quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CINEMA CEARÁ

NÓIA ITINERANTE INICIA ATIVIDADES COM EXIBIÇÃO DE VÍDEOS NO MIS

O Nóia é um espaço destinado à divulgação da produção audiovisual realizada por unversitários de todo o Brasil. Este ano, as mostras do Nóia acontecem de 28 de outubro a 01 de novembro. Vale ver!

De filmes no celular à bandas universitárias, passando por tudo aquilo que a câmera fotográfica e a imaginação são capazes de enquadrar, o festival está atento para todos os sons e imagens que podem surgir nos campi.

Sendo assim, os amantes do cinema universitário terão a oportunidade de conferir, na próxima quinta (18), às 9h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), curtas-metragens participantes da edição 2007 do NÓIA – Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário. A Mostra faz parte do projeto “NÓIA Pé na Estrada – Itinerâncias do Festival”, que tem como objetivo exibir, em diversos espaços da cidade de Fortaleza, produções que se destacaram no Festival e, assim, possibilitar a democratização do acesso ao cinema nacional em curta-metragem.

Após a exibição, acontece debate com profissionais locais sobre a realidade da produção cinematográfica universitária.


NÓIA Pé na Estrada – Itinerâncias do Festival
dia 18 de Setembro (quinta-feira) às 9h
no Museu da Imagem e do Som - MIS (Av. Barão de Studart, 410, Meireles)
info: (85)3474-2174 ou noia_festival@yahoo.com.br e festivalnoia.com




BEZERRA DE MENEZES: DIÁRIO DE UM ESPÍRITO

GRANDE PÚBLICO NO FINAL DE SEMANA DE ESTRÉIA

Filme teve média de 1200 pessoas por cópia

O filme Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito estreou com ótimo acolhimento do público, fazendo a melhor média do final de semana, 1200 pessoas por cópia. O resultado, considerado excelente, representa quase o dobro de público por cópia em relação ao segundo colocado. No total, foram 50.000 espectadores. Bezerra de Menezes foi lançado em diversas cidades do Brasil no dia do aniversário do cearense que dá nome ao filme e é considerado médico dos pobres. O longa, dirigido por Glauber Filho e Joe Pimentel, tem no elenco Lúcio Mauro, Caio Blat, Paulo Goulart Filho, Nanda Costa.

Em Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito, o universo do sertão permeia a trama no início do filme, na qual Bezerra de Menezes vive a infância e a adolescência. Aos dezoito anos, o protagonista inicia no Rio de Janeiro seus estudos de Medicina. Lá, elegeu-se vereador e deputado em várias legislaturas e defendeu as idéias abolicionistas. Mas, o que lhe trouxe o maior reconhecimento de seu povo foi o trabalho anônimo realizado em prol dos desfavorecidos. Por conta disso, ficou conhecido como o “Médico dos Pobres”. Seja como político devotado às causas humanitárias ou como médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta, Bezerra de Menezes tornou-se um exemplo de homem e escreveu uma história de vida marcada pelo amor e pela caridade.

O filme, distribuído pela FOX Film do Brasil, é uma produção da Trio Filmes, com realização da ONG Estação da Luz


Inscrições para o Festival Nóia

Você tem banda? gosta de fotografar? adora fazer filme? você tem que estar no Nóia - Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário. Mostras de Música, Fotografia e Cinema estão na programação desta sétima edição do Nóia. Como é? vai ficar de fora?!


O Nóia é um espaço destinado à divulgação da produção audiovisual realizada por unversitários de todo o Brasil.

Asssim, de filmes no celular à bandas universitárias, passando por tudo aquilo que a câmera fotográfica e a imaginação são capazes de enquadrar, o festival está atento para todos os sons e imagens que podem surgir nos campi.

A edição 2008 acontece em Outubro e as inscrições seguem até o dia 13 de setembro. Os regulamentos completos estão disponíveis para visualização no site oficial do Festival: festivalnoia.com.


Forma de participação:

1° NÓIA EQUALIZE – Mostra Cearense de Bandas Universitárias
poderão participar, de forma completamente gratuita, bandas universitárias de vários estilos, que tenham em sua formação, pelo menos, 2 (dois) integrantes universitários, que estejam matriculados em quaisquer cursos de Faculdades, Universidades e Centros Tecnológicos do Estado do Ceará

3ª Mostra Cearense de Fotografia Universitária
Poderão participar, de forma completamente gratuita, estudantes universitários que tenham como hobby, passatempo ou paixão, fotografar, não exercendo a atividade fotográfica como profissão.

7ª Mostra Nacional de Cinema e Vídeo Universitário
Poderão participar, de forma completamente gratuita, universitários realizadores de curtas-metragens, devidamente matriculados em quaisquer Faculdades, Universidades e Centros Tecnológicos do Brasil;

Além do diretor do curta-metragem, é necessário que mais um membro da equipe seja universitário;

O diretor do curta-metragem e o outro membro da equipe deverão estar devidamente matriculados numa instituição de ensino, ou ter se formado no primeiro semestre desse ano (entre janeiro e agosto de 2008);

O restante da equipe poderá não estar vinculada a uma instituição de ensino superior.


Esse ano, o Nóia completa sete anos e acontece, em outubro, no Cine São Luís e em outros espaços culturais de Fortaleza/CE. Participe!



VII Nóia - Festival Brasileiro de Audiovisual Universitário
de 28 de Outubro a 01 de Novembro de 2008
A inscrição para todas as Mostras deve ser realizada até o dia 13 de setembro de 2008
entrada franca
info: (85)3474-2174 ou noia_festival@yahoo.com.br e festivalnoia.com

Nenhum comentário: