terça-feira, 11 de outubro de 2011

PELO INTERIOR

Festival da Lagosta movimenta a praia de Icapuí, com salão gastronômico, shows e seminário com pescadores

Durante três dias a praia de Icapuí, no litoral sul do Ceará, estará repleta de delícias a base de lagosta. O cantor Lobão e o grupo MPB4 estão entre as atrações musicais confirmadas

A praia de Barreiras de Cima, localizada no município de Icapuí, será sede, de 04 a 06 de novembro, do VI Festival da Lagosta, que este ano tem como tema “Lagosta é Massa!”.

Realizado pela Associação Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur), o festival consolida o município na rota turística do Ceará, incentivando o desenvolvimento sustentável da região, que é tradicionalmente dedicada à pesca. Além de ser um prato cheio para os visitantes, o Festival da Lagosta realiza ações formativas, capacitando e estabelecendo diálogo entre a comunidade, a rede hoteleira e os restaurantes locais.

A influência da pesca da lagosta no município é indiscutível, tendo em vista que grande parte da população está diretamente ligada à cadeia produtiva do crustáceo. A valorização de toda uma cultura que permeia a principal fonte de renda da localidade, que vai desde as práticas da pesca artesanal até a produção artística local, é colocada como principal referência para a realização do evento.

Salão Gastronômico
Ponto alto do Festival da Lagosta, o Salão Gastronômico será montado à beira-mar na praia de Barreiras de Cima. Serão 15 expositores, dentre os quais, restaurantes, barracas de praia, pousadas e hotéis, oferecendo aos apreciadores da boa culinária as mais diversas receitas à base de lagosta.

Todos os expositores participam da oficina Lagosta com Massa ministrada de 25 a 28 de outubro pela professora de gastronomia do SENAC, Dona Nair. A oficina será oferecida pelo festival, em parceria com o Sebrae-CE.

Ao cair da tarde do dia 4, os estandes estarão a postos para receber os visitantes para a experimentação dos pratos. O acesso ao Salão é gratuito e cada estande oferece suas receitas a preços promocionais, especiais para degustação.

CULTURA
Mas nem só a culinária compõe a programação do festival. Durante a noite, o público poderá assistir a shows de artistas locais e nacionais como, o cantor Lobão, que se apresenta na sexta-feira, 04, na abertura oficial do evento. Antes dele, show da banda Los Kakos. A manhã de sábado, dia 05, será de competições esportivas, com programação a partir das 8h. Às 10h tem show com o grupo The Claptons e às 12h30, da banda Cacimba de Aluá. O grupo MPB4 se apresenta a partir das 21h30 do mesmo dia. Antes dele, tem banda Monomotor. Quem fecha a noite são os integrantes da banda Reldon.

No domingo, dia 6, último dia do festival, os visitantes farão um passeio pelas praias de Icapuí, que terá início às 10h da manhã. De jangada, eles conhecerão a praia de Ponta Grossa e a praia da Redonda. Na ocasião, haverá visita guiada aos restaurantes, barracas e pousadas participantes do Salão da Gastronomia e trilha ecológica na praia de Ponta Grossa.

O artesanato local contará com estande especial durante o Salão Gastronômico.

Ações de formação
Atualmente, 83% das famílias de Icapuí trabalham diretamente na cadeia produtiva da Lagosta. Pensando nisto, o VI Festival da Lagosta oferece um seminário com temas de interesse imediato da comunidade, promovendo palestras sobre temas de relevância ministradas por representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, Labomar-UFC, Ibama e INSS de Aracati. O seminário será realizado na quinta-feira que antecede o festival, 03 de novembro, na Secretaria de Educação de Icapuí.

A ação formativa vem ao encontro das necessidades de aprimoramento de técnicas sustentáveis da pesca da lagosta e conhecimento da legislação que regulamenta o assunto no País. O objetivo é dar destaque à importância da informação para a produção daquela que é a principal atividade econômica da região e valoroso produto de exportação cearense: a lagosta.

O primeiro tema tratado no seminário será O Projeto de certificação da lagosta para exportação e o seu impacto junto ao pescador artesanal de lagosta, em palestra ministrada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Logo em seguida, representantes do Ibama falam sobre os Planos de atividades de fiscalização por parte do IBAMA no próximo período do defeso da lagosta.

A terceira palestra, ministrada pelo Labomar-UFC, será Uma alternativa de pesca no período do defeso: cultivo de beijupira em cativeiro. Já a Secretaria da Pesca do Ceará apresenta a palestra Ações em curso na SPA-CE direcionadas para a região de Icapuí.
Além dos temas pautados diretamente na pesca da lagosta, o INSS de Aracati abordará questões ligadas aos Direitos e obrigações trabalhistas do trabalhador pescador.

Profissionais de restaurantes e hotéis, integrantes da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí, também serão contemplados com ações formativas do festival. Eles participaram da oficina Qualidade de atendimento ao cliente, de 17 a 20 de outubro. De 25 a 28 do mesmo mês, a oficina será Lagosta com massa. Ambas ministradas pelo Sebrae/CE.

O VI Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapui – GDTur, tendo como patrocínio o Biscoito e Massa Fortaleza, co-patrocínio do Banco do Nordeste e Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Com apoio institucional do Sebrae-CE, Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Icapuí. Produção executiva da J. A. Lima Produções.

SERVIÇO
VI Festival da Lagosta - De 04 a 06 de novembro, na Praia de Barreiras de Cima, em Icapuí/CE. Acesso gratuito. Informações: (85) 3251.1105.







CARIRI É CULTURA!

13ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura acontece de 11 a 16 de novembro


Festival UFC de Cultura chega ao Cariri HOJE

-“Frankestein”, um dos espetáculos da Mostra Sesc Cariri

Um diversificado palco das mais variadas manifestações artísticas e culturais, contendo espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, instalações, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo é o panorama da 13ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura. O circuito está programado para acontecer de 11 a 16 de novembro na região do Cariri, passando por Juazeiro, Crato, Nova Olinda e Barbalha. Realizado pelo Departamento Nacional do SESC e pelo SESC Ceará, a mostra se espalha por teatros, galerias de arte, galpões e clubes, em ruas e praças.
Na 12ª edição a Mostra reuniu desde grupos tradicionais, que representaram a memória cultural da região - como reisados, bandas cabaçais, maneiro pau, lapinhas, pastoris, guerreiros e congadas – até produções experimentais de arte contemporânea, abrangendo tendas literárias, ações formativas, mostras de ruas, e outros infindáveis acontecimentos. Durante os dias do evento, cerca de 430 mil pessoas conferiram as apresentações.
Festival UFC - Depois de quatro edições em Fortaleza, o Festival UFC de Cultura se expande e acontece pela primeira vez no Campus do Cariri, de terça (25) até quinta-feira (27), na sede da Universidade Federal do Ceará em Juazeiro do Norte (Av. Tenente Raimundo Rocha, s/n). A programação inclui oficinas, debates e apresentações de grupos populares e culturais, como a da Orquestra de Rabecas, acompanhada de Di Freitas, na abertura oficial do evento, às 18h30min desta terça-feira (25). O Festival se encerrará com show do grupo Cabruêra, da Paraíba, a partir das 20h30min do dia 27, no palco principal do evento.
As atividades do Festival resultam de desejo e organização dos professores e estudantes do Campus Cariri. Desde o primeiro semestre de 2011, um grupo de trabalho foi montado naquela Unidade Acadêmica para pensar de forma coletiva uma programação que contemplasse sugestões de diversos setores. Toda a programação do Festival UFC de Cultura no Cariri é gratuita e está no site www.festivalufcdecultura.ufc.br, na seção “Cariri”.
O Festival UFC de Cultura no Cariri terá início antes mesmo de sua abertura oficial. Na terça-feira (25), às 15h, no pátio dos Encontros Universitários, haverá apresentações dos grupos populares Reisado Pé Trovão e Banda Cabaçal Santo Antonio e da ciranda de Val Andrade. Logo em seguida, às 17h, acontece show de Ermano Morais.
Já nos debates do Festival no Cariri, os rumos da universidade pública entrarão em pauta. Na quarta (26) e quinta-feira (27), às 14h30min, o auditório do Campus receberá o debate “Universidade, Cultura e Conhecimento”. E na quinta-feira (27), a partir das 15h, ainda acontecem shows de Synkrasis e de Dudé Casado, com performance poética de Ramon Érico.

Além disso, são quatro opções de oficinas: Grafite, Colagem, Desenho e Confecção de instrumentos musicais. Ainda é possível realizar inscrições nas oficinas de Desenho e Confecção de instrumentos musicais, através do e-mail inscricoes.festivalufc@gmail.com

Nenhum comentário: