sábado, 1 de outubro de 2011

TEATRO

Nova rotina para Fortaleza com o II Festival Popular de Teatro

Com atração da Argentina e de São Paulo, além das cearenses, o Festival Popular de Teatro chega a sua segunda edição. É para mudar o cotidiano da capital cearense durante oito dias. Toda a programação é gratuita e aberta ao público, em uma realização do Ministério da Cultura (Minc)


De 4 (sexta-feira) a 11 de novembro (sexta-feira), acontece o II Festival Popular de Teatro de Fortaleza, realizado pela Cia Prisma de Artes. Este ano, o evento traz 16 grupos selecionados e quatro grupos convidados - da Argentina, de São Paulo e dois do Ceará. A programação terá também mais duas atrações musicais, além do Circo Escola. Toda a programação é gratuita.

A grande novidade deste ano do Festival Popular de Teatro é a mostra paralela, que será com teatro de bonecos e com uma apresentação no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, dia 7 (segunda-feira), às 12 horas.

Os locais de apresentação continuam fora dos teatros, com o objetivo de levar os espetáculos a toda a população, principalmente aos que não têm tempo ou condições financeiras para estar nos templos teatrais. Receberão o festival a Praça José de Alencar e os terminais de ônibus, exceto o do Papicu, que está em reforma estrutural. Uma comunidade de cada regional da Capital também verá apresentações.
Para o organizador geral do evento cultural, Raimundo Moreira, a realização do primeiro festival foi bastante exitosa, além das expectativas. “A cidade de Fortaleza sentiu o impacto das artes cênicas estarem nas ruas, próximas do povo. Para o artista, também é uma experiência gratificante e desafiadora, afinal as pessoas, muitas vezes, estão com pressa e não podem ficar até o final do espetáculo, principalmente nos terminai de ônibus. Mas observamos que a maioria fica hipnotizada com a possibilidade de ver aquelas situações serem encenadas ali no seu local de passagem”, comenta Raimundo.

O Festival Popular de Teatro conta com o patrocínio do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, além da Oi, Coca-Cola, Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Cosampa – Projetos e Construção e da Carmehil – Material Elétrico e Rede de Cabos. O evento é apoiado pela Oi Futuro, Vida das Artes, Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca). O apoio cultural fica por conta do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

> Serviço
II Festival Popular de Teatro
De 4 a 11 de novembro de 2011
Em praças, terminais de ônibus e na Rodoviária Engenheiro João Tomé

- Internet:
www.festivalpopulardeteatro.com; facebook.com/feptef; twitter.com/feptef

> Teatro com sol na cara – Cia Prisma de Artes

A Companhia Prisma de Artes nasceu como o Festival Popular de Teatro: nos espaços públicos e com o sol na cara. São 26 anos de atuação no bairro Dias Macedo, em Fortaleza (CE). Além do festival popular, a Companhia realiza a Caravana da Leitura e do Autor Cearense, com o início das atividades em 2011. Com regularidade, a trupe se apresenta nas ruas, igrejas, praças, escolas, palcos e circos.
O coletivo de artistas mantém, por tanto, uma relação íntima com a vida cultural e social da comunidade onde surgiu. Já foram realizadas dezenas de oficinas de iniciação teatral, tendo passado pelo seu quadro de alunos mais de 100 artistas ao longo do tempo de atuação.

Para desenvolver o trabalho inspirador, a Companhia conta com parcerias com associações de bairros, escolas públicas, igrejas e outros grupos culturais e arte. São desenvolvidos projetos com jovens em outras áreas, como grafite, grupo de reis, bloco de pré-carnaval, Paixão de Cristo, grupo junino e pastoril.




> Programação

OFICINAS e DEBATE
Dia 7
Vila das Artes:
9h às 12h – Workshop de Palhaçaria com o grupo Patos Mojados, da Argentina

Dia 10
Teatro José de Alencar
18h – Palestra – Os desafios do teatro de grupos, sua sustentabilidade e importância na contemporaneidade.

MOSTRA PARALELA
Dia 5
Terminal da Lagoa:
11h30min – Epidemia – anjo

Dia 7
Rodoviária Engenheiro João Tomé:
12h – Anima – Chico Coquinho

Dia 8
Terminal da Parangaba:
11h30min – Epidemia – anjo

Dia 9
Terminal do Siqueira:
11h30min – Grupo Anima – Chico coquinho

Dia 10
Terminal Antônio Bezerra:
11h30min – Anima – Chico coquinho

Dia 11
Terminal da Messejana:
11h30min – Grupo Anima – Chico coquinho

MOSTRA COMUNIDADE
Dia 3
Barra do Ceará:
15h – oficina de interpretação com máscaras do teatro D’ellart.

Dia 5
Dias Macedo:
16h - As Fadas.

Dia 7
Parquelândia:
15h – Oficina de T.O
16h – Lacunas.
17h - Procurando Jumena.

Dia 8
Conj. Ceará:
16h – Transgenerados.
17h - O belo paralelo.

Dia 9
Barra do Ceará.
17h – A granja.

Dia 10
14h – Oficina teatral no colégio Renato Braga.

Mucuripe:
15h –Oficina de T.O
16h – In, dês - prefixos
17h – Plastificada.

Dia 11
Tancredo Neves:
16h - Cortejo de caretas.


MOSTRA CENTRO

Dia 4
Praça do Ferreira:
16h – Cortejo com Tambores de Guaramiranga
17h – Abertura Oficial
17h30min – Circo Escola Bom Jardim
18h - Orquestra de Barro.

Dia 5
Praça José de Alencar
10h – Brincando de Brincar.

Dia 6
Praça José de Alencar
10h – Dom poder e a revolta da natureza
16h – Patos Mojados – Argentina

Pratativando

Dia 7
Praça José de Alencar
16h- Buraco d’oráculo – São Paulo
19h – O tempo nunca passa.

Dia 8
Praça José de Alencar
9h - O beijo de Catirina.
16h – O Segredo de Tabarim

Dia 9
Praça José de Alencar
9h – Baú da Vovó
16h – O santo e a porca.
19h – A farsa do pão e circo.

Dia 10
Praça José de Alencar
16h – O conto dos 3 conselhos
19h – O que mata é o costume.

Dia 11
Praça José de Alencar
16h – Rever a Volta
17h – Cia. Bate Palmas
18h – + Vezes Comédia
19h - Espelhos d’água.










SESC apresenta a XV Mostra de Teatro do Estudante

Até o dia 6 de novembro o Teatro SESC Emiliano Queiroz recebe a XV Mostra de Teatro do Estudante.

O intuito é dar visibilidade às produções teatrais estudantis e colaborar efetivamente para o engrandecimento artístico cearense a partir da difusão do diálogo gerado em torno das artes cênicas.

Nesta edição a Mostra agrega a parceria do Prêmio Ensinando um País Melhor, que tem por objetivo fomentar e apoiar iniciativas culturais em teatros de diferentes cidades brasileiras.

No período serão realizadas oficinas gratuitas de teatro e dança a estudantes de escolas públicas, implementando e incentivando o movimento teatral, a criação de novos grupos e, consequentemente, a descoberta de novos talentos.


A programação começa hoje às 18h30, “Yes, I Dance”, com o Grupo Faces - direção: John White.

Numa metáfora sobre o ser humano contemporâneo, conta a história de pessoas simples, jovens bailarinos.

Trata de forma poética as dificuldades de relacionamento e do poder criativo como possibilidade de transformação.

Às 19h30 será apresentada a peça “Plastificada”, Grupo Abaquar Motirô (direção: Rebeka Lúcio).

Jogando com imagens, traz o questionamento: o que é beleza?

Imersas numa sociedade midiática as pessoas, por vezes, tornam-se escravas dos padrões.

O próprio olhar e sua intrínseca personalidade deixam de ser referência ao ceder espaço ao contundente e inquisidor termômetro alheio.


Amanhã, dia 01/11, será apresentado A Mostra Sesc de Teatro do estudante apresenta às 18h “O Auto de Leidiana”, no Espaço de Vivência do SESC Fortaleza, também no Teatro Emiliano Queiroz, com a Cia. De Teatro Reinventar (direção: Rafael Melo).

Uma grande sucesso do escritor José Mapurunga, traz em cena Faustino, um cabra que se separou de sua amada Leidiana., mas não deixou de amá-la, tentando de todos os meios reconquistá-la.

Às 19h30 será apresentado “Emplasto”, com a Cia. Argumento (direção: Graco Alves). O sol destrincha em imagens as relações causadas por nossas escolhas quanto às condições de consumo, corpo, plásticas e estéticas.

E de forma palpável de como estas relações estão direcionadas aos desejos e moldes que nos plastificam e nos tornam meros corpos fetichistas diante de um mundo padronizador de idéias, comportamentos e posições.


Às 20h15 será a vez de “Salvem Nossos Filhos ou Morram com os Seus”, Cia. De Teatro os Arriéguas (direção: Tiago Escócio e Tarcisio Rose).

Na peça, Dona Jurema e seus amigos viviam bem felizes numa grande floresta até a chegada de um novo bicho, que se mostrou perigoso, tanto para a sua raça, quanto para o mundo.


PROGRAMAÇÃO
29/10
18h30 - Mamma Mia (Grupo Espaço Aberto de Teatro)
Ponto de Cultura Casa da Comédia Cearense
Direção: Hiroldo Serra
No centro da trama uma mãe, uma filha, três possíveis pais. A magia e o significado das sempre atuais canções do ABBA numa história sobre amor e amizade, passada em uma pequena ilha grega.


30/10

18h30 - Os Três Porquinhos (Grupo Teatral LOA)
Direção: Silvero Pereira
Baseada na obra de Joseph Jacobs, faz uso de estímulos visuais e interatividade com o público, os transformado em parte atuante da história, perpetuando assim, a atualidade de uma das fábulas mais populares do mundo.

19h30 - Sente-se com Drummond (Cia. Teatro Movimento)
Direção: John White
Transformando letras em atos, traz ao público questionamentos sobre a importância da vida em seus pequenos detalhes. O simples prazer de estar num gramado sentindo o vento no rosto ou a desilusão de não poder mais usufruir dos prazeres da carne, como um toque ou um beijo.


31/10

18h30 - Yes, I Dance (Grupo Faces)

Direção: John White - EEM José Bezerra de Menezes

Numa metáfora sobre o ser humano contemporâneo, conta a história de pessoas simples, jovens bailarinos. Trata de forma poética as dificuldades de relacionamento e do poder criativo como possibilidade de transformação.

19h30 - Plastificada (Grupo Abaquar Motirô)
Direção: Rebeka Lúcio
Jogando com imagens, traz o questionamento: o que é beleza? Imersas numa sociedade midiática as pessoas, por vezes, tornam-se escravas dos padrões. O próprio olhar e sua intrínseca personalidade deixam de ser referência ao ceder espaço ao contundente e inquisidor termômetro alheio.


01/11

18h - O Auto de Leidiana
Espaço de Vivência do SESC Fortaleza
Cia. De Teatro Reinventar
Direção: Rafael Melo - EEM Professor Eudes Veras
Uma grande sucesso do escritor José Mapurunga, traz em cena Faustino, um cabra que se separou de sua amada Leidiana., mas não deixou de amá-la. Tentando de todos os meios reconquistá-la.

19h30 - Emplasto
Cia. Argumento
Direção: Graco Alves
O sol destrincha em imagens as relações causadas por nossas escolhas quanto às condições de consumo, corpo, plásticas e estéticas. E de forma palpável de como estas relações estão direcionadas aos desejos e moldes que nos plastificam e nos tornam meros corpos fetichistas diante de um mundo padronizador de idéias, comportamentos e posições.

20h15 - Salvem Nossos Filhos ou Morram com os Seus
Cia. De Teatro os Arriéguas
Direção: Tiago Escócio e Tarcisio Rose
Dona Jurema e seus amigos viviam bem felizes numa grande floresta até a chegada de um novo bicho, que se mostrou perigoso, tanto para a sua raça, quanto para o mundo.

02/11

18h30 - Magno Pirol
Cia. Argumento
Direção: Graco Alves
Numa construção física baseada na corporalidade daqueles que são clinicamente definidos como loucos. Assim como na dança, transformam gestos voluntários ou involuntários em repetições que até certo ponto tem significado e traduzem para quem os analisa. Em sintonias ou efeitos colaterais vendo o dito no não dito.

19h30 - Uma Valsa com Sabor de Loucura
Cia. Boca de Cena
Direção: Lucivan Moura
Da trilogia de Eunice Bivar em homenagem a Chico Buarque conta a história de uma louca mulher que jura ser a musa inspiradora das músicas: Valsinha e Minha História, afirmando ter relatado ao próprio Chico Buarque sua grande história de amor.

03/11

18h - Só se for de camisinha
Espaço de Vivência do SESC Fortaleza
Cia. De Teatro Reinventar
Direção: Dimas Silveira - EEM Professor Eudes Veras
Baseado no Auto da Camisinha de José Mapurunga, a peça traz de maneira divertida o tema educação sexual, numa mensagem educativa através de um vocabulário atual e envolvente.


19h30 - O Sertão quer Ver o Mar
Direção: Leuda Bandeira
Numa viagem de matizes variados pelo mundo do sertão, três mulheres traçam uma grande caminhada movidas pelo mesmo sonho: conhecer o mar. Será que o mar é calmo? Será um açude bem grande onde elas vão se banhar? Minha gente como será o mar?


04/11

18h30 - O Castelo Desencantado
Grupo de Teatro Arte & Manha
Direção: Terezinha Estevam - Colégio da Polícia Militar de Fortaleza
O ambicioso e arrogante Rei Gregório tenta aniquilar os mais humildes. Porém as peripécias de sua filha mais nova mudarão esta história.

19h30 - Infinito Plural
Núcleo Teatro XXI
Direção: Kayo Passos
Colégio 21 de Abril
A partir do amor fraterno, humildade e força espiritual de Madre Teresa de Calcutá o espetáculo envolve a todos na essência dos seus ensinamentos.


05/11

18h30 - O Rei da Favela
Grupo Invento
Direção: Lúcio Flávio
Princípios Básicos de Teatro
Tendo como base a comicidade para tratar do delicado assunto da crise na bolsa de valores de 1929. Personagens grotescos dentro de seus interesses individuais quase sempre egoístas. Trazem-nos reflexões sobre o estar em sociedade e o jogo da vida entre reis da vela e servos humildes.

19h30 - Scarlet, um Poema Quase Feito
Grupo O Q das Artes
Direção: Deborah Gomes
Scarlet, um Poema Quase Feito embala as lembranças de um homem solitário. Lembranças morenas, loiras e ruivas, lembranças de vários nomes e alturas. As quais o envolvem tão fortemente que no ponto máximo já o ganham para si e já são todos os mesmos, o mesmo sentimento incorpóreo.

06/11
18h30 - Solenidade de abertura
19h - Espetáculo convidado
Num Somu Bichu, Somu Maria
Trapo e Cacarecos Cia. Teatral
Direção: Aristides Junho
Um drama ambientado na árida vida de uma família torturada pelos instintos animalescos de um pai bicho-macho-homem.
20h - Solenidade de Premiação dos destaques dos espetáculos






“ESSA FEBRE QUE NÃO PASSA”, com a Cia. Angu, de Pernambuco, no Teatro José de Alencar


O espetáculo “Essa febre que não passa”, quarta montagem do coletivo Angu de Teatro, traz pela primeira vez na trajetória do grupo pernambucano a cena ocupada só por mulheres. Ceronha Pontes (atriz cearense, de “Camille Claudel”), Hermila Guedes, Hilda Torres, Márcia Cruz, Mayra Waquim e Nínive Caldas dão vida às personagens criadas pela jornalista e escritora Luce Pereira a partir de livro homônimo. André Brasileiro, ator e produtor, realiza sua primeira direção junto com Marcondes Lima (diretor dos espetáculos anteriores do Coletivo Angu de Teatro – “Angu de sangue”, “Ópera” e “Rasif – Mar que arrebenta”).

O grupo escolheu cinco (05) contos dos 17 que compõem o livro da jornalista para encenar: “Clóvis”, “Nomes”, “Talvez já fosse tarde”, “Um tango com Frida Kahlo” e “Dora descompassada”. Passagens com breves depoimentos criados pelas próprias atrizes, sobre suas vidas pessoais, como a relação com a irmã, com a velhice, com o mundo, dão o tom inicial. “Essa febre que não passa” nos fala ainda do que pode atingir a qualquer um, como dores de amores e separações. Os recalques furiosos ou apaziguados com o tempo, também não caem no esquecimento e pululam cenas. As feridas reabertas mexem com o corpo visível e o invisível também. A montagem do Angu persiste em características investigativas do coletivo, com o ator-narrador, mas traz variações na tonalidade mais feminina.

“Essa febre…”, segundo Marcondes Lima, “teve um processo de montagem colaborativo e autoral. As atrizes participaram da adaptação do texto, da construção das cenas, das escolhas levadas ao palco”. Três atrizes se agregaram ao coletivo para a montagem: Hilda, Mayra e Nínive.

Os contos de Luce Pereira expõem os nervos das personagens, e a montagem teatral cativa na aparente simplicidade para falar. Os recortes dos contos em cena permeiam estados de espírito, em que a melancolia, inquietude e pulsar da vida são múltiplas possibilidades, assim como as opções de seguir em frente, superação e renúncia.

No segmento Clóvis, encabeçado por Ceronha Pontes e Hermila Guedes, a promessa de felicidade é contraditoriamente salientada com a chegada dos sinais de desgaste de uma relação. O fim de relacionamento (entre duas mulheres, no caso) fala da empolgação ao desejo do duradouro à desatenção com as pequenas coisas, intermediado pela presença de um bichano (o Clóvis) da dupla na cena, que é representado inicialmente por Hilda Torres como o “gato do pesadelo”, e por Nínive Caldas que faz o felino Clóvis mais dengoso, esperto e cúmplice.

Na cena referente ao episódio Nomes, a personagem de Mayra Waquim, na pele de uma artista plástica, é uma figura com manias de grandeza, que se debate contra seu próprio nome e a tudo o que ela define através dessas insígnias nominativas. A artista plástica prossegue nas escolhas erradas e na inveja por nomes bonitos. Na frente da televisão faz ginástica, ou pinta quadros que não vendem, desfia mágoas e culpa a imensa falta de sorte desde o seu batismo. Apesar da ojeriza por coisas de gente pobre, mora em um prédio decadente. Frases de efeito, humor irônico e crítica social alinhavam a relação dela com seu entorno, desde a vida dos vizinhos, do prédio, do bairro.

O quadro referente ao conto Talvez já fosse tarde traz a dureza tristonha e mais cortante para acrescentar à cena momentos em que a autocondenação é refletida pelo bem que deixamos de fazer aos entes queridos, como negar um carinho. Marcia Cruz e Hilda Torres são a tia Bernarda e a sobrinha nessa relação ambígua em que a intimidade (ou falta dela) é ressentida. Marcia não faz apenas uma velha, mas a velhice do mundo, para quem tudo foi se perdendo e vive agora agregada à família da irmã. Hilda é a sobrinha inábil com afagos, que narra a história. Ela só consegue traduzir os gestos amorosos na lembrança de datas, como aniversários de parentes, e pelos presentes que oferece.

Ceronha Pontes volta ao palco com Mayra Waquim no papel de Sofia em Um tango com Frida Kahlo para fazerem de um café entre irmãs uma catártica explosão de memórias. O desejo de crescer que não finda com o término da adolescência, entre reminiscências compartilhadas pelas manas que não se entendem perfeitamente pelas incompreensões de uma e nas revelações da outra. “Queria ter a alma de Frida Khalo, expulsar cores, escancarar porões, viver todas as minhas heresias sem culpa, não fazer maldades com rapazes e misses”, exalta um dos diálogos. O jogo de amor e mágoa tão comum nas nossas famílias. “Mas como é que pode, dois pares de olhos nascidos do mesmo pai e da mesma mãe, olhar na mesma direção e ver coisas tão diferentes?”, reflete a atriz-narradora.

No fechamento do espetáculo, o quadro-conto Dora descompassada, fala do desespero, da dor, do desânimo, maiores que a vontade de prosseguir sozinha. A descoberta de um ainda então casal que já não se pertence, leva a um balanço da relação, que já não suporta a perspectiva de um futuro juntos. Em pleno fim de ano, o drama abre feridas e explora a inquietude do momento projetado. Uma dor de amor pode ser fatal. Hermila Guedes faz a mulher desesperada que ainda brinca de aparências de fortaleza e dignidade. O homem que se foi é representado por um par de sapatos. As outras atrizes compõem a cena. Uma banheira branca é instalada no meio do palco e define um quadro belíssimo de Dora na banheira tentando afogar as dores.

SERVIÇO
“ESSA FEBRE QUE NÃO PASSA”
Sábado e Domingo, dias 05 (às 19h e 21h) e 06 de novembro (às 19h)
Palco Principal do Theatro José de Alencar
80 lugares por sessão (formato Abracadabra - cena e platéia na caixa cênica)
R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira)
1h15 de duração






INFANTIL -TEEN

"O Casamento de Dona Baratinha", no Teatro da Praia

Uma linda Baratinha encontrou uma moeda de ouro ao varrer seu jardim. E com aquele tesouro comprou um belo vestido, colocou uma fita nova no cabelo e se pos a procurar um noivo.
Após conhecer o Sr. Boi, o Sr. Porção e o Sr. Cachorrão, pretendentes que não se enquadravam no seu gosto, ela decidiu se casar com o Sr. Ratão. Feliz pela escolha, convidou todos para uma deliciosa feijoada no dia do casamento. Só que o senhor Ratão, que era muito guloso, caiu na panela do feijão, causando uma grande decepção à Dona Baratinha, que o dispensou imediatamente. Apesar de não ter sido possível realizar o seu sonho, ela aproveitou a ocasião e realizou o sonho de casar sua Tia: Dona Baratinada, com o Sr. Barão Boi.

Um espetáculo de teatro infantil que une manipulação de bonecos e encenação numa lúdica adaptação de um conto popular. A Cia. Cearense de Molecagem no desejo de difundir a leitura proporciona para a criançada uma gibiteca: com livros infantis e gibis e também uns jogos bem animados. Uma recreação antes do teatrinho.

SERVIÇO
O CASAMENTO DA DONA BARATINHA
TODOS OS SÁBADOS E DOMINGOS
NO TEATRO DA PRAIA
AS 17 HS INTEIRA 10,00 E MEIA 5,00
CONTATO: 3219-9493
ELENCO: Lydiia Aquino, Nay Abreu, Lidya dos Anjos, Paulo Pereira e Bruno Rech.
AUTOR E DIRETOR: Diego Mesquita
ADAPTAÇÃO: Carri Costa









Peça de Ariano Suassuna, “Farsa da Boa Preguiça”, no Teatro Via Sul

A Free Lancer produções traz a Fortaleza o espetáculo com Guilherme Piva, Ana Paula Secco, Jackson Costa, Daniela Fontan e grande elenco- mais uma fábula do autor de "O Auto da Compadecida"

A comédia musical “Farsa da Boa Preguiça”, de Ariano Suassuna, é atração do fim de semana no Teatro Via Sul. A peça conta com a direção de João das Neves, um dos fundadores do “Grupo Opinião”. No elenco de protagonistas, Guilherme Piva, Ana Paula Secco e Jackson Costa. Juntam-se a eles os atores Daniela Fontan, Leandro Castilho, Vilma Melo, Flavio Pardal e Francisco Salgado. A peça teve várias indicações a prêmios e foi contemplada com Prêmio Shell de Melhor Figurino e Prêmio Contigo de Melhor Musical Brasileiro.
O espetáculo é indicada para todas as idades, inclusive jovens e adolescentes, narra a história de Joaquim Simão (Guilherme Piva), poeta de cordel, pobre e "preguiçoso", que só pensa em dormir. Joaquim é casado com Nevinha (Daniela Fontan), mulher religiosa e dedicada ao marido e aos filhos. O casal mais rico da cidade, Aderaldo Catacão (Jackson Costa) e Clarabela (Ana Paula Secco), possui um relacionamento aberto. Aderaldo é apaixonado por Nevinha e Clarabela quer conquistar Joaquim Simão. Três demônios fazem de tudo para que o pobre casal se renda a tentação e caia no pecado, enquanto dois santos tentam intervir. Jesus observa e avalia tudo. A partir daí, situações inusitadas e muito divertidas fazem deste texto uma das peças mais divertidas do teatro brasileiro.

Serviço:
Farsa da Boa Preguiça
Teatro Via Sul
Endereço: Avenida Washington Soares, 4335 – Fortaleza – CE - CEP 60.830-641
Site: www.teatroviasul.com.br
Apresentações : 28, 29 e 30 de outubro de 2011.
Horários: Sexta e sábado, 20h e domingo, 19h.
Valor do ingresso: Platéia (20,00) demais setores (10,00)
Tel para informações: (85)3311-0220 ou 3311-0123 / 85 3261.0665







Teatro SESC Emiliano Queiroz recebe “Lasanha e Ravióli in Casa”

Nos dias 22 e 23 de outubro o SESC apresenta o espetáculo carioca “Lasanha e Ravióli in Casa”, da dupla Ana Barroso e Monica Biel, como parte da programação infantil do mês de outubro. As apresentações acontecem no Teatro SESC Emiliano Queiroz, às 17 horas.

A narrativa é uma adaptação livre e bem humorada do conto infantil Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault. Com direção de Moacir Chaves, o espetáculo conta a história da dupla Lasanha e Ravióli, que completa 10 anos de trabalho e resolve montar uma nova peça para comemorar a data.

Durante a montagem elas criam novos personagens como a Fada, o Menino e o boneco Juvenal. Os novos integrantes divertem e encantam o público como na história original.

Sobre Ana Barroso e Monica Biel

A dupla, natural do Rio de Janeiro, trabalha desde 1990 com espetáculos para o público infantil. Em suas apresentações desenvolvem uma linguagem especial. As atrizes utilizam diversos recursos para chamar atenção da criançada como: máscaras, bonecos, figurinos elaborados, adereços e músicas, além de propor a participação do público.

Em setembro de 2005 as atrizes participaram do 15º Festival Mondial des Arts pour la Jeunesse, em Montreal, com o espetáculo “A Estréia de Lasanha e Ravioli”, obtendo repercussão por parte do público e da crítica.

Serviço
Lasanha e Ravióli in Casa
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701)
Dia: 22 e 23/10
Horário: 17 horas
Entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Mais Informações: (85)3452-9090






Centro Cultural Bom Jardim recebe espetáculos do Festival de Teatro de Fortaleza


O VII Festival de Teatro de Fortaleza acontece a partir do dia 10 desse mês no Centro Cultural Bom Jardim. Realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Secultfor, o tema da edição de 2011 do evento é “A Cidade como Palco”. O festival propõe uma apropriação dos lugares públicos da cidade, no intuito de levar a arte cênica para pessoas que não costumam ir ao teatro. Ao todo serão 30 espetáculos de grupos locais.

No Centro Cultural Bom Jardim, os espetáculos apresentados serão: dia 11, às 15h Chapeuzinho Vermelho e Outros Contos; dia 12 às 15h Dona Baratinha; dia 14 às 15h A Revolta das Coisas, sempre no Teatro Marcus Miranda e no dia 16 às 17h O Conto dos 3 Conselhos, na Praça Central do CCBJ. A Entrada gratuita para todas as apresentações.
Os grupos foram escolhidos seguindo os critérios do edital lançado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, selecionados através do Fórum de Teatro e pela Seculfor. Quatro espetáculos se apresentarão no CCBJ, mas o público também será convidado a se apropriar do evento nos demais pontos da cidade, entre eles os terminais de ônibus e as praças do Ferreira, José de Alencar, do BNB e Passeio Público.

Conheça um pouco dos espetáculos que serão vistos no CCBJ:

11/10
15h-Chapeuzinho Vermelho e Outros Contos (Teatro Marcus Miranda)
Grupo Era Uma Vez
Espetáculo “Chapeuzinho Vermelho e Outros Cantos”
Sinopse:
Um passeio por quatro histórias do universo fantástico dos contos de fadas e das fábulas. Serão três histórias narradas com utilização de elementos cênicos finalizando com o conto do chapeuzinho vermelho utilizando a linguagem da euritmia.

12/10
15h-Dona Baratinha. Com (Teatro Marcus Miranda)
Cia. Midê Alegria
Espetáculo “Dona Baratinha.com”
Sinopse:
Quem quer casar com a dona baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha? Dona baratinha cansou de fazer essa pergunta e resolveu tentar uma outra maneira de encontrar um pretendente. Comprou um computador e começou a bater papo pela internet. Isso mesmo! Foi na rede que ela encontrou seu par! Nessa trama você vai torcer para que ninguém atrapalhe o amor dos dois. Quem terá sido escolhido? Será que a história vai ter um final feliz? Vamos descobrir assistindo a esse divertido espetáculo!

14/10
Cia. Mais Caras de Teatro
Espetáculo “Pratativando”
Sinopse:
Mateus, astucioso por natureza se utiliza dessa esperteza para enveredar no “show” que está sendo apresentado por um “cantador” que presta uma homenagem ao poeta maior Patativa do Assaré, depois de conseguir a façanha, começa uma grande viagem pelo universo de: Vaca Estrela Boi Fubá, A triste partida, Proquê deixei Zabé e outros poemas da obra de Patativa. Música, poesia, embolada de côco, sapateado e outras peripécias neste caldeirão de “Pratativando”. O espetáculo relembra o homem sertanejo, filósofo da natureza e da vida no sertão, camponês, político, escritor e poeta que nasceu na serra de Santana, em Assaré, e deixou poesia em forma de cantorias e desafios, cordéis e repentes pulsando em versos, livros, xilogravuras, discos, filmes, teatro, cartas e ideias.

16/10
17h- O Conto dos 3 Conselhos – Praça do CCBJ
Cia Sísifo de Teatro
Espetáculo “O Conto dos Três Conselhos”
Sinopse:
Genival, agricultor pobre do nordeste junto com sua mulher Marluce, recebem num certo dia a visita de Cão Miúdo, entidade a procura de pactos satânicos. Afastando o capiroto e tendo que viajar, Genival logo encontra o coronel Abílio Rêgo para o qual trabalha por 16 anos. Ao final de seu contrato de trabalho o protagonista volta para a casa com 3 conselhos em vez do dinheiro combinado anteriormente, e tais conselhos o protegem das armadilhas criadas pelo atrapalhado Cão Miúdo.

Centro Cultural Bom Jardim fica na Rua Três Corações, 400, Bom Jardim
Informações: 34975981/5991






'Vamos?' estreia em Fortaleza

A comédia é protagonizada por Fernando pavão, Nathália Rodrigues, Gabriela Durlo e Alex Gruli

Depois de um enorme sucesso em sua temporada na capital paulista, a comédia "Vamos?", com texto de Mário Vianna e direção de Otávio Martins, estreia em Fortaleza no próximo dia 8 de outubro, no Teatro Dragão do Mar. A comédia, protagonizada por Fernando pavão, Nathália Rodrigues, Gabriela Durlo e Alex Gruli retrata, de forma divertida, o amor contemporâneo: o comprometimento, a paixão, a desilusão, o romance - como nos relacionamos em tempos de internet e mensagens de texto. Continuamos nos apaixonando, acreditando na felicidade e cometendo os mesmos erros de sempre. Depois de uma noitada entre amigos, A e B resolvem ir para o apartamento de A. Entre doses de whisky e conversa fiada, A decide levar B para a cama. B resiste. É assim que começa “Vamos?”. Sem nome, os dois personagens são interpretados pelos quatro atores.

No cenário, criado por Marcia Moon, um apartamento comum de classe média de uma metrópole qualquer, os atores desenvolvem um jogo de conquista e mostram que sexo entre amigos, amor e sedução são coisas que acontecem exatamente da mesma maneira com qualquer um. “Todo mundo sabe do que estamos falando. Se você tem mais de 13 anos, já passou por alguma coisa parecida”, diz o diretor da montagem, Otávio Martins. Os diálogos entre A e B evoluem à medida que os atores entram e saem de cena, usando truques inesperados. Esta ciranda no palco é divertida, e cria expectativa na platéia para saber quem será o próximo a assediar ou a ser assediado.







Festival de Teatro de Fortaleza abre as cortinas para a sua 7ª edição

A cidade vira palco, de 10 a 16 de outubro, com a realização do VII Festival de Teatro de Fortaleza. Os espetáculos descem dos tablados e ganham praças e terminais em uma aproximação da arte com a população fortalezense


Facilitar o acesso das pessoas que não costumam frequentar as salas de espetáculo consagradas, chegando mais próximo da onde o cotidiano de Fortaleza se desenrola. Os milhares de fortalezenses que passam pelos terminais de ônibus da cidade e pelas praças das seis secretarias regionais são o principal foco do VII Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) e serão espectadores de 30 espetáculos de grupos locais.
Risos, encontros, dramas, vão se espalhar sobre o concreto da cidade e pelas ruas de Fortaleza num apelo teatral. O evento, com o tema “A Cidade como Palco”, pretende tornar a correria da grande metrópole mais alegre e cheia de cores durante a semana de 10 a 16 de outubro. Este ano serão investidos pela Secultfor R$410mil para cachês dos grupos, a realização das oficinas e toda a produção do evento.
E tudo começa pela rua. A abertura do Festival acontece com a realização de um cortejo teatral que sai do Theatro José de Alencar (TJA), às 9hs, segue pelas ruas General Sampaio e Guilherme Rocha e na Praça do Ferreira ocorre a exibição de grupos de malabaris, artistas circenses, atores, grupos de percussão. Em seguida, o grupo faz o caminho de volta para o TJA onde encerra a abertura do Festival.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Festival estará ainda nos palcos dos teatros do CUCA Che Guevara, José de Alencar, SESC Emiliano Queiroz, Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e do Centro Cultural Banco do Nordeste, além de se fazer presente nas praças mais movimentadas do Centro da cidade - José de Alencar, Praça do Ferreira, Praça do BNB e Passeio Público. A abertura do FTF traz como convidada a Companhia Paulista de Teatro Latão, que apresentará o espetáculo ‘A Ópera dos Vivos’, às 19h, no Theatro José de Alencar. O acesso às peças será gratuito.
Voltado para o intercâmbio entre os grupos e produções locais e com enfoque na questão da formação artística, o Festival terá espaço para uma mostra de teatro nos bairros, oficinas, ações artísticas e educativas, desenvolvidas nas escolas municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), e shows musicais no Passeio Público. “O movimento teatral organizado de Fortaleza, reconhecido como um dos mais atuantes do Brasil, também é parceiro na construção desse evento, que abraça a capital cearense numa grande festa de encontro entre a fantasia e a realidade, os artistas e o público, a arte e a vida”, ressalta a diretora e coordenadora de teatro da Secultfor, Herê Aquino.
A seleção dos 30 espetáculos participantes foi feita por uma curadoria escolhida pelo Fórum de Teatro e pela Secultfor, sendo três representantes do segmento teatral e dois da secretaria da Cultura. Entre os critérios do edital, exigiu-se excelência artística do espetáculo, diversidade cultural da produção de teatro local, qualificação dos artistas envolvidos e capacidade de adequação do espetáculo aos espaços de apresentações disponibilizados pelo Festival.

Os 30 selecionados abrangerão espetáculos voltados para o Teatro de palco Italiano, o Teatro de Bonecos, Teatro de Rua, Contação de História e uma Mostra de Teatro de Bairro. Haverá ainda homenagem ao Curso de Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar, que completa 20 anos em 2011.

Nesta 7ª edição, o FTF vai privilegiar a realização de oficinas e seminários. Serão três Seminários: "Teatro e Educação", "O Teatro de Grupo e os Caminhos que Apontam As Políticas Nacionais, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura” e o “Papel da Imprensa na Construção do Olhar sobre a Arte e a Cultura na Cidade”.

Programação -Seminários

1 - "Teatro e Educação":
Palestrante: Ingrid Koudela (docente do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP
Mediadora: Fran Teixeira (diretora do Grupo Máquina/CE)

2 - "O Teatro de Grupo e os Caminhos que Apontam as Políticas Nacionais, Estaduais e Municipais de Incentivo a Cultura"
Palestrante: Luiz Carlos Moreira (diretor do Grupo Engenho Teatral/SP)
Mediadores: Humberto Cunha (docente da Unifor e professor convidado do corpo docente de Especialização em Gestão de Produtos e Serviços Culturais da Universidade Estadual do Ceará (Uece/CE)
Vanéssia Gomes: Diretora do Grupo de Teatro de Caretas e membro do Movimento ‘Todo Teatro é Político’.

3 – “O Papel da Imprensa na Construção do Olhar sobre a Arte e a Cultura da Cidade"
Palestrante: Sergio Carvalho (diretor da Cia do Latão/SP)
Mediadores: Magela Lima (editor do Caderno Vida & Arte do jornal O POVO) e
Dellano Rios (editor do Caderno 3 do jornal Diário do Nordeste)

Histórico
O Festival de Teatro de Fortaleza acontece desde 2002, quando foram abertos os primeiros diálogos com os grupos locais para a realização de um evento profissional. Ao longo dos anos, o FTF passou por diversos momentos, com o enfoque no fazer teatral e a consolidação das discussões a respeito das políticas públicas na área das artes cênicas, até chegar a ideia da descentralização dos espetáculos pela cidade, tomando a forma de uma mostra de repertório de grupos e demonstrações de processo de trabalho.
Em 2011, o evento atinge a maturidade e se consolida como um importante estímulo nas ações de produção, formação de plateia e artistas e democratização do acesso à arte e a cultura.
Serviço:
VII Festival de Teatro de Fortaleza – A cidade como palco
Programação Gratuita
de 10 a 16 de outubro, nos principais teatros da cidade
www.festivaldeteatrofortaleza.com.br
siga-nos @teatrofortaleza
Informações (85) 3105.1358 / 8723.1539
edital: http://www.fortaleza.ce.gov.br/images/stories/secultfor/edital-18-2011.pdf




VII Festival de Teatro de Fortaleza (VII FTF)
= Selecionados

A SECULTFOR divulga a lista dos selecionados para o VII FTF. Foram 67 espetáculos inscritos e 30 selecionados. Diversas categorias de Teatro foram contempladas: palco italiano, teatro de rua, teatro de boneco, contação de história e uma mostra de teatro de bairro, essa última, selando a ampliação do acesso ao festival de grupos que desenvolvem trabalhos em seus próprios bairros e que são de suma importância para a descentralização do fazer teatral e a democratização da arte e da cultura em nossa cidade.

A curadoria para a seleção dos espetáculos foi composta por 5 artistas de renome no panorama teatral fortalezense, sendo 3 escolhidos pela classe teatral, através do fórum de teatro, e dois indicados pela SECULTFOR.
São eles:

Waldem Luiz - Diretor teatral, ator e diretor do Teatro Antonieta Noronha - SECULTFOR
Herê Aquino – Diretora e pesquisadora Teatral - Grupo Expressões Humanas e Coordenadora de Teatro e Circo da SECULTFOR.
Maria Vitória – Atriz - Grupo Formosura de Teatro
Sidney Malveira – Ator e diretor – Grupo Teatro Novo
Vanéssia Gomes – Atriz e diretora – Grupo Teatro de Caretas, Diretora da escola pública de Teatro da Vila das Artes.

Os selecionados estão distribuídos em mostras que contemplam as diversas linguagens teatrais:


Mostra Repertório

1. “Criaturas de Papel” - Grupo Bricoleiros – Teatro de Boneco
2. “Olha o Olho dos Meninos” - Grupo Bricoleiros – Teatro de Boneco

Mostra Espetáculos – Palco Italiano/ Espaços Alternativos/ Rua/ Boneco

3. “Sakura Matsuri – O Jardim das Cerejeiras” - Grupo Teatro Mimo
4. “Ivanov” - Grupo Teatro Máquina
5. “As Fadas” - Grupo Passa Pra Dentro Menino
6. “Barrela” - Grupo Imagens
7. A Revolta das Coisas” - Grupo Pavilhão da Magnólia
8. “Otelo” - Coletivo Cambada
9. “A Noiva e o Condutor” - Coral de Artes Cênicas do IFCE
10. “Num Somu Bricho Somu Maria” - Trapos e Cacarecos Cia Teatral
11. “Se o Sol Me Desse Bom Dia” - Grupo de Arte Dramática Experimental
12. “Foi, uma Peça aos Pedaços”- Cia. Vão
13. “Detestinha - o Bicho que Detesta Ler” - Circo Tupiniquim – Boneco
14. “Porquê a Gente é Assim? Ou Porquê a gente é Assado?” - Grupo Bagaceira - Rua
15. Dona Baratinha” - Cia Midê Alegria
16. “A Bruxa e a Natureza” - Grupo Calú Maravilha – Teatro de Boneco
17. “Yan” - Grupo Teatro.Com
18. “O Maligno Baal” - Grupo Experimental de Teatro
19. “Pra Não Falar de Teatro” - Grupo CRISE
20. “Pratativando” - Cia Mais Caras
21. “Confia em Mim” - Grupo da Resistência Artística
22. “Sertão.doc” - Grupo Nóis de Teatro

Mostra Contação de História
23. “Rainha de Nada” - Cia Epidemia de Bonecos – Boneco
24. “Contos de Princesas e Plebeus” - Zepilim Criações Cênicas
25. “Chapeuzinho Vermelho e Outros Contos” - Grupo Era Uma Vez

Mostra Teatro de Bairro
26. “O Luto” - Movimento Teatro do Oprimido do Ceará – Rua
27. “O Beijo de Catirina” - Grupo Terua – Rua
28. O Conto dos Três Conselheiros” - Grupo Sísifo de Teatro – Rua
29. “A Gata Borralheira” - Cia Acontece – Rua
30. “Só Se For de Camisinha” - Cia de Teatro Reiinventar - Rua

OFICINAS
1. “Mateus, O Palhaço do Reisado Nordestino” - Cia Mais Caras de Teatro
2. “O Fluxo do Improviso” - Rebeka Lúcio
3. “Introdução à Mímica” - Tomaz de Aquino
4. “Técnica Vocal para Voz Falada e Cantada” - Ângela Moura
5. “Preparação Corporal” - Brino Correia








INFANTIL - TEEN


Em outubro tem o primeiro Festival de Teatro Infantil do Ceará

Com toda a programação gratuita, o festival apresenta espetáculos infantis em diversos palcos de Fortaleza e Sobral

O I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) abre as cortinas dos palcos de Fortaleza e Sobral para espetáculos infantis, com mais de uma semana de apresentações voltadas para toda a família. A programação é gratuita - realizada de 01 a 12 de outubro – e conta com a participação de grupos de diversos quatro estados do Brasil (Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão) e da Espanha.



Com apresentações que incluem teatro de animação, teatro visual, teatro de bonecos, circo, música e promovendo piquenique, visitação escolar e ações de formação voltadas para o teatro infantil, o TIC abre espaço para uma maneira diferenciada do fazer teatral para infância, trabalhando temas pertinentes à criança dos dias de hoje e estéticas mais apuradas, menos didáticas e que, além de divertir, estimulem a reflexão por meio da arte, interagindo também com o público adulto.

Os grupos participantes são: Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE), Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN), Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE), Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE), Ângela Escudeiro (Fortaleza-CE), Cia Bricoleiros (Fortaleza - CE), Cia Fios de Sombra (Campinas - SP), Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza - CE), Grupo Bilu Bila (Fortaleza - CE), Grupo MiraMundo (São Luis - MA), Gurpo ParaladosanjoS (Campinas - SP) e Pampinak (Espanha).



O festival acontece de 01 a 07 de outubro em Fortaleza e de 08 a 12 em Sobral. Diariamente serão promovidas apresentações abertas ao público no final da tarde/começo da noite, com sessões alternativas pela manhã e tarde para alunos das escolas públicas municipais. Toda a programação tem classificação livre.



Com apresentações todos os dias da semana, o TIC ocupará espaços cênicos importantes das duas cidades, como o Teatro, o Espaço Arena e o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Teatro do SESC/SENAC Iracema, Teatro do Centro Cultural Bom Jardim (CCBB) e o Passeio Público. Em Sobral, as apresentações ganham o palco do belo Theatro São João (ver programação).



O Festival de Teatro Infantil do Ceará é realizado pela Invento Assessoria e Produção Cultural, com promoção da Associação de Atividades e Pesquisas Teatrais – Cia do Batente e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). O TIC tem ainda parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim.


Formação: oficinas, workshops e projeto A Escola Vai ao Teatro

Além das apresentações, o TIC promove atividades de formação voltadas para o teatro infantil, com participação de grupos de teatro locais, a fim de profissionalizar a cadeia produtiva local de teatro infantil.



Entre as ações, estão programadas as oficinas de Direção Teatral com foco no teatro infantil, ministrada pela professora mestre Michelle Cabral (Graduada em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO); a oficina de Teatro Visual, para profissionais e estudantes em dança, teatro e artes performáticas, ministrada por Marília Ennes e Marcos Becker, fundadores da Cia ParaladosanjoS; e oficina Entre Sombras e Transparências, ministrada pelo uruguaio Rafael Curci, também Lucas Rodrigues e Paloma Barreto, da Cia Fios de Sombra, onde serão expostos os princípios básicos da técnica de Teatro de Sombras.


O festival estimula ainda a formação de plateia e democratização do acesso à cultura com o projeto A Escola Vai ao Teatro, com participação de alunos de escolas públicas municipais de Fortaleza e Sobral. Eles assistirão aos espetáculos em sessões exclusivas, acompanhados de seus professores e por monitores do projeto.



Homenagem: Maria Clara Machado (90 anos) e Teatro Tablado (60 anos)

Para estrear com chave de ouro, a primeira edição do TIC homenageará Maria Clara Machado (que em 2011 estaria completando 90 anos) e o seu grupo teatral O Tablado (comemorando 60 anos de fundação).
Dramaturga e diretora teatral, Maria Clara Machado é o maior ícone da produção de teatro infantil brasileira. Reuniu cotidiano e fantasia de forma inteligente e sensível, deslumbrando crianças com histórias que fazem rir, pensar e encantar até hoje. A artista escreveu mais de 25 peças, sendo estas montadas e remontadas por inúmeros grupos teatrais, profissionais e amadores, em todo o país, como “Pluft, o fantasminha”, “O cavalinho azul”, “A bruxinha que era boa” e “A menina e o vento”. Foi à frente do Grupo O Tablado, fundado por ela em 1951, no Rio de Janeiro, que se destacou no ofício de dirigir e formar atores e atrizes, trazendo novos ares para o teatro infantil brasileiro. Importantes nomes passaram por O Tablado, como Miguel Falabella, Andrea Beltrão, Drica Moraes, Cláudia Abreu, Malu Mader e Guilherme Fontes.


Programação da Abertura



Ao todo serão 15 montagens diferentes dos diversos grupos, algumas com mais de uma apresentação. Inaugurando as atividades do festival em Fortaleza, dia 01 de outubro às 16h no Espaço Arena do CDMAC, a atriz Ângela Escudeiro apresenta “O circo de toda gente: Antônio Brasileiro, o Equilibrista”. O espetáculo é uma montagem de Teatro Lambe-Lambe (ou Teatro de Miniaturas), onde uma mini-história de marionetes é contada em uma pequena caixa preta com possibilidade de apenas um expectador por vez.
A Cia Fios de Sombra, de Campinas (SP), apresenta às 17 horas no SESC/SENAC Iracema a peça “Uma Noite em Claro”, obra que conta à história de Morpheu, um cidadão comum que volta à sua casa após um dia de trabalho intenso. Seu único objetivo é dormir tranqüila e profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer.
Às 18 horas, é a vez do Gurpo ParaladosanjoS, também de Campinas (SP), apresentar o espetáculo “Tchu - Tchu – Tchu”, no Teatro do Dragão do Mar. Eles utilizam recursos circenses para contar uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que em seu momento de descontração são surpreendidos por um terrível tubarão solitário e atrapalhado, que para demonstrar sua força e coragem realiza impressionantes acrobacias em um trapézio.


Alguns Destaques

Passeio Público – Um dos destaques da programação será o piquenique com as famílias no Passeio Público, realizado do domingo, dia 2, às 10h da manhã. Na ocasião, o grupo ParaladosanjoS apresenta o espetáculo Balagan, contando a história do adolescente Gogol, que uma bela noite é surpreendido por objetos de sua casa que ganham vida. O cello começa a tocar sozinho e com isso desperta todos os objetos que existem no quarto. Um Pierrot na janela, uma fada de durepox, um ventilador, etc.

Lançamento – Também no domingo, dia 2, o diretor uruguaio Rafael Curci, da Cia Fios de Sombra (Campinas - SP), lança o livro “As Três Marias”, às 16h30, no hall do SESC/SENAC Iracema. O livro é uma trilogia que reúne contos breves de estranhos acontecimentos que marcam os destinos nos instantes em que nascem as três protagonistas do livro: Maria da Luz, Maria d’Água e Maria da Sombra. As histórias acontecem em diferentes lugares da América do Sul.

Espanha – Na terça-feira, dia 4, às 19 horas, o grupo Pampinak, da Espanha, encena “El Truco de Olej (O truque de Olej)” no Anfiteatro do Dragão do Mar. “El truco de Olej” conta a história de um menino ajudante do mestre de cerimônias de um circo cujo maior sonho é se tornar um mago e mostrar seus truques. Utilizando bonecos que medem entre 80cm e 5 metros de altura, Pampinak une a escola do Teatro Negro de Praga e a arte milenar japonesa do Bunraku, com boas doses de humor, poesia e magia.

Estreia Nacional - Em Fortaleza, a programação segue até o dia 07 de outubro, sexta-feira. Neste dia, Larissa Montenegro e Samanta Sanford fazem a estreia nacional do espetáculo “Próxima Parada: Brasil”. As atrizes foram agraciadas em 2010 com o Prêmio Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O espetáculo é o resultado das pesquisas realizadas nos últimos meses no Rio de Janeiro - onde foram residentes na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) em intercâmbio com o grupo Os Tapetes Contadores de História e a Cia. Artesanal de Teatro. A peça conta a história de Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país.



Programação em Sobral

A partir do dia 08, o Festival de Teatro Infantil do Ceará segue para Sobral, com apresentações diárias no Theatro São João, que culminarão com a comemoração do Dia das Crianças, na quarta-feira, dia 12. Abrindo a programação, às 17h do dia 08 tem “Um ratinho e a lua”, da Cia Fios de Sombra (Campinas – SP). No dia 09, às 17h30, o Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN) apresenta o espetáculo “Flúvio e o Mar”, que será encenado também na segunda-feira, dia 10, em sessões exclusivas para os alunos de escolas públicas municipais.
Terça-feira, dia 11, às 19 horas, Larissa Montenegro e Samanta Sanford apresentam novamente a peça Próxima parada: Brasil. O Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE) comemora o Dia das Crianças no encerramento do TIC 2011, na quarta-feira (12) às 18 horas, com a montagem “Tá namorando! Tá namorando!”. Nele, quatro pequenas cenas que mostram de forma divertida as confusões e descobertas do primeiro amor. Dois personagens: um menino e uma menina revezam as mais diversas situações em que tudo vale para a conquista de um amor. Um espetáculo imagético, lúdico: muito divertido!




PROGRAMAÇÃO

I FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL DO CEARÁ (TIC)



FORTALEZA

CENTRO DRAGÃO DO MAR

01/10

16h – O circo de toda gente: Antônio Brasileiro, o Equilibrista - Teatro de Lambe -Lambe com Ângela Escudeiro (Fortaleza-CE).
Local: Espaço Arena. Classificação: Livre

18h - Tchu - Tchu - Tchu - Gurpo ParaladosanjoS (Campinas - SP)
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre

Sinopse: Uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que em seu momento de descontração são surpreendidos por um terrível tubarão solitário e atrapalhado, que para demonstrar sua força e coragem realiza impressionantes acrobacias em um trapézio. Nessa situação de ameaça, os casais fazem de tudo para se salvar, encontrando sua segurança em tecidos aero-acrobáticos. Até que o perigo passe eles permanecem nos ares, recheando a trama com uma linda história de amor e aventura.

02/10

18h - Palita no Trapézio - Grupo Mira Mundo (São Luis - MA).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre

Sinopse: A palhaça Palita Presepada está sem trabalho e sem ter onde dormir, aquela vaga de trapezista no circo é sua única chance. Desesperada para entrar no circo do grande trapezista Jack Jones, Palita desafia o trapézio, que, do alto de sua superioridade, a ignora, sereno.

03/10

8h e 14h - (Visitação Escolar) - A princesa e o Sapo - Grupo Bilu Bila (Fortaleza - CE).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre

Sinopse: O espetáculo 'A Princesa e o Sapo', baseado no conto dos irmãos Grimm, é uma produção do Grupo Bilu Bila e da Companhia Grupo de Teatro de Palhaços do Ceará. A história da princesa Rosalinda, que tem de enfrentar a bruxa Marapuxa para casar-se com o príncipe Lindoval, será contada pelos palhaços Bilu e Bila e seu grupo de mamulengos, com um linguajar feito de rimas infantis. A direção do espetáculo é do ator e humorista Luciano Lopes.

04/10

8h e 14h - (Visitação Escolar) - Festa - o jogo das velhas – Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza - CE).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre

Sinopse: Da maior vontade nasceu a Festa que nunca acaba. Ele tem atração pela lua e busca querer alguma coisa. Ela conversa com a lua e anseia conhecer a chuva. O pai procura a mãe que também procura o pai. Coincidências, desencontros, imprevistos, por acasos, mentiras e aventuras se sucedem nesta história. Dois mundos, um meio do mundo e todos unidos pelo amor e separados pelo jogo da vida, ou pelo jogo das velhas?

19h – El Truco de Olej (O truque de Olej) - Pampinak (Espanha).
Local: Anfiteatro Dragão do Mar. Classificação: Livre

Sinopse: “El truco de Olej” conta a história de um menino ajudante do mestre de cerimônias de um circo, cujo maior sonho é se tornar um mago e mostrar seus truques. Com boas doses de humor, poesia e magia, “El Truco de Olej” é uma fantástica experiência visual e sonora para todas as idades. Utilizando bonecos que medem de 80cm a 5 metros de altura, Pampinak une a escola do Teatro Negro de Praga e a arte milenar japonesa do Bunraku.

05/10

8h e 14h - (Visitação Escolar) - Flúvio e o Mar - Coletivo Atores à Deriva (Natal - RN).
19h - Flúvio e o Mar - Coletivo Atores à Deriva (Natal - RN).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre

Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?



TEATRO SESC/SENAC IRACEMA

01/10

17h - Uma Noite em Claro - Cia Fios de Sombra (Campinas-SP)
Classificação: Livre

Sinopse: Esta obra conta à história de Morpheu, um cidadão comum que volta à sua casa após um dia de trabalho intenso. Seu único objetivo é dormir tranqüila e profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer, já que diversas situações tão inesperadas como insólitas perturbarão seu sono constantemente.

02/10

16h30 – Lançamento do livro “As Três Marias” de Rafael Curci (Uruguai).
Local: Hall do Sesc Senac Iracema. Classificação: Livre

Sinopse: A trilogia “As Três Marias” que reúne contos breves de estranhos acontecimentos que marcam os destinos nos instantes em que nascem as três protagonistas do livro: Maria da Luz, Maria d’Água e Maria da Sombra. As três histórias se passam em povoados sul-americanos quase perdidos. O nascimento, as famílias, os vínculos, os medos, sonhos e transformações e as mudanças são alguns dos temas desenvolvidos nas histórias. As ilustrações do livro foram produzidas por Ana Muriel e dialogam com o texto. Além dos traços singulares que distinguem cada uma das Marias, todas compartilham a mesma região de origem, a América do Sul.

17h – O intrépido Añamiri - Cia Bricoleiros (Fortaleza - CE).
Classificação: Livre

Sinopse: Numa floresta encantada, o aprendiz de feiticeiro Anãmiri perde o poder da flutuação quando uma bruxa lança nele um feitiço. Sem flutuar, o jovem herói fica indefeso. Felizmente o mestre do infortunado aprendiz rapidamente prepara-o para ir em busca do antídoto, um pó mágico que fica dentro do côncavo da árvore falante. A plateia é convidada a participar de uma jornada cheia de engraçadas criaturas; sem perceber, tornam-se novos personagens na história. O espetáculo se identifica perfeitamente com o mundo infantil, rico de cores e fantasias, combinados a uma estética refinada de manipulação de bonecos. O cenário está armado de inolvidáveis situações, repletas de jocosas confusões com o desventurado herói.

06/10

19h - Anjo de Papel - Cia Fios de Sombra (Campinas-SP)
Classificação: Livre

Sinopse: Anjo de Papel é um espetáculo encenado com a técnica de teatro de sombras e transparências, e conta a história de Clara, uma velha mulher que nada tem além de uma tesoura de metal que encontrou jogada por aí. Todos os dias ela vagueia por um mundo de papel amontoado, procurando retalhos para dar forma aos seus sonhos. Em um desses passeios, encontra um anjo de papel, caído, e decide cuidar dele. Assim, entre cuidados e insônias, nasce uma amizade que mudará seus destinos para sempre. Classificação: Recomendado para maiores de 06 anos (indicado para toda família)

07/10

19h - Próxima Parada: Brasil - Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE) (OBS.: ESTREIA DO ESPETÁCULO). Classificação: Livre

Sinopse: Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país. Manga com leite faz mal? Quem é o santo do pau oco? Você já segurou vela? Já caiu no conto do vigário? Através dessas e doutras curiosidades do presente, elas buscam referências no passado, gerando uma reflexão em busca de um futuro mais consciente.



PASSEIO PÚBLICO

02/10

10h – BALAGAN - ParaladosanjoS (Campinas – SP) – Piquenique do Passeio
Classificação: Livre

Sinopse: O que os objetos de nossa casa fazem quando saímos ou vamos dormir? Será que ficam lá parados esperando-nos acordar, voltar do trabalho, de uma longa viagem? Pois é, difícil saber. Só ver para crer. Nossa história começa na noite em que certos objetos decidem interagir com um de nós: Gogol, um adolescente que por sonhar em ser músico passa todas as noites tentando ensinar melodias ao seu violoncello. Entretanto nesta noite, enquanto dorme, o cello começa a tocar sozinho e com isso desperta todos os objetos que existem no quarto. Um Pierrot na Janela, Uma Fada de Durepox, Um Ventilador, As bolas esquecidas no canto da parede, O poster da banda de Rock. Juntos todos esses seres-objetos criam uma grande BALAGAN repleta de confusões, aventuras e dramas até que o "sonho" de Gogol acabe. Ou quem sabe continue na próxima noite...



CENTRO CULTURAL BOM JARDIM

04/10

8h e 14h - (Visitação Escolar) – Dom Poder e a revolta da natureza - Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE).
19h – Dom Poder e a revolta da natureza - Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE).
Local: Teatro Bom Jardim. Classificação: Livre

Sinopse: Água, Sol, Árvore, Ar e Macaco reúnem-se para discutir seu futuro – e o de todos os outros – já que um tal de Dom Poder resolveu que ele é quem mais importa. Precisam dar uma lição naquele que quer destruí-los para obter lucros e não tem um pingo de consciência ecológica ou de preocupação com qualquer outra coisa ou pessoa, além dele mesmo e seu dinheiro. Para tanto, tornam-se cúmplices das crianças e contam com elas para dar sugestões, bolar planos, protestar e até esconder Água e Árvore. Aparentemente frágeis perante um vilão tão cruel e poderoso, os elementos descobrem-se fortes, pois possuem um bem muito maior, desconhecido por seu inimigo e que, portanto, será sua arma secreta: a amizade.



SOBRAL

THEATRO SÃO JOÃO

08/10
17h30 – Um ratinho e a lua - Cia Fios de Sombra (Campinas – SP).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre

Sinopse: Esta é uma história de amor contada com humor, cheia de avanços e retrocessos, de sonhos e desejos que parecem inalcançáveis. O protagonista é um ratinho chamado Gualdo, que morre de vontade de conhecer pessoalmente a sua eterna namorada, a Lua. Além de apaixonado, este ratinho é obstinado e arrojado, qualidades estas que o impulsionaram a buscar diversas maneiras de cruzar o espaço para chegar até a sua amada. Classificação: Recomendado para maiores de 04 anos (indicado para toda a família)

09/10
17h30 – Flúvio e o Mar - Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre.

Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?

10/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Flúvio e o Mar - Coletivo Atores a Deriva (Natal – RN).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre

Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?

11/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Próxima parada: Brasil - Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE).
19h – Próxima parada: Brasil - Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre

Sinopse: Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país. Manga com leite faz mal? Quem é o santo do pau oco? Você já segurou vela? Já caiu no conto do vigário? Através dessas e doutras curiosidades do presente, elas buscam referências no passado, gerando uma reflexão em busca de um futuro mais consciente.

12/10
18h – Tá namorando! Tá namorando! – Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre

Sinopse: Quatro pequenas cenas que mostram de forma divertida as confusões e descobertas do primeiro amor. Dois personagens: um menino e uma menina revezam as mais diversas situações em que tudo vale para a conquista de um amor. Os quadros são costurados por desenhos, imagens e músicas que dão o tom das cenas. Um espetáculo imagético, lúdico: muito divertido!


Serviço:
I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) - De 01 a 07/10 em Fortaleza e de 08 a 12/10 em Sobral. LOCAIS: Fortaleza – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema), Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim), SESC/SENAC Iracema (Rua Boris, 90 - Praia de Iracema) e Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – Centro). Sobral – Theatro São João (Praça São João, s/n – Centro). Programação: www.festival-tic.com. Informações: (85)3023.9714. Toda a programação é gratuita.








Atores consagrados fazem humor

Texto hilário de Rodrigo Murtat é estrelado por Francisco Cuoco, Anselmo Vasconcellos e Orlando Vieira e dirigido por Jonas Bloch

Entre os dias 07 e 09 de outubro, Fortaleza recebe a peça Três Homens Baixos uma comédia rasgada e de costumes sobre as facetas do universo masculino. Este é o primeiro texto teatral do carioca Rodrigo Murtat com a direção de Jonas Bloch e interpretação de Francisco Cuoco, Anselmo Vasconcelos e Orlando Vieira. A produção local é da Areia Evento. As apresentações irão acontecer no Teatro do Via Sul Shopping, na sexta e sábado, às 21h e domingo, às 20h. Os ingressos custam R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia) e já estão à venda no próprio Teatro.

Três Homens Baixos é uma comédia revelada a partir do ponto de vista dos personagens Ciro (professor universitário em caracterização impagável de Francisco Cuoco), Samuca (bicheiro interpretado pelo comediante Anselmo Vasconcellos) e Titi (publicitário clichê vivido por Orlando Vieira). Eles são três amigos de infância, estereótipos masculinos, que se encontram periodicamente para colocar o papo em dia numa mesa de bar. Em um desses encontros, descobrem que os laços de união entre eles vão muito além do que supunham, sendo obrigados a rever seus valores mais arraigados.

Cada personagem vive seu próprio drama existencial e se ampara nesta amizade que, mesmo aos trancos e barrancos, continua forte. Um deles é casado, o outro é divorciado e também tem o infiel. O enredo revela que, apesar de se conhecerem desde garotos, eles fizeram suas próprias escolhas e agora arcam com as consequências. Os amigos, então, enredam-se nas teias de uma hilária trama melodramática que revela suas intimidades, fraquezas e baixezas.

A comédia rasgada Três Homens Baixos, primeiro texto teatral do carioca Rodrigo Murat, brotou de uma pilhéria do autor com Três Mulheres Altas, que Beatriz Segall trouxe ao Brasil, em 1995. O espetáculo ganha nova montagem, agora com direção de Jonas Bloch – que participou como ator da primeira montagem, em 2001 – e interpretação de Francisco Cuoco, Anselmo Vasconcelos e Orlando Vieira.

O diretor Jonas Bloch explica que procurou humanizar os personagens e dinamizar as cenas. “Explorei ao máximo o grande talento dos atores e fomos construindo essa nova versão em um clima divertido, ideal para se montar uma comédia. Demos muitas gargalhadas e criamos novas gags que a platéia, certamente, irá saborear, além de rir muito”. E completa: “participei como ator da primeira montagem desta peça e, 10 anos depois, mais maduro, creio que conseguimos um excelente aproveitamento do texto para divertir ainda mais o público”.

Os segredos guardados a sete chaves vêm à tona a partir desse encontro, para alegria da platéia. Numa espécie de desabafo coletivo caem as máscaras: um é homossexual, o outro, impotente e, num chulo linguajar, o terceiro (todo garanhão) descobre que é traído, o “corno” da história. Segundo Jonas Bloch, Três Homens Baixos brinca com esse três maiores temores do macho brasileiro: “tudo é apresentado com muito humor, muita alegria e de uma forma bem brasileira de encarar a vida”. A montagem conta ainda com trechos parodiados de músicas que vão pontuando as cenas.

O ator e produtor Orlando Vieira também é velho conhecido deste espetáculo. “Quando participei da primeira montagem, substituindo Herson Capri, lembro-me como se fosse hoje que não conseguíamos dizer todo o texto. Tínhamos que esperar o público parar de rir para continuar a cena. Era uma delícia!” Orlando comemora esse retorno, 10 anos depois, e garante que o clima de total descontração permanece. “Durante os ensaios, nós mesmos gargalhamos com as gags que foram surgindo. Esta peça é como um retrato ‘risonho’ de problemas ‘sérios’ do homem contemporâneo”. Finaliza.

Anselmo Vasconcelos também tem memórias sobre a peça. “Quando vi, há muitos anos, um anúncio de Três Homens Baixos, fui ver. Diverti-me demais com o saudoso Rogério Cardoso, Jonas Bloch e Flávio Galvão e, quando terminou fiquei com uma grande vontade de atuar naquela peça. Hoje estou aqui, muito feliz realizando este desejo”. Com a finalidade de fazer rir, por meio de inúmeros clichês do padrão masculino de comportamento, a peça coloca o espectador diante de um espelho de parque de diversão, que deforma a anatomia e a torna engraçada. Atores e diretor concordam que a função da comédia é fotografar a realidade com uma lente distorcida e esta é também a proposta de Três Homens Baixos.




“Mulheres Solteiras Procuram” retorna a Fortaleza

Com Pitty Webo e Marco Antônio Gimenez, comédia estará no fim de semana do Teatro Celina Queiroz

Devido ao sucesso de público em suas passagens anteriores, a comédia “Mulheres Solteiras Procuram” está de volta pela quinta vez a Fortaleza para apresentações no Teatro Celina Queiroz, dias 30/09, 01 e 02/10, às 19h30.
Com Pitty Webo (que também assina o texto e direção da peça) e Marco Antônio Gimenez, o espetáculo mostra de forma bem humorada as situações mais inusitadas que acontecem enquanto uma mulher busca o parceiro ideal. Esquetes cômicos reúnem personagens - moças solteiras - que resolveram contar suas aventuras na procura da felicidade, do sucesso pessoal e profissional. Entre os tipos pitorescos de homens que aparecem em suas vidas estão os namorados que desaparecem, ex-maridos que viram gays e até mesmo homens casados.
“Mulheres Solteiras Procuram” nasceu da inquietude da autora que afirma se basear em fatos reais para produzir o texto. “Tudo que acontece na minha vida me inspira e com essa peça não é diferente. Mas nunca escrevo a situação exatamente como aconteceu. Nos textos elas ficam mais engraçadas e mais loucas. A arte é a vida sem as partes chatas”, conta Pitty Webo.
SERVIÇO
Mulheres Solteiras Procuram
Local: Teatro Celina Queiroz
Data: 30/09, 01 e 02/10
Horário: 19h30
Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia).
Pontos de Vendas: Bilheteria e Lojinha do Campus.
Informações: (85) 3477-3175/3477-3033








Comédia besteirol com tema clichê

"Os Homens são de Marte...e é pra lá que eu vou!", com a atriz Mônica Martelli: no Teatro Via Sul

Para quem prefere ir no teatro para assistir temas leves e descontraídos, uma comédia besteirol, aqui vai a dica: "Os Homens são de Marte...e é pra lá que eu vou!", com Mônica Martelli, trata do grande dilema vivido pelas mulheres solteiras: a busca de um grande amor. Toda mulher já foi, é, ou será protagonista desta história de aventuras. A peça faz uma crítica ao comportamento e a certos valores da sociedade, é uma visão bem-humorada desta mulher do terceiro milênio: independente, bem sucedida e com dificuldades de encontrar um homem que saiba compartilhar esta liberdade. No mundo todo, livros, seriados, filmes e peças que tratam do tema fazem grande sucesso de crítica e público.
Os Homens são de Marte...e é para lá que eu vou! conta a história de Fernanda, 35 anos, solteira, jornalista formada, mas trabalha com eventos, organiza festas de casamento. Fernanda está em busca do amor e se envolve tão intensamente com os vários tipos de homens que chega a ficar muito parecida com cada um deles, independente dos tipos físicos, das condições sociais, raciais ou econômicas. Cada homem que ela encontra pode ser seu grande amor, quem sabe? Fernanda se envolve com um político, um rico playboy, um alternativo do Sul da Bahia e um gay. O tempo que ela gasta com os homens daria para ter dado uma volta ao mundo e ainda ter estudado a história de todas as civilizações. A vida para ela sem um amor é uma vida em preto e branco.
De uma forma muito divertida, mas também emocionante e com um final surpreendente, a peça fala do amor e da falta dele. Tudo isso com um tipo de humor que as mulheres são capazes de fazer muito bem: rir das suas próprias desgraças.
Mesmo com tema clichê, a peça foi indicada ao Prêmio Shell Melhor Atriz 2005 e vencedora do Prêmio Qualidade Brasil 2006, nas categorias: Melhor Espetáculo Teatral Comédia, Melhor Atriz e Melhor Direção. Talvez pela performance da boa atriz Mônica Martelli, que atualmente protagoniza na TV o seriado "Dilemas de Irene", no canal a cabo GNT. E todos adoram um tema leve e engraçado no teatro! "Os Homens são de Marte...e é pra lá que eu vou!" estará em cartaz no Teatro Via Sul, sexta e sábado às 21h, e domingo às 20h (dias 30/09, 1 e 2 de out). Ingressos: R$ 80.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://acheterviagragnerique1.net/ achat viagra
http://comprarviagragenerico1.net/ viagra
http://acquistareviagragenerico1.net/ viagra acquisto
http://kaufenvaigragenerika1.net/ viagra preise