segunda-feira, 5 de julho de 2010

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Fórum Harmônicas realiza oficina musical para crianças da Fundação Raimundo Fagner

De 26 a 30 de julho, crianças e pré-adolescentes terão aula de iniciação à harmônica

O Fórum Harmônicas 2010 levará à Fundação Raimundo Fagner profissionais da gaita de boca (ou harmônica) para ministrar oficina de música. A entidade atende comunidades da região limítrofe entre Fortaleza e Eusébio. De 26 a 30 de julho, cerca de 60 crianças e pré-adolescentes (de 8 a 12 anos) da Fundação terão curso gratuito de iniciação à harmônica. Os alunos serão divididos em duas turmas e alguns deles terão o primeiro contato com a música. As aulas serão realizadas das 9 às 11 horas, na própria Fundação (Rua Duarte Coelho, 102 – Parque Itamaraty – Fortaleza).

A oficina abordará os fundamentos da música, contemplando aspectos básicos da teoria, e da gaita, com informações sobre execução e manutenção do instrumento. Os professores responsáveis pela oficina são Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra, músicos e arte-educadores. Di Lennon cuidou da programação que o Fórum Harmônicas Brasil ofereceu em 2009 para crianças e adolescentes da rede pública de Cascavel. Cada aluno da turma receberá uma gaita e uma apostila, além de uma camisa do Fórum, como incentivo ao interesse pelas artes e a possibilidade de geração de renda a quem investir na área.

A Fundação Raimundo Fagner é um caso exemplar de excelência em ações de inclusão social a partir da arte e da educação, tendo eleito a música como um dos recursos para alcançar seus objetivos, o que se torna uma interseção com o projeto do Fórum Harmônicas Brasil. “A Fundação foi a primeira parceira do Fórum nessa área, na edição inicial, em 2005. Agora, como o evento está completando cinco edições, julgamos ser importante fortalecer um ciclo e retomar essa proposta de parceria bem sucedida”, explica Luiz Carlos de Carvalho, um dos coordenadores do Fórum Harmônicas.













Centro Dragão do Mar promove o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas”

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas”, que será realizado de 3 a 7 de agosto, das 8h às 17h30, no Teatro Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas pelo: www.dragaodomar.org.br.

Por meio do seminário, o Dragão do Mar Educativo amplia suas ações de formação em arte e cultura com a implantação do Núcleo de Formação. Esse núcleo vai realizar nove seminários críticos até dezembro, abarcando diferentes linguagens artísticas: fotografia, música, audiovisual, teatro, dança, literatura e artes visuais.

Entre os nomes confirmados para participar em agosto do seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas” citamos Suely Rolnik (SP), Miguel Chikaoka (PA), José Fernando Peixoto (SP), Beatriz Cerbino (RJ), Tiago Gomes (RJ), Lúcia Matos (BA), Raul Antelo (SC), Ricardo Aleixo (MG), Henry Burnett (SP), Claudia Saldanha (RJ) e Ana Maria Tavares (RJ).

O seminário conta ainda com a participação de nomes do Ceará como Daniel Lins, Beatriz Furtado, Rosa Primo, Gil Brandão, Silas de Paula, Paulo Amoreira, Gilberto Machado, Carlos Velazquez, Fernanda Coutinho e Elvis Matos.

Serviço:
Período de inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas
Até 02 de agosto
Inscrições: http://www.dragaodomar.org.br/aief_2010.php
Informações: (85)3254-6676






Workshop gratuito de dança


O coreógrafo e bailarino espanhol Carmelo Segura ministra workshop de dança na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, de 19 a 23 de julho, tendo como base de pesquisa de movimento o método desenvolvido pelo coreógrafo norte-americano Matt Mattox. O workshop é para bailarinos e coreógrafos de nível médio ou avançado e as inscrições devem ser feitas de 9 a 15 de julho na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 9h ás 20h. As aulas gratuitas acontecem das 16h30 às 18h. O interessado precisa preencher uma ficha e trazer a cópia do currículo artístico resumido.

Carmelo pretende trabalhar a técnica de chão e centro, com ênfase no isolamento das partes do corpo e num segundo momento as variações coreográficas.
Carmelo Segura possui "Professional Diploma in Dance & Peforming Arts" pela Millennium Dance School of London. Atua profissionalmente há mais de 13 anos em diferentes países, tendo integrado importantes companhias de dança, como as do Royal Opera House de Covent Garden de Londres, e do Teatro Real de Madri.

Atuou como bailarino em diversas produções musicais em Madri e Londres, e como professor de dança na BBC e em várias escolas profissionalizantes em Londres.

Coreografou produções de circo contemporâneo com a companhia "Punto Cero" de teatro físico e artes circenses de Londres, além de shows de artistas conhecidos no panorama espanhol da música. Em 2007, formou sua própria companhia de dança e teatro físico, onde dirigiu e coreografou o show "On my Way", estreado no teatro Chats Palace de Londres.

Serviço:
Workshop com Carmelo Segura
Período do curso: 19 a 23 de julho, das 16h30 às 19h.
Inscrições: na Vila das Artes, de 9 a 15 de julho, das 9h às 21h.
Endereço: Rua 24 de Maio, 1122
Informações: 3105-1402. Grátis

Nenhum comentário: