, as crianças). Nessa mostra individual, a desenhista procura revelar a pessoa humana por meio de seus gestos e olhares.



Dragão do Mar antecipa os 80 anos de Sérvulo Esmeraldo


Uma exposição abrangente da obra do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (Crato, 1929), ocupará o centro cultural, de 30 de setembro a 16 de novembro. Algumas das obras foram construídas especialmente para a mostra

Sérvulo Esmeraldo comemora aniversário em fevereiro do ano que vem. São 80 anos bem pintados, já que o artista começou ainda criança copiando figuras das revistas Manchete e O Cruzeiro. Rechearam a sua infância desenhos, pinturas, bonecos de argila e até pequenas invenções, parte das brincadeiras do menino esperto do Crato. Um indício do que estava por vir. As criações infantis experimentadas no interior, o contato com as xilogravuras em Fortaleza, a arquitetura em São Paulo, uma exposição individual no Museu de Arte Moderna (MAM - SP), já em 1957, a bolsa de estudo em Paris e uma arte conhecida internacionalmente. Como ápice dessa trajetória podemos citar a repercussão - de deixar boquiaberta a crítica mundial - dos "Excitables", quadros movidos a eletricidade estática. Esses, apesar de muito falados e admirados, nunca foram exibidos no Ceará. Eis a chance.

Com curadoria de Dodora Guimarães, companheira e pesquisadora da obra do artista há 28 anos, a exposição Sérvulo Esmeraldo por Mota Machado reúne trabalhos bidimensionais e tridimensionais em diferentes técnicas e materiais, esculturas, gravuras e relevos recentes. São mais de 100 obras - incluindo algumas inéditas - daquele que está no seleto grupo de artistas brasileiros de maior projeção internacional. Entre as obras construídas especialmente para a exposição, destaque para “Pirâmides”, uma escultura de 6m de altura, composta por três elementos e que estará em plena Praça Verde pronta para a ocupação. Afinal, trata-se de uma escultura feita para ser habitada, segundo palavras da própria curadora. Por toda a exposição confirmam presença o rigor geométrico-construtivo e o minimalismo, ambos pontos fortes do reconhecimento merecido do artista.

Sérvulo Esmeraldo passeia com elegância pela gravura, escultura, pela arte cinética e, graças a ele, a cidade de Fortaleza respira privilegiada: são 40 obras públicas com a assinatura do artista espalhadas pela cidade. Entre elas, destacam-se o “Monumento ao Esgotamento Sanitário” (1977) e o “Monumento ao Jangadeiro” (1992). Em 80 anos de vida, um valioso caminho artístico. E parte dele, trabalhos dos últimos 40 anos, estará aberto ao público no CDMAC.

As obras estarão expostas no Memorial da Cultura Cearense, Museu de Arte Contemporânea, Praça Verde e hall da Livro Técnico.

Serviço: Sérvulo Esmeraldo por Mota Machado, abertura dia 30 de setembro, às 19 horas. A exposição segue até o dia 16 de novembro. No Memorial da Cultura Cearense o funcionamento é de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e de sexta a domingo das 14h às 21h (acesso até às 20h30). Ingressos: R$ 2,00 / R$ 1,00. Aos domingos a entrada é franca. Outras informações: 85. 3488-8621. No Museu de Arte Contemporânea a entrada é gratuita e o funcionamento segue o mesmo horário do Memorial.


59º Salão de Abril adiado novamente

A mais tradicional mostra de artes visuais de Fortaleza acontecerá entre os dias 14 de outubro e 23 de novembro

O 59º Salão de Abril está com um novo calendário de realização. A mais tradicional mostra de artes visuais de Fortaleza acontecerá entre os dias 14 de outubro e 23 de novembro, no Centro de Referência do Professor e nos terminais de ônibus do Siqueira e do Papicu.

Com o tema “Arte: Desejo e Resistência”, o Salão de Abril é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O novo calendário não altera o resultado do processo de seleção do Salão de Abril, que, este ano, contou com 461 trabalhos inscritos, dos quais 45 foram selecionados, advindos de diversas regiões do País. Com isso, o evento mantém seu caráter nacional, iniciado na edição passada. Cada artista selecionado será agraciado com R$ 1.500 (Hum Mil e Quinhentos Reais).

Os estados com o maior número de participantes são Ceará (21) e São Paulo (11), seguidos por Rio Grande do Sul (03), Minas Gerais (03), Paraná (03), Santa Catarina (01), Mato Grosso do Sul (01), Pernambuco (01) e Rio de Janeiro (01). Entre as obras, desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte. A curadoria geral do evento está sob a responsabilidade de Maíra Ortíns, que também está à frente da comissão organizadora do Salão. Participaram ainda da comissão julgadora e da curadoria conceitual os artistas Ricardo Resende, Andrés Hernández e Siegbert Franklin.

A principal inovação do 59º Salão de Abril está em sua simultânea realização no Centro de Referência do Professor e nos terminais de ônibus do Papicu e do Siqueira. A idéia é democratizar e facilitar o acesso da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, à produção artística contemporânea de Fortaleza e do restante do Brasil, instituindo novos espaços para fruição artística inseridos em lugares de intenso fluxo urbano, dentro de um circuito cultural descentralizado.

A exposição se propõe a apresentar uma mostra da produção contemporânea das artes visuais do Brasil, em suas variadas vertentes, assim como afirmar a política pública municipal voltada para as artes visuais que contemple uma perspectiva sistêmica e integradora da sociedade.



SHOPPING BENFICA REALIZA EXPOSIÇÃO PINTANDO O 7 COM PORTINARI & CORES DE MONET

O Shopping Benfica abriu com um coquetel de lançamento no dia 05 de setembro, às 19h, no mall do shopping, em frente à Galeria BenficArte no 2º piso, as Exposições: “Pintando o 7 com Portinari” & “As Cores Mágicas de Monet” dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio 7 de Setembro”

São 169 trabalhos pintados com têmpera (tinta guache) sobre tela das obras de Portinari, 170 obras de Monet com têmpera sobre papel arte , e por fim 33 obras de Monet pintadas com lápis grafite preto sobre papel arte.

O Shopping Benfica, que apóia a cultura e educação pela arte, em parceria com o Colégio 7 de Setembro tem como objetivo estimular e valorizar o trabalho desses alunos. As obras são releituras dos grandes pintores Cândido Prtinari e Claude Monet os quais, cada um em seu estilo, deixaram-nos um legado que exemplifica o que torna única o ser humano: a capacidade de expressar-se esteticamente.

As exposições ficarão em cartaz até o dia 30 de setembro e poderá ser visita gratuitamente, das 10 às 29h, na Galeria BenficArte, localizada no 2º piso do Shopping Benfica.

As exposições tem curadoria de João Jorge Melo.




Em cartaz:


"Desenhos"

O Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS/CE, equipamento cultural ligado à Secult, sedia a exposição "Desenhos", de Campelo Costa. São 50 desenhos a lápis, um registro poético que traz a exuberância da arquitetura sobralense. A exposição faz parte das comemorações dos 235 anos de Sobral, completados em julho último, e fica aberta ao público no horário de visitação do MIS/CE, de segunda a sexta, das 8h às 17h – Barão de Studart, 410, Meireles. Informações: (85) 3101- 1206. Até 18 de setembro


"Cariri Revisitado"

A exposição "Cariri Revisitado" está em cartaz no Memorial da Cultura Cearense. A exposição mostra a cultura popular de Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Crato sob olhar do fotógrafo Dick Welton. Visitas de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e de sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até às 20h30). O ingresso custa R$2 a inteira e R$1 a meia. Aos domingos a entrada é franca. Outras informações: (85) 3488-8621. Até 21 de setembro

Nenhum comentário: