segunda-feira, 5 de julho de 2010

FORTALEZA ALTERNATIVA

Projeto Noise 3D faz festa na boate Órbita

Próximo sábado, dia 31 de julho, estreia a festa POPSCENE, com Djs Dado, Denis Dead, Rodrigo Lobbão e show da banda The Singles

O projeto Noise 3D, referência da noite underground de Fortaleza, estreia nova festa na boate Órbita. POPSCENE acontecerá no próximo sábado e vai ter a discotecagem por conta de DADO & DENISDEAD (n3d), e RODRIGO LOBBÃO (Residente Órbita Bar). Outra atração da noite, é banda THE SINGLES, com um set especial: Peter Bjorn & john, The Bravey, The Killers, Interpol, Franz Ferdinand, Radiohead, entre outros clássicos. O ÓRBITA BAR investe em mais uma noite rock dentro de sua programação.

É a primeira pareceria entre a Órbita Bar e o Projeto Noise 3D. A casa que tem paixão pelo rock completa dez anos trazendo no seu histórico uma grande parcela de ajuda a música independente. O Noise completou sete anos, e se tornou conhecido por ser um dos principais projetos de lançamento e duivulgação de novas bandas da cena rock de Fortaleza.
Criada em 2001, a banda The Singles, primeira atração da parceira entre Órbita e Noise 3D, vem com a proposta de trazer muito do novo rock para as noites do POPSCENE. A banda já tocou em várias casas noturnas pela cidade, tirou férias por tempo indeterminado e voltar renovada com: Gabriel Ramalho - vocal (ex-Bitten Blues), Evison – vocal e guitarra (ex-Todas as bandas de Fortaleza), Marlon Lima – Teclado e Voz, André Luis Viana – bateria (ex-Jumenta Parida), e Marco Braga – baixo.





Desbravador da cena alternativa

O DIVIRTA-CE conversou com o Dj e produtor Dado, um dos criadores do Noise 3D, realizador de diversas festas da cena alternativa de Fortaleza, reconhecido como grande apoiador de novas bandas de rock na cidade. Dado fala sobre a noite fortalezense, as dificuldades dos novos artistas, a época do Noise 3D Club e seus novos projetos.

DIVIRTA-CE - Como e quando surgiu o projeto Noise 3D? Quem teve a ideia, e como foi essa transição de bar alternativo para festas itinerantes?
DADO –
Comecei um projeto só com Djs em 2002, o “Alternatividade”, no extinto Ritz Café, na Praia de Iracema. O Noise surgiu em abril de 2003. Eu e o Denis (Dead, DJ, ex-integrante da banda 69% Love) estávamos fazendo muitas festas juntos e gostávamos de ter bandas nas festas. Resolvemos fazer um projeto que tivesse as duas coisas. Fizemos 12 edições do Noise no Ritz Café. Quando o local fechou, testamos o Amicis Sport Bar, Hey Ho Rock Bar, Pachá. Fizemos festas em Canoa, Guaramiranga. Depois disso abrimos o Noise3d Club, que iria se chamar Garage.

DIVIRTA-CE - Quando o Noise virou bar e boate, como foi aquela época? Vocês foram responsáveis pelo surgimento de diversas bandas de rock, eram Djs e tinham a responsabilidade de manter um clube aberto. DADO – Quando virou boate, em 2004, foi o fim da nossa vida social. Vivíamos para o Noise. Foi legal. Em dois anos, a Revista Veja Fortaleza nos indicou duas vezes como melhor local para dançar. E o Noise foi indicado a um prêmio nacional: Prêmio Dinamite de Música Independente (SP), justamente por termos lançando várias bandas como Telerama, Café Colombia, Plastique Noir, Montage, Red Run, O Garfo, Moço Velho. E viramos referência para bandas de rock alternativo do Brasil inteiro, em turnê para tocar em Fortaleza: Forgotten Boys, Moptop, Valve, Lucy and the Popsonics, Lado 2 Estereo. Foram os anos mais loucos de nossas vidas. Éramos Djs, técnico de som, pintores, faxineiros, responsáveis pelas compras, caixa, barman, e sempre terminávamos como público- todo mundo embriagado!

DIVIRTA-CE – Com a concorrência atual, como você analisa do ponto de vista de empresário a viabilidade de uma casa noturna em Fortaleza, e como você observa a noite de Fortaleza, na época que existia o Noise Club e agora?
DADO – Para ter uma casa noturna hoje em Fortaleza é preciso coragem, renovar o que você toca, as bandas, o público, porque as coisas estão bem complicadas. A Órbita é uma exceção, 10 anos no mercado, algo grandioso. A noite de Fortaleza está ficando cheia de opções, mas para você chegar, sentar , ouvir músicas e sair pesando três quilos a mais. Você tem pouco local para uma boa balada. Da época do Noise para hoje eu vejo um retrocesso grande em todos os sentidos. Nas edições do Noise no Ritz Café a média de público era de 350 a 600 pessoas, para ver bandas com músicas próprias. Hoje você consegue colocar 150 a 200 pessoas com muito esforço. O Hey Ho já não existe mais por conta disso.

DIVIRTA-CE - Como você analisa a cena Rock de Fortaleza, e quais os outros projetos que o Noise 3D está fazendo, já que, desde o fim da boate, acontecem festas em vários dias e diversos locais?
DADO –
Toco como Dj duas vezes por mês no Amicis, em uma festa dos anos 80. No primeiro sábado de cada mês tem a festa “Fliperama” , no Acervo Imaginário. As festas no sábado da Music Box são as que aconteciam nas sextas do Noise Club, um público mais novo. Deixamos de fazer banda lá porque a Box é um local de baladas. Testamos algumas festas em motéis com estrutura para shows. Na primeira a gente ganhou uma grana que nunca ganhamos com o Noise 3D Club. Estamos entrando na Órbita porque o momento pede festas rock, com qualidade. A parceria vai proporcionar trazermos bandas novamente, para Fortaleza tentar se renovar. Apesar de toda a luta travada para manter o espaço para bandas, vejo a cena rock cada dia pior. Falta respeito de algumas casas e produtores com as bandas, e tem as bandas que também pisam na bola e não valorizaram os locais que existiram para mostrarem seu trabalho. Universal Sport Bar, Rtiz Café, Noise 3D Club, Hey Ho Rock Bar são todos locais que tive a chance de ver e produzir grupos bons. É uma luta você produzir rock na terra do forró. Ter uma casa onde você ouve e dança Strokes, Coldplay, Artic Monkeys, Franz Ferdinand, Interpol, The Killers, Libertines...

DIVIRTA-CE - Fortaleza cresceu tanto em opções de casas noturnas, quanto em realização de grandes festivais - Como você analisa os grandes eventos da área musical? Você tem vontade de fazer algum festival Noise? Quais as suas ambições como produtor?
DADO -
Há dois anos atrás nós tínhamos shows de pequeno, médio e grande porte. Ultimamente só se vê eventos de grande porte. Não temos mais o Hey Ho, e a missão de show de médio porte está na mão do Amicis e Órbita. O Acervo é uma casa para shows de pequeno porte. Sinceramente espero para ver quando teremos gente apostando mais alto em fazer atrações de grande porte por aqui: o Iron Maiden tocou vizinho. Temos dois grandes festivais aqui, mas ainda sem apostarem as fichas em coisas mais ousadas - é “mais do mesmo” todo ano. Eu tenho muita vontade fazer um festival do Noise. Fizemos um em 2008, que foi o I Soma – Festival Pela Música Independente de Fortaleza. Trouxemos bandas de bairros diferentes da cidade e a banda Moptop do Rio. O retorno foi muito bom. Eu ainda quero ter um programa de rádio pra tocar mais rock e os sons das bandas daqui, ver o surgimento de novos artistas da cidade. Tenho planos de ter um lugar novamente como era o Noise 3D Club.



PERFIL DOS DJS DA FESTA POPSCENE
DADO

Fundador do Projeto Noise3D.

Como Dj tocar nas principais festas pela cidade. Estilo vanguardista tem seu set montado em cima da cena de bandas indies: gringas e nacionais. Como produtor atuou ao lado de bandas como: forgotten Boys /moptop / rockassetes / Cidadão Instigado / Et Cicensis / O garfo / Daniel Peixoto / O Garfo / Telerama / Starlets. Trabalha com várias casas noturnas pela cidade. É um dos realizadores do SOMA – I FESTIVAL PELA MÚSICA INDEPENDENTE DE FORTALEZA. Foi um dos fundadores do nOise3d club, casa que produziu e com a qual devido ao trabalho com bandas independentes foi indicada ao PRÊMIO DINAMITE DE MÚSICA INDEPENDENTE (SP) na edição de 2007.



DENISDEAD

Fundador do Projeto Noise3D.

DenisDead é um nome constante na vida noturna de Fortaleza há mais de dez anos. Músico, dj e ativista cultural, foi um dos fundadores do seminal nOise3d club. Atuou nos últimos anos em São Paulo, onde tocou em grandes casas noturnas, como GLÓRIA, VEGAS e LOCA. Denis descreve seu set como uma dançante e descarada mistura de novos, clássicos e hits consagrados, ou seja, a festa nunca termina.



RODRIGO LOBBÃO

Não é mentir e nem exagerar que os primórdios da cena cultural e eletrônica de Fortaleza estão entrelaçados também com a vida do brasiliense Rodrigo Lobbão. Conhecido por sua bagagem, técnicas, experiências e constantes pesquisas musicais, tem como maior expoente o House e o Techno. Mas mesmo esses sendo seus estilos principais, ele não se limita a não tocar outras vertentes, sempre dando uma mescla equilibrada, e sem perder coerência em cada pista que toca, com sensibilidade e técnica apurada.


SERVIÇO:

POPSCENE (edição 00)
SÁBADO 31 DE JULHO 2010
HORÁRIO: 21H
SHOW COM A BANDA THE SINGLES
DJ’S: DADO & DENISDEAD (N3D) + RODRIGO LOBBÃO (residente ÓRBITA BAR)
PREÇO: R$ 15.00
ÓRBITA BAR
ENDEREÇO: RUA DRAGÃO DO MAR – 207
CENTRO CULTURAL DRAGÃODO MAR

+ Na ocasião será lançada a revista que trará tudo sobre o universo órbita, Shows, bandas, perfil das atrações, dicas musicais e muito mais.








Banda Joseph K? muda de nome

Integrantes celebram nova fase e comemoram 5 anos de existência; confira nota oficial da banda


Então, depois de longos, quase, seis anos carregando o título da formação original, nós da banda (a partir de agora chamada) FULL TIME ROCKERS decidimos deixar para trás o nome JOSEPH K? .
Motivos, não vários, mas alguns, nos fizeram tomar essa decisão. Porém, nada foi mais importante do que o conforto que a faixa título do nosso último disco "The full time rockers club"(2009) nos conferiu...não apenas por ser uma música que gostamos muito, mas pelo fato desse mesmo conforto ser sinônimo de assimilação de uma personalidade, um divisor de águas em nossa carreira.
Essa formação Talles, Bixim, Johnny é a mesma desde nossa primeira gravação mais bem resolvida, o disco EP "De cabeça pra baixo".Mesmo contando com músicos adicionais em estúdio e eventualmente um tecladista em palco. Não que o disco anterior seja por nós desprezado;de maneira alguma: o mesmo nos levou para nossa primeira viagem interestadual, para Goianésia-GO, no festival do cerrado, em 2006.
A nossa formação atual nunca foi tão sólida e 90% do som e postura que fazemos e somos hoje é um resultado imediato da combinação desses três caras.
A JOSEPH K? (enquanto nome) ainda tinha um grande "pé" no passado, principalmente paras as pessoas que nos acompanham desde 2004/2005.Nascida de um outro estímulo (literário,quase hermético), hoje conseguimos olhar para trás e digerir o caminho percorrido, e ver que alcançamos outro estágio, seja musicalmente ou profissionalmente (se é que alguem consegue ainda encarar com essa visão a vida musical de Fortaleza).
FULL TIME ROCKERS é a celebração dessa nova fase, mas é também a celebração de um estilo: por mais que batam, que maltratem, que desprezem, ainda continuaremos a fazer ROCK AND ROLL em letra maiúscula com a maior felicidade do mundo, na contramão de tudo que está acontecendo, em um quase "autismo" musical.
It's only rock and roll, but...vocês já devem saber o resto.
Muito obrigado pela compreensão, abraço a todos!

Talles Lucena
Rildney "bixim"
Johnny Wesley

Banda de Fortaleza com 5 anos de carreira. Sua formação de powertrio conta com Talles Lucena, vocal e guitarra, Rildney na bateria e Johny Wesley no baixo.

O grupo faz um som hard/stoner/powerpop influenciado pelas grandes bandas de rock clássico, assim como as conteporâneas Wolfmother, Matanza, Queens of the Stone age.
A Joseph K? já percorreu vários palcos pelo país, incluindo-se festivais como Do Sol, em natal, Ponto CE em Fortaleza e o Panela Rock, este último fruto do trabalho do vocalista Talles Lucena.

Em 2009, a banda deu um salto em sua carreira e celebra os 5 anos de banda com um disco mesclando faixas em português e inglês, o “The full time rockers club”, super bem criticado e o álbum que credenciou a banda a fazer sua primeira turnê internacional, nos Estados Unidos, em shows pela cidade do rock americano: Detroit.









SHOWS

Ceará In Rock traz primeiro vocalista do Iron Maiden e banda Hangar

Em sua terceira edição, o Festival acontecerá na barraca Garota de Ipanema, na Praia do Futuro, e irá gravar um DVD com bandas de rock do Ceará

> Paul Di'Anno hoje e na época que era vocalista do Iron Maiden (abaixo)

A InCartaz Filmes e Eventos realiza no dia 14 de agosto, na barraca Garota de Ipanema, na Praia do Futuro, a 3ª Edição do Festival CearaInRock. Para o concerto de 2010, a produção traz uma atração internacional de peso: Paul Di’Anno, primeiro vocalista do Iron Maiden, banda inglesa que foi uma das principais do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) e que, 30 anos depois segue na estrada como um dos maiores ícones do gênero e arrastando uma legião de fãs. A outra atração é a banda Hangar, grupo de progressivo/power metal, coordenada pelo renomado Aquiles Priester, ex-baterista da banda brasileira do mesmo gênero, Angra.

Os ingressos já estão à venda e a produção do evento está realizando a seleção das bandas do cenário do rock/metal cearenses que farão a abertura dos shows de Paul Di’Anno e Hangar. As inscrições das bandas ocorreram na primeira quinzena de julho e resultado da seleção será divulgado até o final do mês. A novidade para as bandas cearenses na edição deste ano do festival será a gravação do DVD Live@CearaInRock”.

O material será disponibilizado para a banda em licença CREATIVE COMMONS, ou seja, a banda poderá editar, disponibilizar e/ou copiar o material audiovisual. A renda obtida com a venda do DVD será toda revertida para ações de musicalização em comunidades carentes do Estado do Ceará, executadas pelo Instituto de Arte Contemporânea do Ceará (Orquestra Contemporânea do Ceará – UECE).


SERVIÇO:
Informações sobre a seleção das bandas e sobre o festival no site www.cearainrock.com/festival.
Contatos: producao@incartaz.com

Os ingressos já estão à venda:
Planet CDs – Galeria Pedro Jorge, 2. andar
Loja TUF – Shopping Benfica
Internet – www.incartaz.com

Valores do primeiro lote:
Estudante – R$ 30,00
Social – R$ 35,00 + 1 livro
Frontstage – R$ 60,00 – área frontstage com cerveja, água e refrigerante liberados durante todo o evento.

Festival CearáInRock
Dia 14 de agosto - Barraca Garota de Ipanema – Praia do Futuro – Av. Zezé Diogo, 4181, ao lado da barraca Biruta

Nenhum comentário: