quarta-feira, 4 de março de 2009

NOVELAS


'Caminho das Índias': pesquisa rejeita o casal Maya e Bahuan


Pesquisa feita pela Globo — que a autora, Glória Perez, evita divulgar — mostrou que o público rejeita Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia) pela falta de entrosamento. Já o romance explosivo de Raj (Rodrigo Lombardi) e Duda (Tânia Khalill) caiu nas graças dos telespectadores. A boa aceitação de Raj vai garantir sua sobrevivência na trama: a autora tinha a intenção de matar o personagem mais adiante, o que não deve mais acontecer. E ele ainda vai se envolver com Maya, depois do casamento. Uma das hipóteses para a falta de tempero dos protagonistas é a ausência de beijos nas primeiras cenas românticas. Segundo as tradições indianas, Maya e Bahuan não poderiam se beijar antes do casamento. O público concorda com a falta de tempero do casal. “Prefiro Duda e Raj porque o romance deles é mais intenso. Os encontros de Maya e Bahuan já estavam ficando chatos. Eles são muito sem sal”, critica a publicitária Sarah Rufino, de 25 anos.
Na próxima semana, a trama de ‘Caminho das Índias’ chega a um novo momento, em que o quadrilátero amoroso se modifica. Antes do casamento com Raj, Maya e Duda descobrem que estão grávidas. A indiana resolve revelar para o noivo, antes do casamento que não é mais virgem, mas ele a acalma, dizendo que não se importa. “A expectativa do público em relação ao envolvimento de Raj com Maya é muito grande. Com a mudança de par romântico na novela, eu e Juliana vamos começar um novo trabalho”, avisa Rodrigo.
Quando Opash (Tony Ramos) estiver crente que resolveu todos os problemas, casando Raj (Rodrigo Lombardi) com Maya (Juliana Paes), será surpreendido por Duda (Tania Khalill). A ex de Raj decide ir para a Índia com Chiara (Vera Fischer) em ‘Caminho das Índias’, dentro de duas semanas. Chegando lá, em vez de procurarem primeiro por Raj, resolvem ir direto falar com Opash sobre o filho que espera. Duda confessa a Chiara que tem esperança de que Raj volte para ela quando souber da gravidez. O que Opash não imagina é que o bebê de Maya não é seu neto, só o de Duda. E Manu (Osmar Prado) também vai festejar em vão sem saber que a criança, de Maya com Bahuan (Márcio Garcia), é um intocável, da casta que tanto despreza. As duas terão meninos. Após rápida aparição em episódio de "Caminho das Índias" no último sábado (7), o ator Rodrigo Veronese vai passar a integrar por tempo indeterminado o elenco da novela. O ator já havia sido escolhido para o cast da novela "Paraíso", próxima novela das 18h, de Benedito Ruy Barbosa. O novelista já teria sido informado da troca. De acordo com a Globo, o nome e a nacionalidade do personagem de Veronese ainda não foram definidos, mas ele interpretará o melhor amigo de Bahuan (Márcio Garcia). Segundo a emissora, sabe-se apenas que o personagem boa-praça morou na Índia, mas conheceu Bahuan nos Estados Unidos. Desde então, os dois se tornaram grandes amigos. Ele viajará com Bahuan ao Brasil para ajudá-lo a desenvolver sua empresa de informática.



Clima sertanejo embala a novela "Paraíso"


A viola e as cantorias sertanejas deram o tom da coletiva de imprensa que reuniu elenco, autores, colaboradores e as equipes de direção e de produção de Paraíso, a próxima novela das seis, uma adaptação da obra homônima de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela Rede Globo em 1982. ‘Paraíso’ retrata a vida rural brasileira para contar a história de amor entre “o filho do diabo” e a Santinha.

O clima rural esteve presente no evento desde o cenário – a fazenda de Eleutétrio – até os quitutes, que incluíram doces de rapadura, mini queijadinhas, sequilhos de coco, entre outras delícias. O diretor Rogério Gomes, o Papinha, apresentou o elenco e passou a palavra para um emocionado Benedito Ruy Barbosa, que relembrou a primeira montagem da novela e falou do prazer em escrever esta história. “Ela retrata o amor como ele deve ser, com respeito e com grandeza”. Antes de apresentar o clipe com as primeiras imagens da novela, Benedito elogiou a escalação de elenco disse ainda que está na expectativa para ver as cenas pois cada ator está no papel certo.

As cenas gravadas em Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de janeiro contagiaram o elenco que pode ver pela primeira vez o resultado destes dois meses de trabalho. O diretor Rogerio Gomes, o Papinha, disse que as viagens realizadas pela equipe renderam belas imagens: “Superamos vários obstáculos para conseguir registrar algumas cenas em lugares de difícil acesso. Mas valeu a pena, pois o resultado ficou muito bom.”


Os atores Eriberto Leão (Zé Eleutério) e Nathalia Dill (Maria Rita) também estavam felizes e muito emocionados. “Para mim é um desafio grande fazer a mocinha”, disse a atriz. Já Eriberto falava entusiasmado sobre o contato com o campo. “O interior do Brasil é verdadeiro, é original. Quero que Paraíso faça com que as pessoas enxerguem o nosso maior tesouro, que é o interior do país”, disse. Igualmente animado, o cantor Daniel, que estreia na novela como Zé Camilo, revelou que o nome do personagem é uma homenagem ao seu pai, que coincidentemente nasceu numa fazenda chamada Paraíso. “Eu pedi para o Benedito alterar o nome do personagem e ele, generosamente, atendeu ao meu pedido”.

Paraíso conta a história de amor entre o filho do diabo, Zé Eleutério (Eriberto Leão), e a santa, Maria Rita (Nathalia Dill) – filha de Antero Godói (Mauro Mendonça) e de Mariana (Cassia Kiss). A menina foi criada para ser freira e desde criança enfrentou assédio do povo que a procurava em busca de milagres. Já José Eleutério (Eriberto Leão) carrega a fama de “filho do diabo” por culpa do pai, o fazendeiro Eleutério (Reginaldo Faria), um grande contador de histórias conhecido por guardar um diabinho em uma garrafa. A imaginação do povo atribui ao rapaz este apelido porque sua mãe morreu no parto depois que a tal garrafa chegou à casa da família.

O elenco da novela inclui também os atores Alexandre Nero (Terêncio), Alexandre Rodrigues (Tobi), Aisha Jambo (Tonha), Aramis Trindade (Zé das Mortes), Bia Seidl (Aurora), Caroline Abras (Jacira), Carlos Vereza (Padre Bento), Claudio Galvan (Vadinho), Cosme dos Santos (Zé do Correio), Cris Vianna (Candinha), Cristina Oliveira (Zuleika), Duda Ribeiro (Mané Corrupio), Eduardo Di Tarso (peão), Fernanda Paes Leme (Maria Rosa), Genezio de Barros (Alfredo), Gésio Amadeu (Capita), Gilberto Miranda (Aristides), Guilherme Berenguer (Ricardo), Guilherme Winter (Otávio), Hugo Gross (Pedro do Posto), Jackson Costa (Isidoro), Jorge Lucas (Tião), José Augusto Branco (Nono), João Sabiá (Marcos), Juliana Boller (Aninha), Kadu Moliterno (Bertoni), Leopoldo Pacheco (Norberto), Lidi Lisboa (Das Dores), Lucci Ferreira (Geraldo), Luciana Barbosa (Efigênia), Luciano Vianna (Tonhão), Lucy Ramos (Cleusinha), Luli Muller (Nena), Mareliz Rodrigues (Nina), Paula Barbosa (Edith), Paulo de Almeida (Dudu), Robert Guimarães (Tibúrcio), Rodrigo Sater (Tiago), Soraya Ravenle (Zefa), Tommy Schiavo (peão), Vanessa Giácomo (Rosinha), Walderez de Barros (D. Ida) e Yassir Chediak (Juvenal).

Com autoria de Benedito Ruy Barbosa, adaptação de Edmara Barbosa, colaboração de Edilene Barbosa com direção geral de Rogério Gomes e direção de Felipe Binder, Pedro Vasconcelos e Paulo Guelli, ‘Paraíso’ estreia dia 16 de março, segunda-feira, logo após o Jornal Nacional.




Benedito Ruy Barbosa critica novelas atuais

Autor aposta suas fichas no remake 'Paraíso', que estreia segunda

Depois de se recuperar de um derrame cerebral, Benedito Ruy Barbosa retoma às novelas com um remake da obra que levou ao ar há 27 anos: "Paraíso". E faz questão de frisar: está tão confiante neste elenco como estava antigamente. A nova versão da novela estréia segunda dia 16 na Globo, substituindo "Negócio da China", no horário das 18h.Benedito lembrou que a primeira versão da novela surgiu para concorrer com o crescimento do SBT à época, que, segundo ele, apresentava um programa de "apelo popular" no horário das seis. A trama, contemporânea, se passa no centro-oeste brasileiro e fala sobre o romance de Santinha e o peão Zeca, cercado de misticismo. Os mocinhos, vividos por Natália Dill e Eriberto Leão, têm um romance inusitado. Ela foi criada para ser uma santa e o peão é chamado "filho do diabo", alcunha inventada pelo próprio pai, porque sua mãe morreu no parto no dia de uma suposta visita do "cramulhão".Além de falar sobre sua novela, Benedito Ruy Barbosa - sempre acompanhado da filha Edmara, responsável pela adaptação -, ainda disse que as novelas de hoje merecem a queda de Ibope que vêm sofrendo. "A novela mal começou, o marido já traiu a mulher, a mulher já dormiu com três, quatro caras. A televisão está uma putaria. Novela agora é tudo horizontal, por isso os resultados do Ibope pioraram."O mocinho de Eriberto Leão é a principal arma da novela para sair do estilo "horizontal" criticado por Benedito. O peão Zeca não é um personagem comum. "Ele é um peão que não é herói e é muito honesto em tudo o que fala. Ele quer passar a força da natureza." Outra que comemora sua primeira protagonista é a ex-"Malhação" Natália Dill - que, por sinal, fez os testes para entrar na novela ao lado de Eriberto. Já Vanessa Giácomo, que inicialmente seria Santinha e ficou com o papel de Rosinha (triângulo amoroso com Zeca), desconversou sobre a vontade de fazer outra mocinha em tramas de Benedito Ruy Barbosa: "Estou feliz com meu papel e fiz questão de não trazer nada da novela 'cabocla'. É outra personagem, esqueci tudo."



Tiago Santiago encerra "Mutantes" e reformula "Promessas de Amor"


Continuação da trama está prevista para estrear em 24 de março

A novela "Caminho do Coração - Mutantes" está na última semana e após dez meses de críticas o autor Tiago Santiago analisou atentamente o desempenho dos atores e decidiu trocar 70% do elenco que fará parte de "Promessas de Amor", a continuação da trama, prevista para estrear em 23 de março.De acordo com o autor, a novela será nos moldes do sucesso "Prova de Amor", ou seja, com menos de ficção e inspirada em Janet Clair. "A ideia é apostar nas tramas realistas, o povo brasileiro definitivamente não aprova aquilo que é estranho. Alegoria e metáfora não agradam. Eu quero apostar no real para conseguir a liderança. Quem sabe um dia eu poderei ter a honra de ser um Benedito Ruy Barbosa e oferecer para a casa em que estiver trabalhando a oportunidade de fazer remakes."Enquanto isso não acontece e o autor tem o desafio de finalizar a segunda etapa de "Mutantes", ele aproveita os quatro dias de gravação em Foz do Iguaçu, no Paraná, para pensar em próximos cenários para a sua trama seguinte. "Esse lugar é lindo. Antes daqui eu pensei até mesmo no México e, depois, na Amazônia para gravar essas perseguições aéreas. O México seria complicado por ser um destino internacional e por termos de levar cerca de 80 pessoas para lá. E na Amazônia ... enfim ... é a Amazônia. Definitivamente, eu estou encantando com os lugares de Foz do Iguaçu, eles rendem muitos cenários."A estada em Foz do Iguaçu, ao contrário do que muitos anunciaram, não está sendo patrocinada pelo Estado do Paraná e sim pela emissora Record. "Não sei porque as pessoas falam essas coisas. Nós tivemos, sim, uma facilitação para vir para cá porque o estado ajudou em algumas locações, como na do Parque Estadual. Foi a Record, no entanto, que ficou pesquisando o hotel mais acessível para vir essa equipe de quase 80 pessoas", conta o novelista.
Segundo Santiago, a semana deverá ser eletrizante. "Cada capítulo dessa semana parece realmente ser um último capítulo. Isso porque o elenco era muito grande e, logo, havia muitos conflitos de dez meses no ar para serem resolvidos. Seria muito ridículo eu dar finais instantâneos para todos os personagens no último capítulo. Para ficar bem-feito cada dia da última semana irá parecer o último dia", adianta o autor, que diante do desafio de finalizar a história de quase 60 personagens resolveu manter alguns deles em cena durante a próxima temporada."Apesar de optar por uma trama central de humanos, eu vou manter alguns mutantes da segunda temporada", diz o autor. A terceira temporada gira em torno de Amadeus (Luciano Szafir), Nestor (Léo Rosa) e Sofia (Renata Domingues). "O Amadeus será filho do dono de uma pousada em Araras (Interior de São Paulo). Ele vai ser um rapaz muito apaixonado por hipismo e, consequentemente, por Sofia também. Mas terá, é claro, o Nestor para atrapalhar o romance", conta.Apesar de grande parte do elenco ser formada por humanos, os efeitos visuais e as histórias ficcionais da primeira parte continuam em destaque. "Eu não posso simplesmente abortar os mutantes, eu continuo com a Bianca (Rinaldi) na história, por exemplo. Com o ficcional conquistamos um público diferente da televisão brasileira, que é o público jovem. Infelizmente, porém, o público de novela das oito ainda é outro e ele não aceita coisas que lembrem cinema e as histórias em quadrinhos", acredita.



Por cortesia, Record leva "Mutantes" ao PR

A Record irá levar a Foz do Iguaçu (PR) 80 técnicos e dez atores para gravar, durante uma semana, cenas finais de "Os Mutantes" e iniciais de "Promessas de Amor", a terceira fase da saga iniciada com "Caminhos do Coração".
Nos bastidores da emissora, não há dúvidas de que a mobilização, que incluirá perseguições com helicóptero e barcos, só ocorrerá porque o governo do Paraná pagará quase todas as despesas. No roteiro de gravações, o autor Tiago Santiago enfatizou para mostrarem as belezas das cataratas.
A negociação teria sido liderada pela atriz Ittala Nandi (que estará na "delegação"), coordenadora de uma escola e de um festival de cinema no PR.
Diretor de teledramaturgia da Record, Hiran Silveira nega que os paranaenses estejam pagando as gravações. "Estamos indo a Foz porque queríamos um ambiente espetacular para as cenas. O governo do Paraná está nos dando apoio logístico [facilidades para liberações de locações, fechamento de ruas, deslocamentos etc.]", diz.
Já Tiago Santiago afirma que a Record cobrirá "boa parte dos custos da viagem", mas "haverá, sim, alguma cortesia dos governos do Paraná e da prefeitura de Foz, além de apoio da administração do parque [Nacional do Iguaçu], que será explorado em toda a sua beleza".
O governo do Paraná também nega gastos. Ittala não atendeu às ligações.




‘Caminho das Índias’: Yvone prepara morte de Raul

Yvone (Letícia Sabatella) começa os preparativos para a falsa morte de Raul (Alexandre Borges) — ele tomará remédio que causa um tipo de catalepsia e será dado como morto em ‘Caminho das Índias’, a partir do dia 19. Primeiro, ela aconselha Sílvia (Debora Bloch, com Letícia na foto), que já pediu o divórcio, a tentar uma reconciliação com o marido, afinal, não ficou provado que ele tem uma amante. A intenção da ‘traíra’ é que Sílvia não se sinta tão culpada com a ‘morte’ do marido. Yvone também diz a Raul para se reconciliar com a mulher e eles reatam.

Enquanto isso, Yvone liga para um contato que arranjará documentos falsos para que ela e Raul possam viajar para Dubai. Encontra o sujeito em um bar e lhe dá uma caixa com dinheiro. O homem entrega os números da papelada e pede mais grana para entregar passaportes, identidades e CPFs novos. Ela paga e aguarda os papéis para executar o plano de morte do amante.

Nenhum comentário: