segunda-feira, 7 de setembro de 2009

POESIA

URO, o poeta Underground

Uirá dos Reis lança primeiro livro de poemas

Uirá dos Reis, poeta e compositor, lançará seu primeiro livro de poemas nesta sexta-feira. O livro sai pela editora Corsário e será lançado na sede da ONG Ceará em Foco. “O livro não tem título”, conta. “Antes ele chamava-se Fragmentos do Aturdido, mas o modifiquei tanto que preferi não colocar título”. Os temas são sempre a cidade e a vida no perímetro urbano. O amor e a falta do mesmo, as alucinações, a vontade de travar um contato mais profundo com a natureza – sobretudo o mar.

Trabalhando como compositor de trilhas sonoras de filmes e espetáculos, Uirá já é nome conhecido na cidade. “O livro será vendido mais como um disco independente que como um livro”, diz. “Vou apresentar o URO e aproveitar para vendê-lo”. URO é o poeta em ação, misturando música eletrônica (computador, teclado, mesa de efeito) com suas poesias recitadas e cantadas. Nesta apresentação, chamada PER ASPERA AD ASTRA (latim, que em português significa “através das dificuldades, à caminho das estrelas”), contará com a participação de seu amigo e parceiro Eduardo Escarpineli na bateria. “Tocamos juntos no Mirella Hipster. Nós dois e os irmãos Pretti, Luiz e Ricardo, baixo e guitarra, respectivamente”. Quando perguntado sobre a banda, que não se apresenta há algum tempo, diz: “Estamos prestes a entrar em estúdio, e teremos alguns shows no final do ano”.
URO é um dos personagens de Uirá dos Reis, e existe desde 2000. Sempre misturando linguagens, URO alia sua poesia à música eletrônica e vocalizações. Preferindo apresentar-se em lugares escuros, às vezes se utiliza de projeções, e às vezes conta com a participação de alguns músicos, quando ao vivo. Tem alguns discos lançados de maneira independente e agora se apresenta no lançamento de seu livro de poemas.

A editora Corsário é uma editora nova, tendo publicado o livro Tris, de Ylo Barroso Fraga e o (F)Ponte dos Prazeres de Ana Cristina de Moraes. “Um livro publicado paga o livro seguinte. O meu pagará o livro de contos da escritora Ayla Andrade – e eu fico muito feliz por isso”, afirma. A ONG Ceará em Foco trabalha com novas tecnologias, software livre e outras linguagens ligadas à novas mídias. “Tem tudo a ver, pois também me interesso por muitos desses temas, e estou ligado, de algum modo, às novas tecnologias, tanto por conta da música como também por conta dos meus trabalhos com imagens”. E conclui: “Estou muito feliz com tudo isso. Me sinto maduro o suficiente para lançar este livro, no qual acredito bastante! Estamos na hora certa!”.

A noite de festa da poesia underground cearense acontecerá às 19h, do dia 2/10, na sede da ong Ceará em Foco. Endereço: Rua Alerta, 47 – Benfica (entre as ruas Tereza Cristina e Padre Mororó, antes de chegar na Domingos Olímpio). Informações: 85 88946163 (Ayla Andrade). Entrada Franca.




Zona Poética Liberada Nº 21

Poemas En-cantados

Letra, verso, escrita, quando imantados, mantrificados, criam uma nova forma de arte mágica. Arte magnética total. Curadoria: Daniel Medeiro

Dia 26, 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho




Pausa Dramática


Poetas Portugueses

O Pausa Dramática de setembro homenageia dois dos maiores escritores de todos os tempos, com leituras e conversas.

Dia 22

Daniella de Lavôr apresenta: Poemas de Florbela Espanca.

Seguido de conversa com a artista.

Dia 23

Démick Lopes apresenta: Poemas de Fernando Pessoa.

Seguido de conversa com o artista.

19h, no Auditório. Acesso livre

Nenhum comentário: