terça-feira, 11 de outubro de 2011

RÁDIO

Universitária FM veicula série Literatura em Cena, vencedora do I Prêmio Nacional Roquette-Pinto.

A estreia faz parte das comemorações dos 30 anos da Universitária FM. A série de radiodramaturgia será a veiculada durante duas semanas, de segunda a sábado, sempre às 15h, começando da próxima segunda-feira, dia 17.

A Universitária FM, emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), inicia a veiculação, a partir da próxima segunda-feira, dia 17, às 15h, da série de programas Literatura em Cena, vencedora do I Prêmio Roquette-Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, realizado pela Associação das Rádios Públicas Brasileiras (ARPUB) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

A série de 12 programas explora o universo da radiodramaturgia através de adaptações de obras literárias de escritores cearenses, no âmbito do conto, romance, poema e teatro. São eles: Adolfo Caminha, Ângela Gutierrez, Antônio Sales, Caio Porfírio Carneiro, Domingos Olímpio, Eduardo Campos, Fernando Lyra, Gilmar de Carvalho, José de Alencar, Moreira Campos, Patativa do Assaré e Rachel de Queiroz. O lançamento do Literatura em Cena faz parte das comemorações dos 30 anos da Universitária FM, inaugurada no dia 15 de outubro de 1981.

No formato de uma rádio-revista, o programa visa ao incentivo do gosto pela leitura nos ouvintes de rádio e ao resgate da prática da radiodramaturgia, que perdeu espaço nos últimos anos no Brasil. O programa também se coloca como uma das poucas produções a contemplar com radiodramas as obras literárias cearenses, valorizando assim a produção local e regional.

Cada edição contempla vida e obra de um dos autores acima mencionados, com narração de uma pequena biografia adaptada ao contexto em que as obras foram escritas, uma entrevista com o próprio autor ou com um especialista em literatura e os radiodramas, que são a principal expressão do Literatura em Cena.

Os programas foram produzidos nos estúdios da Universitária FM pelos estudantes Andressa Cavalcante, Ana Paula Lima, Caio Mota, Isabel Paz e João Carlos Bento, do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e coordenados pelo coordenador-geral da Universitária FM, professor Nonato Lima. O processo de produção teve duração de dois meses e contou com a participação de atores cearenses na composição dos radiodramas.

A primeira edição do prêmio

I Prêmio Roquette-Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos tem como objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio. Mais de cem projetos de instituições públicas todo o Brasil participaram da seleção, entre as categorias radiodocumentário, programas infanto-juvenis, rádio-arte ou experimentações sonoras e radiodramaturgia.

No entanto, a Comissão de Seleção composta por oito membros e constituída por especialistas na atividade radiofônica, selecionou 20 projetos do total. No Ceará, foram contemplados apenas dois: Literatura em Cena, da Universitária FM, e a série Ciranda do sertão: diversidade cultural das comunidades, da ONG Catavento Comunicação e Educação.

O I Prêmio Roquette-Pinto é uma iniciativa da ARPUB, com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio da Petrobras.


Confira a programação do Literatura em Cena, na Universitária FM:

17/10 (segunda-feira) – Antônio Sales, com Aves de Arribação;

18/10 (terça-feira) – Fernando Lira, com Filé com Fritas ao Vinagrete;

19/10 (quarta-feira) – Caio Porfírio Carneiro, com Trapiá;

20/10 (quinta-feira) – Patativa do Assaré, com Cordéis e Outros Poemas;

21/10 (sexta-feira) – Ângela Gutierrez, com O Mundo de Flora;

22/10 (sábado) – Gilmar de Carvalho, com O dia em que vaiaram o sol na Praça do Ferreira;

24/10 (segunda-feira) – Eduardo Campos, com O Morro do Ouro;

25/10 (terça-feira) – Domingos Olímpio, com Luzia-homem;

26/10 (quarta-feira) – Adolfo Caminha, com A Normalista.

27/10 (quinta-feira) – Rachel de Queiroz, com Dora, Doralina;

28/10 (sexta-feira) – Moreira Campos, com Dizem que os cães veem coisas;

29/10 (sábado) – José de Alencar, com Iracema;

Nenhum comentário: