sábado, 1 de outubro de 2011

TURISMO

Ceará entre os dez estados que mais recebe turistas

Dois em cada cem turistas que vêm ao país têm como destino algum município cearense

Para presidente da Embratur, Flávio Dino, Copa do Mundo é chance de aumentar participação Pesquisa divulgada hoje pelo Ministério do Turismo e Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) mostra que o Ceará é o 9º estado que mais recebe turistas estrangeiros no Brasil. Dois em cada cem turistas que vêm ao país têm como destino algum município cearense. No ranking nacional por cidades, Fortaleza recebe 1,2% dos turistas estrangeiros. Uma leve queda na participação em relação a 2009, quando a cidade recebeu 1,5% dos visitantes. “A visibilidade que Fortaleza terá como uma das cidades-sede da Copa do Mundo é uma oportunidade histórica para aumentar essa participação”, avaliou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Os dados fazem parte da pesquisa “Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil 2010” realizada pela FIPE a pedido do Ministério do Turismo e Embratur. Nível de satisfação em 85% A opinião do turista internacional sobre o Brasil melhorou ao se comparar os anos de 2009 e 2010: foi registrado um aumento de 5% no quesito máximo de satisfação da pesquisa. Somando os as duas avaliações mais positivas da pesquisa (“superou e atendeu plenamente”) verifica-se que a maioria (85%) dos visitantes estrangeiros avaliou positivamente a viagem ao nosso país. Dentre outros dados a pesquisa mostra que os três principais emissores de turistas para o Brasil continuam sendo Argentina (1,399 milhão), Estados Unidos (641,377 mil) e Itália (245,491 mil). Somente a Argentina e os Estados Unidos juntos respondem por 40% do receptivo brasileiro e os principais emissores europeus (Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e Inglaterra) respondem por 22%. Os outros países da América do Sul somados (Uruguai, Chile e Paraguai) são responsáveis por 13% do receptivo de turistas internacionais. Quanto à motivação de viagem, o lazer responde pela maior parte das visitas (46,1%), seguido de visitas a amigos e parentes (27%) e “negócios e eventos” (23,3%). Nas viagens a lazer, o segmento que desperta o maior interesse é sol e praia (60%), seguido de “natureza e ecoturismo” (26,9%) e “cultura” (8,5%). Nota-se que nos últimos anos o segmento de natureza, ecoturismo e turismo de aventura vem substituindo a preferência pelo segmento cultura. O tipo de hospedagem mais utilizado pelos turistas que vem ao Brasil são os hotéis, flats, pousadas e resorts (54,2%), a segunda opção ficou para a casa de amigos de parentes (27%).
Nas viagens motivadas por negócios, os hotéis e similares foram eleitos como principal hospedagem (84,9%), ao contrário das viagens motivadas por visitas a parentes e amigos, onde casa dos familiares e parentes é o mais utilizado (72,2%). Os estados mais visitados foram São Paulo (22,5%), número influenciado pelas viagens a negócios, seguido do Rio de Janeiro (20,1%), Santa Catarina (13,2) e Paraná (13%), praticamente empatados, e Bahia, com 5,9% do total de turistas. Quanto às cidades, as preferidas pelos visitantes estrangeiros são São Paulo (13,5%), Rio de Janeiro (13,1%), Foz do Iguaçú (6,7%), Florianópolis (5,6%) e Salvador (3,2%). Para lazer os destinos mais escolhidos são Rio, Foz, Florianópolis, São Paulo, Búzios e Salvador. É bastante positiva a avaliação geral dos turistas: 85% disseram que a viagem superou ou atendeu plenamente. Dos que vieram pelas vias terrestres, essa avaliação positiva alcança 93,5%, enquanto a avaliação de quem veio pelas vias aéreas é de 82%. Um dos dados mais relevantes é a fidelização ao destino, já que 96% dos visitantes sinalizaram a intenção de voltar ao Brasil e 68% já havia estado no país outras vezes. Os itens de infraestrutura e serviços que foram mais avaliados foram: hospitalidade (98%), restaurantes (95%), alojamentos (94%), e táxis (90%). As opiniões menos positivas foram para os preços (60%), rodovias (66,4%), telefonia e internet (74%). A íntegra da pesquisa pode ser conferida neste link: (www.turismo.gov.br/dadosefatos).








BRUNCH DE HALLOWEEN TEM CLIMA DE MISTÉRIO E DIVERSÃO NO GRAND HYATT SÃO PAULO


O tradicional brunch de domingo no restaurante Grand Caffè celebra a data com gastronomia temática


Uma tradição nas comemorações do Grand Hyatt São Paulo, o brunch de Halloween ganha mais uma tarde gastronômica de gostosuras e travessuras. No domingo, dia 30 de outubro, o restaurante Grand Caffè oferece aos clientes e hóspedes do hotel um clima colorido, festivo e cheio de surpresas em um brunch organizado especialmente para a data.

O buffet temático, preparado pelo chef italiano Domenico Cicchetti, traz a abóbora em variações deliciosas, além de apresentar outras opções para toda a família.

Nos antepastos, o bolo de arroz com tomate cereja e abóbora, e a abobrinha recheada com mousse de salmão e abóbora são o destaque. Para a salada, aspargos grelhados com molho de cogumelos e semente de abóbora pode ser um prato inesquecivelmente saboroso. Estação ao vivo de churrascos e pratos quentes variados compõem, o menu que também traz a sopa de abóbora com risone e bacon, e asas de frango com molho de gengibre picante.

As crianças são convidadas a irem fantasiadas e recebem um kit “Trick or Treat” com docinhos. As gostosuras, inspirações preparadas pelo chef patissier do hotel, Laurent Grolleau, são sobremesas excepcionais, como maçãs caramelizadas e a tradicional torta de abóbora. O evento conta ainda com recreação infantil temática que inclui pintura de rosto, pumpkin carving (escultura de abóboras) e mais brincadeiras e jogos que prometem muita diversão aos pequenos.
O brunch de Halloween do Grand Hyatt São Paulo acontece das 12h30 às 16h. O valor de R$ 150 por pessoa inclui bebidas não alcoólicas preparadas especialmente para a data, caipirinhas e cervejas. Crianças de até cinco anos não pagam e até 12 anos pagam 50% do valor. Associados Club at the Hyatt têm 25% de desconto.
Informações e reservas: (11) 2838 3203.

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