quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CINEMA NACIONAL




CASA DA MÃE JOANA É O FILME MAIS VISTO DURANTE A SEMANA

Público acumulado de segunda à quinta-feira colocam a comédia de Hugo Carvana no topo das bilheterias



As confusões de quatro malandros que não querem trabalhar e aprontam as mais engraçadas situações dentro de um apartamento em Copacabana, chamaram a atenção do público brasileiro durante a semana. A comédia nacional Casa da Mãe Joana, foi o filme mais visto de segunda-feira (22) à quinta-feira (25). Foram 57.477* espectadores neste período, ficando a frente de Mamma Mia! (49.901*) e Ensaio Sobre a Cegueira (47.751*).

“Estes números comprovam o potencial do cinema nacional, principalmente para a comédia e o entretenimento”, constata a diretora de marketing da Imagem Filmes, Maria Rosa Sandoval, “É nosso cinema mostrando que, há sim, público para seus filmes”, conclui Maria Rosa.

Em Casa da Mãe Joana, quatro amigos que só pensam em curtir a vida, com grandes farras, lindas mulheres e bebidas. Mas um belo dia, eles são surpreendidos com uma notícia nada agradável, uma ação de despejo. Sem nenhuma solução imediata a turma é obrigada a pensar naquilo que mais abominam: trabalhar! A confusão está formada quando cada um busca um meio fácil de conseguir dinheiro, com o mínimo de esforço. Os dias se passam as confusões hilárias aumentam e o dinheiro não aparece...será que a situação vai piorar?



Banco do Brasil apresenta mostra de filmes com José Dumont


CCBB Itinerante traz a mostra “José Dumont: O Homem que Virou Cinema!” com nove filmes do ator. No dia 02 (quinta-feira), José Dumont participa de debate na Unifor


O Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, em comemoração aos 200 anos do BB, apresenta em Fortaleza, entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, na Unifor, a mostra “José Dumont: O Homem que Virou Cinema!”, composta de nove filmes do ator José Dumont. A trajetória de carreira do intérprete transita por diferentes fases do cinema brasileiro e por filmes de diretores com estilos distintos.

A programação contempla desde filmes dos anos 70/80, como Tudo Bem, de Arnaldo Jabor, Coronel Delmiro Gouveia, de Geraldo Sarno, O Homem que Virou Suco, de João Batista de Andrade, A Hora da Estrela, de Susana Amaral, e Minas Texas, de Carlos Alberto Prates Correa, até obras mais recentes, como Abril Despedaçado, de Walter Salles, Árido Movie, de Lírio Ferreira, Os Narradores de Javé, de Eliane Caffé, e Os 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira.

Esses 30 anos de profissão cobertos pela programação é sinal da longevidade e da atividade ainda intensa de Dumont. Desde os prêmios nos festivais de Gramado e Brasília de 1981 por O Homem que Virou Suco, no qual vive as agruras de um nordestino em conflitante esforço de adaptação em São Paulo, o ator teve as portas dos sets de filmagem abertas, tornando um dos rostos mais presentes e mais expressivos da produção brasileira dos muitos anos seguintes.

No dia 2 de outubro (quinta-feira), às 20h, após a sessão de Narradores de Javé, de Eliana Caffé, haverá um debate com o ator, que estará acompanhado dos cineastas cearenses Rosemberg Cariry e Ivo Lopes Araújo.

O CCBB Itinerante também traz a Fortaleza atrações de outras áreas culturais. No dia 2 de outubro, Antonio Abujamra protagoniza o monólogo cômico A Voz do Provocador, no Teatro Celina Queiroz, e volta ao palco na noite seguinte, no mesmo local, para comandar Provocações, baseado em seu programa de entrevistas na TV Cultura, com direitos a manifestações poéticas e políticas.

De 30 de setembro a 3 de outubro, acontece a oficina Foto em Pauta, na Unifor, com aulas práticas e teóricas do professor e fotógrafo Eugenio Sávio. As inscrições devem ser feitas no endereço www.fotoempauta.com.br.

Nos dias 2 e 3 de outubro, é a vez das oficinas literárias Escritores Brasileiros, que serão realizadas na Universidade Federal do Ceará Na noite de abertura, doutora em Letras e Lingüística e professora da PUC_RJ Eliana Yunes fará palestra sobre leitura e literatura e a atriz Cássia Kiss lerá trechos de obras de Raquel de Queiroz. No dia 3, serão realizadas, também na Universidade Federal do Ceará, oficinas com as professoras Eliana Yunes e Lídia Cavalcanti, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará.


Sobre o ator

José Dumont foi premiado três vezes com o Kikito de Melhor Ator, em Gramado, três vezes vencedor do Candango, no Festival de Brasília, escolhido melhor ator em 1999, pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte, e premiado também em Havana, Miami, Recife e Rio de Janeiro. José Dumont é um sucesso indiscutível. O ator consegue transitar com grande criatividade e talento entre os mais diversos perfis de personagens.

Filho de Severino e Maria Porpino, nascido em Belém do Caiçara, no sertão da Paraíba, José Dumont foi criado pelo avô. Aprendeu a ler sozinho, a partir do cordel. O primeiro palco do futuro ator foi a casa do avô. Logo começou a ler novenas e o Novo Testamento para os vizinhos.

Mudou-se para São Paulo na juventude e trabalhou na Fábrica Progresso, nos Correios e numa fábrica de moinhos. Descobriu a arte de representar, aos 25 anos de idade, quando se envolveu numa peça de Eduardo Campos, dirigida por Haroldo Serra, que falava da periferia de Fortaleza, O Morro do Ouro.

O cinema viria pelas mãos de Zelito Viana. Após acompanhar um especial para TV escrito por Gianfrancesco Guarnieri, o cineasta resolveu chamar José Dumont para estrelar, ao lado de Jofre Soares e Stênio Garcia, o filme Morte e Vida Severina. O ator tinha então 27 anos e mudava-se para o Rio de Janeiro, onde acreditava que conseguiria muito trabalho e sucesso.

Morou numa pensão no Catete e passou um ano difícil depois do filme de Zelito. Voltou a aparecer nas telas em participações pequenas como as de Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia de Hector Babenco, Se Segura Malandro de Hugo Carvana, e, depois, como Piauí no filme de Arnaldo Jabor, Tudo Bem. Este personagem rendeu a Dumont um inesquecível elogio de Paulo Gracindo: “Esse menino vai ser um dos maiores atores do Brasil”. Mais que elogio, a frase se revelou um prognóstico.

SERVIÇO:
José Dumont – O Homem que Virou Cinema!
Data: 30 de setembro a 03 de Outubro de 2008
Local: UNIFOR
Salas: B e C
Capacidade: 60 lugares cada sala (120 lugares)
Horário: sessões 16h, 18h e 20h.
Entrada Franca

Programação

SALA B





SALA C





Debate:



02/10 – 20h



Debatedores: José Dumont, Rosemberg Cariry e Ivo Lopes






"Última Parada - 174" vai disputar indicação ao Oscar

O filme "Última Parada - 174", de Bruno Barreto, será o representante brasileiro na corrida por uma das cinco indicações ao Oscar 2009 de melhor filme em língua estrangeira. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), no edifício Gustavo Capanema, sede da representação do Ministério da Cultura (MinC), no centro do Rio.

A comissão escolhida pela Secretaria do Audiovisual foi composta por seis jurados: Antonio Alfredo Torres Bandeira, Cleber Eduardo Miranda dos Santos, Silvia Maria Sachs Rabello, Maria Dora Genis Mourão, Giba Assis Brasil e Paulo Sérgio Almeida.

A comissão foi presidida pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin. O órgão recebeu inscrições de 14 filmes de longa-metragem, interessados em concorrer à 81ª Premiação Anual da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences - Oscar 2009.

Foram eles: "A Casa de Alice", de Chico Teixeira; "A Via Láctea", de Lina Chamie; "Chega de Saudade", de Laís Bodanski; "Era Uma Vez", de Breno Silveira; "Estômago", de Marcos Jorge; "Meu Nome Não É Johnny", de Mauro Lima; "Mutum", de Sandra Kogut; "Nossa Vida Não Cabe num Opala", de Reinaldo Pinheiro; "Olho de Boi", de Hermano Penna; "Onde andará Dulce Veiga?", de Guilherme de Almeida Prado; "O Passado", de Hector Babenco; "Os Desafinados", de Walter Lima Júnior; "O Signo da Cidade", de Carlos Alberto Riccelli; e "Última Parada - 174", de Bruno Barreto, o filme escolhido.

"Última Parada - 174" é um filme de ficção baseado na história real de um sobrevivente de uma chacina no Rio de Janeiro que anos mais tarde sequestra um ônibus na zona sul da cidade. A história foi contada no documentário "Ônibus 174", de José Padilha, diretor de "Tropa de Elite".



Cinema do Brasil anuncia projetos selecionados para o II Encontro de Produtores do Mercosul


Encontro estimula co-produções

Produtores da área Audiovisual do Mercado Comum Sul-americano participarão do Encontro de Co-produção, onde apresentarão projetos de filmes com potencial de realização conjunta.

Os projetos brasileiros selecionados para participar do encontro foram: A Fabulosa Jornada de João e Maria (Um Filmes), de Arnaldo Galvão; A Montanha (Três Mundos Produções), de Vicente Ferraz Gonçalves e Isabel Martine; As Aventuras do Avião Vermelho (Armazém de Imagens), de Frederico Pinto e José Maia; As Órfãs da Rainha (Persona Filmes), de Elza Cataldo; Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios (Drama Filmes), de Beto Brant; Fala Sério (Albatroz Cinema), de Augusto Seva; Juan e Janaína (Panda Filmes), de Beto Rodrigues e Marias de Joana Mariani (Primo Filmes) Princesa de Corfu - Histórias do Cais (A.F Cinema e Vídeo), de Alain Fresnot; e Perto do Céu (Araçá Azul Cinema e Vídeo), de Solange Lima.

O Programa Cinema do Brasil vai apoiar o II Encontro de Produtores do Mercosul, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 28 e 29 de setembro de 2008. O evento é uma ação do Ministério da Cultura/SAV, da Ancine, do RECAM - Reunión Especializada de Autoridades Cinematográficas y Audiovisuales del Mercosul e do Festival do Rio. Durante o evento, produtores da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru apresentarão os projetos selecionados de obras cinematográficas de longa-metragem.

Estão programados para o Encontro pitchings dos projetos selecionados em uma rodada de negócios e relacionamento entre todos os participantes.

Sobre o Programa Cinema do Brasil

Criado em 2006, o Programa Cinema do Brasil quer fortalecer o cinema nacional no exterior e também atrair novas oportunidades para o mercado brasileiro. Desenvolvido pelo Siaesp – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo em parceria à APEX Brasil - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o Ministério da Cultura, o Programa tem 120 produtoras associadas em todo o País.


NOTAS DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO


RESULTADO CINE BR
O Programa Cinema do Brasil anunciou a lista com os projetos brasileiros que serão apresentados no II Encontro de Produtores do Mercosul, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro. O evento é uma realização da Ancine, do Ministério da Cultura/SAV, da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM ) e do Festival do Rio. Veja os selecionados: www.ancine.gov.br/ .

FESTVÍDEO
Continuam abertas as inscrições para o 16º Festival de Vídeo de Teresina, que reúne anualmente produções locais, brasileiras e estrangeiras. O festival acontece de 1 a 6 de dezembro, na Casa da Cultura. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de outubro junto à Coordenação de Cinema e Vídeo. O 16º Festvídeo abrange as categorias Animação, Documentário, Experimental e Ficção, todos com duração máxima de 30 minutos. Regulamento, ficha de inscrição e outras informações: www.fcmc.pi.gov.br/.

ANCINE FECHA ACORDO
Firmado acordo de cooperação técnica entre Ancine e a Apex Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O objetivo é facilitar a troca de informações e resultados sobre as atividades audiovisuais desenvolvidas pelas duas Agências, possibilitando uma melhor gestão e uma análise mais detalhada a partir do acompanhamento do fomento às obras audiovisuais, co-produções e de outros negócios realizados. Outras informações: www.ancine.gov.br/ .

CINEMA GLOBAL
Uma oportunidade de pensar a experiência da globalização como memória, afeto e cotidiano, espaço de conflitos e diálogos, a partir de pontos de vista de diretores originários da África, China, França, México ou Brasil. A mostra Cinema Global, realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFPRJ, é uma prévia do Seminário Internacional Do Atlântico ao Pacifico: 200 anos da chegada da família real e 100 anos de migração japonesa, a se realizar de 17 a 19 de setembro. Programação e outras informações: www.forum.ufrj.br/.

FESTIVAIS

MÍDIAS MÓVEIS
Até 5 de setembro

Estão abertas as inscrições para o Vivo arte.mov - 3º Festival Internacional de Mídias Móveis, que acontece de 21 a 25 de novembro, em Belo Horizonte (MG), com realização de eventos em Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Além da Mostra Competitiva, aberta até 4 de outubro para obras audiovisuais brasileiras com duração de 20 segundos a três minutos, o Festival traz como novidade o Prêmio Especial Mídias Locativas, aberto para projetos inéditos que explorem as possibilidades criativas das mídias móveis. As inscrições para esse prêmio podem ser feitas até 5 de setembro. Regulamento, inscrições e outras informações: www.artemov.net/.

OSCAR 2009
Até 8 de setembro

Estão abertas, até 8 de setembro, as inscrições para a seleção de filmes de longa-metragem aptos a concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira na 81ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences - Oscar 2009. Podem participar da seleção filmes lançados entre os dias 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008. Uma Comissão de Seleção, organizada pelo Ministério da Cultura, escolherá o filme brasileiro a ser indicado pelo pais. O nome da produção escolhida será divulgada no dia 16 de setembro. Regulamento e outras informações: www.cultura.gov.br/.

UP TO 3
Até 10 de setembro

Abertas as inscrições para o UP TO 3 Brazilian Short Animation Exhibition Of Toronto. A mostra de filmes de animação, que acontece entre 6 e 9 de, novembro, no Canadá, durante o Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, está aberta para filmes de até 3 minutos voltados ao tema "Relacionamento". As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro. Inscrição e outras informações: www.upto3.ca/ .

JANELA INTERNACIONAL
Até 12 de setembro

Inscrições abertas para o festival Janela Internacional de Cinema do Recife. O evento, que acontece de 13 a 20 de novembro, fica com as inscrições abertas até 12 de setembro. Para a mostra competitiva serão selecionados curtas-metragens brasileiros e estrangeiros realizados a partir de 2006. Inscrições e outras informações:www.janeladecinema.com.br/ .

7º NÓIA
Até 13 de setembro

Prorrogadas, até 13 de setembro, as inscrições para o 7º Nóia - Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário, que acontece em Fortaleza (CE), de 28 de outubro a 1º de novembro. Podem participar alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino superior público e privado de todo o Brasil. Os estudantes universitários do Estado do Ceará, além das Mostra de Cinema e Vídeo, podem participar da Mostra Cearense de Fotografia Universitária e da Mostra Cearense de Bandas Universitárias. Inscrições e outras informações: www.festivalnoia.com.

VITÓRIA CINE VÍDEO
Até 19 de setembro

Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscrições para a mostra competitiva de curtas, médias e vídeos para o 15º Vitória Cine Vídeo, que acontece entre de 10 e 15 de novembro, em Vitória (ES). Serão aceitos vídeos e filmes em 16mm e 35mm (curtas e médias-metragens), com até 50 minutos de duração, finalizados a partir de 2007. Além da mostra competitiva, a programação do festival conta com o lançamento de longas-metragens inéditos na cidade, o projeto Cinema na Praia, o 9º Festivalzinho de Cinema entre outras atividades. Regulamento, inscrições e outras informações: www.vitoriacinevideo.com.br/.

BRASIL-PORTUGAL
Até 22 de setembro

Estão abertas, até 22 de setembro, as inscrição para o Edital de Co-Produção Brasil-Portugal 2008. Serão selecionados dois projetos de longa metragem, em regime de co-produção luso-brasileira, nos gêneros ficção, documentário ou animação, apresentados por empresa produtora brasileira na qualidade de co-produtora minoritária que detenha a titularidade de, no mínimo, 20% dos direitos patrimoniais da obra audiovisual. Cada um dos projetos selecionados receberá da Ancine o valor equivalente em reais a US$ 150 mil. A concessão do apoio financeiro estará condicionada à disponibilidade orçamentária da Agência. Regulamento e outras informações: www.ancine.gov.br/.

CINE GAIA
Até 22 de setembro

Estão abertas, até 22 de setembro, as inscrições para o Cine Gaia - 1º Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico (RJ), que será realizado de 31 de outubro a 9 de novembro. Serão selecionados filmes e vídeos que abordem a temática ambiental, sem restrições. Em sua primeira edição, o festival vem tomar parte das comemorações do Bicentenário do Jardim Botânico. Serão oferecidas ao público diversas atividades ligadas à conscientização ambiental. Todas as atividades e exibições serão gratuitas. Regulamento, formulário de inscrição e outras informações: www.cinegaia.org/.

FESTIVAL EM MURIAÉ
Até 27 de setembro

Estão abertas as inscrições para o 3º Festival de Cinema e Vídeo de Muriaé (MG). Os filmes e vídeos devem ser enviados até 27 de setembro para seleção das mostras ficção, documentário, animação, experimental e criança. Além das exibições diárias, o Festival vai realizar apresentações artísticas, oficinas, palestras e debates sobre produção audiovisual. Toda a programação terá acesso gratuito e aberto ao público. O evento acontece de 13 a 15 de novembro. Regulamento, inscrição e outras informações: www.faminas.edu.br/cinefestival/.

FESTIVAL DE CUSCO
Até 30 de setembro
Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Curta Metragem (Fenaco), que será realizado entre 13 e 15 de novembro, na cidade histórica de Cusco (Peru). Podem concorrer filmes com a duração até 30 minutos nas categorias ficção, documentário e animação. As inscrições podem ser realizadas atéo dia 30 de setembro. Regulamento, inscrições e outras informações: www.festivalcinecusco.com/.

CUCO II
Até 25 de outubro

Estão abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para o Festival Cuco II - Curta Cinema Online. O Festival de Cinema e Vídeo brasileiro este ano abre espaço para a categoria Animação. No total, serão cinco categorias premiadas: Cuco.Fic, Cuco.Doc, Cuco.B, Cuco.Art e Cuco.Anima. Regulamento, inscrições e outras informações: www.festivalcuco.blogspot.com/.

FESTIVAL DE TOULOUSE
Até 12 de janeiro de 2009

O Festival Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse convoca realizadores e produtores latino-americanos a inscreverem seus filmes (longas, médias e curtas-metragens) de ficção, documentários, ensaio e experimentais, para a seleção da 21ª edição do festival, que se realizará na cidade de Toulouse, França, de 20 a 29 de março 2009. As inscrições podem ser realizadas até 12 de janeiro de 2009. Regulamento, inscrições e outras informações: www.lacinemathequedetoulouse.com/.

VÍDEO INFANTIL
A partir de 1º de setembro

Com o objetivo de estimular a criação e difusão de vídeos realizados por crianças, com utilização de mídias móveis, acontece no Ceará, o I Festival BNB do Vídeo Infantil. O evento está aberto à participação de crianças de 6 a 12 anos, residentes na região metropolitana de Fortaleza. As inscrições acontecem entre os dias 1º e 30 de setembro. O tema do I Festival BNB do Vídeo Infantil é Minha Cidade, Meu Mundo. As mostras serão realizadas nos Centros Culturais do BNB, em Fortaleza, Sousa e Cariri. Regulamento, inscrição e outras informações: www.bnb.gov.br/.



Inscrições para o 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Termina no dia 30 de setembro, terça-feira, o prazo para inscrições da mostra competitiva do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece no período de 18 a 25 de novembro de 2008.



A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis na Coordenação do Festival, que fica na Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, e no site www.sc.df.gov.br. Somente poderão participar das Mostras Competitivas em 16mm e 35mm filmes brasileiros de longa, média ou curta metragem concluídos a partir de outubro de 2007, que concorrerão a R$ 410 mil em prêmios nas diversas categorias.



O 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é uma realização da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e conta com patrocínio da Petrobras, co-patrocínio da Terracap, Sabin e IESB, e apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, BRB Financeira, Banco do Brasil, Banco de Brasília, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Sebrae, Embracine CasaPark, Kodak, Quanta, Dolby Digital, Estúdios Mega, MegaColor, Canal Brasil e Revista de Cinema.


Coordenação do Festival

Endereço: Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal - Setor Cultural Norte, Av. N2 – Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro, 70041-905, Brasília, DF.

Telefones: 61 3325.7777 e 3325.6212

Fax.: 61 3325.5366

e-mail: festbrasilia@sc.df.gov.br e cinema@sc.df.gov.br

site: www.sc.df.gov.br

Nenhum comentário: