quarta-feira, 4 de março de 2009

EXPOSIÇÕES



L´Ô Restaurante faz um ano e inaugura o projeto "DIÁLOGOS" com exposição de Rian Fontenele

O L´Ô Restaurante comemora o seu seu primeiro ano de existência, com evento no dia 10 de março. Na programação, muita música com Ellis Mário, DJ Adolfo Leyva e DJ Gilvan Magno.

O restaurante vem de uma trajetória de sucesso, com grande aceitação do público cearense, nacional e internacional.

Em 2008, a Chef do L´Ô, a francesa Marie Anne Bauer, foi eleita pelo júri da revista Veja Fortaleza, como a "Chef do ano" e o L´Ô ficou entre os 6 melhores restaurantes da cidade.

Na ocasião do evento, do próximo dia 10 de março, que celebra seu primeiro ano, o L´Ô lança o projeto "Diálogos", no qual prestará uma homenagem ao talento dos artistas cearenses, ao longo de 2009. Quem faz a exposição de abertura é o arquiteto e artista plástico Rian Fontenele, com o painel "Em Louvor da sombra".


Cada artista convidado fará exposição de sua obra por 2 meses e meio. Vários conceituados artistas já estão confirmados para as exposições, ao longo de 2009, entre eles o fotógrafo Thiago Santana, os artistas plásticos José Guedes e Mano Alencar, entre outros outros renomados artistas.

Este projeto do L´Ô Restaurante estabelece a ponte e o fluido diálogo entre as artes visuais contemporâneas e os seus frequentadores, clientes e amigos, celebrando o espaço como área de exposição, incentivando e valorizando o talento local, diversificando visões, tendências e linguagens.

Informações sobre o artista Rian Fontenele

Em rebuliço íntimo

Entre traços, formas e tons sutis, combinados em uma complexidade sóbria, o artista Plástico Rian Fontenele vai, aos poucos e profundamente, realçando um movimento intimista dos personagens em diálogo com o observador Personagens que se ofertam.

Sua arte se apropria de linguagens diversas, como o desenho, a pintura e a gravura e, assim como o artista, se oferta aos poucos e a partir de leituras psicológicas, cuidadosas e nada óbvias, que transcendem o figurativo para explorarem a alma dos personagens e suas sensações mais profundas. Personagens imperfeitos e interessantes, de uma nudez desconhecedora da vergonha. Despidos de tudo. Entregues aos olhos do observador, aos olhos de si (aos próprios olhos), em um constante diálogo consigo.

As cores, quase sempre sóbrias, ou noturnas, de pinceladas e traços precisos, incisivos do pirógrafo rasgando com fogo o papel ou a madeira– influência da gravura japonesa Ukiyo-e – reunidas em uma composição e temas mínimos, de imagens de um mundo flutuante, com volumes formados pela simples valor da linha, ou da constante luta entre o negro do nanquim e o branco do papel, evidenciam o caráter e o diálogo psicológico das personagens. A expressão corporal, levada quase ao experimentalismo da dança contemporânea, braços, pernas e dorsos, em constante torção, convidam ao mergulho em si e a um silêncio, necessário a quem se pergunta por si. A quem busca a si próprio. Monólogos, circunstantes de si.

Voltada para a profundeza da alma, das emoções e do nostálgico, a obra recente de Rian Fontenele realça a soma, a convivência das emoções aparentemente contrárias, redimensionando os opostos de forma que eles se completem e constituam o todo. O artista nos fala, possivelmente, de uma crença no equilíbrio dos contrários e busca instigar-nos para além do figurativo exibido, não possuindo a nudez qualquer caráter sensual.

Esse complexo processo envolve também a constante e forte comunicação com a literatura que coexiste e interage com as demais linguagens – desenhos, pinturas, gravuras.... Palavras e imagens que se somam para enriquecer o trabalho, ora referencial, ora inscrito diretamente sobre a pintura ou desenho, não buscando a tradução exposta, mas lhe servindo quase como mais um elemento gráfico forte, integrado e somado a toda soma de recursos usados pelos personagens, que ora gritam e ora sussurram suas circunstâncias ao expectador.

Rina Fontenele



Serviço e Contatos


Evento de 1 ano do L´Ô Restaurante, com inauguração do projeto Diálogos e exposição do artista Rian Fontenele

Dia 10 de março, 20h, no L´Ô Restaurante, Av. Pessoa Anta, 217 - Centro Histórico - Fone : (85) 3265-2288 - www.lorestaurante.com.br

Evento do dia 10 para convidados.

Exposição aberta ao público a partir de 11 de março até final de maio 2009, nos horários de funcionamento normal do restaurante : segunda à sabadao, a partir das 19h. Sextas e domingos, das 12 às 15h.




Gravura e pintura em cartaz nas novas exposições do Sobrado Dr. José Lourenço

A temporada de exposições 2009 do Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 145) será aberta neste sábado, 07 de março, às 10 da manhã com a abertura das mostras Gravuras Iberoamericanas da Atualidade, que reúne trabalhos de diversos artistas e Retratos de um mundo às avessas, de Carlito Dias Vital, pintor de Juazeiro do Norte com reconhecida participação na cena artística fortalezense.

Gravuras Iberoamericanas da Atualidade - Reunindo um conjunto de gravuras de importantes artistas, como o mexicano Felipe Ehremberg e o cearense Hélio Rola, a mostra apresenta 41 obras que têm em comum também o fato de terem sido capas da Revista Alforja, publicação mexicana dedicada à poesia. Todas as gravuras foram produzidas entre 1975 e 2008. O conjunto, recentemente doado à Secretaria da Cultura do Ceará por intermediação do poeta Floriano Martins, será exibido nos dois andares superiores do Sobrado, possibilitando ao público o conhecimento e uma avaliação do imaginário dos artistas expositores.

A mostra reúne o trabalho dos seguintes artistas: Hélio Rola (Brasil), Reinaldo Lopez (Cuba), Francisco Aliseda (Espanha), Jordi Boldó (Espanha), Mañel Pujol Baladas (Espanha) e dos mexicanos Adolfo Torres Cabral, Antonio Ramírez, Arturo Guerrero, Arturo Rivera, Benjamín Domínguez, Carolina Kerlow, Demián Flores, Eduardo Cohen, Eko (Francisco Hernandez), Esther González, Felipe Ehrenberg, Flor Minor, Irene Dubrovsky, Iván Gardea, José Castro Leñero, José Luis Calzada, Kijano (Carlos Maciel), Leonel Maciel, Mario M. Reyes, Mário Torres, Marisa Lara, Nahum B. Zenil, Nunik Sauret, Vlady.

Retratos de um mundo às avessas – A mostra apresenta a última série de trabalhos de Carlito - uma coleção de auto-retratos e retratos pintados sob o sentimento da solidão e do desamparo. Apropriando-se de velhos materiais “inúteis”, como porta de geladeira, pára-brisa de automóveis, tampa de fogão e pedaços de aglomerado de madeira sucateados – o artista recicla os suportes de sua arte “indomável” .

“Carlos Augusto Dias Vital, o Carlito é o que se convencionou chamar um artista do inconsciente. A pintura é seu elo com a vida. A imaginação seu timoneiro. Carlito acredita em discos-voadores, em viagens por outros planetas, e sonha com isso. E é isso o que pinta. Com qualquer tinta, sobre o que encontra. Tampas de fogão, portas de geladeiras, capu de automóveis, pára-brisas, não importa a tinta, o suporte. Pintar é o que ele gosta de fazer, e só quando pinta encontra o real da vida, segundo suas palavras” (Texto do Catálogo da exposição “Carlos Augusto Vital (Carlito)”, realizada no Centro de Artes Visuais Casa de Raimundo Cela no Projeto Abolição/97, no período de 02 a 30 de abril de 1998).


Serviço: Abertura das exposições Gravuras Iberoamericanas da Atualidade e Retratos de um mundo às avessas, sábado, dia 07 de março de 2009, às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro). Informações: 85-3101.8826/ 8827. Visitação aberta ao público de terça-feira a sexta-feira das 9h às 19h; Sábados das 10h às 19h e domingos das 10 às 14h. Entrada gratuita.




Exposição fotográfica sobre Ibiapaba

Comedor de tanajura, fotógrafo e historiador Amauri Pinto convida para Coquetel de Lançamento de sua exposição fotográfica "Cotidiano e Arte dos Assentadas da Ibiapaba", nesta terça-feira, no centro de Fortaleza.

"... a pesquisa seria finalizada com um livro-foto e uma mostra das imagens nas áreas assentadas. Feita a produção do livro, veio a idéia de expandir e surgiu a exposição fotográfica... resultados inesperados"

Com essas palavras, o fotógrafo, historiador (e comedor de tanajura) Amauri Pinto apresenta os resultados de mais um trabalho especial na chamada Serra Grande. O foco da pesquisa está inserida em seis núcleos assentados da região de Ibiapaba (norte do Ceará): Val Paraiso, Remissão-Bom Jesus, Nova Esperança, Veado Seco, Lagoa do Padre-Paulo Afonso e Baixo Paraíba-Gameleira. Com exceção desse último, que fica numa área úmida e verde com resquícios da flora e fauna da Mata Atlântica, os demais se encontram em pleno "carrasco", o que os estudiosos querem como semi-árido.

Seus habitantes são famílias que já acostumados a cultivar o chão, desenvolvem um habilidoso manejo com a terra nas mais variadas atividades. Do plantio sequeiro à hortas e pomares de frutas, como a acerola orgânica, produzida no assentamento Val Paraiso, 20 km da sede.

A pesquisa de campo possibilitou, com as observações do fotógrafo, os encontros e oficinas de fotografias, perceber e ir além da luta pela terra, ajudou a conferir o cotidiano dessa gente. Na vivência por mais de seis meses junto às comunidades assentadas, o fotógrafo Amauri Pinto de Carvalho pôde sentir os costumes, as tradições e as expressões culturais pulsando no vai e vem desse povo guerreiro. Os folquedos, as crendices, o pegar e comer tanajura... são exemplos da identidade, da resistência e da ancestralidade do nosso passado.

Sentir, acima de tudo, as manifestações dos saberes e fazeres dentro de uma coletividade na busca da promoção humana.

As imagens, em preto e branco, captadas por um amante da geografia humana, tentam comunicar a riqueza e a beleza de homens e mulheres,
que debaixo de um céu aberto, partilham lutas, derrotas, vitórias e muita ESPERANÇA.


Coquetel de lançamento da exposição fotográfica "Cotidiano e Arte dos Assentadas da Ibiapaba", de Amauri Pinto de Carvalho
dia 10 de Março (ter) às 19h
SESC Centro (rua 24 de Maio, 692 - Fortaleza)
info: (85)3452-9072 e (88)3671-1691 ou iruama_didi@hotmail.com
entrada franca






Uma viagem com Leonilson


No Espaço Cultural Unifor, mais uma grande exposição apresenta o melhor da arte cearense

O Espaço Cultural Unifor Anexo recebe a partir do dia 10 de fevereiro a exposição Diário de Bordo – uma viagem com Leonilson. Promovida pela Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza, a mostra traz uma seleção de obras, brinquedos e objetos do artista plástico cearense Leonilson, um dos expoentes da arte brasileira contemporânea, organizadas especialmente para o público infanto- juvenil. A abertura da mostra acontece na terça-feira, 10 de fevereiro, às 20 horas.

Lúdica, a mostra reúne cerca de 40 trabalhos e quase 70 objetos colecionados pelo artista, além de recursos audiovisuais. É possível conhecer suas obras autobiográficas de cores fortes, frases poéticas, desenhos, pinturas, bordados, objetos e instalações. A exposição funciona como ponto de partida para crianças e jovens, artistas em formação e estudantes de artes, educação, literatura e moda construírem suas próprias reflexões sobre a arte contemporânea. Tudo numa proposta de interação lúdica com cores e formas.

Com curadoria de Ricardo Resende, Renata Sant'Anna e Valquíria Prates, Diário de Bordo: uma viagem com Leonilson é parte integrante do Programa Arte à Primeira Vista, do Projeto Leonilson, que tem como objetivo a formação de público para a arte contemporânea brasileira por meio da realização de exposições, publicações, workshops e cursos para crianças e professores.

Serviço
Exposição Diário de Bordo: uma viagem com Leonilson
Local: Espaço Cultural Unifor – Anexo
Endereço: Av. Washington Soares, 1321 – Bairro Edson Queiroz, Fortaleza/CE
Abertura: 10 de fevereiro, às 20h
Visitação: De 11 de fevereiro a 15 de março
Horário: Das 10h às 20h, de terça-feira a sexta e 10 às 18h, sábados e domingos
Entrada Franca

Nenhum comentário: