segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CINEMA CEARÁ

Novidade no elenco de "Area Q", o filme internacional sobre alienígenas que será rodado no Ceará

Tânia Khalil se junta ao elenco que já tinha Murilo Rosa, Karla Karenina e Isaiah Washington

AREA Q, longa metragem gênero drama/ficção científica sobre contatos imediatos do 3o, 4o. e 5o grau no interior do Ceará (Quixadá e Quixeramobim) iniciará suas filmagens de 23 de setembro à 20 de outubro, continuando em Los Angeles, Califórnia, de 05 à 12 de novembro.

No elenco já estão confirmados Isaiah Washington (do seriado de sucesso mundial, "Grey's Anatomy") e Murilo Rosa ("Caminho das Índias", "Orquestra dos Meninos"). Para nosso orgulho, a mais recente estrela a aderir ao projeto é a talentosa atriz TÂNIA KHALIL ("Caminho das Índias"), que fará sua estréia no cinema.

O talento cearense estará representado por Karla Karenina, Leuda Bandeira, Rodger Rogério, Sol Morfeur, dentre outros atores/atrizes e profissionais.

AREA Q terá Direção/Produção de Gerson Sanginitto (brasileiro radicado em Los Angeles) e Produção/Produção Executiva do cearense Halder Gomes.

O projeto é uma coprodução Brasil/EUA, entre as produtoras Reef Pictures Inc., ATC Entretenimentos, Estação Luz Filmes e Boa Vontade Filmes, do grupo LBV (Legião da Boa Vontade), que também fará sua estréia numa produção cinematográfica.

AREA Q é representa uma luta pessoal de 10 anos (o filme seria rodado no Arizona) do realizador cearense Halder Gomes, para provar a investidores internacionais que o Ceará é um local com diversidade de locações, infra-estrutura, capacidade técnica/artística e rico em histórias para realizações cinematográficas. Mesmo antes de sua realização, mais 2 produções de Los Angeles acenaram o interesse de aportar em nosso Estado.

AREA Q é uma produção independente, sem Leis de Incentivos Fiscais, formada de parcerias e muita dedicação dos seus realizadores.




Cinema, Vídeo, Fotografia, Música, Oficinas Educativas, Palestras, SHOWS... Nóia! O festival está de volta!

Estão abertas e seguem até 20 de setembro as inscrições para o 8º NÓIA - Festival do Audiovisual Universitário. O Festival é composto por três mostras: Mostra Nacional de Cinema e Vídeo Universitário, Mostra Cearense de Fotografia Universitária e Mostra Cearense de Bandas Universitárias. A programação é ainda formada por oficinas e palestras de acesso gratuito.

O NÓIA é um espaço destinado à divulgação da produção audiovisual realizada por universitários de todo país, além de abrir caminho para a profissionalização de jovens e adultos por meio do audiovisual e para a democratização do acesso de diferentes públicos às produções culturais na área de fotografia, cinema e música.

Para os interessados, o regulamento e a ficha de inscrição para as três mostras que compõem o Festival estão disponíveis no site festivalnoia.com. Podem participar da Mostra Nacional de Cinema Universitário estudantes universitários de todo o país. Já as Mostras de Fotografia e Bandas são destinadas unicamente ao público universitário cearense.

Além das tradicionais Mostra Nacional de Cinema e Vídeo e Mostra de Fotografia Universitária e Mostra de Bandas, a programação do 8º Festival NÓIA inclui ainda oficinas e palestras de acesso gratuito.

As atividades acontecem no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no SESC SENAC Iracema, no Museu da Imagem do Som (MIS) e na Vila das Artes.

O Festival é uma realização da Academia de Ciências e Artes – ACARTS em parceria com a produtora CICLOS Comunicação e Cultura.

Mostra Nacional de Cinema e Vídeo
Os curtas-metragens inscritos na Mostra serão julgados por profissionais locais e nacionais e concorrem ao Troféu NÓIA nas seguintes categorias: Melhor Ficção / Animação; Melhor Videoclipe; Melhor Documentário; Melhor Experimental e Melhor Publicitário. Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Nóia na categoria Melhor Filme – Júri Oficial. E os filmes e vídeos juntos concorrem ainda: Melhor Curta-metragem – Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Mostra Cearense de Fotografia
As fotografias selecionadas serão analisadas por uma Comissão Julgadora (formada por fotógrafos locais) que selecionará os trabalhos que farão parte da mostra e escolherá as três melhores fotos a serem agraciadas com o Troféu NÓIA, com base nos seguintes critérios: criatividade na composição da fotografia e habilidade técnica na execução.

2º NÓIA EQUALIZE - Mostra de Bandas Universitárias
Os vencedores serão escolhidos por meio de avaliação realizada por uma Comissão Julgadora, composta por profissionais locais. Os vencedores serão contemplados com o Troféu NÓIA nas seguintes categorias: Melhor Banda (Júri Oficial e Popular) e Melhor Música Autoral.


8º NÓIA - Festival do Audiovisual Universitário
de 27 a 31 de outubro de 2009 em Fortaleza (CE)
inscrições abertas até dia 20 de setembro
info: (85)8836-5570 (Luana Amorim) ou festivalnoia.com




Cineclubes
Em setembro tem espaguete, mandinga, política e curtas regionais na Vila

Ação faz parte da política da Prefeitura para o audiovisual, voltada à difusão de filmes, formação de platéia e democratização do acesso aos espaços públicos


Com o propósito de incentivar ações de cineclubes no estado do Ceará, a Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, apóia a ação cineclubista através da cessão de espaço para a exibição e debate de filmes e vídeos. O programa faz parte da política pública para o audiovisual, voltada à difusão de filmes, formação de platéia e democratização do acesso aos espaços públicos.

Os Cineclubes foram selecionados através de edital público (Apoio ao Cineclubismo) lançado em junho deste ano e pensado para ampliar e democratizar o acesso aos espaços públicos já que segundo dados disponibilizados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apenas 13% dos brasileiros freqüentam o cinema ao menos uma vez por ano e mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro ou museu. As sessões são gratuitas com início às 18h30. Desde agosto e nas próximas segundas-feiras do ano haverá exibição gratuita de filmes e vídeos na Vila das Artes.

A programação é gratuita e está aberta para interessados e amantes da sétima arte. Em setembro o Cine Alumbramento ocupa o auditório da Vila, excepcionalmente na terça-feira, dia 8, para exibir os curtas “Alto Astral”, de Hugo Pierot e Gláucia Barbosa, “Matryoska”, de Salomão Santana e “Um Corpo no Céu’, de Luisa Marques. As exibições terão a presença dos realizadores para um bate papo após a sessão.

Na segunda-feira, dia 14, tem Amém, de Konstantinos Costa Gavras, cineasta adepto ao cinema político e fez diversos filmes sobre a ditadura no mundo. A mostra é produzida pelo Cine homônimo Costa-Gavras. O filme foi produzido em 2001 e retrata a 2ª Guerra Mundial, sob o olhar de um oficial alemão que tenta avisar ao Vaticano sobre as atrocidades cometidas contra os judeus nos campos de concentração.

O Cine Pernada, que ocupa a Vila na terceira segunda-feira do mês, dia 21, lança luz sobre a capoeira, sua história, a biografia de cada capoeirista e seus símbolos em filmes nacionais. Após cada sessão tem roda de capoeira ao ar livre na praça da Vila. Neste mês tem o filme Mandinga em Manhattan, de Lázaro Faria. Um belo retrato sobre a expansão da capoeira pelo mundo, tendo como personagens principais os maiores mestres ainda em atividade.

Por fim, na última segunda-feira, dia 28, o Cine Subvercine coloca em foco os filmes do ator brasileiro Anthony Steffen com a Mostra Poeira Bala e Espaguete. Ídolo do cinema europeu, requisitado em diversos western spaghetti, ou bangue-bangue à italiana aqui no Brasil, Steffen (ou Antônio Teffé) viveu vários heróis no cinema, como Django, Sabata, Ringo, Garringo, entre outros. Neste mês tem “Um Homem Chamado Apocalipse”, de Leopoldo Savona.

Programação

Dia 8 - Alto Astral, de Hugo Pierot e Gláucia Barbosa, Matryoska, de Salomão Santana e Um Corpo no Céu, de Luisa Marques. Cine Alumbramento

Dia 14 – Amém (2001), direção: Konstantino Costa – Gavras. Cine Costa –Gavras

Dia 21 - Mandinga em Manhattan (2000), direção: Lázaro Faria. Cine Pernada

Dia 28 - Um Homem Chamado Apocalipse (1971), direção: Leopoldo Savona. Cine Subvercine

Informações na Vila das Artes pelo telefone 3252-1444. A Vila fica na rua 24 de Maio, 1221, esquina com a Meton de Alencar, Centro.



Festival Curta Canoa 2009

O V Festival Latinoamericano de Curta Metragem divulga a lista de selecionados da edição de 2009, que acontece entre os dias 02 e 09 de setembro, na praia de Canoa Quebrada, Aracati/CE. Dos 351 trabalhos inscritos, sendo 271 vídeos e 80 filmes, foram selecionados 18 vídeos e 13 filmes, nos gêneros ficção, documentário e animação. Dez estados mais o Distrito Federal estarão representados durante o festival, sendo quatro do Nordeste (Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte); três do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro); e três do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).
Na categoria vídeo, três (03) trabalhos cearenses foram selecionados: O sacrifício do jegue (ficção), de José Bob; Invenção do Sertão (documentário), de José Pimentel e Armando Praça; e Alfarrábio (ficção), de Sabina Colares. São Paulo e Rio de Janeiro concorrem com quatro (04) trabalhos cada, o Distrito Federal com dois (02) e os estados Rio Grande do Norte, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais concorrem com um (01) trabalho cada.

Na categoria filmes, o Ceará concorre com quatro (04) trabalhos: Torpedo (ficção), de Márcio Câmara; A Mulher Biônica (ficção), de Armando Praça; Pode me chamar de Nadí (ficção), de Déo Cardoso; e A Montanha Mágica, documentário de Petrus Cariri. De São Paulo foram selecionados três (03); do Rio de Janeiro, dois (02); e dos estados Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, um (01).
Os selecionados serão exibidos na praça principal de Canoa Quebrada durante o festival, concorrendo ao Troféu Lua Estrela, para as mostras de Cinema e Vídeo Brasileiro nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha original, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor montagem e ao Troféu Zé Melancia para a mostra regional. Além dos filmes, consta na programação oficinas, palestras e debates tendo como principal bandeira a consciência em defesa ao meio ambiente.
Em 2009, o Festival Curta Canoa completa cinco anos e sempre preservou seu formato original ao homenagear personalidades do município de Aracati que estão em destaque local ou nacional. Dentre os convidados especiais está o ator Emiliano Queiroz que vai lançar um documentário de sua biografia. Natural de Aracati, Emiliano esteve no Curta Canoa 2008 e utilizou imagens do festival no seu filme.
Na programação do evento, o público vai poder conferir, além da exibição de vídeos de animação, ficção e documentários, a apresentação de longas: “Patativa Ave Poesia”; “Bezerra de Menezes”; “Abelardo Barbosa, Chacrinha” e outros filmes com temas ligados ao festival. Para a criançada, o Curta vai oferecer a Mostra Infantil (não é competitiva), que conta com a parceria do Instituto Marlin Azul (Vitória-ES), responsável pelo programa de TV Revelando Brasis.



Cine Clube Dragão do Mar


Classificação: 16 anos

16h, no Auditório

Dia 05

O homem que virou suco

Dir: João Batista de Andrade (1979 – 95 min)

Deraldo, poeta popular nordestino recém-chegado a São Paulo tenta sobreviver de sua poesia. Confundido com o operário que mata o patrão, é perseguido pela polícia.



A saga da asa banca

Dir: Lula Gonzaga (1979 – 7 min)

Asa branca é um pássaro que voa do sertão quando percebe a chegada da seca. O semidocumentário em desenho animado retrata a condição do pássaro e do sertanejo.



Dia 12

Deus e o diabo na terra do sol

Dir: Glauber Rocha (1964 – 125 min)

Revoltado com a exploração do coronel Morais, de que é vítima, o vaqueiro Manuel mata-o. Em fuga, Manuel e sua esposa Rosa se integram aos seguidores do beato Sebastião.

Dia 19

Programação Especial Os Diferentes (Destacar)

Do Luto À Luta

Dir: Evaldo Mocarzel (2005 – 75 min)

Ganhador do Prêmio Especial do Júri, no Festival de Gramado, Melhor Documentário - Júri Popular, no Festival do Rio, e 7 prêmios no Cine PE, em várias categorias, o filme focaliza as deficiências e potencialidades da Síndrome de Down.



Dia 26



Corisco & Dadá

Dir: Rosemberg Cariry (1996 – 96 min)

O Capitão Corisco, cruel e valente, rapta Dadá condenando-a a difícil vida do cangaço.

A musa do cangaço

Dir: José Umberto (1981 – 17 min)

Depoimentos de Dadá, mulher de Corisco, subtenente do grupo de Lampião, sobre sua vivência entre os capangas.



Cine Clube da Feliz Idade - Café com Tapioca

Acervo Claudio Braymer / Artur Pereira / Franzé Santos

Todos os domingos. Classificação: 14 anos

Dia 06

9h – Festival de filmes do Charles Chaplin

Dir: Charles Chaplin (1938 – 96 min)

Curtas de Chaplin são apresentados com música e efeitos sonoros.

10h – Romeu e Julieta

Dir: George Cukor (1936 – 124 min) Romance

Clássica história do jovem casal que se apaixona e precisa enfrentar a rivalidade de suas famílias.

Dia 13

9h30 – Quarteto Cearense da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

10h – Capitão Blood

Dir: Michael Curtiz (1936 – 119 min) Aventura

Na Inglaterra, em meados do século 17, o Dr. Peter Blood é preso erroneamente por traição ao Rei James.



Dia 20

9h30 – Dança de Salão com Prof. Chocolate

10h – Luzes da Cidade

Dir: Charles Chaplin (1931 – 87 min) Comédia/Romance

Carlitos se apaixona por uma bela florista cega e se envolve nas maiores trapalhadas para ajudá-la.

Dia 27

9h – Festival de Curtas com Os Três Patetas Vol. 1

(1933 – 95 min) Comédia

Coleção de curtas apresenta os Patetas originais, capturando a fase de transição dos palcos para as telas de cinema.

10h - O Picolino

Dir: Mark Sandrich (1935 – 101 min) Comédia/Musical

Em Londres, um dançarino ensaia seu número de sapateado no quarto do hotel.



Clube do Professor

Seja portador da carteirinha e assista a sessões gratuitas. Para associar-se basta apresentar um comprovante profissional e retirar a ficha na bilheteria dos cinemas. Informações: 85. 3219-2490 / 2641.



Filme Dom Helder, O Santo rebelde

Obra da cineasta Érika Bauer, o filme apresenta a essência da trajetória deste homem que dedicou sua vida à causa dos pobres e oprimidos. 80 min. Classificação livre.

Dia 26, 19h, no Teatro. Acesso livre


Nenhum comentário: