terça-feira, 11 de outubro de 2011

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

III Festival Choro & Jazz Jericoacoara está com inscrições abertas para oficinas de instrumentos e práticas de conjunto

O encontro acontecerá de 29 de novembro a 4 de dezembro na paradisíaca praia do litoral oeste do Ceará

Estão abertas as inscrições das oficinas do III Festival Choro & Jazz Jericoacoara, que acontecerá de 29 de novembro a 4 de dezembro. O encontro que reunirá grandes músicos e intérpretes da cena nacional e internacional, também anuncia a programação para os seis dias de imersão musical na elegante e exótica Vila do Parque Nacional de Jericoacoara.
Os interessados em garantir vaga nesse evento que vem chamando atenção da cena jazzística mundial, podem se inscrever através do site www.chorojazzjericoacoara.com.br. E quem tiver a ventura de participar do prestigiado festival que apresentará amplo panorama musical, com workshops e programação pedagógica, disporá luxuosas opções.
Entre alguns, os músicos Alessandro Penezzi, ministrando oficinas de choro; Nenê, oficina de bateria; Zé Paulo Becker, nas aulas de violão; Arismar do Espírito Santo, contrabaixo/guitarra e prática de conjunto; Alexandre Ribeiro, de clarinete; e Carlinhos Pandeiro de Ouro, nas oficinas de pandeiro/percussão. Também estarão presentes, os artistas Daniel Alcântara, com práticas de metais (trompete e improviso no jazz); Fábio Pascoal, de pandeiro/percussão; Laércio de Freitas, com a oficina ‘o choro ao piano’; João do Pife, também na confecção de pifes; Jean Garfunkel, oficina de composição; Cláudia Villela, de canto; e Vinicius Dorin, oficnas de sax e flauta.
Outras duas boas novidades dessa terceira edição será a entrega do I Troféu Festival Choro & Jazz Jericoacoara que homenageará o músico cearense Zé Menezes que, em 2011, completou 80 anos de idade. O virtuose multi-instrumentista confirmou presença na praia paradisíaca e sua apresentação já é uma das mais aguardadas do encontro musical. Também, pela primeira vez, o Festival de Jericoacoara conta com a parceria do 'California Brazil Camp', festival que acontece nos Estados Unidos, onde americanos e brasileiros se encontram para estudar com nossos professores e compositores, o que há de melhor em música brasileira.
Entre as atrações do III Festival Choro & Jazz Jericoacoara também estarão Ivan Lins, Celso Viáfora, Hamilton de Holanda, Nenê Trio, Choro Rasgado, Eudes Fraga, Nilson Chaves, Luís Felipe Gama, Ana Luiza, Natan Marques, O som dos meninos quietos, os americanos Bob Mintzer e Russell Ferrante, Gilberto Monteiro, Lúcio Yanel, Toninho Ferragutti, Carlos Malta, João do Pife, o quarteto venezuelano Ensamble Gurrufíu, e o encerramento no domingo ficará a cargo da Velha Guarda da Portela.
De acordo com Capucho, organizador do Festival de Jericoacoara, para aproximar jovens músicos e artistas serão oferecidos workshops e programação pedagógica com ênfase na música instrumental. As aulas, que terão duração de uma semana, contarão com cursos de instrumentos e práticas de conjunto.
“Nosso compromisso é com a valorização e democratização da cultura e esse Festival proporciona diversas vivências artísticas totalmente gratuitas. A ideia é que todos atuem na cena contemporânea musical. E esse é um momento onde turistas do mundo inteiro compartilham com a população local o que acontece na música verdadeiramente de qualidade”, destaca o produtor.
Mais informações pelos e-mails chorojazzjericoacoara@gmail.com, puracomunicacao.assessoria@gmail.com, no site www.chorojazzjericoacoara.com.br, ou pelo telefone (11) 3032-3312 .






Seminários preparatórios para a Conferência Municipal de Cultura


O convite é público e extensivo a todo e qualquer cidadão interessado em debater e decidir, de forma compartilhada com o poder público, ações e projetos culturais de caráter governamental, potencialmente capazes de promover o desenvolvimento social e humano. Participativa e processual, a IV Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, pautada para os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011, no Seminário da Prainha, começa a se desenhar ainda neste mês de outubro, com um ciclo de seminários preparatórios que irão auxiliar a cumprir a missão histórica de aprovar propostas, estratégias e diretrizes para compor o Plano Municipal de Cultura - documento de valor legal que definirá a base de sustentação da política cultural em Fortaleza, ao longo dos próximos 10 anos.

Para refletir conjuntamente sobre um dos eixos temáticos da Conferência, o ciclo de seminários continua nesta semana. Na quarta-feira, dia 26, a partir das 19h, no Seminário da Prainha, acontece o Seminário sobre “Cultura e Desenvolvimento”, com a participação da Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão; e do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes. Na pauta, discussão sobre a economia da cultura, abordando análises de modelos sustentáveis, economias solidárias e cadeias produtivas e fazendo o debate sobre produção, distribuição de bens e conteúdos culturais.
Já nesta quinta, dia 27, acontece o seminário sobre “Comunicação e Cultura” com a participação de Alcione Carolina Gabriel da Silva, Coordenadora-Geral de Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; Felipe Fonseca, pesquisador e articulador de projetos relacionados com produção colaborativa; Joana Dutra, Coordenadora de Comunicação Popular e Alternativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza; e Uirá Porã, Articulador de Políticas Digitais e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O enfoque do seminário recai sobre o papel da comunicação na produção e difusão da cultura; sobre a ampliação de espaços, dispositivos e condições para iniciativas compartilhadas e sobre o intercâmbio e cooperação das ferramentas livres de comunicação. Além disso, será abordado o processo de integração nacional dos recursos tecnológicos, garantindo as conexões locais e comunitárias com os centros culturais.

No dia 3 de novembro, com o tema “Planos Setoriais e Planos Territoriais”, acontece o último seminário, às 19h, no Seminário da Prainha.
“Os seminários são geradores de conteúdos referenciais para se entender a relevância pública da Conferência de Cultura, que não só diz sobre uma nova cultura política de afirmação dos instrumentos de democracia participativa, como convida a população a construir coletivamente uma política de Estado e não de governo para o setor. Ou seja, um marco legal que está acima de qualquer gestão ou governante que venha a comandar a pasta”, enfatiza o secretário executivo de cultura de Fortaleza, Márcio Caetano.

Concomitantes e posteriores aos seminários, as Pré-Conferências Livres de Cultura também são momentos preparatórios para a conferência propriamente dita que, em novembro, instaura um amplo processo de mobilização e articulação entre poder público e sociedade civil, a fim de definir, de forma democrática, as políticas públicas para a cultura na cidade, girando em torno do tema “Construindo o Plano Municipal de Cultura”.

Com inscrições abertas através do site www.conferenciadeculturafortaleza.com, as pré-conferências são plenárias organizadas espontaneamente pela sociedade civil para também deliberar sobre o Plano, enredando assim uma ampla malha propositiva através de fóruns de linguagens, instituições, movimentos sociais, sindicatos, associações comunitárias ou mesmo instituições representativas do poder público, cidadãos das mais diversas procedências e com os mais diversos interesses e bandeiras.

Podem participar da IV CMC cidadãos fortalezenses com idade acima de 16 anos; representantes de organizações com personalidade jurídica, com ou sem fins lucrativos; representantes de movimentos sociais e de cultura, sem personalidade jurídica, com atuação na cidade de Fortaleza; representantes do poder público, mas nunca ultrapassando um terço do número de participantes inscritos da sociedade civil, além de representantes de Conselhos em geral. Gratuitas, as inscrições serão realizadas on line, no ato do credenciamento e nas sete Secretarias Executivas Regionais (SER I, rua Dom Jerônimo, 20 / SER II, rua Professor Juraci de Oliveira, 01 / SER III, avenida Jovita Feitosa, 1264 / SER IV, avenida Dedé Brasil, 3770 / SER V, avenida Augusto do Anjos, 2466 / SER VI, rua Padre Pedro de Alencar, 789/ Rua 24 de maio, 1221 / Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), rua Guilherme Rocha, 175), assim como na sede da Secretaria de Cultura de Fortaleza (rua Pereira Filgueiras, 04 – Centro), em horário comercial, de 9h às 12h e de 14h às 17h.

SERVIÇO:
Ciclo de seminários preparatórios para a IV CMC:

Dia 26, quarta, às 19h, seminários sobre Cultura e Desenvolvimento, com a participação da Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão; e do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes.

Dia 27, quinta, às 19h, Seminário sobre Comunicação e Cultura com a participação de Alcione Carolina Gabriel da Silva, Coordenadora-Geral de Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; Felipe Fonseca, pesquisador e articulador de projetos relacionados com produção colaborativa; Joana Dutra, Coordenadora de Comunicação Popular e Alternativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza; e Uirá Porã, Articulador de Políticas Digitais e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Local: Seminário da Prainha (av. Dom Manoel com av. Monsenhor Tabosa). Entrada franca.

Nenhum comentário: