segunda-feira, 5 de julho de 2010

MODA

Alta costura punk

Estilista cearense Gil lança sua primeira marca nesta sexta no Salão das Ilusões

“A subversão pode ser elegante”, explica sua primeira coleção exclusiva o estilista cearense Gil Braga, 34, figura carimbada do mundo fashion e da noite de Fortaleza. Após fazer figurinos de espetáculos de teatro, dança contemporânea, cinema e trabalhar com nomes importantes da moda como Simone Jucá, Ruth Aragão e Lino Vilaventura, ele lançou sua marca própria na sexta, 16/07, no Salão das Ilusões, na Rua Coronel Ferraz, 80, Centro – um local que agrega boutique, café, sebo literário e que conta com uma programação cultural. As peças de Gil exprimem o requinte de sua personalidade autêntica, e estarão acessíveis para mulheres e homens ousados que dão valor ao bom gosto. Confira entrevista com o estilista em que ele conta um pouco sobre sua trajetória e sobre os bastidores da moda.

DIVIRTA-CE – Como surgiu a moda em sua vida, com quantos anos? Ou a moda se interessou por você?
GIL BRAGA – Sou filho de costureira, então cresci no pé da máquina, costurando. Desde pequeno inventava roupas para eu vestir, sempre gostei de me fantasiar, fez parte do meu universo infantil. Quando me tornei adolescente, não tinha muita grana para comprar roupa, sempre criava umas peças, comprava uns tecidos com minha mãe, com 14, 15 anos. Morei em São Paulo dois anos e quando voltei eu era um clubber 100%, e fazia umas camisetas para vender para os meus amigos. Eu vivia nas boates, levava as camisetas na mochila e vendia. Com 23 anos comecei a trabalhar com a estilista Ruth Aragão. Fiz os figurinos para o Karim Ainouz, junto com a Ruth, de um curta metragem chamado “Rifa-me”, que deu origem ao filme “O Céu de Suely”. Foi o primeiro figurino que fiz, depois de fazer cursos de cinema no Instituto Dragão do Mar de Cultura. Nunca fiz curso de estilismo, sempre fui autodidata. Os dez anos trabalhando com a Ruth me passou uma experiência grande, uma segurança, estive perto de outros estilistas, como a Simone Jucá, que trabalhava com noivas.

DIVIRTA-CE – Você trabalhou também com o estilista Lino Vilaventura. Me conte também sua experiência com figurinos além do cinema.
GIL BRAGA -
Fui convidado a fazer o backstage dos desfiles do Lino Vilaventura na São Paulo Fashion Week - fiz cerca de oito edições do evento. Semestralmente ia para a capital paulista, fazia direção do camarim e produção de moda e passei alguns meses trabalhando na oficina do Lino, mas eu não desenvolvia criação lá - e acho que foi por causa da criação que eu resolvi fazer moda, isso sempre foi o meu forte. A roupa tem um poder tranformador, ela mexe com a auto-estima de uma forma intensa. Uma roupa é uma idéia: uma perspectiva, um olhar da pessoa sobre o universo que ela vive. Também fiz muitos figurinos para dança contemporânea, com a Cia Vatá da Valéria Pinheiro, com a Andrea Bardawill. Recentemente fiz um trabalho para o Grupo Mimo, que faz um teatro mais físico, com mímica, butô, circo, e para uma peça de teatro com produção do Mário Alves, uma comédia inteligente sobre moda. A peça se chama “Catálogo” e falava sobre um estilista que tinha crise criativa – eram quatro homens vestidos de mulher, 25 looks. É um trabalho compulsivo, você nervura, costura, borda. Depois de dez anos resolvi criar algo que novo, com a minha cara.

DIVIRTA-CE – Como é o seu processo de criação? Você desenha tudo que faz ou descobre o modelo na própria execução da roupa?
GIL BRAGA – Sempre começo com uma idéia sobre um determinado assunto, mas acabo tendo a necessidade de croquizar. também aprendi a desenhar na prática. Mas o desenho, por mais perfeito, não consegue tridimensionalizar o que você pensa, então muitas vezes o croqui, o desenho da roupa, vem depois, com várias transformações, o tecido vai sendo trabalhado, texturizado.

DIVIRTA-CE – Você acha que a moda é uma arte? Quais suas maiores influências no mundo fashion?
GIL BRAGA – Acho essa discussão complexa. A moda tem um fazer, um valor artístico sim, mas ela não pode ser definida como arte – roupa não é uma obra de arte, é uma necessidade. Como criador, tudo acaba se tornando uma influência para você. Adoro artistas como Salvador Dalí, Picasso, Merdanchik, eles são bem próximos da estética que acho interessante, essa colagem de informações, esse excesso sem se tornar excessivo. Tem também estilistas maravilhosos como Chanel, Galliano, Lagerfeld, Viviane Westwood, e o próprio Lino Vilaventura, que me influenciam, direta ou indiretamente.

DIVIRTA-CE – Como você analisa o cenário atual da moda cearense?
GIL BRAGA – A moda brasileira criou uma identidade no mundo. Fomos obrigados a ter um calendário anual, e foi necessário os estilistas terem uma maior disciplina, para criar mais com o olhar brasileiro. A principal diferença que eu percebo é que existe hoje em dia esse DNA do Brasil de uma forma mais contemporânea e universal. Acho que a cena cearense está acompanhando esse crescimento da moda brasileira, principalmente com o Dragão Fashion, que é uma referência em organização. Quando comecei, Fortaleza não tinha tantos cursos de estilismo e moda, só o da Universidade Federal. Acho que está na moda fazer curso de moda, vivemos no mundo da imagem. A imagem é mais importante que o significado dela. Nada mais natural que o surgimento de novas faculdades de design, moda, webdesign, jogos eletrônicos. O mundo está pedindo isso. Só que as faculdades de estilismo e moda não formam criadores -elas dão subsídios técnicos para você trabalhar com a moda – aí surgem produtores, empresários do ramo da moda, criadores, colunistas, professores. Cada pessoa vai desenvolver a sua historia e acho esse desenvolvimento super válido. A faculdade não é o único caminho, mas é um caminho.

DIVIRTA-CE – Depois de anos de prática você está lançando a Gil Para Eles e Casais. Como será o lançamento e qual será o conceito dessa nova marca?
GIL BRAGA – A Lia Damasceno, uma das sócias do local onde estarão à venda minhas peças, definiu bem esse meu novo trabalho como uma alta costura punk. Eu gostei muito dessa definição. Quando você chega perto das roupas que criei você vê uma certa bizarrice, uma desconstrução da forma, uma roupa muito delicada, com acabamento, com uma concepção estética para agradar os olhares mais sofisticados. Gil Para Eles e Casais terá vestidos para noite, para festas, e uma série especial de camisetas masculinas.

DIVIRTA-CE – Como é o seu processo de criação? Você desenha tudo que faz ou descobre o modelo na própria execução da roupa?
GIL BRAGA – Sempre começo com uma idéia sobre um determinado assunto, mas acabo tendo a necessidade de croquizar, também aprendi a desenhar na prática. Mas o desenho, por mais perfeito, não consegue tridimensionalizar o que você pensa, então muitas vezes o croqui, o desenho da roupa, vem depois, com várias transformações, o tecido vai sendo trabalhado, texturizado. Todos os vestidos são exclusivos e utilizo a minha cor predileta, o preto, com texturas e tons diferentes – algumas peças refletem mais a luz, outras menos.

DIVIRTA-CE– Me fale um pouco do Salão das Ilusões, local onde acontecerá o lançamento e onde estarão à venda as suas peças.
GIL BRAGA – O Salão das Ilusões é um oásis cultural no Centro da cidade. É um maxi apartamento que parece um set de filmagem de um filme de arte, com vários ambientes: tem boutique, brechó, um sebo de livros e revistas, um acervo de figurinos para filmes de época e um café maravilhoso que serve um brownie que é uma delícia. O Salão das Ilusões é um grande coletivo, várias pessoas dão sua contribuição, e acaba que o local é essa miscelânea de coisas, com uma programação especial: na quinta acontece um jantar especial, no café, um cineclube, às terças, um sarau literário, com o jornalista Ricardo Lisboa, editor da revista Aldeota, nas quartas e um happy night, que começa às 20h e vai até meia noite, sempre com Djs convidados, na sextas. O lançamento desta sexta terá cocktail, DJs convidados e um pocket show de teatro com o grupo Engenharia Erótica., um trabalho de pesquisa do ator Silvero Pereira.

Clique aqui e veja fotos de Felipe Muniz Palhano, do coquetel de lançamento de Gil, na seção DIVIRTA-CE COBERTURAS







Pura inspiração a coleção de biquíni 2011 da Prisma


A marca Prisma, pioneira no conceito do “Monte seu Biquíni”, preparou um verão que é pura inspiração

Lançando algumas estampas exclusivas a marca Prisma preparou, para o verão 2011, uma coleção de biquínis e maiôs que atendem aos diversos estilos de mulheres. Principalmente, pela facilidade de oferecer ao mercado peças avulsas que podem render combinações diferentes para todo o verão.

A tendência das modelagens maiores continua em alta na coleção, podendo aparecer nas duas peças, ou às vezes, só em uma delas. Os modelos mais ousados, também ganham destaque na coleção da marca com estampas alegres em padrões geométricos e florais. As cores vibrantes contrapõem-se com as mais neutras. Os apliques em metais, laços e drapeados dão graciosidade às peças em lycra, light e fluity.










LOCOMOTIVA LANÇA TECIDOS COM EFEITOS 3D E ESTAMPAS INOVADORAS


A LOCOMOTIVA lança coleção “Motivos 2010” inspirada em conceitos que abordam a história da marca, o litoral brasileiro, o romantismo das flores, os gráficos das metrópoles e o colorido das festas infantis.

A linha Conceito é a grande aposta da marca, sendo retratada a história da LOCOMOTIVA através de estampas de rodovias, ferrovias, pneus e trilhos rodoviários, em 3D - uma referência a “Op Art”, que utiliza a repetição de um elemento para criar ilusões ópticas. O efeito é moderno e inovador.

O litoral brasileiro está representando na linha Raízes que apresenta estampas que brincam com as texturas, como areia da praia, coqueiros, palhas entrelaçadas e flores tropicais em tons neutros e terrosos. Destaque para as bananas que recriam ambientes alegres e divertidos.

Essência, traz estampas inspiradas nas guirlandas de flores miúdas, flores de papel antigo e buquês envidraçados que dão um clima romântico e contemporâneo ao ambiente. O cashmere, motivo indiano, surge repaginado em tons neutros e formas fluídas. A madeira em formato de florais e correntes remete estilo e elegância.

O clima urbano da linha Metrópoles se retrata através de estampas tecnológicas representadas pelos circuitos eletrônicos, chapas metalizadas e ondas eletromagnéticas. A utilização dos 3D e “Op Art” estimulam a visão para os florais secos e os geométricos inusitados nos transportando ao um ambiente futurista.
Os motivos coloridos da linha Cartum são alegres em estampas de apitos, brinquedos de encaixe e aviões em miniatura, além da pintura manual com giz de cera e tinta a dedo. O universo dos doces também está presente nesta série, como balas em formato de flor e as pastilhas de chocolate.
www.locomotiva.com.br
SAC: (11)3549-6255










INFANTIL

Calor e festa com Mickey e Minnie

Coleção Primavera/Verão da marca Disney, produzida pela Cativa Têxtil, privilegia a brincadeira

A interação e a brincadeira de personagens famosos como Mickey e Minnie são a grande atração da coleção Primavera/Verão 2010/2011 de Disney Infantil, produzido pela Cativa Têxtil. A riqueza nos detalhes e a proposta de estamparia vem de encontro com o perfil deste consumidor, que é super divertido e antenado.

A linha feminina, com a personagem Minnie, apresenta uma coleção cheia de encantos. O mix de produtos aparece em forma de blusas e regatas, com visual moderno, através de listrados e estampas divertidas, além da riqueza nos detalhes, como lantejoulas, botões em cristal, aplicação de tecido e pedraria e efeitos metalizados. Além disso, diversos modelos de vestidos complementam a coleção, cheios de romantismo, com detalhes em babados e tecidos, salienta a designer da Cativa Têxtil, Juliete Floriani. Para os meninos, entre 4 e 8 anos, Disney aparece com estampas super criativas, sempre interagindo com o personagem Mickey. "Este é o ritmo da coleção", afirma a designer. Destaque para as polos, camisetas e regatas.

A Cativa Têxtil é uma empresa situada em Pomerode (SC), com unidades em outras quatro cidades brasileiras e atendimento em todo o Brasil e Mercosul. No início eram somente quatro máquinas de costura em um galpão alugado para iniciar o projeto que mais tarde se transformaria em uma das maiores e mais respeitadas indústrias têxteis do país. Hoje, 22 anos depois, a Cativa é sinônimo de trabalho árduo, preocupação com o bem-estar dos colaboradores, preservação do meio ambiente, apoio à comunidade em que está inserida e muito respeito aos parceiros de negócios e clientes.

Atualmente a empresa gera mais de 1,7 mil empregos diretos e é uma indústria auto-suficiente a partir do fio. Tece, tinge, beneficia, corta, estampa, borda, costura e transforma mais de 180 toneladas de malha ao mês, produzindo roupas que vestem crianças, jovens e adultos. São três coleções anuais, para cada uma das 10 marcas (Verão, Inverno e Primavera/Verão). A quantidade de modelos varia, mas, em média, a Cativa elabora 3,6 mil diferentes por ano, totalizando a produção de 7 milhões de peças anuais.

Cativa Têxtil
Rua Hermann Ehlert, 320, Pomerode (SC)
Fone/Fax: 55 (47) 3387-9999
www.cativa.com.br - institucional e loja online

Nenhum comentário: