terça-feira, 11 de outubro de 2011

CINEMA

O título parece infantil demais, porém...

Baseado em historia real, "Winter, o Golfinho" emociona pessoas de todas as idades

Você pode achar que o nome é muito infantil e não irá querer ver esse filme, até mesmo crianças mais radicais irão se recusar...mas O Estado e Divirta-CE recomendam "Winter o Golfinho" - para todas as idades. Longa inspirado na emocionante história real de um corajoso golfinho chamado Winter e da compaixão das pessoas que se uniram para salvar sua vida. O filme tem ainda Morgan Freeman no elenco, a premiada atriz Ashley Judd e a lenda do cinema e da música Kris Kristofferson. O jovem ator Nathan Gamble, assim como a própria Winter, o golfinho, que participou das filmagens, fazem todos se emocionar. Prepare o lenço...'Winter, O Golfinho' é dirigido por Charles Martin Smith, que já fez outro filme de animal, "Bud- O Cão Amigo" As filmagens de 'Winter, O Golfinho' aconteceram na Flórida, incluindo o Clearwater Marine Aquarium, cujo lema é "resgatar, reabilitar e voltar". Nos Estados Unidos, o filme, que retrata uma história real, chegou a liderar a bilheteria em sua estreia, há duas semanas.

Na história, o golfinho Winter encalha numa praia da Flórida, com a cauda seriamente machucada. Com a ajuda de um pescador e de um garoto chamado Sawyer (Nathan Gamble, de "Marley e Eu"), o golfinho, uma fêmea, é levada para um aquário público, onde receberá atenção de veterinários e alimentação, enquanto se recupera num tanque. Sawyer, que é uma criança-problema para a mãe (Ashley Judd), deixa de frequentar a recuperação na escola durante as férias de verão e passa a ir todos os dias ao aquário para visitar Winter. Ajudar o animal a se recuperar torna-se a razão de viver do garoto.

Mas, para os roteiristas Karen Janszen e Noam Dromi, desgraça pouca é bobagem. Não basta a golfinho perder o rabo e ter dificuldade para se locomover, como também começa a ter problemas na coluna. Além disso, o aquário não tem mais verba, deverá ser fechado e nenhum zoológico ou outro aquário quer ficar com Winter. Paralelamente, o primo de Sawyer é um jovem soldado (Austin Stowell), recém-saído da academia, que se fere e fica preso a uma cadeira de rodas e não pode mais seguir em frente com sua carreira promissora como nadador.

A novidade na história acontece quando o veterinário (Harry Connick Jr.), aliado a um protético (Morgan Freeman), tenta inventar uma cauda artificial para o animal. Ao mesmo tempo, a filha do veterinário (Cozi Zuehlsdorff) e Sawyer armam um evento para salvar Winter e o aquário.



"Winter, o Golfinho" desliza para um melodrama em vários momentos. Mas a história real do golfinho torna-se um símbolo de superação. Motivando crianças com problemas físicos, consegue ser emocionante sem nunca cair no exagero ou na manipulação. Talvez esteja aí - mais na questão da capacidade individual de cada um do que na superação em si - que resida o que há de mais interessante e importante no filme.

O filme está em cartaz no North Shopping, às 14h10 e na versao 3D (que não decepciona!) no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, às 14h25 e 16h50. ***

Nenhum comentário: