segunda-feira, 7 de setembro de 2009

EXPOSIÇÕES



A festa colorida de Tarciso Viriato

Artista plástico expõe obras da mostra “O Desenho da Cor” até o dia 3 de outubro
na galeria Casa D'Arte

O artista plástico fortalezense Tarciso Viriato, 59, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e residindo atualmente em Brasília, lançou na galeria Casa D’Arte (Rua Barbosa de Freitas, 1035- Aldeota) a exposição “O Desenho da Cor”.


Tarciso Viriato e a namorada Ana Lúcia, na frente de um dos seus quadros, durante a vernissage da exposição

Tarciso é dono de uma dicção visual própria e continua fiel ao estilo que criou e desenvolveu. Dedicando-se ao desenho e à pintura desde a juventude, realizou diversas exposições no país e no exterior, sendo o seu trabalho reconhecido e acolhido por importantes museus e coleções particulares nos cinco continentes.

Nesta nova mostra, ele aprofunda seu bric-a-brac de cores, sua proposta transvanguardista de fazer dos riscos, dos grafites e do caos seu carnaval.

O projeto de pintar várias telas numa só ganha complexidade. O jogo de sedução com o colorismo se aprofunda. O construtivista se desconstrói.

Seus desafios são matematicamente pensados. Cores geram formas e delas surgem esse requinte inusitado que serpenteia olhares.

Sua obra vem renovar e estabelecer novos parâmetros para a pintura contemporânea, resgatando a espontaneidade, a franqueza, a poesia, o lúdico e o prazer do ofício de pintar.

A Casa D´Arte expõe seu trabalho até 3 de outubro. A galeria lançou o catálogo de Tarciso Viriato, reunindo a produção contemporânea do artista plástico, contemplando nas suas 60 páginas a reprodução de pinturas e cerâmicas, onde a cor é protagonista constante. Seu objetivo é garantir a um público de artistas, críticos, estudiosos e amantes da arte acesso para compreensão da evolução do seu trabalho e de suas tendencias. Mais informações: 3224-1903.




Interseções entre desenho e pintura

“Arranha-Verso”, exposição individual de Diego de Santos, com curadoria de Maira Ortins, em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Térreo – Centro – fone: (85) 3464.3108), é gratuita ao público, e ficará em cartaz até 30 de setembro (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; aos domingos, de 10h às 18h).

Na exposição, Diego de Santos apresentará trabalhos resultantes de uma pesquisa experimental sobre interseções entre desenho e pintura. As obras foram realizadas a partir de ações gestuais, fazendo uso de materiais comuns, como grafite e caneta esferográfica sobre as duas faces de papéis simples (sulfite), passíveis de alterações visuais insólitas e que possibilitam liberdade de construção.




Artista Plástico Estigas recebe homenagem no MAUC/UFC, pelos seus 90 anos

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC / UFC) é mais uma vez o palco da celebração da vida e da obra de Estrigas.

"A Grande Arte de Estrigas" vem nomear dois eventos: uma Exposição de Pinturas e um lançamento do livro organizado por Gilmar de Carvalho. Eventos reunidos para a celebração da grande vida e da grande obra de Estrigas.

Crítico de arte, pintor e ilustrador, Nilo de Brito Firmeza desde os tempos de estudante do Liceu do Ceará, adota o apelido de Estrigas. Formado em odontologia, passa a frequentar a Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, em 1950, onde realiza seus primeiros cursos de pintura e desenho, e torna-se membro da diretoria, em 1953.

Trabalha como ilustrador em publicações de prosa e poesia de diversos autores cearenses, como Milton Dias, Otacílio Colares e Manuel Coelho Raposo. Participa do Salão dos Novos em 1952 e 1953 e, em 1954, é premiado com medalha de prata quando expõe pela primeira vez no Salão de Abril, mostra de que participa em diversas ocasiões de sua carreira, até a década de 1990. Em 1969, funda o Mini-Museu Firmeza, em Mandubim, no sítio em que reside próximo à capital cearense.

Dois anos depois, realiza exposição no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - Mauc, com sua mulher Nice Firmeza. Escreve os livros "Contribuição ao Reconhecimento de Raimundo Cela" e "A Saga do Pintor Francisco Domingos da Silva", ambos em 1988; "Arte: Aspectos Pré-Históricos no Ceará (Uma Contribuição ao Estudo das Artes Plásticas no Ceará)", 1989, e "Barrica: O Alquimista da Arte", 1993.

Em 2007, é homenageado pela Universidade Federal do Ceará - UFC com a Medalha do Mérito Cultural, em reconhecimento a sua contribuição à cultura e à arte, ocasião em que o Mauc realiza a exposição Nice e Estrigas, Pinturas e Desenhos, reunindo cerca de 50 trabalhos do casal.

Sua pintura, notadamente a paisagem, contém de forma clara a interferência das tensões criadas pelo modernismo ao abrir caminho para a expressão.

SERVIÇO
"A grande arte de Estrigas"
Exposição e lançamento de Livro de Gilmar de Carvalho
de 03 a 18 de setembro de 2009
no MAUC - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2854 - Benfica)
mais imagens e informações: mauc.ufc.br ou webmauc@mauc.ufc.br e (85)3366-7481
entrada franca



Centro Cultural BNB-Fortaleza abre exposição "Barcos do Brasil"

Réplicas de embarcações retratam o patrimônio naval brasileiro, considerado o mais rico do mundo

A exposição itinerante Barcos do Brasil e a Coleção Álvares Câmara – Século XXI chega a Fortaleza na próxima terça-feira, 8 de setembro, com abertura às 19 horas. A mostra poderá ser visitada até o dia 13, no Centro Cultural do Banco do Nordeste-Fortaleza. A entrada é franca.

A mostra é uma ação do projeto Barcos do Brasil, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em parceria com diversas instituições, entidades públicas e privadas e sociedade civil, e atua na proteção e valorização do patrimônio naval em todo o Brasil. A ideia é homenagear milhares de brasileiros que tiram da pesca seu sustento e, ao mesmo tempo, valorizar seus modos de vida, tradições e conhecimentos.

No Brasil, já foram identificados mais de 200 tipos de embarcações tradicionais, destinadas aos mais variados ambientes, sejam eles lacustres, fluviais ou marítimos, e empregadas nos mais diversos fins. Trata-se de um patrimônio utilizado por populações costeiras e ribeirinhas, integrado a um imenso contexto de festas, tradições, conhecimentos e trabalhos.

A exposição Barcos do Brasil e a Coleção Alves Câmara – Século XXI apresenta modelos em escala reduzida, e painéis sobre o patrimônio naval brasileiro e o projeto Barcos do Brasil. O objetivo é sensibilizar os visitantes sobre a importância do reconhecimento de técnicas tradicionais, seus usos e contextos, e sua preservação.

Os modelos de embarcações apresentados na exposição itinerante são uma reprodução da coleção que o Almirante Alves Câmara, então Ministro da Marinha, encomendou em 1908. Sua preocupação era registrar os principais barcos tradicionais do Brasil, que já no início do século XX corriam o risco de desaparecer.

A coleção Alves Câmara original possui pouco mais de 40 tipos de barcos e está exposta no Museu Naval do Rio de Janeiro. Já a Coleção Alves Câmara Século XXI foi ampliada e conta com mais de 60 modelos de barcos brasileiros. Ela faz parte do acervo do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. As 15 maquetes exibidas na exposição itinerante foram feitas a partir desses novos modelos criados por três modelistas navais especializados na reprodução em escala de barcos tradicionais do mundo todo.

A mostra já passou por Brasília, Manaus, Salvador e João Pessoa e também poderá ser visitada em São Luís e Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Abertura: terça-feira, 8 de setembro, às 19h
Período: 8 a 13 de setembro de 2009
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h
domingo, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza
(Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108)
Entrada franca




Vando Figueirêdo abre temporada de exposição da galeria do Moana

O artista plástico cearense Vando Figueirêdo é o primeiro a expor suas obras no Moana Gastronomia & Arte. Até o dia 30 de setembro a mostra “Caminhar ao Sol”, composta por 15 obras, homenageia as mulheres. As peças, criadas a partir de técnica mista, expressam diferentes olhares sobre a figura feminina, reinventada por ele através de experimentos pictóricos, compostos por colagens de tecido, madeira, além de reciclagem artística. Para a composição, Vando Figueirêdo buscou inspiração em técnicas e temas recorrentes entre as décadas de 1960 e 1970. Desenhista, pintor, gravurista e escultor, o artista tem no seu currículo várias exposições individuais e coletivas, além de participações nos mais importantes salões de arte nacionais e internacionais.

O Moana Gastronomia & Arte possibilita aos seus freqüentadores a oportunidade de degustar os saborosos pratos da casa e apreciar, ao mesmo tempo, as obras de arte que ambientam o espaço. A primeira exposição teve início dia 31 de julho e vai até o dia 30 de setembro.

Serviço
Exposição de Vando FIgueirêdo no Moana Gastronomia & Arte
De 31 de julho a 30 de setembro
Avenida Beira Mar, 4260 – no Golden Flat Fortaleza
* Restaurante (buffet de café da manhã, além de almoço e jantar a la carte). Funciona das 6h às 1h.
* Galeria (visitação sem consumo). Funciona das 9h às 11h e das 14h às 19h. Entrada grátis.
Mais informações: (85) 3263.4887



No Memorial da Cultura Cearense, a trajetória do fotógrafo José Albano

A exposição e o livro José Albano 40 anos de Fotografia relembram vários momentos da trajetória do artista, com obras de diferentes fases de seu trabalho. A mostra abre em 19 de agosto, dia do lançamento do livro

Fotografar é a arte de mostrar aos outros uma maneira particular de ver a vida. Há quatro décadas, o cearense José Albano tem compartilhado suas experiências de forma brilhante através das lentes das câmeras. Em sua nova exposição, José Albano 40 Anos de Fotografia, ele faz um resgate de suas aventuras pela Europa, Estados Unidos e Brasil através de uma seleção de imagens que inclui, entre outras obras, algumas premiadas e expostas em galerias nacionais e internacionais.

Na abertura da exposição também será lançado um livro com o mesmo título. A publicação inaugura a série Obra em Revista, um projeto coordenado pela Terra da Luz Editorial que publica livros de personalidades da arte contemporânea cearense.

Sendo a obra um recorte da vida do artista, a fotografia de José Albano nos deixa variadas sensações, que vão da alegria das brincadeiras infantis à melancolia das antigas construções européias. O espírito aventureiro do fotógrafo é incorporado pelo público, que se torna companheiro de viagem nas suas idas e vindas como mochileiro ou percorrendo centenas de quilômetros em sua motocicleta.

Segundo a Diretora de Museus do Dragão do Mar, Valéria Laena, poucas vezes o espaço do Memorial foi aberto para exposições fotográficas como essa, o que mostra a importância da obra e o talento de José Albano. Ela também destaca a nova fase do artista que está trabalhando com fotografia digital, em parceria com o CDMAC, no projeto Comida Ceará.

Serviço: Abertura da exposição e lançamento do livro José Albano 40 Anos de Fotografia, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar, dia 19 de agosto às 19h. Acesso livre. Visitas de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até 18h30). De sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até 20h30). Outras informações: 85. 3488.8621.




Outras Exposições

Museu de Arte Contemporânea

Projeto Wasser /Água

Grupo Ponte Cultura, de artistas alemães e brasileiros, apresenta fotografias, instalações e desenhos. Apresentando a 1ª edição do trabalho na Alemanha, o grupo de intercâmbio chega ao MAC com um trabalho sério, de conteúdo social e de preocupação ecológica, consolidando uma troca de experiências poéticas contemporâneas.

Abertura dia 11

Projeto Acampamento

Vídeo-Dança: Entre Imagem e Movimento

Ocupa as zonas de fronteira, os entre - lugares e as convergências indefiníveis que atravessam a arte de hoje. Direção: Luiz Carlos Bizerril. Intérpretes-Bailarinos: Andréa Sales, Ernesto Gadelha, Lívia Guerra, Karin Virginia, Milton Paulo, Juliana Alves e Renata Passos.

Abertura dia 11

Henrique Torres

O artista cearense usa o Rio Cocó como temática para as suas fotografias. Abertura dia 11

Circuito Cultural Banco do Brasil Itinerante

"Era uma Vez: Arte Conta Histórias do Mundo"

Mostra coletiva estabelece uma relação entre arte e literatura através de ilustrações contemporâneas. Curadoria e pesquisa de Kátia Canton. Até dia 06

Memorial da Cultura Cearense

Vaqueiros

Recorde de público, a mostra Vaqueiros é um mergulho no universo do vaqueiro, utilizando recursos cenográficos, ensaios fotográficos e objetos ligados ao cotidiano deste símbolo da bravura nordestina.


Brinquedo - A arte do movimento

800 peças da coleção da pesquisadora gaúcha Macao Goes, incorporada ao acervo do Memorial da Cultura Cearense, representam mais de trinta anos de estudo de Macao sobre o universo do brinquedo popular. Curador - Raul Lody

Nenhum comentário: