segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DESTAQUES

2º Jeri Sport Music Festival – O Encontro das Artes

Evento reúne em Jericoacoara manobras radicais de kitesurfe, shows de Eduardo Dussek, Fernanda Abreu e Mart´nália além de muita arte, gastronomia e ecologia

Uma das praias mais deslumbrantes do mundo, Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza (Ceará), vai unir entre 1 e 3 de outubro várias manifestações artísticas, esportivas e ecológicas à paradisíaca natureza local. O 2º Jeri Sport Music Festival – O Encontro das Artes realiza a 1ª etapa cearense de Kitesurfe e shows com artistas do Ceará e nacionais como Eduardo Dussek, Fernanda Abreu e Mart´nália, além de apresentações do bailarino cearense Cláudio Bernardo e seu grupo belga “As Palavras”. DJs que comandam as festas pernambucanas “Sem Loção” prometem muito agito, assim como as exibições de filmes e ações de preservação ambiental vão marcar o Encontro.

O palco principal será localizado em uma arena com oito tendas decoradas e estruturadas com cadeiras, mesas e puffs. Sob a coordenação artística do produtor Cláudio Silveira, o ambiente terá espaços personalizados, aliando conforto e identidade com os elementos nativos. As tendas de gastronomia e artesanato criarão um centro de convivência onde os visitantes poderão degustar pratos tradicionais da região e apreciar os acessórios manufaturados por artesãos locais.

No dia 1/10 (5ª-feira), o 2º Jeri Sport Music Festival inicia com a projeção do curta metragem “L´autre”, de Cristina Dias, em plena grande Duna do Por do Sol, um dos mais belos e natural cartão postal de Jericoacoara. A abertura do Festival acontece logo em seguida com a performance “Storm to Heaven”, da Cia de dança “As Palavras”. A noite será marcada pela apresentação de Eduardo Dussek. Para fechar todas as três noites do Festival, Jeri será embalada pela música eletrônica dos DJs da festa Sem Loção, de Recife.

Na sexta-feira (2/10) as atividades começam com a abertura da 1ª etapa do Campeonato Cearense de Kitesurfe, cujas provas nas categorias masculino e feminino acontecem na praia. Enquanto os atletas dão shows de manobras nas ondas e no ar, o público pode admirar a competição ao som de DJ. No fim do dia, a grife Maresia, voltada para surfwear, apresenta seus looks durante desfile, seguido da projeção de vídeos, como o curta “Café da manhã”, de Karla Bogato e “O Outro”, da companhia de dança As Palavras. A noite é da cantora Fernanda Abreu e banda.

No sábado (3/10), o Festival inicia com a grande final do Campeonato Cearense de Kitesurfe e, após o último por do sol do evento, os primeiros colocados da modalidade serão premiados. A festa sonora com a apresentação do grupo formado na oficina de instrumentos musicais feitos com materiais reciclados abre os festejos para, em seguida, o balanço envolvente de Mart´nália subir ao palco e animar a noite.

“Fizemos uma escolha eclética para poder atingir um público diversificado, característico do local. A companhia de dança belga ‘As Palavras’ é uma iniciativa inovadora, algo jamais visto em Jeri. As atrações musicais foram escolhidas pela originalidade de cada artista: Eduardo Dussek é o ícone dos anos 80 e 90; Fernanda Abreu traz a energia com seu funk-dance e Mart´nália é a própria descontração”, explica Aleana Duarte, produtora musical do Jeri Sport Music Festival. Além disso, as festas dos recifenses “Sem Loção” com seus DJs já são hit no estado vizinho e chegam pela primeira vez ao Ceará por Jericoacoara.

Clique aqui e confira a programação completa e outros detalhes deste evento em Jericoacoara nase seções PELO INTERIOR e SHOWS


Confira vídeoclipes de Ferrnanda Abreu na TV Divirta-CE
































__________________________________________________


Tatuagem e informação na Convenção Arte em Movimento Tattoo 2009

Há tempos a arte no corpo se tornou uma forma de expressão e manifestação de estilo de vida. Tatuagens e piercings assumiram novas formas, dividiram-se em categorias e tatuadores se especializaram em diferentes estilos. Misturar, informar, conhecer e trocar ideias sobre a arte é o propósito da Convenção Arte em Movimento Tattoo 2009.



Nos dias 2, 3 e 4 de Outubro, admiradores e curiosos da arte da tatuagem poderão se reunir no 4º evento de tatuagem de Fortaleza, desta vez realizada pela revista Arte em Movimento e Empire Records.

O evento, que acontecerá no Centro de Negócios do Sebrae, contará com 40 expositores de tatuagens, piercings e outras artes relacionadas. Será a 1ª convenção de tatuagem no país a ter todos os profissionais trabalhando com o alvará da Vigilância Sanitária.

Os estúdios de tatuagem, com toda sua riqueza cultural estarão expostos aos visitantes interessados em conhecer detalhes dessa arte. E a cada dia, tatuadores nacionais e internacionais apresentarão seus trabalhos e participarão de concursos de melhor tatuagem em diferentes categorias (oriental, colorido, painel, old school, realismo etc).

Além disso, a convenção Arte em Movimento traz premiações, sorteios, rádio informativa, tenda eletrônica, apresentações de skate, praça de alimentação e muito entretenimento.

Consciente da necessidade de informar aos visitantes sobre os cuidados necessários ao se fazer uma tatuagem, a convenção disponibilizará um espaço com profissionais de saúde distribuindo informativos e aplicação de vacinas preventivas contra Hepatite B.

O compromisso é de realizar um evento informativo, sério, cultural e repleto de atrações relacionadas à arte em geral. Assim, cada profissional participante, com seus equipamentos e materiais comprovadamente seguros para a saúde e para um resultado perfeito, contribuirá para a evolução da técnica da tatuagem e do body piercing.

Serviço:
Convenção Arte em Movimento Tattoo 2009
Data: 02, 03 e 04 de Outubro de 2009
Local: Centro de Negócios do Sebrae - Av. Monsenhor Tabosa, 777 - Praia de Iracema
Ingressos: R$10 + 1kg de alimento que serão doados à Fundação Maria de Nazaré
Venda de ingressos antecipados: Lojas Bronxs (North Shopping e Galeria Pedro Jorge) – 3231 8363 / All Street ( D. Luis e Centro) – 3264 2666

Programação

A Convenção Arte em Movimento Tattoo 2009 contará com expositores nacionais e internacionais, palestras, premiações, sorteios, rádio informativa, Tenda Eletrônica com Dj´s, praça de alimentação, entretenimento e informação.

02 de Outubro de 2009 (sexta-feira)
13:00 - Abertura do evento
13:00 ás 22:00 - Apresentação de tatuagens
14:00 às 16:00 - Apresentação de melhor manobra de skate
17:00 Ás 19:00 - Concurso de Tatuagens
19:00 ás 21:30 - Dj´s
22:00 - Fim do primeiro dia de evento.
(*Festa oficial do evento - Pin Ups Party III no The Pub)

03 de Outubro de 2009 (sábado) - 2o dia de evento
13:00 - Abertura do Evento
13:00 ás 22:00 - Apresentação de tatuagens
14:00 ás 16:00 - Apresentação de melhor manobra de skate
17:00 ás 19:00 - Concurso de Tatuagens
19:00 ás 21:30 - Dj´s
22:00 - Fim do segundo dia de evento

04 de Outubro de 2009 (domingo) - 3o (último) dia de evento
13:00 - Abertura do evento
13:00 ás 22:00 - Apresentação de tatuagens
14:00 ás 16:00 - Apresentação de melhor manobra de skate
16:00 ás 17:00 - Apresentação de Capoeira
17:00 ás 19:00 - Concurso de Tatuagens
19:00 ás 21:30 - Dj´s
22:00 - Encerramento do evento


Fortaleza recebe Festival do Teatro Brasileiro

Espetáculos da Bahia serão encenados em diversos locais da cidade


O Festival do Teatro Brasileiro (FTB) promove mais uma vez o intercâmbio cultural entre estados brasileiros. Em sua nona edição, FTB ocorre no Ceará com apresentação de espetáculos em diversos locais de Fortaleza, com toda programação gratuita.
Depois de apresentar, em maio deste ano, peças de grupos pernambucanos para mais de 15 mil pessoas nos teatros de Sergipe e Bahia, o FTB traz para Maranhão e Ceará uma amostragem do teatro feito na Bahia. De 22 de setembro a 11 de outubro. Ao todo, serão dezessete espetáculos contemplando várias vertentes do teatro baiano, além de oficinas e debates, sempre gratuitos.
Foram escolhidos 13 dentro de um universo de 87 grupos inscritos. A seleção feita pelos curadores Guilherme Filho e Sérgio Maggio, ambos jornalistas e críticos de teatro, contemplou diferentes linguagens teatrais, como clown, drama, comédia, stand up comedy, teatro ritualístico e antropológico, teatro físico e teatro do absurdo, formando um mosaico diversificado das produções realizadas atualmente pelo teatro baiano. E as crianças não ficaram de fora da programação do Festival. Antecipando as comemorações do dia 12 de outubro, o FTB preparou uma agenda especial para o público infanto-juvenil.
A etapa se inicia no dia 22 de setembro com a stan up comedy de Frank Menezes, “O Indignado”. Depois dele, passarão pelos palcos dos teatros José de Alencar, Dragão do Mar, Sesc Senac Iracema e Sesc Emiliano Queiroz, os espetáculos “Redimunho”, do grupo Estado Dramático; “Ó Paí, ó”, do Bando de Teatro Olodum; o cultuado espetáculo de clown “O Sapato do Meu Tio”; “Batata!”, da companhia Dimenti; a comédia “R$ 1,99”, de Ricardo Castro; a dramaturgia angolana de “Amêsa”; o teatro do absurdo de “Os Javalis”; e “Deus Danado”, peça rica em simbolismos e metáforas, ganhadora de 13 prêmios em festivais de várias regiões do País. Para a criançada foram selecionados “Chuá”, uma versão nada convencional da companhia Dimenti para o clássico “Lago dos Cisnes”; e “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé”, primeira incursão da companhia Viladança na área infantil. Nos dois casos das peças infantis, haverá sessões exclusivas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
A programação geral você confere no www.divirta-ce.blogspot.com
SERVIÇO
Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana, etapa Ceará
de 22 de setembro a 11 de outubro de 2009
Teatros: Centro Cultural Bom Jardim, Theatro José de Alencar, Sesc Senac Iracema, Sesc Emiliano Queiroz e Teatro Dragão do Mar. Informações (85)3235-4063 (Quitanda das Artes)


>>>Veja a programação completa do Festival clicando aqui<<<



DANÇA

7ª edição da Bienal discute novos modos de criação e existência da cena independente

Que estratégias estéticas, éticas, políticas, econômicas desenvolvem os artistas frente a uma possível nova ordem de organização do campo da dança? Como se situam, agrupam, articulam? De que modos colaboram, criam, circulam, sobrevivem criadores e intérpretes da dança hoje? Por que insistem e como subsistem as companhias independentes? Como ecoam as questões políticas e econômicas na conformação de propostas de trabalho, no formato e nas poéticas das criações artísticas? Da companhia ao projeto autoral, da colaboração individual aos coletivos artísticos, quais são as motivações éticas e estéticas?

Atravessada por essas questões, a Bienal Internacional de Dança do Ceará realiza, de 16 a 26 de outubro, em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte sua 7ª edição, sendo apresentada pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal; patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB e Fundação Nacional de Artes - Funarte; agradecimento especial Companhia Energética do Ceará; apoio cultural do Ministério da Cultura – MinC, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura – SECULT, Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB; apoio Institucional Ano da França no Brasil, República Francesa e Cultures France, Kultursenat Berlin, Centro Cultural Brasil-Alemanha e Consulado da Alemanha em Recife, Halle Tanzbühne Berlin, Departamento Cultural da Cidade de Berlin, Fundo Germânico para Artes de Palco, Fundação Gulbekian, Instituto Camões, Ministério das Relações Exteriores da Finlândia, São Paulo Companhia de Dança e Governo do Estado de São Paulo, TV O Povo.

A Bienal de Dança ultrapassa uma década de existência afirmando a dança no Ceará e resistindo em meio à profusão do efêmero. Nesses 12 anos, os campos da cultura e das artes no Brasil redesenham-se por movimentos e embates contínuos, ávidos de novos possíveis. A dança, nesse contexto, traçou caminhos, múltiplos, reconfigurando-se em meio a forças de toda ordem. Novas formas de estar nesse campo atualizam-se incessantemente, revelando possibilidades construídas no pulsar de um tempo-espaço novo, atravessado por fluxos e afetos imanentes.
Anos contundentes para a dança produzida no Brasil. Multiplicidade de configurações nos processos de criação, produção, manutenção, difusão. Ecoando questões de diversas ordens – estéticas, sociais, políticas, econômicas – novas éticas e poéticas parecem inaugurar-se, mesclar-se e fundir-se para tornarem-se fontes de atitudes e atos em meio à estruturação da dança. São ações que apontam para formas outras de perceber, organizar, colaborar, criar, mobilizar, atuar nesse campo. As ferramentas tecnológicas colaboram para encurtar caminhos, viabilizar redes, facilitar agenciamentos.

Na interface com a política, os profissionais das artes e da cultura travam embates que em muito se assemelham a uma guerra de guerrilhas. Enquanto alguns desdobramentos artísticos significativos traçados pelas artes apontam para uma impossibilidade de retorno, as conquistas políticas parecem nunca estar asseguradas. Em todo o Brasil, casos de retrocesso político parecem multiplicar-se com facilidade inversamente proporcional à dificuldade com que os avanços foram conquistados.

Atenta a esses movimentos e contextos, perscrutando pistas, a Bienal Internacional de Dança do Ceará inclui na programação de sua 7ª edição trabalhos de artistas que por muito tempo integraram conceituadas companhias para, depois, se lançarem em projetos autorais, geralmente em colaboração com outros artistas. Entre eles: Denise Stutz (RJ), uma das criadoras do Grupo Corpo, com Três solos em um tempo; a ex-integrante da Quasar, Lavínia Bizzoto (RJ), dançando Na dobra do tempo; as cariocas Marcela Levi, ex-bailarina da Lia Rodrigues Companhia de Danças, e Flávia Meireles, que dançou com coreógrafos como João Saldanha e Paulo Caldas, trazem Em redor do buraco tudo é beira; e a argentina Marina Brusco, que foi bailarina do Teatro San Martín de la Ciudad de Buenos Aires e vem a Fortaleza pela primeira vez com Chito.

A Bienal também convida grupos e artistas independentes de dança que, em meio à precariedade e instabilidade dos mecanismos de fomento, vêm resistindo e se afirmando na paisagem da dança nacional. São eles: Staccato Paulo Caldas, com Quinteto; Cena 11, dirigida por Alejandro Ahmed, com o trabalho Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente; o mineiro Vanilton Lakka, com o solo Interferência inacabada; o argentino Luis Garay, que retorna a Fortaleza com Maneries; e a companhia alemã Toula Limnaios traz Les Possedés.

A programação tem atenção especial, ainda, à produção coreográfica feminina, com uma homenagem às criadoras que, ao longo do século XX e neste início de novo milênio, fundam na dança novos estatutos éticos e poéticos, formas outras de povoar o universo dessa arte com suavidade, intensidade e inaugurando novos regimes de sentido. O Ballet de Lorraine traz a Fortaleza e Sobral três programas que contam com obras referenciais de Martha Graham, Isadora Duncan, Maguy Marin e Lia Rodrigues.

Além da programação artística, estão previstos cursos, oficinas, palestras e residências artísticas, todos gratuitos, como a que será ministrada por João Fiadeiro, que vem pela primeira vez ao Ceará, e trabalhará com seu método “Composição em Tempo-Real”. O artista atua em Portugal e ministra cursos e conferências em universidades e escolas nacionais e internacionais. Também ministram cursos Denise Stutz (RJ) e Silvia Soter (RJ), oficinas com Daniela Stasi (São Paulo Companhia de Dança/SP), Marcela Levi e Flávia Meireles (RJ), palestra com Inês Bogéa (São Paulo Companhia de Dança/SP), entre outras ações formativas.



[ANO DA FRANÇA NO BRASIL]

Prestigiando as comemorações do Ano da França no Brasil, as atrações francesas Ballet de Lorraine, Alain Buffard, Norma Claire e Vera Mantero circulam pelo Brasil através do Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança, formado pela Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Festival Panorama de Dança (Rio de Janeiro), FID – Fórum Internacional de Dança (Minas Gerais) e o Festival Internacional de Dança do Recife. A programação especial conta com apoio do MinC – Ministério da Cultura, Cultures France, Embaixada da França e Embaixada do Brasil.



[FÓRUM LATINO–AMERICANO DE VIDEODANÇA]

A Bienal Internacional de Dança do Ceará recebe, em sua programação, o III Fórum Latino-Americano de Videodança – FLV, uma realização conjunta com o projeto dança em foco – Festival Internacional de Dança & Vídeo, do Rio de Janeiro. Antecedendo o festival, nos dias 13 a 17 de outubro, trata-se de um encontro institucional entre diversas instâncias que atuam na área da vídeodança (produção, exibição, circulação). Entre os eixos temáticos: a difusão da videodança, a educação e reflexão acadêmica, curadoria e crítica e redes de colaboração. Entre os participantes: Eduardo Bonito, Regina Levy e Paulo Caldas (Dança em Foco/RJ); Alexandre Veras e Andréa Bardawil (Bienal Internacional de Dança do Ceará); Silvina Szperling (coordenação geral do Fórum/Argentina); Ivani Santana (UFBA/BA); Roxana de Los Rios (Cuba); Sofía Orihuela Yucra e Brisa Muñoz Parra (Bolívia); Juana Miranda (Paraguai); Diego Carrera (Uruguai); e Ximena Monroy (México). A programação conta com parceria do Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID.



[BIENAL CONEXÃO CABO VERDE]

Ampliando fronteiras e relações artísticas com países do hemisfério sul, o projeto VII Bienal Internacional de Dança do Ceará – CONEXÃO CABO VERDE visa fortalecer processos colaborativos de criação em sua programação, a ser realizada de 24 a 28 de novembro, na cidade de Praia (Cabo Verde/África). A Bienal leva para o continente africano companhias e artistas cearenses, brasileiros e também de outros países, com espetáculos, residências artísticas e encontros.
Portanto, nesse movimento, delineia-se um painel rico e multifacetado de propostas e assinaturas singulares, provenientes de contextos distintos, nacionais e internacionais. Breve apanhado de obras feitas em cenários em constante mutação, atravessados pela intensidade dos processos culturais e políticos contemporâneos, mas também, e, sobretudo, conseqüência e causa de formas outras de habitar a dança.

SERVIÇO

VII Bienal Internacional de Dança do Ceará. De 13 a 17 de outubro: III Fórum Latino-Americano de Videodança. De 16 a 26 de outubro: espetáculos e programação formativa em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. De 24 a 28 de novembro: programação em Praia – Cabo Verde (África). Toda a programação é GRATUITA. Informações: Escritório da Bienal Internacional de Dança do Ceará – Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará. Telefone: 85 3219.3803. E-mail: producaobienal@gmail.com. Site: bienaldedanca.com.


PELO INTERIOR

Guaramiranga realiza Oktoberfest 2009

O evento acontecerá no último final de semana de outubro dentro de uma área de 9 mil m²

A tradição alemã vai ganhar sotaque cearense. O resultado dessa mistura inusitada poderá ser conferido na Oktoberfest Guaramiranga 2009, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, no Sítio Guaramiranga. Considerado um dos maiores festivais de cerveja do mundo, a Oktoberfest chega ao Ceará, pela primeira vez, oferecendo ao público uma estrutura que promete marcar o calendário do turismo e da cultura da região.

Com expectativa de atrair aproximadamente 16 mil visitantes nos três dias de evento, a Oktoberfest Guaramiranga será realizada em uma área de 9 mil m² de mata atlântica, que engloba o “Parque das Trilhas”, com trilhas ecológicas, restaurante e esportes de aventura, banho de bica e dois lagos.

Para cada noite do evento haverá três shows com músicas alemãs e cearenses. Uma banda recepcionará os visitantes, seguida por dois shows principais, sendo um nome de destaque local e uma banda típica alemã, vinda do sul do Brasil. Entre as atrações confirmadas, estão a dupla Ítalo e Renno, a banda Cavalinho Branco (SC) e grupos de música folclórica do Ceará.

Já o humor, marca registrada do povo cearense, ficará por conta de Falcão. A programação terá, também, desfile com carros alegóricos expondo as matérias-primas do Maciço de Baturité, feira gastronômica, oficinas gourmet, palestras, passeios ecológicos, esportes de aventura e programação infantil. O festival promoverá, ainda, a Corrida da Cerveja inspirada na internacional “Drink & Run”.

A estrutura agregará restaurantes e bares espalhados pela Arena do Festival, tudo em pleno funcionamento durante a festa. Um dos principais diferenciais da festa está no projeto Carbon Free, que terá o compromisso de zerar a emissão de gases causadores do Efeito Estufa (GEE), como o gás carbônico (CO2). Para isso, será calculado o valor estimado de poluição gerado, sendo plantadas mudas de árvores em áreas de preservação da serra de Guaramiranga, em quantidade necessária para neutralizá-los, através da absorção gerada pelo processo de fotossíntese.

A atuação sócio-ambiental continua com a realização de cursos de capacitação da mão-de-obra, possibilitando a geração de emprego e renda para os habitantes da região. Além disso, parte da receita será destinada às obras de instalação do festival e empregada na reestruturação dos equipamentos culturais da cidade, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

De acordo com um dos organizadores da festa, Franciscus Galba, da Letra Viva Comunicação & Eventos, “o evento tem um planejamento de infra-estrutura que buscará a segurança e conforto dos visitantes e é completamente adequado às bases que fomentam o turismo ecológico, saudável e sustentável, com vistas a preservar a cidade, a natureza e beneficiar o Município, a região e seus habitantes”.

A Oktoberfest no Brasil e no mundo

- A Oktoberfest (em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival) é um festival de cerveja que era celebrado originalmente na cidade de Munique, ao sul da Alemanha.

- A primeira Oktoberfest de Munique, em 1810, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de cerveja e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, mais tarde rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

- No Brasil, a primeira edição foi em 1984, na cidade de Blumenau (SC). Em apenas 10 dias de festa o evento atingiu um públco surpreendente de 102 mil pessoas, o que na época representada mais da metade da população da cidade.

- Em 23 edições, a Oktoberfest Blumenau foi conferida por quase 15 milhões de pessoas. Em 2007 atraiu 690 mil visitantes.

Serviço:

Oktoberfest Guaramiranga 2009

De 30 de outubro a 1º de novembro de 2009

No Sítio Guaramiranga

Informações: 85-3283.2495



Datas - Efemérides

Dia 28 de setembro

Lei do Ventre Livre sancionada pela Princesa Isabel, dava liberdade aos filhos de esravos, mas deixava-os sob a tutela dos senhores até 21 anos de idade

Dia da Lei dos Sexagenários. Libertava os escravos com mais de 65 anos, decisão de pouco efeito, pela expectativa de vida do escravo de 40 anos (1885)

Divisão do Brasil em capitanias hereditárias pelo rei D. João III (1532)

Dia da Mãe Preta, em homenagem à Lei do Ventre Livre

Dia do Hidrógrafo

São Venceslau

Dia do lavrador carioca

Dia Nacional da Liberdade de Expressão


Dia 29 de setembro


Morreu Machado de Assis. Rio de Janeiro/RJ (1908)

Nascimento do Almirante Barroso (1804)

Nascimento do pintor Cândido Portinari (1903)

Dia do Petróleo

Dia do Anunciante

Ss. Miguel, Gabriel e Rafael

Dia do professor de educação física


INGRESSOS DE "THIS IS IT" COMEÇAM A SER VENDIDOS

FILME DE MICHAEL JACKSON TERÁ MAIS DE 25 PRÉ-ESTREIAS EM TODO O MUNDO, DIA 27 DE OUTUBRO


Os fãs do mundo todo terão a chance de comemorar o lançamento mundial de MICHAEL JACKSON’S THIS IS IT quando a Sony Pictures Entertainment organizar cerca de 25 pré-estreias em todo o mundo, com mais de 15 acontecendo simultaneamente na terça-feira (27 de Outubro). Três horas após o início do tapete vermelho, fãs de alguns países terão a chance de ver o tão antecipado filme pela primeira vez nas sessões prévias que o estúdio organizará.

MICHAEL JACKSON’S THIS IS IT ficará em cartaz em todo o mundo por duas semanas, a partir de 28 de Outubro. Ingressos para as sessões estarão disponíveis para compra a partir do próximo domingo, 27 de Setembro. Os fãs podem comprar os ingressos acessando o site oficial do filme no Brasil: www.thisisitofilme.com.br

“Michael Jackson tem um exército de fãs em todo o mundo. Ao mostrarmos o filme com pré-estréias simultâneas no dia 27 de Outubro, nós estaremos oferecendo ao público uma oportunidade incrível de se unir na celebração da carreira de Michael Jackson”, disse Jeff Blake, chairman de Marketing e Distribuição da Sony Pictures.

A premiere de gala do filme será em Los Angeles no Nokia Theatre L.A., na terça-feira, dia 27 de Outubro. Este evento, que começa às 18h (horário de Los Angeles) será o pontapé inicial para mais de 25 pré-estreias em todo o mundo. Mais de 15 cidades, incluindo Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres, Berlim, Johanesburgo e Seul iniciarão o evento simultaneamente. Outras cidades, como Moscou, Tóquio, Sydney, Paris e muitas outras terão suas próprias pré-estreias, não simultâneas.

Três horas após o início das pré-estreias, as primeiras exibicões públicas comecarão em alguns países. Por exemplo, o público de Los Angeles verá o filme as 21h (horário local), em Nova York, ele poderá ser assistido a meia noite; e em Londres, as primeiras sessões comecarão as 04 da manhã. No Brasil, as sessões comecarão no dia 28 de outubro, nos horários normais dos cinemas.

Michael Jackson THIS IS IT mostrará aos fãs de Jackson e amantes da música um raro olhar no artista criando, desenvolvendo e ensaiando para seus shows que seriam realizados na O2 Arena, em Londres. Abrangendo os meses de Março a Junho de 2008, o filme é produzido com o todo o apoio do Estate of Michael Jackson e feito a partir de mais de cem horas de cenas de bastidores, mostrando Jackson ensaiando várias músicas para o show. A platéia terá um inédito olhar privilegiado e particular em Jackson. MICHAEL JACKSON’S THIS IS IT capta o cantor, dançarino, cineasta, arquiteto, gênio criativo e artista enquanto ele cria e aperfeiçoa o seu show final. Kenny Ortega, que foi o parceiro criativo e diretor da turnê, também dirige o filme, que é produzido por Randy Phillips, Kenny Ortega e Paul Gongaware. Os produtores executivos são John Branca e John McClain. O filme sera distribuído em todo o mundo pela Sony Pictures Releasing. Para mais informações sobre o filme, visite www.thisisitofilme.com.br.




Veja trailer do filme de Michael Jackson na TV Divirta-CE











ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN






Casa Cor Ceará 2009 abre ao público na quarta-feira (30/9)

A versão local da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, Casa Cor Ceará 2009, abre ao público na próxima quarta-feira (30/9). Antes, importantes eventos movimentam a cidade. Na segunda-feira (28/9), a organização do evento promove avant premiére para imprensa local e nacional, e no dia seguinte (29/9), acontece o coquetel de abertura oficial do evento para convidados.

A Casa Cor Ceará chega à sua 11ª edição trazendo grandes novidades. Este ano acontece numa área privilegiada de Fortaleza, a Aldeota, com mais facilidade de acesso e estacionamento, proporcionando maior comodidade aos visitantes. A mostra, realizada até 10 de novembro, está sediada em imóvel pertencente ao Grupo J. Macêdo.

A sede deste ano é a maior a receber o evento desde 1999, com 10 mil m² de área, que incluem residência e um prédio comercial projetados pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi. Um dos destaques fica por conta do jardim, revitalizado com base no projeto original do consagrado paisagista Roberto Burle Marx, que recebe homenagem da Casa Cor em comemoração aos 100 anos de seu nascimento.

Além de Burle Marx, a Casa Cor Ceará 2009 homenageia dois cearenses: o arquiteto, urbanista e músico Fausto Nilo, cujos títulos das canções de sua autoria batizam diversos ambientes este ano, e o médico neuro-cirurgião Dr. Mairton Lucena.

Como nas edições anteriores, o evento adota um tema em evidência. “Sustentabilidade” é o foco dos 61 ambientes que irão compor a Casa Cor Ceará, apresentando as principais tendências do segmento tendo como preocupação a preservação ambiental. Nessa perspectiva, todos os ambientes recebem pintura com tinta especial da Hidracor, produzida a base de água.

Além de usar todo o terreno do imóvel, o evento conta com área construída de 4.200m², com espaços divididos em Residencial, ocupando os cômodos da mansão; Entretenimento; e Hotel, uma das grandes novidades desta edição. Na área de Entretenimento, que ocupa o térreo do edifício comercial, ficam os espaços de lazer e gastronomia que incluem restaurante, café, boulevard e oficina de arte em parceria com a Hidracor. Destaque para o sítio Passarim de Assaré, assinado por Alberto Bruno, cuja ambientação conta com programação especial para as crianças.

Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e o Governo do Estado do Ceará, o primeiro andar do prédio comercial abriga o Hotel com cinco suítes (Master, Serra, Mar, Design e Nupcial), apresentando as novidades para o segmento. Neste andar, o público pode visitar os espaços: Joalheria; Agência de viagens; loja de lingerie e a loja Casa Cor, com produtos licenciados pela marca (livros, CD’s, louças, cerâmicas Porto Brasil, artigos para decoração e artesanato). Já o segundo piso do edifício comercial conta com ambientação do Salão de Festas e Eventos.

A Casa Cor Ceará dá, ainda, continuidade à parceria com a indústria moveleira do município de Marco (CE). Os móveis produzidos na região terão lugar de destaque nos ambientes. Além disso, a Prefeitura de Maracanaú (CE), também entra como parceira, divulgando o artesanato produzido na cidade.

Outra novidade apresentada este ano é o “Passaporte Casa Cor”. Após adquiri-lo, o visitante tem acesso ao evento durante todo o período de exibição da mostra. Além disso, nos dois últimos dias de funcionamento, 9 e 10 de novembro, acontece a “Special Sale”, quando o público pode comprar peças expostas nos ambientes com descontos de 30% a 70%.

A Casa Cor Ceará 2009 conta com patrocínio da Deca, HSBC, Governo do Estado do Ceará, Sebrae-CE, Tintas Hidracor, Viva Imóveis, Prefeitura de Maracanaú e apoio da Nextel, Tiprogresso, além de apoio institucional da SustentaX e Grenn Building.

Saiba mais sobre o imóvel da Casa Cor Ceará 2009

Projetada pelo renomado arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi, o imóvel foi construído em 1969 com a finalidade de criar uma residência para a família do empresário Benedito Dias Macêdo. O jardim da casa conta com assinatura de Roberto Burle Marx, contemplando um conjunto de plantas e lagos projetados por um dos maiores paisagistas do século XX.

O local serviu de moradia para Benedito e sua família até 1975, quando passou a pertencer ao grupo J. Macêdo. Após reforma e ampliação com novo projeto de Borsoi, em 1978 o imóvel passou a sediar a holding do Grupo. A sede da J. Macêdo permaneceu no espaço até 2003. Desde então o imóvel se encontra desabitado.

Serviço:
Casa Cor Ceará 2009
De 30/09 a 10/11
Abertura ao público: 30/09
Funcionamento: De terça-feira a domingo. Abre nos feriados de 12/10 e 02/11]
Horário: Das 16h às 22h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 25,00 (inteira promocional), R$ 15,00 (meia entrada para estudantes mediante apresentação da carteira e para pessoas a partir de 60 anos) e R$ 60,00 (passaporte, com acesso liberado em todos os dias da mostra)
Endereço: Rua Visconde de Mauá, 1000 (entre as ruas Maria Tomásia e Marcos Macêdo)
(85) 3261.3533
www.casacorceara.com.br



60º SALÃO DE ABRIL em setembro

Impossível passar incólume. A sexagésima edição do Salão de Abril, principal mostra de artes visuais realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), inaugura um corredor expositivo a céu aberto em pleno centro da cidade. As obras vão traçar um caminho que interliga o Passeio Público às ruas Major Facundo e Senador Alencar, culminando na galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor (CRP). De alcance nacional, o Salão de Abril, um dos mais antigos da América Latina e o segundo do Brasil, se desdobra para além do espaço museológico propriamente dito justamente para dar visibilidade ao tema que lhe é intrínseco em 2009: qual o lugar da arte?

Para marcar seis décadas de existência, o Salão de Abril também se bifurca: em paralelo à exposição de arte contemporânea, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) abre suas portas para receber o Salão Histórico, reunindo, entre 22 de setembro e 15 de outubro, obras selecionadas nas 30 primeiras edições da mostra.

A abertura oficial do Salão Contemporâneo será no dia 24 de setembro, a partir de 19h, no Centro de Referência do Professor – Galeria Antônio Bandeira. Na ocasião, Estrigas, artista homenageado do 60º Salão de Abril, apresenta uma instalação feita especialmente para o local. As obras do circuito de arte que excede o espaço físico da galeria, ocupando as adjacências, permanecem em exposição até o dia 7 de novembro, ao longo das 24 horas do dia.

Para compor essa edição da mostra, 30 artistas, entre 434 trabalhos inscritos, foram selecionados e apresentam desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte. As obras se propõem a aproximar a arte da população, principalmente de quem não percorre o circuito das galerias e museus, franqueando o acesso à produção artística contemporânea de Fortaleza e do Brasil e instituindo novos espaços para fruição artística, inseridos em espaços urbanos de valor afetivo e histórico.

Serviço
60º Salão de Abril – Qual o Lugar de Arte?
- Abertura da mostra contemporânea: dia 24, às 19h, no Centro de Referência do Professor – Galeria Antônio Bandeira (Rua Conde D’Eu, 560, Centro – Antigo Mercado Central). A mostra segue até 7 de novembro, dividindo-se entre a galeria, o Passeio Público e as ruas Major Facundo e Senador Alencar. De segunda a sexta, das 8h às 19h / sábados, das 10h às 17h. Mais informações: (85) 3105.1386/1358.
- Salão Histórico – Abertura no dia 22, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil – CCBNB (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro). A mostra segue em cartaz até o dia 15/10. De terça a sábado das 10h às 20h / Domingo, das 10h às 18h.



Secult apóia a produção de gravura de 20 metros de comprimento

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está apoiando a produção da gravura “Os quatro elementos” de 20 metros de comprimento do artista Francisco de Almeida. Não há notícias de outra gravura com essas dimensões no País. A obra do artista cearense de Crateús irá compor a mostra da VII Bienal do Mercosul, de setembro a novembro de 2009 em Porto Alegre (RS). Ao retornar, a obra será exposta em Fortaleza em 20 seções por diferentes pontos da cidade.

O artista plástico confecciona o feito inédito em seu ateliê localizado no bairro da Bela Vista. Ele trabalha nesta gravura há seis anos elaborando as matrizes e impressões. Com o patrocínio de R$ 15 mil da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Francisco de Almeida finaliza o trabalho e dedica-se, desde de janeiro de 2009, cerca de 18h de trabalho por dia. A gravura batizada de “Os quatro elementos” trabalha a temática religiosa nordestina, perpassando em caminho próprio a chuva, o sol, o vento e a terra.

Francisco de Almeida é hoje, sem dúvida, um dos grandes nomes da gravura nacional. Nascido em Crateús e residindo em Fortaleza, dedica o seu tempo a produção de gravuras que cedo ganharam o mundo. Com trabalhos adquiridos e expostos em alguns dos mais prestigiados museus do Brasil e do exterior, Almeidinha, como é conhecido, coleciona importantes exposições individuais e coletivas. Dentre elas, mostras na Bienal de Valencia (Espanha), e o Museu Afro-Brasil.



Artista Plástico Estigas recebe homenagem no MAUC/UFC, pelos seus 90 anos

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC / UFC) é mais uma vez o palco da celebração da vida e da obra de Estrigas.

"A Grande Arte de Estrigas" vem nomear dois eventos: uma Exposição de Pinturas e um lançamento do livro organizado por Gilmar de Carvalho. Eventos reunidos para a celebração da grande vida e da grande obra de Estrigas.

Crítico de arte, pintor e ilustrador, Nilo de Brito Firmeza desde os tempos de estudante do Liceu do Ceará, adota o apelido de Estrigas. Formado em odontologia, passa a frequentar a Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, em 1950, onde realiza seus primeiros cursos de pintura e desenho, e torna-se membro da diretoria, em 1953.

Trabalha como ilustrador em publicações de prosa e poesia de diversos autores cearenses, como Milton Dias, Otacílio Colares e Manuel Coelho Raposo. Participa do Salão dos Novos em 1952 e 1953 e, em 1954, é premiado com medalha de prata quando expõe pela primeira vez no Salão de Abril, mostra de que participa em diversas ocasiões de sua carreira, até a década de 1990. Em 1969, funda o Mini-Museu Firmeza, em Mandubim, no sítio em que reside próximo à capital cearense.

Dois anos depois, realiza exposição no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - Mauc, com sua mulher Nice Firmeza. Escreve os livros "Contribuição ao Reconhecimento de Raimundo Cela" e "A Saga do Pintor Francisco Domingos da Silva", ambos em 1988; "Arte: Aspectos Pré-Históricos no Ceará (Uma Contribuição ao Estudo das Artes Plásticas no Ceará)", 1989, e "Barrica: O Alquimista da Arte", 1993.

Em 2007, é homenageado pela Universidade Federal do Ceará - UFC com a Medalha do Mérito Cultural, em reconhecimento a sua contribuição à cultura e à arte, ocasião em que o Mauc realiza a exposição Nice e Estrigas, Pinturas e Desenhos, reunindo cerca de 50 trabalhos do casal.

Sua pintura, notadamente a paisagem, contém de forma clara a interferência das tensões criadas pelo modernismo ao abrir caminho para a expressão.

SERVIÇO
"A grande arte de Estrigas"
Exposição e lançamento de Livro de Gilmar de Carvalho
de 03 a 18 de setembro de 2009
no MAUC - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2854 - Benfica)
mais imagens e informações: mauc.ufc.br ou webmauc@mauc.ufc.br e (85)3366-7481
entrada franca




No Memorial da Cultura Cearense, a trajetória do fotógrafo José Albano

A exposição e o livro José Albano 40 anos de Fotografia relembram vários momentos da trajetória do artista, com obras de diferentes fases de seu trabalho. A mostra abre em 19 de agosto, dia do lançamento do livro

Fotografar é a arte de mostrar aos outros uma maneira particular de ver a vida. Há quatro décadas, o cearense José Albano tem compartilhado suas experiências de forma brilhante através das lentes das câmeras. Em sua nova exposição, José Albano 40 Anos de Fotografia, ele faz um resgate de suas aventuras pela Europa, Estados Unidos e Brasil através de uma seleção de imagens que inclui, entre outras obras, algumas premiadas e expostas em galerias nacionais e internacionais.

Na abertura da exposição também será lançado um livro com o mesmo título. A publicação inaugura a série Obra em Revista, um projeto coordenado pela Terra da Luz Editorial que publica livros de personalidades da arte contemporânea cearense.

Sendo a obra um recorte da vida do artista, a fotografia de José Albano nos deixa variadas sensações, que vão da alegria das brincadeiras infantis à melancolia das antigas construções européias. O espírito aventureiro do fotógrafo é incorporado pelo público, que se torna companheiro de viagem nas suas idas e vindas como mochileiro ou percorrendo centenas de quilômetros em sua motocicleta.

Segundo a Diretora de Museus do Dragão do Mar, Valéria Laena, poucas vezes o espaço do Memorial foi aberto para exposições fotográficas como essa, o que mostra a importância da obra e o talento de José Albano. Ela também destaca a nova fase do artista que está trabalhando com fotografia digital, em parceria com o CDMAC, no projeto Comida Ceará.

Serviço: Abertura da exposição e lançamento do livro José Albano 40 Anos de Fotografia, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar, dia 19 de agosto às 19h. Acesso livre. Visitas de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até 18h30). De sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até 20h30). Outras informações: 85. 3488.8621.



Sustentabilidade marca a edição 2009 da Casa Cor Ceará

A Casa é composta por 58 ambientes distribuídos em 10 mil m² de área


A Casa Cor Ceará chega à sua 11ª edição trazendo grandes novidades. Este ano, a versão local da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina é realizado em área privilegiada de Fortaleza, a Aldeota, com mais facilidade de acesso e estacionamento, proporcionando maior comodidade aos visitantes.

A mostra, realizada entre os dias 30 de setembro e 10 de novembro, está sediada em imóvel pertencente ao Grupo J.Macêdo. A sede deste ano é a maior a receber o evento desde 1999, com 10 mil m² de área, que incluem residência e um prédio comercial projetados pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi. Um dos destaques fica por conta do jardim, revitalizado com base no projeto original do consagrado paisagista Roberto Burle Marx, que recebe homenagem da Casa Cor em comemoração aos 100 anos de seu nascimento.

Além de Burle Marx, a Casa Cor Ceará 2009 fará homenagem a dois cearenses: o arquiteto, urbanista e músico Fausto Nilo, cujos títulos das canções de sua autoria batizam os ambientes, e o médico neuro-cirurgião Dr. Mairton Lucena.

Como nas edições anteriores, o evento adota um tema em evidência. “Sustentabilidade” é o foco dos 58 ambientes que irão compor a Casa Cor Ceará, apresentando as principais tendências do segmento tendo como preocupação a preservação ambiental. Nessa perspectiva, todos os ambientes recebem pintura com tinta especial da Hidracor, produzida a base de água.

Além de usar todo o terreno do imóvel, o evento conta com área construída de 4.200 m², com espaços divididos em Residencial, com mais de 25 ambientes como Adega, Living, Home-Theater, Suites e outros, ocupando os cômodos da mansão; Entretenimento, com Praça para Encontros, Restaurante, Café, Chocolateria, Cozinha dos Cheffs, Oficina de Arte, além de um dos destaques da edição: o Sítio Dona Benta, cuja ambientação faz homenagem aos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma grande atração para as crianças que acompanham os pais durante a visita.

A edição 2009 apresenta também o Hotel Casa Cor, realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e o Governo do Estado do Ceará. O primeiro andar do prédio comercial abriga o Hotel, com cinco suítes (Master, Nupcial, Urbana, Serra e Praia), expondo as novidades para o segmento. Neste andar, o público também pode visitar espaços como Lobby do Hotel, Joalheria, Agência de Viagens, Loja Íntima e a Loja Casa Cor, com produtos licenciados pela marca (livros, CD’s, louças, cerâmicas Porto Brasil e peças do artesanato cearense). Nestes ambientes, os visitantes poderão adquirir os produtos e serviços. Já o segundo piso do Hotel conta com ambientação do Salão de Festas e Eventos, cenário para os coquetéis, festas e palestras realizados durante a mostra.

A Casa Cor Ceará dá, ainda, continuidade à parceria com a indústria moveleira do município de Marco (CE). Os móveis produzidos na região terão lugar de destaque nos ambientes. Além disso, a Prefeitura de Maracanaú (CE) também firma parceria com o evento este ano, divulgando o artesanato produzido na cidade.

Outra novidade apresentada em 2009 é o “Passaporte Casa Cor”. Após adquiri-lo (ao valor de dois ingressos), o visitante tem acesso ao evento durante todo o período de exibição da mostra. Além disso, nos dois últimos dias de funcionamento, 9 e 10 de novembro, acontece a “Special Sale”, quando o público pode comprar peças expostas nos ambientes com descontos de 30% a 70%.

O evento conta com patrocínio da Deca, HSBC, Governo do Estado do Ceará, Sebrae-CE, Tintas Hidracor, Viva Imóveis, Unimed Fortaleza, Prefeitura de Maracanaú , Grupo J. Macedo e apoio da Nextel, além de apoio institucional da SustentaX e Grenn Building.

Saiba mais sobre o imóvel da Casa Cor Ceará 2009

Projetada pelo renomado arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi, o imóvel foi construído em 1969 com a finalidade de criar uma residência para a família do empresário Benedito Dias Macêdo. O jardim da casa conta com assinatura de Roberto Burle Marx, contemplando um conjunto de plantas e lagos projetados por um dos maiores paisagistas do século XX.

O local serviu de moradia para Benedito e sua família até 1975, quando passou a pertencer ao grupo J.Macêdo. Após reforma e ampliação com novo projeto de Borsoi, em 1978 o imóvel passou a sediar a holding do Grupo. A sede da J.Macêdo permaneceu no espaço até 2003. Desde então o imóvel está desabitado.

Serviço:

Casa Cor Ceará 2009

De 30/09 a 10/11

Coquetel de abertura: 29/09

Endereço: Rua Visconde de Mauá, 1000 (entre as ruas Maria Tomásia e Marcos Macêdo)

(85) 3261.3533

www.casacorceara.com.br



Salão de Abril divulga selecionados para a 60ª edição

Dos 434 trabalhos inscritos de todo o Brasil, 30 foram escolhidos para integrar a mostra

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), divulga a lista de selecionados para o 60º Salão de Abril. Com o tema “Qual o lugar da arte?”, a mais tradicional mostra de artes visuais da cidade se propõe a refletir a relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa.

Os 434 trabalhos inscritos na 60ª edição do Salão do Abril passaram pelo olhar apurado dos curadores Suely Rolnik (SP), Olívio Tavares (SP) e Cláudia Sampaio (CE), críticos de arte e artistas de renome nacional. A seleção levou em consideração o potencial sensível das obras, que se apresentassem de maneira rigorosa e que formassem um certo diálogo entre si. Em relação aos selecionados para a mostra de rua, os trabalhos selecionados deveriam abrir um espaço sensível na cidade.

Do total de inscritos, 30 foram selecionados para compor essa edição, entre desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte. A lista completa dos selecionados está disponível no portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br), nos sites da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura) e do Salão de Abril (www.salaodeabril.ce.gov.br). Além de integrar a mostra oficial, cada artista selecionado será agraciado com cachê no valor de R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais).

As obras ficarão expostas no Passeio Público e nas ruas Major Facundo e Senador Alencar, indo ao encontro do Centro de Referência do Professor e da Galeria Antônio Bandeira - constituindo um conjunto de intervenções urbanas no coração da cidade, entre os dias 24 de setembro a 7 de novembro de 2009.

A proposta do 60º Salão de Abril é aproximar a arte da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, franqueando o acesso à produção artística contemporânea de Fortaleza e do Brasil e instituindo novos espaços para fruição artística, inseridos em espaços urbanos de valor afetivo e histórico, além de sugerir com esse circuito, um diálogo entre a rua e a galeria.

Ao longo de sua história, começada em 1943 sob o fogo da Ditadura e da 2ª Guerra Mundial, o Salão de Abril enfrentou resistências devido ao seu caráter inovador e à ousadia dos trabalhos realizados pelos artistas de Fortaleza. Hoje inserido no circuito nacional das artes visuais, o Salão de Abril tornou-se um símbolo local, que vem potencializar a vocação para as artes que a cidade expressa das mais diversas formas, seja nos museus, nos ateliês, nas galerias, nas ruas, nas escolas e nos centros culturais espalhados pelos bairros; e um importante canal de exibição e fruição da produção artística. Ao completar 60 edições, a mostra se consolida como um espaço de construção de uma política pública ampla e diversificada para as artes visuais.




CONFIRA A RELAÇÃO DOS SELECIONADOS:

NOME

ESTADO

TRABALHO SELECIONADO

CATEGORIA

Adélia L.S. Klinke

SP

Sem Título I / II

Pintura

Alexandre P. Frangioni

SP

Os Leonardos / Movie

Fotografia

Amalia Giacomini

RJ

Fuga

Objeto

Ana Luiza Kalaydjian Sanazar

SP

Dividida / Anuch Luritza I e II

Performance

Antonio Fábio C. Magalhães

BA

Próximo Segundo

Pintura

Bruno Vieira de Britto

PE

Vista Inevitável (Diptico)

Objeto

Celina C. Des. Portella

RJ

Movimento Detenidos

Video-Arte

David Santos da Paz

CE

Uma reflexão sobre a arquitetura da solidão

Performance

Elton Lúcio dos Santos

MG

Sem Título I / II

Pintura

Estevão Machado Gontijo

MG

Valma 1137A / Paulo 8208

Pintura

Eusebio Gomes de Melo

CE

Insonolência

Video Instalação

Fabiano de A.Araruna Silva

RJ

Ajuda # 01-SHOPTIME / Ajuda # 04-TIM

Fotografia/ Web-Art

Fabíola de A. Salles Mariano

SP

Convergência e Dispersão a partir do vermelho

Intervenção Urbana

Fabricio da Silva T. Carvalho

MG

O silêncio do martelo

Intervenção Urbana

Gilberto Gomes de Carvalho

SP

Szondi Test em 48 retratos e um ato - frente e verso

Gravura

João Teixeira Castilho

MG

Tempero

Fotografia

Julio Cesar Fernandes Lira

CE

Aos não humanos

Video-Arte

Julio Cesar Leite Imperiano

PB

Croma - Homenagem ao Azul

Intervenção Urbana

Karina Liliane Zen

SC

O sujeito depois de esculpido e fotografado

Instalação

Leticia Rita Souza Reis

SP

Circuito em Redes

Intervenção Urbana

Lilia Moema Rezende Santana

CE

Eu quero é R$ 2.500,00

Intervenção Performática

Mariana Mifano Galender

SP

Da Série Respiradores #1 / # 2

Fotografia

Maura castanheira Grimaldi

SP

S/T ( #2 e # 4)

Pintura

Maxwel Pereira Batista

RN

Se Acabó Lo Mejor I / II

Video-Arte

Nara Amélia Melo da Silva

RS

Assim que Encontrei...

Gravura

Pedro David De O.C. Branco

MG

S/T Diptico da Série Aluga-se I / II

Fotografia

Raoni M. R. de Albuquerque

RJ

Série: Sinalização Urbana

Intervenção Urbana

Ricardo Gomes da Silva

SP

Espaço Revelado

Fotografia

Robézio de Oliveira Marques

CE

Click

Intervenção Urbana

Simone Barreto de Andrade

CE

Espaço Ateliê

Intervenção Urbana

Serviço

60º Salão de Abril: Qual o lugar da arte?

Realização da exposição: 24 de setembro a 7 de novembro de 2009

Realização do evento: 18 de abril a 7 de novembro de 2009