Em outubro tem o primeiro Festival de Teatro Infantil do Ceará
Com toda a programação gratuita, o festival apresenta espetáculos infantis em diversos palcos de Fortaleza e Sobral
O I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) abre as cortinas dos palcos de Fortaleza e Sobral para espetáculos infantis, com mais de uma semana de apresentações voltadas para toda a família. A programação é gratuita - realizada de 01 a 12 de outubro – e conta com a participação de grupos de diversos quatro estados do Brasil (Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão) e da Espanha.
Com apresentações que incluem teatro de animação, teatro visual, teatro de bonecos, circo, música e promovendo piquenique, visitação escolar e ações de formação voltadas para o teatro infantil, o TIC abre espaço para uma maneira diferenciada do fazer teatral para infância, trabalhando temas pertinentes à criança dos dias de hoje e estéticas mais apuradas, menos didáticas e que, além de divertir, estimulem a reflexão por meio da arte, interagindo também com o público adulto.
Os grupos participantes são: Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE), Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN), Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE), Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE), Ângela Escudeiro (Fortaleza-CE), Cia Bricoleiros (Fortaleza - CE), Cia Fios de Sombra (Campinas - SP), Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza - CE), Grupo Bilu Bila (Fortaleza - CE), Grupo MiraMundo (São Luis - MA), Gurpo ParaladosanjoS (Campinas - SP) e Pampinak (Espanha).
O festival acontece de 01 a 07 de outubro em Fortaleza e de 08 a 12 em Sobral. Diariamente serão promovidas apresentações abertas ao público no final da tarde/começo da noite, com sessões alternativas pela manhã e tarde para alunos das escolas públicas municipais. Toda a programação tem classificação livre.
Com apresentações todos os dias da semana, o TIC ocupará espaços cênicos importantes das duas cidades, como o Teatro, o Espaço Arena e o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Teatro do SESC/SENAC Iracema, Teatro do Centro Cultural Bom Jardim (CCBB) e o Passeio Público. Em Sobral, as apresentações ganham o palco do belo Theatro São João (ver programação).
O Festival de Teatro Infantil do Ceará é realizado pela Invento Assessoria e Produção Cultural, com promoção da Associação de Atividades e Pesquisas Teatrais – Cia do Batente e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). O TIC tem ainda parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim.
Formação: oficinas, workshops e projeto A Escola Vai ao Teatro
Além das apresentações, o TIC promove atividades de formação voltadas para o teatro infantil, com participação de grupos de teatro locais, a fim de profissionalizar a cadeia produtiva local de teatro infantil.
Entre as ações, estão programadas as oficinas de Direção Teatral com foco no teatro infantil, ministrada pela professora mestre Michelle Cabral (Graduada em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO); a oficina de Teatro Visual, para profissionais e estudantes em dança, teatro e artes performáticas, ministrada por Marília Ennes e Marcos Becker, fundadores da Cia ParaladosanjoS; e oficina Entre Sombras e Transparências, ministrada pelo uruguaio Rafael Curci, também Lucas Rodrigues e Paloma Barreto, da Cia Fios de Sombra, onde serão expostos os princípios básicos da técnica de Teatro de Sombras.
O festival estimula ainda a formação de plateia e democratização do acesso à cultura com o projeto A Escola Vai ao Teatro, com participação de alunos de escolas públicas municipais de Fortaleza e Sobral. Eles assistirão aos espetáculos em sessões exclusivas, acompanhados de seus professores e por monitores do projeto.
Homenagem: Maria Clara Machado (90 anos) e Teatro Tablado (60 anos)
Para estrear com chave de ouro, a primeira edição do TIC homenageará Maria Clara Machado (que em 2011 estaria completando 90 anos) e o seu grupo teatral O Tablado (comemorando 60 anos de fundação).
Dramaturga e diretora teatral, Maria Clara Machado é o maior ícone da produção de teatro infantil brasileira. Reuniu cotidiano e fantasia de forma inteligente e sensível, deslumbrando crianças com histórias que fazem rir, pensar e encantar até hoje. A artista escreveu mais de 25 peças, sendo estas montadas e remontadas por inúmeros grupos teatrais, profissionais e amadores, em todo o país, como “Pluft, o fantasminha”, “O cavalinho azul”, “A bruxinha que era boa” e “A menina e o vento”. Foi à frente do Grupo O Tablado, fundado por ela em 1951, no Rio de Janeiro, que se destacou no ofício de dirigir e formar atores e atrizes, trazendo novos ares para o teatro infantil brasileiro. Importantes nomes passaram por O Tablado, como Miguel Falabella, Andrea Beltrão, Drica Moraes, Cláudia Abreu, Malu Mader e Guilherme Fontes.
Programação da Abertura
Ao todo serão 15 montagens diferentes dos diversos grupos, algumas com mais de uma apresentação. Inaugurando as atividades do festival em Fortaleza, dia 01 de outubro às 16h no Espaço Arena do CDMAC, a atriz Ângela Escudeiro apresenta “O circo de toda gente: Antônio Brasileiro, o Equilibrista”. O espetáculo é uma montagem de Teatro Lambe-Lambe (ou Teatro de Miniaturas), onde uma mini-história de marionetes é contada em uma pequena caixa preta com possibilidade de apenas um expectador por vez.
A Cia Fios de Sombra, de Campinas (SP), apresenta às 17 horas no SESC/SENAC Iracema a peça “Uma Noite em Claro”, obra que conta à história de Morpheu, um cidadão comum que volta à sua casa após um dia de trabalho intenso. Seu único objetivo é dormir tranqüila e profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer.
Às 18 horas, é a vez do Gurpo ParaladosanjoS, também de Campinas (SP), apresentar o espetáculo “Tchu - Tchu – Tchu”, no Teatro do Dragão do Mar. Eles utilizam recursos circenses para contar uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que em seu momento de descontração são surpreendidos por um terrível tubarão solitário e atrapalhado, que para demonstrar sua força e coragem realiza impressionantes acrobacias em um trapézio.
Alguns Destaques
Passeio Público – Um dos destaques da programação será o piquenique com as famílias no Passeio Público, realizado do domingo, dia 2, às 10h da manhã. Na ocasião, o grupo ParaladosanjoS apresenta o espetáculo Balagan, contando a história do adolescente Gogol, que uma bela noite é surpreendido por objetos de sua casa que ganham vida. O cello começa a tocar sozinho e com isso desperta todos os objetos que existem no quarto. Um Pierrot na janela, uma fada de durepox, um ventilador, etc.
Lançamento – Também no domingo, dia 2, o diretor uruguaio Rafael Curci, da Cia Fios de Sombra (Campinas - SP), lança o livro “As Três Marias”, às 16h30, no hall do SESC/SENAC Iracema. O livro é uma trilogia que reúne contos breves de estranhos acontecimentos que marcam os destinos nos instantes em que nascem as três protagonistas do livro: Maria da Luz, Maria d’Água e Maria da Sombra. As histórias acontecem em diferentes lugares da América do Sul.
Espanha – Na terça-feira, dia 4, às 19 horas, o grupo Pampinak, da Espanha, encena “El Truco de Olej (O truque de Olej)” no Anfiteatro do Dragão do Mar. “El truco de Olej” conta a história de um menino ajudante do mestre de cerimônias de um circo cujo maior sonho é se tornar um mago e mostrar seus truques. Utilizando bonecos que medem entre 80cm e 5 metros de altura, Pampinak une a escola do Teatro Negro de Praga e a arte milenar japonesa do Bunraku, com boas doses de humor, poesia e magia.
Estreia Nacional - Em Fortaleza, a programação segue até o dia 07 de outubro, sexta-feira. Neste dia, Larissa Montenegro e Samanta Sanford fazem a estreia nacional do espetáculo “Próxima Parada: Brasil”. As atrizes foram agraciadas em 2010 com o Prêmio Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O espetáculo é o resultado das pesquisas realizadas nos últimos meses no Rio de Janeiro - onde foram residentes na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) em intercâmbio com o grupo Os Tapetes Contadores de História e a Cia. Artesanal de Teatro. A peça conta a história de Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país.
Programação em Sobral
A partir do dia 08, o Festival de Teatro Infantil do Ceará segue para Sobral, com apresentações diárias no Theatro São João, que culminarão com a comemoração do Dia das Crianças, na quarta-feira, dia 12. Abrindo a programação, às 17h do dia 08 tem “Um ratinho e a lua”, da Cia Fios de Sombra (Campinas – SP). No dia 09, às 17h30, o Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN) apresenta o espetáculo “Flúvio e o Mar”, que será encenado também na segunda-feira, dia 10, em sessões exclusivas para os alunos de escolas públicas municipais.
Terça-feira, dia 11, às 19 horas, Larissa Montenegro e Samanta Sanford apresentam novamente a peça Próxima parada: Brasil. O Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE) comemora o Dia das Crianças no encerramento do TIC 2011, na quarta-feira (12) às 18 horas, com a montagem “Tá namorando! Tá namorando!”. Nele, quatro pequenas cenas que mostram de forma divertida as confusões e descobertas do primeiro amor. Dois personagens: um menino e uma menina revezam as mais diversas situações em que tudo vale para a conquista de um amor. Um espetáculo imagético, lúdico: muito divertido!
PROGRAMAÇÃO
I FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL DO CEARÁ (TIC)
FORTALEZA
CENTRO DRAGÃO DO MAR
01/10
16h – O circo de toda gente: Antônio Brasileiro, o Equilibrista - Teatro de Lambe -Lambe com Ângela Escudeiro (Fortaleza-CE).
Local: Espaço Arena. Classificação: Livre
18h - Tchu - Tchu - Tchu - Gurpo ParaladosanjoS (Campinas - SP)
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: Uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que em seu momento de descontração são surpreendidos por um terrível tubarão solitário e atrapalhado, que para demonstrar sua força e coragem realiza impressionantes acrobacias em um trapézio. Nessa situação de ameaça, os casais fazem de tudo para se salvar, encontrando sua segurança em tecidos aero-acrobáticos. Até que o perigo passe eles permanecem nos ares, recheando a trama com uma linda história de amor e aventura.
02/10
18h - Palita no Trapézio - Grupo Mira Mundo (São Luis - MA).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: A palhaça Palita Presepada está sem trabalho e sem ter onde dormir, aquela vaga de trapezista no circo é sua única chance. Desesperada para entrar no circo do grande trapezista Jack Jones, Palita desafia o trapézio, que, do alto de sua superioridade, a ignora, sereno.
03/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - A princesa e o Sapo - Grupo Bilu Bila (Fortaleza - CE).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: O espetáculo 'A Princesa e o Sapo', baseado no conto dos irmãos Grimm, é uma produção do Grupo Bilu Bila e da Companhia Grupo de Teatro de Palhaços do Ceará. A história da princesa Rosalinda, que tem de enfrentar a bruxa Marapuxa para casar-se com o príncipe Lindoval, será contada pelos palhaços Bilu e Bila e seu grupo de mamulengos, com um linguajar feito de rimas infantis. A direção do espetáculo é do ator e humorista Luciano Lopes.
04/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Festa - o jogo das velhas – Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza - CE).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: Da maior vontade nasceu a Festa que nunca acaba. Ele tem atração pela lua e busca querer alguma coisa. Ela conversa com a lua e anseia conhecer a chuva. O pai procura a mãe que também procura o pai. Coincidências, desencontros, imprevistos, por acasos, mentiras e aventuras se sucedem nesta história. Dois mundos, um meio do mundo e todos unidos pelo amor e separados pelo jogo da vida, ou pelo jogo das velhas?
19h – El Truco de Olej (O truque de Olej) - Pampinak (Espanha).
Local: Anfiteatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: “El truco de Olej” conta a história de um menino ajudante do mestre de cerimônias de um circo, cujo maior sonho é se tornar um mago e mostrar seus truques. Com boas doses de humor, poesia e magia, “El Truco de Olej” é uma fantástica experiência visual e sonora para todas as idades. Utilizando bonecos que medem de 80cm a 5 metros de altura, Pampinak une a escola do Teatro Negro de Praga e a arte milenar japonesa do Bunraku.
05/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Flúvio e o Mar - Coletivo Atores à Deriva (Natal - RN).
19h - Flúvio e o Mar - Coletivo Atores à Deriva (Natal - RN).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?
TEATRO SESC/SENAC IRACEMA
01/10
17h - Uma Noite em Claro - Cia Fios de Sombra (Campinas-SP)
Classificação: Livre
Sinopse: Esta obra conta à história de Morpheu, um cidadão comum que volta à sua casa após um dia de trabalho intenso. Seu único objetivo é dormir tranqüila e profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer, já que diversas situações tão inesperadas como insólitas perturbarão seu sono constantemente.
02/10
16h30 – Lançamento do livro “As Três Marias” de Rafael Curci (Uruguai).
Local: Hall do Sesc Senac Iracema. Classificação: Livre
Sinopse: A trilogia “As Três Marias” que reúne contos breves de estranhos acontecimentos que marcam os destinos nos instantes em que nascem as três protagonistas do livro: Maria da Luz, Maria d’Água e Maria da Sombra. As três histórias se passam em povoados sul-americanos quase perdidos. O nascimento, as famílias, os vínculos, os medos, sonhos e transformações e as mudanças são alguns dos temas desenvolvidos nas histórias. As ilustrações do livro foram produzidas por Ana Muriel e dialogam com o texto. Além dos traços singulares que distinguem cada uma das Marias, todas compartilham a mesma região de origem, a América do Sul.
17h – O intrépido Añamiri - Cia Bricoleiros (Fortaleza - CE).
Classificação: Livre
Sinopse: Numa floresta encantada, o aprendiz de feiticeiro Anãmiri perde o poder da flutuação quando uma bruxa lança nele um feitiço. Sem flutuar, o jovem herói fica indefeso. Felizmente o mestre do infortunado aprendiz rapidamente prepara-o para ir em busca do antídoto, um pó mágico que fica dentro do côncavo da árvore falante. A plateia é convidada a participar de uma jornada cheia de engraçadas criaturas; sem perceber, tornam-se novos personagens na história. O espetáculo se identifica perfeitamente com o mundo infantil, rico de cores e fantasias, combinados a uma estética refinada de manipulação de bonecos. O cenário está armado de inolvidáveis situações, repletas de jocosas confusões com o desventurado herói.
06/10
19h - Anjo de Papel - Cia Fios de Sombra (Campinas-SP)
Classificação: Livre
Sinopse: Anjo de Papel é um espetáculo encenado com a técnica de teatro de sombras e transparências, e conta a história de Clara, uma velha mulher que nada tem além de uma tesoura de metal que encontrou jogada por aí. Todos os dias ela vagueia por um mundo de papel amontoado, procurando retalhos para dar forma aos seus sonhos. Em um desses passeios, encontra um anjo de papel, caído, e decide cuidar dele. Assim, entre cuidados e insônias, nasce uma amizade que mudará seus destinos para sempre. Classificação: Recomendado para maiores de 06 anos (indicado para toda família)
07/10
19h - Próxima Parada: Brasil - Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE) (OBS.: ESTREIA DO ESPETÁCULO). Classificação: Livre
Sinopse: Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país. Manga com leite faz mal? Quem é o santo do pau oco? Você já segurou vela? Já caiu no conto do vigário? Através dessas e doutras curiosidades do presente, elas buscam referências no passado, gerando uma reflexão em busca de um futuro mais consciente.
PASSEIO PÚBLICO
02/10
10h – BALAGAN - ParaladosanjoS (Campinas – SP) – Piquenique do Passeio
Classificação: Livre
Sinopse: O que os objetos de nossa casa fazem quando saímos ou vamos dormir? Será que ficam lá parados esperando-nos acordar, voltar do trabalho, de uma longa viagem? Pois é, difícil saber. Só ver para crer. Nossa história começa na noite em que certos objetos decidem interagir com um de nós: Gogol, um adolescente que por sonhar em ser músico passa todas as noites tentando ensinar melodias ao seu violoncello. Entretanto nesta noite, enquanto dorme, o cello começa a tocar sozinho e com isso desperta todos os objetos que existem no quarto. Um Pierrot na Janela, Uma Fada de Durepox, Um Ventilador, As bolas esquecidas no canto da parede, O poster da banda de Rock. Juntos todos esses seres-objetos criam uma grande BALAGAN repleta de confusões, aventuras e dramas até que o "sonho" de Gogol acabe. Ou quem sabe continue na próxima noite...
CENTRO CULTURAL BOM JARDIM
04/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) – Dom Poder e a revolta da natureza - Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE).
19h – Dom Poder e a revolta da natureza - Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE).
Local: Teatro Bom Jardim. Classificação: Livre
Sinopse: Água, Sol, Árvore, Ar e Macaco reúnem-se para discutir seu futuro – e o de todos os outros – já que um tal de Dom Poder resolveu que ele é quem mais importa. Precisam dar uma lição naquele que quer destruí-los para obter lucros e não tem um pingo de consciência ecológica ou de preocupação com qualquer outra coisa ou pessoa, além dele mesmo e seu dinheiro. Para tanto, tornam-se cúmplices das crianças e contam com elas para dar sugestões, bolar planos, protestar e até esconder Água e Árvore. Aparentemente frágeis perante um vilão tão cruel e poderoso, os elementos descobrem-se fortes, pois possuem um bem muito maior, desconhecido por seu inimigo e que, portanto, será sua arma secreta: a amizade.
SOBRAL
THEATRO SÃO JOÃO
08/10
17h30 – Um ratinho e a lua - Cia Fios de Sombra (Campinas – SP).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre
Sinopse: Esta é uma história de amor contada com humor, cheia de avanços e retrocessos, de sonhos e desejos que parecem inalcançáveis. O protagonista é um ratinho chamado Gualdo, que morre de vontade de conhecer pessoalmente a sua eterna namorada, a Lua. Além de apaixonado, este ratinho é obstinado e arrojado, qualidades estas que o impulsionaram a buscar diversas maneiras de cruzar o espaço para chegar até a sua amada. Classificação: Recomendado para maiores de 04 anos (indicado para toda a família)
09/10
17h30 – Flúvio e o Mar - Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre.
Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?
10/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Flúvio e o Mar - Coletivo Atores a Deriva (Natal – RN).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre
Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?
11/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Próxima parada: Brasil - Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE).
19h – Próxima parada: Brasil - Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre
Sinopse: Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país. Manga com leite faz mal? Quem é o santo do pau oco? Você já segurou vela? Já caiu no conto do vigário? Através dessas e doutras curiosidades do presente, elas buscam referências no passado, gerando uma reflexão em busca de um futuro mais consciente.
12/10
18h – Tá namorando! Tá namorando! – Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre
Sinopse: Quatro pequenas cenas que mostram de forma divertida as confusões e descobertas do primeiro amor. Dois personagens: um menino e uma menina revezam as mais diversas situações em que tudo vale para a conquista de um amor. Os quadros são costurados por desenhos, imagens e músicas que dão o tom das cenas. Um espetáculo imagético, lúdico: muito divertido!
Serviço:
I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) - De 01 a 07/10 em Fortaleza e de 08 a 12/10 em Sobral. LOCAIS: Fortaleza – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema), Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim), SESC/SENAC Iracema (Rua Boris, 90 - Praia de Iracema) e Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – Centro). Sobral – Theatro São João (Praça São João, s/n – Centro). Programação: www.festival-tic.com. Informações: (85)3023.9714. Toda a programação é gratuita.
DIVIRTA-CE rcomenda: a “Passarinha” de Regina Berlim
Com ilustrações de Thais Beltrane, segundo livro da escritora acompanha o dia a dia do crescimento de uma ave
Através da janela de sua casa, um menino testemunha o dia a dia do processo de crescimento de um pequeno pássaro. A medida que o tempo passa, o garoto vai se apegando mais e mais à pequena ave e acostuma-se a fazer-lhe confidências. Mas um dia se vê obrigado a deixá-la partir e cumprir seu destino. Essa é a história do livro Passarinha (Peirópolis, 46 pp., R$ 34), de autoria de Regina Berlim e ilustrações de Thais Beltrame, que tem como objetivo ensinar que a perda é parte natural da vida e que é necessário aprender a lidar com a ausência de pessoas queridas. Segundo Regina, o livro é como uma história de amor, no sentido da criação de um vínculo inesperado e profundo.
Com toda a programação gratuita, o festival apresenta espetáculos infantis em diversos palcos de Fortaleza e Sobral
O I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) abre as cortinas dos palcos de Fortaleza e Sobral para espetáculos infantis, com mais de uma semana de apresentações voltadas para toda a família. A programação é gratuita - realizada de 01 a 12 de outubro – e conta com a participação de grupos de diversos quatro estados do Brasil (Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão) e da Espanha.
Com apresentações que incluem teatro de animação, teatro visual, teatro de bonecos, circo, música e promovendo piquenique, visitação escolar e ações de formação voltadas para o teatro infantil, o TIC abre espaço para uma maneira diferenciada do fazer teatral para infância, trabalhando temas pertinentes à criança dos dias de hoje e estéticas mais apuradas, menos didáticas e que, além de divertir, estimulem a reflexão por meio da arte, interagindo também com o público adulto.
Os grupos participantes são: Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE), Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN), Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE), Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE), Ângela Escudeiro (Fortaleza-CE), Cia Bricoleiros (Fortaleza - CE), Cia Fios de Sombra (Campinas - SP), Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza - CE), Grupo Bilu Bila (Fortaleza - CE), Grupo MiraMundo (São Luis - MA), Gurpo ParaladosanjoS (Campinas - SP) e Pampinak (Espanha).
O festival acontece de 01 a 07 de outubro em Fortaleza e de 08 a 12 em Sobral. Diariamente serão promovidas apresentações abertas ao público no final da tarde/começo da noite, com sessões alternativas pela manhã e tarde para alunos das escolas públicas municipais. Toda a programação tem classificação livre.
Com apresentações todos os dias da semana, o TIC ocupará espaços cênicos importantes das duas cidades, como o Teatro, o Espaço Arena e o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Teatro do SESC/SENAC Iracema, Teatro do Centro Cultural Bom Jardim (CCBB) e o Passeio Público. Em Sobral, as apresentações ganham o palco do belo Theatro São João (ver programação).
O Festival de Teatro Infantil do Ceará é realizado pela Invento Assessoria e Produção Cultural, com promoção da Associação de Atividades e Pesquisas Teatrais – Cia do Batente e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). O TIC tem ainda parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim.
Formação: oficinas, workshops e projeto A Escola Vai ao Teatro
Além das apresentações, o TIC promove atividades de formação voltadas para o teatro infantil, com participação de grupos de teatro locais, a fim de profissionalizar a cadeia produtiva local de teatro infantil.
Entre as ações, estão programadas as oficinas de Direção Teatral com foco no teatro infantil, ministrada pela professora mestre Michelle Cabral (Graduada em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO); a oficina de Teatro Visual, para profissionais e estudantes em dança, teatro e artes performáticas, ministrada por Marília Ennes e Marcos Becker, fundadores da Cia ParaladosanjoS; e oficina Entre Sombras e Transparências, ministrada pelo uruguaio Rafael Curci, também Lucas Rodrigues e Paloma Barreto, da Cia Fios de Sombra, onde serão expostos os princípios básicos da técnica de Teatro de Sombras.
O festival estimula ainda a formação de plateia e democratização do acesso à cultura com o projeto A Escola Vai ao Teatro, com participação de alunos de escolas públicas municipais de Fortaleza e Sobral. Eles assistirão aos espetáculos em sessões exclusivas, acompanhados de seus professores e por monitores do projeto.
Homenagem: Maria Clara Machado (90 anos) e Teatro Tablado (60 anos)
Para estrear com chave de ouro, a primeira edição do TIC homenageará Maria Clara Machado (que em 2011 estaria completando 90 anos) e o seu grupo teatral O Tablado (comemorando 60 anos de fundação).
Dramaturga e diretora teatral, Maria Clara Machado é o maior ícone da produção de teatro infantil brasileira. Reuniu cotidiano e fantasia de forma inteligente e sensível, deslumbrando crianças com histórias que fazem rir, pensar e encantar até hoje. A artista escreveu mais de 25 peças, sendo estas montadas e remontadas por inúmeros grupos teatrais, profissionais e amadores, em todo o país, como “Pluft, o fantasminha”, “O cavalinho azul”, “A bruxinha que era boa” e “A menina e o vento”. Foi à frente do Grupo O Tablado, fundado por ela em 1951, no Rio de Janeiro, que se destacou no ofício de dirigir e formar atores e atrizes, trazendo novos ares para o teatro infantil brasileiro. Importantes nomes passaram por O Tablado, como Miguel Falabella, Andrea Beltrão, Drica Moraes, Cláudia Abreu, Malu Mader e Guilherme Fontes.
Programação da Abertura
Ao todo serão 15 montagens diferentes dos diversos grupos, algumas com mais de uma apresentação. Inaugurando as atividades do festival em Fortaleza, dia 01 de outubro às 16h no Espaço Arena do CDMAC, a atriz Ângela Escudeiro apresenta “O circo de toda gente: Antônio Brasileiro, o Equilibrista”. O espetáculo é uma montagem de Teatro Lambe-Lambe (ou Teatro de Miniaturas), onde uma mini-história de marionetes é contada em uma pequena caixa preta com possibilidade de apenas um expectador por vez.
A Cia Fios de Sombra, de Campinas (SP), apresenta às 17 horas no SESC/SENAC Iracema a peça “Uma Noite em Claro”, obra que conta à história de Morpheu, um cidadão comum que volta à sua casa após um dia de trabalho intenso. Seu único objetivo é dormir tranqüila e profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer.
Às 18 horas, é a vez do Gurpo ParaladosanjoS, também de Campinas (SP), apresentar o espetáculo “Tchu - Tchu – Tchu”, no Teatro do Dragão do Mar. Eles utilizam recursos circenses para contar uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que em seu momento de descontração são surpreendidos por um terrível tubarão solitário e atrapalhado, que para demonstrar sua força e coragem realiza impressionantes acrobacias em um trapézio.
Alguns Destaques
Passeio Público – Um dos destaques da programação será o piquenique com as famílias no Passeio Público, realizado do domingo, dia 2, às 10h da manhã. Na ocasião, o grupo ParaladosanjoS apresenta o espetáculo Balagan, contando a história do adolescente Gogol, que uma bela noite é surpreendido por objetos de sua casa que ganham vida. O cello começa a tocar sozinho e com isso desperta todos os objetos que existem no quarto. Um Pierrot na janela, uma fada de durepox, um ventilador, etc.
Lançamento – Também no domingo, dia 2, o diretor uruguaio Rafael Curci, da Cia Fios de Sombra (Campinas - SP), lança o livro “As Três Marias”, às 16h30, no hall do SESC/SENAC Iracema. O livro é uma trilogia que reúne contos breves de estranhos acontecimentos que marcam os destinos nos instantes em que nascem as três protagonistas do livro: Maria da Luz, Maria d’Água e Maria da Sombra. As histórias acontecem em diferentes lugares da América do Sul.
Espanha – Na terça-feira, dia 4, às 19 horas, o grupo Pampinak, da Espanha, encena “El Truco de Olej (O truque de Olej)” no Anfiteatro do Dragão do Mar. “El truco de Olej” conta a história de um menino ajudante do mestre de cerimônias de um circo cujo maior sonho é se tornar um mago e mostrar seus truques. Utilizando bonecos que medem entre 80cm e 5 metros de altura, Pampinak une a escola do Teatro Negro de Praga e a arte milenar japonesa do Bunraku, com boas doses de humor, poesia e magia.
Estreia Nacional - Em Fortaleza, a programação segue até o dia 07 de outubro, sexta-feira. Neste dia, Larissa Montenegro e Samanta Sanford fazem a estreia nacional do espetáculo “Próxima Parada: Brasil”. As atrizes foram agraciadas em 2010 com o Prêmio Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O espetáculo é o resultado das pesquisas realizadas nos últimos meses no Rio de Janeiro - onde foram residentes na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) em intercâmbio com o grupo Os Tapetes Contadores de História e a Cia. Artesanal de Teatro. A peça conta a história de Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país.
Programação em Sobral
A partir do dia 08, o Festival de Teatro Infantil do Ceará segue para Sobral, com apresentações diárias no Theatro São João, que culminarão com a comemoração do Dia das Crianças, na quarta-feira, dia 12. Abrindo a programação, às 17h do dia 08 tem “Um ratinho e a lua”, da Cia Fios de Sombra (Campinas – SP). No dia 09, às 17h30, o Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN) apresenta o espetáculo “Flúvio e o Mar”, que será encenado também na segunda-feira, dia 10, em sessões exclusivas para os alunos de escolas públicas municipais.
Terça-feira, dia 11, às 19 horas, Larissa Montenegro e Samanta Sanford apresentam novamente a peça Próxima parada: Brasil. O Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE) comemora o Dia das Crianças no encerramento do TIC 2011, na quarta-feira (12) às 18 horas, com a montagem “Tá namorando! Tá namorando!”. Nele, quatro pequenas cenas que mostram de forma divertida as confusões e descobertas do primeiro amor. Dois personagens: um menino e uma menina revezam as mais diversas situações em que tudo vale para a conquista de um amor. Um espetáculo imagético, lúdico: muito divertido!
PROGRAMAÇÃO
I FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL DO CEARÁ (TIC)
FORTALEZA
CENTRO DRAGÃO DO MAR
01/10
16h – O circo de toda gente: Antônio Brasileiro, o Equilibrista - Teatro de Lambe -Lambe com Ângela Escudeiro (Fortaleza-CE).
Local: Espaço Arena. Classificação: Livre
18h - Tchu - Tchu - Tchu - Gurpo ParaladosanjoS (Campinas - SP)
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: Uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que em seu momento de descontração são surpreendidos por um terrível tubarão solitário e atrapalhado, que para demonstrar sua força e coragem realiza impressionantes acrobacias em um trapézio. Nessa situação de ameaça, os casais fazem de tudo para se salvar, encontrando sua segurança em tecidos aero-acrobáticos. Até que o perigo passe eles permanecem nos ares, recheando a trama com uma linda história de amor e aventura.
02/10
18h - Palita no Trapézio - Grupo Mira Mundo (São Luis - MA).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: A palhaça Palita Presepada está sem trabalho e sem ter onde dormir, aquela vaga de trapezista no circo é sua única chance. Desesperada para entrar no circo do grande trapezista Jack Jones, Palita desafia o trapézio, que, do alto de sua superioridade, a ignora, sereno.
03/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - A princesa e o Sapo - Grupo Bilu Bila (Fortaleza - CE).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: O espetáculo 'A Princesa e o Sapo', baseado no conto dos irmãos Grimm, é uma produção do Grupo Bilu Bila e da Companhia Grupo de Teatro de Palhaços do Ceará. A história da princesa Rosalinda, que tem de enfrentar a bruxa Marapuxa para casar-se com o príncipe Lindoval, será contada pelos palhaços Bilu e Bila e seu grupo de mamulengos, com um linguajar feito de rimas infantis. A direção do espetáculo é do ator e humorista Luciano Lopes.
04/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Festa - o jogo das velhas – Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza - CE).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: Da maior vontade nasceu a Festa que nunca acaba. Ele tem atração pela lua e busca querer alguma coisa. Ela conversa com a lua e anseia conhecer a chuva. O pai procura a mãe que também procura o pai. Coincidências, desencontros, imprevistos, por acasos, mentiras e aventuras se sucedem nesta história. Dois mundos, um meio do mundo e todos unidos pelo amor e separados pelo jogo da vida, ou pelo jogo das velhas?
19h – El Truco de Olej (O truque de Olej) - Pampinak (Espanha).
Local: Anfiteatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: “El truco de Olej” conta a história de um menino ajudante do mestre de cerimônias de um circo, cujo maior sonho é se tornar um mago e mostrar seus truques. Com boas doses de humor, poesia e magia, “El Truco de Olej” é uma fantástica experiência visual e sonora para todas as idades. Utilizando bonecos que medem de 80cm a 5 metros de altura, Pampinak une a escola do Teatro Negro de Praga e a arte milenar japonesa do Bunraku.
05/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Flúvio e o Mar - Coletivo Atores à Deriva (Natal - RN).
19h - Flúvio e o Mar - Coletivo Atores à Deriva (Natal - RN).
Local: Teatro Dragão do Mar. Classificação: Livre
Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?
TEATRO SESC/SENAC IRACEMA
01/10
17h - Uma Noite em Claro - Cia Fios de Sombra (Campinas-SP)
Classificação: Livre
Sinopse: Esta obra conta à história de Morpheu, um cidadão comum que volta à sua casa após um dia de trabalho intenso. Seu único objetivo é dormir tranqüila e profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer, já que diversas situações tão inesperadas como insólitas perturbarão seu sono constantemente.
02/10
16h30 – Lançamento do livro “As Três Marias” de Rafael Curci (Uruguai).
Local: Hall do Sesc Senac Iracema. Classificação: Livre
Sinopse: A trilogia “As Três Marias” que reúne contos breves de estranhos acontecimentos que marcam os destinos nos instantes em que nascem as três protagonistas do livro: Maria da Luz, Maria d’Água e Maria da Sombra. As três histórias se passam em povoados sul-americanos quase perdidos. O nascimento, as famílias, os vínculos, os medos, sonhos e transformações e as mudanças são alguns dos temas desenvolvidos nas histórias. As ilustrações do livro foram produzidas por Ana Muriel e dialogam com o texto. Além dos traços singulares que distinguem cada uma das Marias, todas compartilham a mesma região de origem, a América do Sul.
17h – O intrépido Añamiri - Cia Bricoleiros (Fortaleza - CE).
Classificação: Livre
Sinopse: Numa floresta encantada, o aprendiz de feiticeiro Anãmiri perde o poder da flutuação quando uma bruxa lança nele um feitiço. Sem flutuar, o jovem herói fica indefeso. Felizmente o mestre do infortunado aprendiz rapidamente prepara-o para ir em busca do antídoto, um pó mágico que fica dentro do côncavo da árvore falante. A plateia é convidada a participar de uma jornada cheia de engraçadas criaturas; sem perceber, tornam-se novos personagens na história. O espetáculo se identifica perfeitamente com o mundo infantil, rico de cores e fantasias, combinados a uma estética refinada de manipulação de bonecos. O cenário está armado de inolvidáveis situações, repletas de jocosas confusões com o desventurado herói.
06/10
19h - Anjo de Papel - Cia Fios de Sombra (Campinas-SP)
Classificação: Livre
Sinopse: Anjo de Papel é um espetáculo encenado com a técnica de teatro de sombras e transparências, e conta a história de Clara, uma velha mulher que nada tem além de uma tesoura de metal que encontrou jogada por aí. Todos os dias ela vagueia por um mundo de papel amontoado, procurando retalhos para dar forma aos seus sonhos. Em um desses passeios, encontra um anjo de papel, caído, e decide cuidar dele. Assim, entre cuidados e insônias, nasce uma amizade que mudará seus destinos para sempre. Classificação: Recomendado para maiores de 06 anos (indicado para toda família)
07/10
19h - Próxima Parada: Brasil - Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE) (OBS.: ESTREIA DO ESPETÁCULO). Classificação: Livre
Sinopse: Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país. Manga com leite faz mal? Quem é o santo do pau oco? Você já segurou vela? Já caiu no conto do vigário? Através dessas e doutras curiosidades do presente, elas buscam referências no passado, gerando uma reflexão em busca de um futuro mais consciente.
PASSEIO PÚBLICO
02/10
10h – BALAGAN - ParaladosanjoS (Campinas – SP) – Piquenique do Passeio
Classificação: Livre
Sinopse: O que os objetos de nossa casa fazem quando saímos ou vamos dormir? Será que ficam lá parados esperando-nos acordar, voltar do trabalho, de uma longa viagem? Pois é, difícil saber. Só ver para crer. Nossa história começa na noite em que certos objetos decidem interagir com um de nós: Gogol, um adolescente que por sonhar em ser músico passa todas as noites tentando ensinar melodias ao seu violoncello. Entretanto nesta noite, enquanto dorme, o cello começa a tocar sozinho e com isso desperta todos os objetos que existem no quarto. Um Pierrot na Janela, Uma Fada de Durepox, Um Ventilador, As bolas esquecidas no canto da parede, O poster da banda de Rock. Juntos todos esses seres-objetos criam uma grande BALAGAN repleta de confusões, aventuras e dramas até que o "sonho" de Gogol acabe. Ou quem sabe continue na próxima noite...
CENTRO CULTURAL BOM JARDIM
04/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) – Dom Poder e a revolta da natureza - Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE).
19h – Dom Poder e a revolta da natureza - Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE).
Local: Teatro Bom Jardim. Classificação: Livre
Sinopse: Água, Sol, Árvore, Ar e Macaco reúnem-se para discutir seu futuro – e o de todos os outros – já que um tal de Dom Poder resolveu que ele é quem mais importa. Precisam dar uma lição naquele que quer destruí-los para obter lucros e não tem um pingo de consciência ecológica ou de preocupação com qualquer outra coisa ou pessoa, além dele mesmo e seu dinheiro. Para tanto, tornam-se cúmplices das crianças e contam com elas para dar sugestões, bolar planos, protestar e até esconder Água e Árvore. Aparentemente frágeis perante um vilão tão cruel e poderoso, os elementos descobrem-se fortes, pois possuem um bem muito maior, desconhecido por seu inimigo e que, portanto, será sua arma secreta: a amizade.
SOBRAL
THEATRO SÃO JOÃO
08/10
17h30 – Um ratinho e a lua - Cia Fios de Sombra (Campinas – SP).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre
Sinopse: Esta é uma história de amor contada com humor, cheia de avanços e retrocessos, de sonhos e desejos que parecem inalcançáveis. O protagonista é um ratinho chamado Gualdo, que morre de vontade de conhecer pessoalmente a sua eterna namorada, a Lua. Além de apaixonado, este ratinho é obstinado e arrojado, qualidades estas que o impulsionaram a buscar diversas maneiras de cruzar o espaço para chegar até a sua amada. Classificação: Recomendado para maiores de 04 anos (indicado para toda a família)
09/10
17h30 – Flúvio e o Mar - Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre.
Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?
10/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Flúvio e o Mar - Coletivo Atores a Deriva (Natal – RN).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre
Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?
11/10
8h e 14h - (Visitação Escolar) - Próxima parada: Brasil - Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE).
19h – Próxima parada: Brasil - Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre
Sinopse: Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país. Manga com leite faz mal? Quem é o santo do pau oco? Você já segurou vela? Já caiu no conto do vigário? Através dessas e doutras curiosidades do presente, elas buscam referências no passado, gerando uma reflexão em busca de um futuro mais consciente.
12/10
18h – Tá namorando! Tá namorando! – Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE).
Local: Teatro São João. Classificação: Livre
Sinopse: Quatro pequenas cenas que mostram de forma divertida as confusões e descobertas do primeiro amor. Dois personagens: um menino e uma menina revezam as mais diversas situações em que tudo vale para a conquista de um amor. Os quadros são costurados por desenhos, imagens e músicas que dão o tom das cenas. Um espetáculo imagético, lúdico: muito divertido!
Serviço:
I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) - De 01 a 07/10 em Fortaleza e de 08 a 12/10 em Sobral. LOCAIS: Fortaleza – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema), Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim), SESC/SENAC Iracema (Rua Boris, 90 - Praia de Iracema) e Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – Centro). Sobral – Theatro São João (Praça São João, s/n – Centro). Programação: www.festival-tic.com. Informações: (85)3023.9714. Toda a programação é gratuita.
DIVIRTA-CE rcomenda: a “Passarinha” de Regina Berlim
Com ilustrações de Thais Beltrane, segundo livro da escritora acompanha o dia a dia do crescimento de uma ave
Através da janela de sua casa, um menino testemunha o dia a dia do processo de crescimento de um pequeno pássaro. A medida que o tempo passa, o garoto vai se apegando mais e mais à pequena ave e acostuma-se a fazer-lhe confidências. Mas um dia se vê obrigado a deixá-la partir e cumprir seu destino. Essa é a história do livro Passarinha (Peirópolis, 46 pp., R$ 34), de autoria de Regina Berlim e ilustrações de Thais Beltrame, que tem como objetivo ensinar que a perda é parte natural da vida e que é necessário aprender a lidar com a ausência de pessoas queridas. Segundo Regina, o livro é como uma história de amor, no sentido da criação de um vínculo inesperado e profundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário