quarta-feira, 4 de março de 2009

INTERNET - INFORMÁTICA

França quer desconectar quem fizer download ilegal

Um projeto de lei da França propõe desconectar internautas que fizerem downloads de música ou vídeo de forma ilegal. O governo quer reduzir o fluxo de músicas e filmes que circulam livremente pela Internet, privando artistas de receitas por seu trabalho e ameaçando a sobrevivência das empresas produtoras. “Artistas precisam viver. Estamos acabando com eles. Precisamos reagir e ter coragem de assumir nossas responsabilidades” - disse Jean-François Cope, presidente do partido UMP, da situação. As gravadoras têm sido atingidas pela pirataria na Internet. Cerca de 95 por cento das músicas baixadas da Web no mundo em 2008, ou mais de 40 bilhões de arquivos, era ilegal.
A proposta francesa afirma que os usuários que baixarem arquivos ilegalmente precisam receber um alerta por email. Se eles voltarem a repetir a prática receberão um segundo aviso por carta registrada. Caso sejam pegos por uma terceira vez, serão desconectados da Internet por dois meses a um ano. Críticos afirmam que a proposta é muito difícil de ser aplicada. Eles sustentam ainda que o projeto colocará os artistas contra seu próprio público e poderia representar um risco para usuários honestos da Internet que podem ser penalizados indevidamente. “O texto é ruim e apresenta uma série de problemas. Além disso ele se opõe a artistas e internautas. Provavelmente nunca será implementado” - afirmou Patrick Bloche do partido Socialistas, de oposição.
Grupos de defesa dos consumidores afirmam que será muito fácil para crackers usarem endereços IP de outros computadores para baixarem arquivos. O projeto passou pelo Senado em outubro passado, mas pode enfrentar um caminho mais difícil na Câmara esta semana. A indústria de mídia e governos têm lutado para encontrar respostas ao fenômeno da troca de arquivos pela Internet desde que serviços populares como o Napster surgiram no final dos anos de 1990. Em janeiro, o provedor de internet irlandês Eircom concordou em desconectar usuários pegos fazendo download ilegal de música. O provedor fechou acordo com quatro grandes gravadoras de música e a mídia irlandesa informou que o acerto foi o primeiro do tipo no mundo. Na Inglaterra, o governo anunciou em janeiro planos para fornecer acesso rápido à Web em todo o país até 2012 enquanto ao mesmo tempo introduziu nova legislação que força provedores de Internet a tomarem medidas contra usuários que violarem leis de direitos autorais.



Brasil na Orquestra YouTube


Grupo de 90 músicos, provenientes de 30 países irá fazer concerto

A violinista Irina Kodin, nascida na Bulgária e naturalizada brasileira, 30 anos, que toca na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), e a violoncelista Larissa Mattos, de 20 anos, estudante de música na Universidade Federal de Minas Gerais, são as representantes do Brasil na YouTube Symphony Orchestra e vão se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York, no dia 15 de abril. Elas foram escolhidas entre cerca de 3 mil vídeos e irão compor um time de 90 músicos de 30 países que tocarão sob a regência do maestro Michael Tilson Thomas, da San Francisco Symphony. A grande inovação do projeto da orquestra foi justamente o processo de seleção dos candidatos. Cada concorrente tinha de postar um vídeo no YouTube tocando duas músicas, o que permitiu a participação de competidores de 70 países diferentes, do Azerbaijão à Venezuela. Uma das músicas ficava à escolha do participante. Irina e Larissa foram de Bach. No segundo vídeo, os concorrentes precisavam interpretar uma composição feita especialmente para a ocasião, de autoria do maestro chinês Tan Dun, ganhador do Oscar pela trilha sonora do filme O Tigre e o Dragão. Nessa segunda performance, além de ler as partituras, os concorrentes deveriam acompanhar um vídeo na internet no qual o próprio maestro regia sua obra. Irina usou um iPod para tocar o violino no ritmo certo, sempre de olho na regência virtual de Tan Dun. Larissa, com um computador antigo e lento, teve dificuldade, compensada pelo carisma e pela técnica na execução da obra.
Dos 3 mil candidatos, 200 foram para a fase final, quando se iniciou uma votação on line para saber os preferidos da audiência na internet. Como era de se esperar, a vontade do povo não deixou de fora as duas: os 90 integrantes que vão se apresentar em Nova York tocam 26 instrumentos diferentes. A orquestra, de uma maneira geral, como queriam os organizadores, mistura profissionais renomados, como Irina, e promessas amadoras, como Larissa. Do mundo inteiro. Além do projeto inovador, a iniciativa do YouTube busca popularizar a música erudita para as novas gerações: desde dezembro, 13 milhões de pessoas de mais de 200 países acessaram os vídeos do concurso de música clássica. Os organizadores consideram esses números um estrondo. Mas o sucesso é relativo - se comparado à quantidade de acessos de um único vídeo do grupo de funk carioca A Gaiola das Popozudas, com 13, 045 milhões de visitas. A apresentação da orquestra do YouTube, claro, estará à disposição na internet.






Ralf do BBB9 posa para o Paparazzo e mostra porque deixou Milena tão triste

Ralf Krause foi até agora um dos protagonistas da maior votação do Big Brother Brasil 9, mas o paulista de 32 anos não resistiu a sua primeira ida ao paredão, para a tristeza da sua namorada Milena.

Do lado de fora da casa mais vigiada do Brasil, Ralf mostra neste ensaio para o Paparazzo (www.paparazzo.com.br) o que as mulheres da casa e principalmente a manauara já viram: um físico impecável, de deixar o público feminino de queixo caído. As fotos foram feitas por Marcos Serra Lima, em um ferro velho em Parada de Lucas, no Rio de Janeiro. Em um clima de exército, com direito até a jipe e a tanque de guerra, Ralf ficou à vontade mesmo sujo de graxa, apesar de nunca ter feito nenhum trabalho como modelo antes.

A namorada Milena é assunto recorrente nas conversas de Ralf. “Sentimos um pelo outro um carinho muito grande, que permanece e pode ter futuro. Nosso relacionamento é sério”, afirma o paulista. Sobre as cenas mais quentes que o casal protagonizou durante o programa embaixo do edredon, o empresário sai pela tangente, dizendo que a relação do casal é baseada em respeito e que eles pensaram o tempo todo em preservar sobretudo os filhos pequenos de Milena. Aliás, conhecer a família da namorada está em seus planos.

Agora, entre os compromissos de sua agenda lotada, Ralf torce pelos amigos que deixou na casa. “Não sei como a Milena vai ficar com a minha saída, mas se ela souber lidar com a situação, pode até se fortalecer”, acredita o empresário. “Também torço pela Priscila, que é daquele jeitinho mesmo, verdadeiro e amigo, e pelo Flávio, que tem valores muito bacanas. Ficarei feliz se qualquer um dos três saírem com o milhão”, completa.

Mas Ralf garante que não entrou na casa disposto a fazer qualquer coisa em troca de dinheiro. Garante que manteve sua personalidade o tempo todo e que tem recebido muitos elogios nas ruas, por ter sido um participante correto e jogado limpo. “Além de ter tentado ajudar o Léo, também segurei a barra da Milena, não deixando que ela desistisse do jogo, depois de uma festa”, revela o ex-BBB. Pro futuro, Ralf pretende conseguir patrocínio para voltar ao automobilismo, sua paixão, e correr pela Stock Car.





MÚSICOS DO BRASIL - UMA ENCICLOPÉDIA INSTRUMENTAL

Site www.musicosdobrasil.com.br reúne 700 verbetes sobre instrumentistas e uma centena de textos sobre música brasileira


Em Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental – www.musicosdobrasil.com.br -, site disponível desde o início de fevereiro, estão reunidos verbetes sobre cerca de 700 dos principais instrumentistas que passaram pelos estúdios e palcos brasileiros. Não apenas os grandes nomes, vivos ou não, mas também centenas de músicos que tiveram papel importante na melhor música produzida no país desde o início das gravações até a atualidade.



O site foi criado e desenvolvido a partir de setembro de 2007 por Maria Luiza Kfouri, pesquisadora de música brasileira que desde 2005 mantém o site Discos do Brasil – Uma Discografia Brasileira (www.discosdobrasil.com.br), e por Fernando Barcellos Ximenes, que escreveu todos os textos sobre os músicos já falecidos. Além dos verbetes, ensaios escritos por especialistas e dissertações universitárias sobre grupos musicais, instrumentos, estilos e discos significativos. Referências cruzadas, através de links, permitem o aprofundamento da pesquisa sempre que o leitor desejar. O site tem ainda fotos de grande parte dos músicos e cerca de 250 músicas cujos fonogramas foram cedidos pelos próprios artistas.



A direção de tecnologia é de Mauro Caldas, o Zeca Louro, outro especialista em música nacional, criador do blog Loronix, que é junto com Discos do Brasil uma das fontes primárias para o banco de dados de Músicos do Brasil.



Segundo Kfouri e Ximenes, uma das propostas do trabalho “é eliminar a dificuldade encontrada a cada vez que se pretendia pesquisar a origem do uso de determinados instrumentos em nossa música, seus mestres, autores, arranjadores e líderes de orquestras e conjuntos - assim como os diversos gêneros de música instrumental ou, ainda, a metodologia utilizada por um grande instrumentista ou arranjador - e se esbarrava na ausência de informações objetivas que se concentrassem no principal: na vida musical, nos estudos, na obra, nas influências sofridas e exercidas, na linhagem criada.”



Os verbetes dos músicos vivos foram elaborados a partir de questionários enviados pela Internet para os instrumentistas obedecendo ao critério “poderá entrar na Enciclopédia todo músico que gravou ou participou da gravação de um disco instrumental”. Os questionários foram respondidos por escrito através da Internet ou, em alguns casos, por entrevista gravada. Os verbetes sobre os músicos falecidos se baseiam em pesquisas realizadas na Internet, complementadas por fontes bibliográficas.



Os verbetes tratam da formação, do pensamento do músico e de como ele é em suas diversas facetas: como professor, como instrumentista, como compositor, como arranjador, o que considera como os principais momentos de sua carreira, quais são suas preferências musicais, e sua discografia.



O questionário está disponível no site para ser respondido. Evidentemente, a escolha da Internet como mídia deve-se, também, ao fato de que uma Enciclopédia como esta nunca estará completa. Assim, Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia terá evolução constante, com a incorporação progressiva de novos verbetes, ensaios, exemplos musicais e fotografias, na medida em que sejam disponibilizados e que a legislação de direitos autorais permita.



Dentre os quase 500 questionários já respondidos, algumas curiosidades: Wagner Tiso foi dos primeiros a responder o questionário e a ter seu verbete editado; Francis Hime respondeu ao questionário à mão; músicos que moram fora do Brasil também responderam, como Romero Lubambo, Cesar Camargo Mariano, Duduka da Fonseca, Nilson Matta, Rodrigo Botter Maio, Márcio Tubino, Carlos Bernardo e Airto Moreira, entre outros.



A Enciclopédia tem músicos de todo o país além de vários instrumentistas que fizeram carreira por aqui como o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, o baterista Cláudio Slon, nascido na Argentina, o contrabaixista norte-americano Bruce Henri, o saxofonista francês Idriss Boudrioua e o maestro italiano Enrico Simonetti.



Entre os autores dos ensaios estão Teco Cardoso (O saxofone), Maurício Carrilho (O violão de 7 cordas), Benjamin Taubkin (Piano brasileiro), Mônica Salmaso (O canto dentro da música), Henrique Cazes (O cavaquinho), Toninho Carrasqueira (Flauta brasileira), Ivan Villela (A viola), Djalma Correa (A percussão no Brasil) e o jornalista José Domingos Raffaelli (A história do samba jazz).



Internet como ferramenta de aprendizado de idiomas

Centro Latino de Idiomas e H2Web lançam segunda versão do portal Weblinguas com ferramenta gratuita que complementa ensino tradicional de línguas

O Centro Latino de Idiomas (CLL) e a H2Web lançam a segunda versão do portal - www.weblinguas.com.br na Internet. Tendo como um de seus objetivos o aprimoramento do aprendizado de idiomas, o Weblinguas proporciona aos seus usuários uma complementação gratuita do ensino tradicional de idiomas. E não poderia ser diferente: em plena era da globalização, falar várias línguas faz uma enorme diferença para as empresas que buscam resultados, especialmente as que fazem negócios internacionais.



Lições de inglês, espanhol, francês e português são encontradas no portal, todas com os níveis básico, intermediário e avançado. Há ferramenta de busca, além da possibilidade de tornar o site uma fonte de consulta de informações, já que é possível pesquisar as lições antigas por assunto.



De 2000, quando foi lançada a primeira versão, até os dias de hoje, mais de 200 mil pessoas se cadastraram no portal para aprimorar seus conhecimentos e fazer diferença no mercado.

Para aprender mais:

Cursos ministrados In Company (São Paulo) ou em nossa sede.

Treinamentos para viagens, preparação para seminários e palestras.

Imersões diárias de 8 horas para quem tem pressa em se familiarizar com o idioma.

Treinamento para um grande número de funcionários com programas específicos em função dos objetivos da empresa.

Programas adaptados para escolas




EDIOURO LANÇA NOVAS PROMOÇÕES NO SITE E NO BLOG DAS REVISTAS COQUETEL



As Revistas Coquetel, da Ediouro, lançaram novas promoções para crianças, jovens e adultos de todas as faixas etárias, com distribuição de brinquedos, livros e revistas de passatempos, entre outros prêmios. Para participar, basta entrar no site: www.coquetel.com.br ou no blog: www.blogcoquetel.com.br, fazer o cadastro e concorrer!


No blog, os internautas vão encontrar duas promoções. Na primeira, "Livros e Diversão", os participantes devem responder à pergunta "Por que o livro é uma diversão?" para concorrer a exemplares dos livros "Achei!" (infantil) e "O que é, o que é? Na outra promoção, "Os Sete Piores Erros", é preciso responder à pergunta: "Quais os 7 piores erros que você já cometeu"? Os autores das cinco melhores respostas vão ganhar o "Livro do Jogo dos 7 Erros".


No site Coquetel também há vários prêmios. No Concurso Cultural "Twister", os internautas concorrem a um kit contendo um jogo Twister e revistas Coquetel variadas. Para participar, devem responder, até 28 de março, à pergunta: "Por que é tão legal brincar de Twister?" Os autores das dez melhores respostas serão premiados com esse jogo eletrizante, em que a ordem é não ficar parado!


Outro concurso cultural é o "Lançamentos Quentes", que vai oferecer aos internautas uma série de livros de passatempos da Ediouro, uma garantia de muita diversão. Os interessados devem enviar uma frase (ou mais), até o dia 10 de abril, utilizando as palavras: livro - história - verão. Os autores das quinze melhores respostas ganharão um CD-ROM Picolé Digital (infantil) e ainda os livros "Como Pensar com Criatividade", "Achei!" (infantil), "O que é, O que é?", o "Livro do Jogo dos 7 Erros" e um exemplar do "Livro de Passatempos COQUETEL", além de um kit com caneta e revistas COQUETEL.



Mamães e papais ainda podem participar de outro concurso que vai fazer a alegria da criançada. É "O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes", que vai premiar dez participantes com um bicho de pelúcia Grilo Feliz, além de um chaveiro Grilo Feliz e Revistas infantis COQUETEL. Inscrições e envio de frases até 8 de abril.



Os nomes dos ganhadores serão divulgados no site das Revistas Coquetel e os prêmios entregues sem ônus aos contemplados no endereço indicado na inscrição. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas através do SAC, nos telefones (21) 3882-8300 e 0300.3131345 ou ainda pelo e-mail promocao@ediouro.com.br.

Nenhum comentário: