terça-feira, 11 de outubro de 2011

LIVROS - FICÇÃO

Um amor sem fronteiras de tempo e espaço

Romance da norte-americana Zoë Klein mostra o que pode unir cristãos, judeus e muçulmanos


A Geração Editorial publica outro livro sobre tema complexo e delicado, Mais forte que a morte – Um amor sem fronteiras de tempo e espaço, da rabina norte-americana Zoë Klein, que aborda a pesquisa arqueológica no Estado de Israel e o casamento entre cristãos e judeus. Na lei judaica, são rigorosas as regras sobre enterros e perturbar os mortos é um tabu.
Formada em psicologia, rabina e líder espiritual do Templo de Isaías em Los Angeles, Zoë Klein escreve seu romance com pleno conhecimento do assunto e sem malabarismos estilísticos. Ela usa linguagem simples, elegante, cheia de poesia, que teve no Brasil competente tradução de Mirian Ibañez. Um livro de leitura fácil e rápida, apesar de ter 400 páginas. A capa e o projeto gráfico são de Alan Maia.
O romance é narrado em primeira pessoa por uma conceituada arqueóloga americana cristã, Page Brookstone, que passa os dias escavando em busca de achados históricos, humanos ou materiais. “Eu passei minha carreira aqui no subsolo, com os ancestrais, sem emergir para me atualizar nas manchetes do presente”, Page diz no início do romance, sem imaginar que em breve ela seria destaque na mídia de todo o mundo e pivô de polêmicas e conflitos religiosos. Para ela, sua missão é libertar espíritos e sonhos há milênios bloqueados em ossos debaixo da terra. Page está segura de que existe algo Mais forte que a morte.
“Há algo muito adorável sobre uma escavação, que beira a pura intuição. Sua origem está na autoconfiança; portanto, qualquer descoberta é inevitavelmente uma autodescoberta”, diz a arqueóloga. E é isso que ela faz. Abandona uma pesquisa de vulto num campo onde estão enterrados os corpos de milhares de crianças vítimas de sacrifícios em um culto antigo e empreende uma escavação particular na residência de um casal de árabes muçulmanos, Ibrahim e Naima. Exceto Page, ninguém leva a sério a história que eles contam: fantasmas fazem amor em sua casa.
A opção de Page Brookstone merece crítica de colegas, ela é considerada traidora e acusada de colocar em risco a seriedade da arqueologia. “Israel inteira é, essencialmente, um tesouro arqueológico. Você anda para cima e para baixo nas tortuosas ruas de Israel e sabe que esses caminhos ondulantes estão sobre camadas e camadas de escombros de cidades, abarcando uns quarenta séculos, umas depois das outras”, afirma a personagem-narradora.
Com extrema habilidade, a autora conta a história do profeta Jeremias e sua amada Anatiya, de quase 600 anos antes de Cristo, trazidos de volta à luz pelas mãos de Page e o seu drama – ela está apaixonada por Mortichai, um judeu dividido entre o compromisso com uma viúva israelita e a arqueóloga cristã. A história ganha mais fôlego e emoção quando o pergaminho da fictícia Anatiya é traduzido por uma Jordanna, fiel amiga de Page, em Nova York, perseguida por fanáticos e escondida da polícia, depois de a arqueóloga ter sido afastada do seu achado ancestral.
Um trecho do pergaminho: “Amar um profeta é ser absolutamente rejeitada, um constante alvo de risadas e a quem qualquer um vaia. Ele sabe que tu estás te arrastando atrás dele. Tudo é revelado a ele e, embora tu sejas visível, és invisível aos olhos dele”.
Há no livro uma série de episódios paralelos e personagens curiosos – como Itai, que ama sua terra como se fosse uma mulher (“minha Israel”), o indeciso Mortichai, e os jovens livres e felizes Walid, Meirav e Dalia – prendem e encantam o leitor. Zoë Klein demonstra em Mais forte que a morte que somente o amor pode unir cristãos, judeus e muçulmanos. A escritora vive em Los Angeles com o marido, o rabino Jonathan Klein, e seus três filhos.









“Mentiras sobre o travesseiro” aborda bullying e insegurança

Obra do publicitário Raphael Mello narra o amor entre duas pessoas do mesmo sexo e suas dificuldades


O segundo livro autoral do jovem publicitário Raphael Mello, o romance “Mentiras Sobre o Travesseiro”, demorou dois anos para ser escrito e apresenta um dos temas mais discutidos e identificados do mundo moderno: a discussão sobre a felicidade ao lado de outro ser humano. As diversas vertentes da busca de um mundo perfeito nos coloca dentro da vida de Pedro, um personagem de muita carga emocional, que, entre outras coisas, sofreu bullying em sua infância. Com o slogan: “Como você consegue colocar a cabeça sobre o travesseiro à noite e dormir sabendo de tudo o que você fez?”, a história atrai o leitor pela bela conduta de Pedro no decorrer da vida. Ele, além de narrá-la, traz consigo um histórico humilde, de alguém que poderia se perder em uma vida sem esperanças, mas que reverteu seus problemas em busca de uma vida de prosperidade. Essa vertente se bifurca no momento em que Marcos - o outro personagem principal - entra na vida de Pedro, fazendo com que ela mude completamente, trazendo a tona mentiras e uma outra grande discussão da modernidade: insegurança versus felicidade.
Esses personagens nos guiam dentro da trama, questionando inúmeras passagens de nossas vidas e as mais diferentes formas que lidamos com ela. Questões como: personalidade, caráter, discernimento e, principalmente, maturidade, nos direciona em um roteiro onde os personagens se unem por um bem comum, mas enfrentam conflitos pesados, atuais e verdadeiros com a ação do tempo. Dentro disso, destaca-se, com clareza, um dos temais atuais mais abordados nos veículos de comunicação do País: a homoafetividade. Os conflitos são gerados na vida de dois homens que se conheceram pela internet, se apaixonaram e viveram um dos períodos mais felizes de suas vidas juntos. O tempo e a convivência despertaram novos interesses, objetivos e dúvidas, que foram regidas de acordo com a personalidade distinta de cada um.
Em um cenário paradisíaco, dividido entre como as lindas dunas da cidade de “Cabo Frio”, litoral do Rio de Janeiro, e a capital do Rio, o romance se desenvolve à partir de uma visão interpessoal do personagem principal. O autor recebeu a colaboração do Psicólogo de Fábio Costa, para um aprofundamento nas questões psicológicas da trama. “Mentiras Sobre o Travesseiro” é uma trilogia e o primeiro livro da série chega as lojas com o intuito de mostrar aos leitores as diferentes visões sobre as questões atuais e porque cada escolha pode mudar o destino de uma ou mais pessoas.

Nenhum comentário: