segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES


Pré-conferência de Cultura reflete sobre a cidade

Seminário preparatório da III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, marcado para o próximo dia 28, na Casa Amarela da UFC, discute produção simbólica, diversidade cultural, cidade e cidadania

O momento é histórico. Alinhada com o Governo Federal, a atual gestão municipal vem criando e legitimando instrumentos de democracia participativa que visam a qualificação das políticas públicas e a garantia de direitos coletivos. A convocação de conferências municipais e a integração de fóruns, conselhos e outras instâncias de participação social são exemplos dessa mudança de paradigma na relação entre sociedade e Estado e no exercício do cada vez mais amplo debate em torno de interesses e demandas específicas dos mais diversos setores da sociedade civil organizada.

A Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza é um espaço de consulta pública, reconhecido e convocado pelo Poder Executivo Municipal, onde a sociedade civil e os representantes governamentais debatem princípios e diretrizes a fim de orientar a política e a gestão municipais da Cultura. A proposta central é estabelecer, de forma participativa e democrática, um novo modelo de gestão que, após as reformulações institucionais necessárias, resulte na elaboração coletiva do Plano Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Fomento à Cultura, entre outros marcos legais.

Com o tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a III Conferência Municipal de Cultura prevê um ciclo de seminários preparatórios que contemplam os eixos e subeixos temáticos propostos para a Plenária Municipal. No próximo dia 28 de setembro, segunda-feira, o debate gira em torno da Produção Simbólica e Diversidade Cultural, no primeiro horário da tarde, e Cultura, Cidade e Cidadania, a partir de 16h30min.

Etapa integrante da II Conferência Nacional de Cultura, a III Conferência Municipal de Cultura pretende discutir a cultura nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável; promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.

Em 2005, a primeira edição da Conferência resultou na assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Prefeitura de Fortaleza – representada pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET) – e o Governo Federal – representado pelo Ministério da Cultura (MinC) – para a implantação do Sistema Nacional de Cultura, uma articulação/pactuação entre os governos (municipais, estaduais e federal) e a sociedade civil para coordenar planos e ações públicas para a Cultura em todo o país.

Na II Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, realizada entre 13 de novembro e 15 de dezembro de 2007, firmou-se o compromisso de criação da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC) e do Conselho Municipal de Política Cultural.

O desafio de construir coletivamente as políticas públicas para a cultura em nossa cidade é de todos e de todas. Cabe à cidade, portanto, afirmá-la como direito e contribuir com a legitimação de uma política de Estado e não de Governos.

SERVIÇO
III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza – Dia 28 de setembro, segunda-feira, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (av. da Universidade, 2591 – Benfica). Aberto ao público.

>> 14h – Mesa 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural (Produção de Arte e Bens Simbólicos, Convenção da Diversidade e Diálogos Interculturais, Cultura, Educação e Criatividade e Cultura, Comunicação e Democracia).
>> 16h30min – Mesa 2 - Cultura, Cidade e Cidadania (Cidade como Fenômeno Cultural, Memória e Transformação Social, Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais)





Curso de Realização em Audiovisual recebe inscrição até domingo

Até dia 27 de setembro, próximo domingo, estarão abertas as inscrições para o II Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes no site www.ccv.ufc.br

Até o próximo domingo, dia 27, estão abertas as inscrições para o II Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza. As inscrições, abertas nesta terça, dia 23, devem ser feitas somente pelo site www.ccv.ufc.br. A grade e o edital do curso também estão disponíveis no site www.fortaleza.ce.gov.br. A Vila das Artes disponibiliza para cópia textos sugeridos no edital. Informações na secretaria da Vila (rua 24 de Maio, 1221, centro) ou pelo telefone 3252-144.



Podem participar pessoas que tenham concluído o ensino médio, que revelem vocação para a produção autoral e desejem mergulhar nos estudos teóricos e técnicos, produzindo e criando um pensamento crítico e intelectual sobre o fazer audiovisual.



Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o curso terá início em 2010 no período da manhã (8h às 12h). São oferecidas 40 vagas, das quais 50% são destinadas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública.

O programa de formação é gratuito e terá duração de dois anos (1.700 horas/aula). A proposta é fomentar um espaço para o surgimento de novas gerações de realizadores capazes de desenvolver parâmetros artísticos e organizacionais próprios para realizar projetos autorais que tenham como suporte os meios audiovisuais.

A criação da Vila das Artes, é resultado da política da Prefeitura de Fortaleza em implementar projetos de formação, produção e difusão na área das artes, visando a potencialização dos processos de criação e abertura de novos espaços para o debate e o pensamento.



Calendário de Atividades



INSCRIÇÃO

Solicitação de Inscrição pela Internet 23 a 27/setembro

Entrega de documentação de Atendimento Especial e de Laudo Médico 28/setembro

Último dia para pagamento da taxa de inscrição 28/setembro

Divulgação das inscrições confirmadas e irregulares 02/outubro

Regularização das inscrições 05 e 06/outubro



PRIMEIRA FASE

Divulgação do local de prova. 14/outubro

Data da Prova da Primeira Fase. 18/outubro

Divulgação do Gabarito - Internet às 16h. 18/outubro

Recebimento de recurso administrativo contra a Prova e/ou Gabarito. 19/outubro

Divulgação do resultado do recurso contra a Prova e/ou Gabarito. 23/outubro

Divulgação do resultado Primeira Fase. 26/outubro

Recebimento de recurso administrativo contra resultado Primeira Fase. 27/outubro

Divulgação resultado Primeira Fase pós-recurso. 30/outubro



SEGUNDA FASE

Divulgação do local de prova. 04/novembro

Data da Prova da Segunda Fase. 08/novembro

Divulgação do resultado da Segunda Fase. 17/novembro

Recurso administrativo contra o resultado da Segunda Fase. 18/novembro

Resultado do recurso. 25/novembro

Divulgação do resultado final da Seleção. 25/novembro

Recebimento do recurso administrativo do resultado da Seleção. 26/novembro

Divulgação do resultado do recurso. 1º/dezembro
Divulgação Final da Seleção. 1º/dezembro



Serviço:

Inscrição para o II Curso de Realização em Audiovisual: de 23 a 27 de setembro somente pela internet no site www.ccv.ufc.br. Taxa de inscrição R$ 20,00. Curso gratuito com duração de 2 anos. Informações (85) 3252-1444\\ Rua 24 de Maio, 1221, Centro, ou no site www.fortaleza.ce.gov.br




Oficina de Direção de fotografia para o audiovisual

Curso promovido pelo NPD Vila das Artes e CANNE traz Antônio Mendes em setembro

O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes e o Centro Audiovisual Norte e Nordeste (CANNE) trazem para Fortaleza o professor Antônio Luiz Mendes para a Oficina de Direção de Fotografia para o audiovisual. As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro e devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, centro) das 9h às 20h. As aulas são gratuitas e acontecem de 29 de setembro a 3 de outubro das 14h às 22h.

O curso abordará os fundamentos conceituais e práticos da iluminação e do enquadramento para a captação em película e em vídeo. Além de apresentar as novas tecnologias de edição e finalização. As vagas são dirigidas para profissionais do audiovisual com experiência em captação de imagens.

Mendes é um conceituado diretor de fotografia com mais de 30 anos de experiência no cinema nacional. Fez a direção de filmes como “Lamarca” (1994), “O Guarani” (1996), “Guerra de Canudos” (1997), “Mauá, o imperador e o rei” (1999), “Brava gente brasileira” (2000), “Iluminados” (2003) e “Amazônia Caruana” (2008).

Para as inscrições são necessários currículo com comprovação profissional (declaração ou certificado) e uma foto 3x4. O curso faz parte Cursos Livres do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, programa Olhar Brasil, mantido em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Fortaleza.

Serviço:
Inscrições até dia 22 de setembro para o curso Direção de Fotografia para o audiovisual com Antônio Luiz Mendes. Informações na Vila das Artes (rua 24 de maio, 1221, centro) ou pelo telefone (85) 3252-1444.



Secult oferece cursos gratuitos de xilogravura e gravura em metal no Dragão do Mar

As aulas têm como objetivo valorizar, difundir e catalogar profissionais e interessados pelas artes gráficas no Ceará, a partir de capacitação técnica e conceitual

O atelier do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será o palco do projeto Gravura: Oficinas em Rede, que ocorrerá durante os meses de setembro, outubro e novembro. Essa é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Centro Dragão do Mar, que tem como principal objetivo promover a gravura como expressão artística. Os cursos serão gratuitos e abordarão a linguagem técnica e artística do desenho, xilogravura e gravura em metal. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro. Informações pelo fone (85) 3488.8600, e-mail inscricoes@projetogravura.org.br ou pelo site WWW.projetogravura.org.br.

O curso tem carga horária de 280h/a e é dividido em módulos, com início no dia 14 de setembro (primeira turma) e dia 19 de outubro (segunda turma). As aulas ocorrem de segunda a sexta, de 8h às 12h e 14h às 18h. Serão 80 alunos atendidos pelo projeto do Governo estadual, que pretende capacitar os artistas visuais da cidade para elevar e difundir as artes gráficas no Ceará.

As oficinas contam com os ensinamentos dos professores e também artistas cearenses Fernando França, Alberto Gaudêncio, Thiago Cavalcante e Marcelo Monteiro, além dos assistentes Francisco Adriano, Naiara Rocha e Dyego Crisóstomo.

O projeto Gravura: Oficinas em Rede integra o programa Formação em Rede, política pública da Secult que promove a capacitação e formação do setor produtivo das artes do Ceará. Com a realização destes cursos pretende-se despertar possibilidades de trabalho com as artes gráficas em todos os setores produtivos e inserir o Estado no circuito nacional e internacional de gravuras.

Segundo o coordenador geral do projeto, Eduardo Eloy, a expectativa é atingir um publico jovem e com alguma experiência com as artes visuais. “Serão abordados os contextos históricos, sociais, culturais e artísticos do desenho e de suas plataformas (metal e madeira), buscando a interação do tradicional com o contemporâneo e o popular. É uma excelente oportunidade oferecida pelo Governo do Estado para quem quer aperfeiçoar técnica e conceito, compartilhando idéias e vivendo experiências”, explica Eloy.

SERVIÇOS:
Gravura: Oficinas em Rede
Inscrições: até o dia 11 de setembro
Site: www.projetogravura.org.br
Aulas gratuitas
Início das atividades: 14 de setembro
Vagas limitadas
Fone: (85) 3488.8600



GUARAMIRANGA: Festival promove Encontro de Artistas Pesquisadores

Uma atividade formativa marca anualmente a programação do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que começa nesta sexta-feira, dia 04, e se estende até o sábado, dia 12 de setembro. É o Encontro de Artistas Pesquisadores, que visa reunir as pesquisas, inquietações e curiosidades que povoam o campo das artes, em especial, as cênicas. Este ano, no XVI FNT, o encontro acontece pela 8ª vez e recebe no dia 05, sábado, 11 profissionais, artistas, pesquisadores, que de alguma forma provocam um diálogo entre o Teatro e a Filosofia, a Antropologia, a Psicanálise, a Literatura, e as Artes Visuais. São pesquisas de doutorado, mestrado, graduação, especialização e trabalhos de profissionais liberais. O Encontro acontecerá no Mosteiro dos Capuchinos, pela manhã e à tarde.

Participam este ano: CAMPELO COSTA, com o tema A Cidade como Cena Poética; CARLA M. VIEIRA, O Theatro José de Alencar enquanto palco da sociedade fortalezense: modernidade e sociabilidades no início do século XX; CECÍLIA RAIFFER, Cena e Jogo: o imaginário na carne; ECILA MENESES, Arte e Subjetividade em Hegel; FRAN TEIXEIRA, Modelos de Ação e Estranhamento: Processos de encenação épica nas peças didáticas; FRANCISCO ARAGÃO, O circuito das coisas – a força dos dispositivos museográficos; GYL GIFFONY, O Exercício Amador e Profissional dos Atores em uma Perspectiva Sócio-Jurídica; GHIL BRANDÃO, A Festa é de Maracatu: Cultura, Representação e Performance no Maracatu Cearense; LINDOLFO AMARAL, A Presença do Cordel na Dramaturgia nos últimos 50 anos; LUCAS SANCHO, Por uma poética da criação: o ator maestro; e PAULA COELHO, A experiência da Alteridade no processo criativo do ator.

Para a professora MARIA REJANE REINALDO, coordenadora do Encontro, a idéia é trazer à baila o fazer artístico ligado aos valores culturais, às elaborações teóricas e práticas acadêmicas. Exercitar estudo permanente, com rigor, método, disciplina. Uma disciplina intelectual tão necessária quanto uma corporal, vocal, formadoras do artista.

DIFERENCIAL DO FESTIVAL DE GUARAMIRANGA

A programação de formação é a marca principal, o diferencial, do FNT frente a outros festivais de teatro no Brasil. Seus ciclos de debates sobre os espetáculos, encontros, lançamentos de livros, oficinas, residências, cursos, palestras, debates, intercâmbios culturais, tudo compõe uma estrutura ímpar, imprimindo, por exemplo, ao debate sobre os espetáculos, um espaço para o aprendizado saudável onde ninguém ensina ninguém, ninguém aprende sozinho; onde se intercambia saberes e afetos em comunhão, como queria o educador-mestre Paulo Freire.

NOS PALCOS, MAIS DE 50 ESPETÁCULOS

Com mais de 50 espetáculos de teatro e música, além de encontros, debates, fórum, oficinas e mais uma série de atividades, o XVI FNT começa nesta sexta-feira, 04, às 18 horas, com a Mostra de Cultura Tradicional Popular do FNT, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, com a apresentação dos grupos de Guaramiranga Bumba meu Boi da Arábia e Dramas Raízes. Em seguida, os grupos abrem espaço para a Solenidade de Abertura. Na sequência, os palcos do festival recebem três espetáculos teatrais.
Na Mostra Guaramiranga em Cena, às 20h o Grupo Sincronia apresenta Pió seria se pió fosse, no Teatro Rachel de Queiroz pequeno, o “Teatrinho”. Às 20h30, na Praça do Teatro, a Cia Artes Cínicas de Teatro, de Tauá, participa da Mostra Palco Ceará com A Farsa do Panelada. Às 21h30, é a vez da estréia da Mostra Ceará Convida, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz com Os Leões, espetáculo da paranaense A Armadilha Cia de Teatro. A primeira noite do FNT encerra com duas apresentações musicais na Praça do Teatro, a cantora Marta Aurélia, de Fortaleza, com o show Minha Alma e a banda O Rastro, de Guaramirranga.

O XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) com patrocínio da Oi e Coelce. Apoio Cultural: Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, BNB, Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Funarte e Governo Federal. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

SERVIÇO

XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 04 a 12 de setembro em Guaramiranga-Ceará. Ingressos: Mostra Ceará Convida: R$ 10,00 (inteira); Espetáculo de encerramento: R$ 15,00 (inteira); Demais espetáculos no teatro: R$ 5,00 (inteira). Debates, fórum e demais atividades têm acesso gratuito: Informações: (85)3246.5555. www.agua.art.br/fnt2009.



Curso “Museus Patrimônio de Todos”

Capacitação para guias de turismo em Museus e Patrimônio

O Memorial da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea, em parceria com o Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Ceará e UECE, promovem o projeto Museus: Patrimônio de Todos. O curso é gratuito e inscreve a segunda. Informações: 3488-8621



Diálogos Culturais


Os Núcleos de Mediação Cultural dos museus do Centro Dragão do Mar realizam o projeto Diálogos Culturais, um espaço aberto para reflexão crítica e debate no campo da política, cultura, arte e educação, em interface com as práticas museológicas. Neste mês o projeto convida os artistas e pesquisadores Herbert Rolim e Paulo Amoreira

Dia 11 – Intervenção Urbana na Arte-Educação – Herbert Rolim

Dia 25 – A idéia de imagem e presença na arte contemporânea – Paulo Amoreira

Os encontros acontecem no Mini auditório do Memorial, às 16h. Acesso livre. Outras informações: (85) 3488.8621 / culturalmcc@dragaodomar.org.br

MCC E MAC

Terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até 18h30)

Sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até 20h30)

Entrada franca



Contação de Histórias

Mar de Palavras, Jangada de Histórias

Baião de Histórias

Histórias de vida e obra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Baião é ritmo, é prato típico e é história que alimenta a nossa alma.

Narradores: Josy Correia e Júlia Fiuza.

Todos os sábados, 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre

Nenhum comentário: