terça-feira, 11 de outubro de 2011

CINEMA DE ARTE

Cineclube exibe filme "Alice" na última sessão de outubro

O Cineclube Vila das Artes apresenta, na última sessão do mês, o filme “Alice” (2005), primeiro longa do cineasta português Marco Martins. A exibição será na próxima quarta-feira (26), às 18h30. O mote da narrativa é o desaparecimento de Alice, vista pela última vez há 193 dias. Todos os dias, Mário, o seu pai, sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que Alice sumiu. A obsessão de encontrá-la o leva a instalar uma série de câmeras de vídeo que registram o movimento das ruas. No meio de todos aqueles rostos, daquela multidão anônima, Mário procura uma pista, uma ajuda, um sinal (trailer).



A Mostra segue até dezembro e tem curadoria de Marcel Vieira, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. As sessões acontecem às quartas-feiras, a partir das 18h30, e são seguidas de debates. A entrada é gratuita. Informações: 3252-1444.


PROGRAMAÇÃO
Outubro

Dia 26 - Alice (Portugal, 2005, de Marco Martins)

Novembro

Dia 9 - Five Dedicated to Ozu (Irã, 2003, de Abbas Kiarostami)

Dia 16 - Moscou (Brasil, 2009, de Eduardo Coutinho)

Dia 23 - O filho (França, 2002, dos Irmãos Dardenne)

Dia 30 - Bamako (Mali/França, 2006, de Abderrahmane Sissako)


Serviço: Cineclube Vila das Artes. Mostra de Cinema Contemporâneo. "Alice" (Portugal, 2005, de Marco Martins). Quarta-feira (26), às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Entrada gratuita.







"Akira" na Mostra de Animação

A Mostra O Universo da Animação continua em cartaz nesta quinta-feira (13), às 18h30, com “Akira”. O filme parte de uma explosão que destrói a cidade de Tóquio em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde é mantida como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e levado por integrantes do exército liderados pelo coronel Shikishima. A partir de então, Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988 (trailer). A entrada é gratuita e após a exibição tem bate-papo com o público.

O 24 Quadros é um grupo de estudos formado por alunos e ex-alunos da Vila das Artes que se reúnem todas as terças-feiras do mês, às 18h30, na Vila, para refletir sobre questões do universo audiovisual. As atividades são abertas para interessados.

Programação
Dia 13 - Akira (Japão, 1988)
Dia 20 - Mafalda - O filme (Argentina, 1982)
Dia 27 - Cassiopéia (Brasil, 1996)

Serviço: Mostra O Universo da Animação. Akira. Quinta-feira (13), às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Entrada gratuita.











Vila das Artes exibe filme do movimento Mumblecore


Surgido em 2002, o movimento de cinema independente Mumblecore - A Estética do Faça Você Mesmo – é um estilo de criação cinematográfica cujas produções têm características como roteiro concebido coletivamente, cortes de cena abruptos e enredo baseado na vida cotidiana. Não há preocupação em elaborar cenários ou figurinos específicos. Quase sempre, as locações são externas e trazem atores sem maquiagem, reforçando uma estética próxima de um naturalismo difícil de ser ignorado.
Os primeiros cineastas a ganharem visibilidade com seus filmes tipo Mumblecore foram Joe Swanberg, Aaron Katz, Andrew Bujalski, Mark e Jay Duplass. O Movimento chama a atenção para uma discussão muito maior: o barateamento da produção cinematográfica com a chegada da tecnologia digital e como isto está se refletindo, tanto no mercado cinematográfico como também no modo de se fazer cinema.

Para discutir e apreciar a produção do Mumblecore, a Vila das Artes convida para a exibição de “Wendy e Lucy”, um longa dirigido, editado e roteirizado por Kelly Reichardt, com um orçamento estimado em 200 mil dólares. O filme será exibido na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) nesta sexta-feira (14), às 15h. A entrada é gratuita e após acontece bate-papo com Renê Guerra ( roteirista e orientador da disciplina de roteiro no curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes) e Diego Hoefel (professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará).

Nenhum comentário: