quarta-feira, 4 de março de 2009

CINEMA NACIONAL

Ascensão do Comando Vermelho está em filme que contracena com presidiáriários reais
Com a ajuda de presos atuais — que chegaram a atuar como figurantes — e ex-detentos dos anos 70, a saga de um dos fundadores de facção criminosa do Rio chegará às telas até o fim do ano. Orçado em R$ 4,8 milhões e almejando ser o grande sucesso do próximo verão, o filme ‘400 contra 1 — Uma História do Comando Vermelho’ traz a história de William da Silva Lima, um dos articuladores da organização que nasceu no Presídio de Ilha Grande há mais de 30 anos. O protagonista é interpretado por Daniel de Oliveira.
Para ‘ambientar’ o elenco — que tem ainda Daniela Escobar, Negra Li e Lui Mendes —, desde janeiro várias estratégias foram usadas pelo diretor estreante em longas Caco Souza. Além de ler o roteiro adaptado do livro de William, que dá nome ao filme, os atores dormiram alguns dias na Prisão Provisória do Ahú, em Curitiba, desativada desde 2006 e onde 60% do filme foi rodado.
Eles também conversaram com dezenas de detentos da Colônia Penal Agrícola de Piraquara, no Paraná, e com um dos fundadores do Comando Vermelho, que acompanhou as filmagens para aconselhar a equipe.
“Às vezes, trabalhar com cinema é loteria. A gente espera ter visibilidade para poder discutir o crime organizado. Quero que seja um filme pop”, afirma Caco que, em determinados momentos, só entrega textos para os atores horas antes de gravar.
O projeto de fazer o filme é de 2002. O ponto de partida de ‘400 contra 1’ é o ano de 1974, auge da ditadura militar no Brasil. Presos políticos ignoravam o portão que os separava dos presos ‘comuns’ na galeria B do presídio de Ilha Grande e a mistura incentivou a organização e a disciplina dos detidos que não estavam ligados à luta revolucionária.
Assim nasceu a Falange Vermelha, depois chamada de Comando Vermelho. O título do filme refere-se a um episódio folclórico em que um bandido conhecido como Zé Bigode enfrentou sozinho um cerco de 400 policiais por mais de 12 horas.
“Isso tudo não é mentira, não é cinema americano. É verdade e é no nosso País”, afirma Daniela Escobar, a Teresa, que viverá grande paixão por William no filme. Com a certeza de que contará uma importante parte da história do País, Caco garante que não irá ‘glamourizar’ os bandidos daquela época. É esperar para ver.
Filmagem na providência não foi avisado à PM
Encerradas as cenas de Curitiba, a produção de ‘400 contra 1’ chegará ao Morro da Providência, no Centro do Rio, para filmagens que prometem polêmica. Depois do Carnaval, a equipe garante que conseguirá realizar o trabalho sem problemas no local, já que foi feito acordo com Paulo César Chaves, o PC, que mora até hoje na comunidade dominada pelo Comando Vermelho. Um dos fundadores da facção criminosa, PC chegou a viajar até o Sul do País para prestar uma espécie de ‘consultoria’ aos atores do longa.
“Ele foi muito útil para mostrar como era o dia-a-dia na cela, a conduta dos presos e dos agentes penitenciários. Com ele, também tentamos passar as gírias da década de 70 para os atores usarem o linguajar da época”, diz Caco Souza.
Até agora, a Polícia Militar afirma que não recebeu aviso da produção de gravações no morro. De acordo com a PM, a ajuda da corporação sempre é pedida com antecedência por produtores que necessitam de cenas em favelas. O resto das filmagens de ‘400 contra 1’ no Rio será feita em Ilha Grande.
O último pedido de proteção que chegou ontem à polícia foi do astro Sylvester Stallone, que vai filmar no Rio. Segundo a PM, uma das comunidades mais seguras para realizar gravações seria a favela Tavares Bastos, no Catete, onde fica a sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O morro Dona Marta, em Botafogo, hoje pacificado, também seria uma opção.


Lula na telona
Filme sobre a vida do presidente estreia em 2010
Gloria Pires. Atriz faz a mãe de Lula, Dona Lindu, e a filha Cléo Pires faz uma das esposas
Nunca na história deste país a vida de um retirante nordestino eleito duas vezes presidente da República havia sido retratada em filme. Isso começou a mudar, no Agreste de Pernambuco, com o início das filmagens de "Lula, o Filho do Brasil", longa de Fábio Barreto com estreia comercial prevista para janeiro de 2010, ano de sucessão presidencial. Classificado pelo diretor como "um drama épico sobre uma certa família Silva", o filme retrata a vida do presidente e de seus familiares, do nascimento de Lula, em 1945, até a morte da mãe, Eurídice Ferreira de Melo, a dona Lindu, em 1980.
Baseado no livro homônimo da historiadora Denise Paraná, publicado em 1996, "Lula, o Filho do Brasil" tem como protagonista o pouco conhecido ator de teatro Rui Ricardo Diaz.Diaz será um dos cinco "Lulas" que aparecerão no filme. Além dele, interpretarão o mesmo papel um bebê de três meses, um menino de dois anos, outro de sete e um adolescente de 13. Precavida, a produção providenciou ainda mais dois reservas, para o bebê e para o menino de dois anos. As primeiras gravações foram feitas em Caetés (a 250 km de Recife, PE), ex-distrito de Garanhuns, terra natal do presidente.
As cenas iniciais mostram dona Lindu, interpretada pela global Glória Pires, dando à luz o futuro presidente. Luiz Inácio cresce em meio à seca, e a saga dos Silva no Agreste só termina quando Lula, 7, embarca com a mãe e seis irmãos em um pau-de-arara, com destino a São Paulo. A cena da saída, gravada sob o sol forte do meio-dia, foi repetida 12 vezes ontem até ser aprovada.O filme vai mostrar ainda a trajetória operária de Lula e também seus dois casamentos, com Lurdes e Marisa Letícia. Para o papel da primeira mulher foi escolhida a filha de Glória, Cléo Pires. Já a atual primeira-dama do país será interpretada pela atriz Juliana Baroni, ex-paquita Catuxa Jujuba. A previsão é que as gravações terminem no dia 21 de março.
De setembro a dezembro, a obra participará de festivais internacionais e, em janeiro, entrará no circuito comercial. Segundo Fábio Barreto, há possibilidade de lançamento simultâneo na América do Sul. Para ele, a coincidência entre a estreia e o ano eleitoral não passa mesmo disso: uma coincidência. "Vamos mostrar uma história humana, não um filme chapa-branca, feito para puxar o saco do presidente", disse. Eleitora de adversários do presidente nos dois últimos pleitos, Glória Pires confessa que não sabia "nada" sobre a vida de Lula antes do seu engajamento político e que, com o filme, aprendeu a admirá-lo. Para ela, a obra pode, sim, ajudar a consolidar a popularidade do presidente. "Mas não vejo nenhum problema nisso, porque ele já é um fenômeno de popularidade", declarou. Segundo Barreto, a ideia de rodar um filme sobre Lula surgiu desde o início do primeiro mandato do presidente, em 2003.
"Meu pai [Luiz Carlos Barreto, o produtor do longa] é um nordestino também, uma pessoa que veio do Nordeste e venceu no Sul, e viu identificações da vida dele [com a de Lula]", conta o diretor de "O Quatrilho", que ainda acrescentou que a trajetória do presidente é "um manancial de dramaturgia muito forte, muito profundo e denso". Barreto também afirmou que já conhecia Lula e que sua família é muito próxima da do político. "Depois que a gente resolveu fazer o filme, falamos com o Lula, lemos alguns trechos do roteiro para ele, que gostou, aprovou. Ele até preferiu não tomar muito conhecimento, disse que vai 'botar confiança, vou me preparar para me emocionar'", revela. Orçado em R$ 11 milhões (soma alta para os padrões brasileiros), o diretor afirmou que os recursos captados para a produção vieram totalmente de empresas privadas.

Crise financeira põe em risco produção brasileira

A crise chegou aos sets de filmagem dos longas-metragens em produção no Brasil. Como se não bastasse a ausência de patrocínio da Petrobras durante 2008 --R$ 20 milhões a menos no setor--, produtores ainda enfrentam o corte de incentivos das empresas privadas. Nem mesmo o BNDES, um dos principais agentes da política anticíclica (de medidas para reduzir o impacto da crise), tem reservado boas notícias ao setor. A seleção de projetos a serem financiados em 2009 ainda não tem data para acontecer. O último edital saiu em março do ano passado, e os recursos, R$ 12 milhões, foram liberados no segundo semestre. Antes financiados quase exclusivamente pelo setor público, produtores se acostumaram, nos últimos quatro anos, a ser bem recebidos nas empresas privadas. Antes da crise, o crescimento da economia motivava cada vez mais empresas a patrocinar filmes via leis do Audiovisual e Rouanet, que permitem deduzir do Imposto de Renda o dinheiro destinado às produções audiovisuais.A crise reduziu as perspectivas de lucros e, consequentemente, os recursos para filmes. "O 'não' voltou a ser resposta-padrão", queixa-se Paula Lavigne, que acaba de rodar "O Bem-Amado". "Mesmo que o dinheiro seja ressarcido lá na frente, ninguém quer tirá-lo do caixa agora", diz Iafa Britz, que rodou o campeão de bilheteria "Se Eu Fosse Você 2" e está às voltas com quatro produções. Duas grandes investidoras, a operadora ferroviária MRS Logística e a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), já avisaram ao setor que não liberarão recursos neste semestre. Segundo a Ancine, antes da crise, 30% dos recursos do setor vinham de fora das estatais. Não há dados disponíveis sobre a queda nos patrocínios privados, mas, pelo que dizem os produtores, a proporção cairá. Ao iniciar as filmagens de "O Bem-Amado", com Marco Nanini, em 2007, Lavigne estava certa de que teria facilidade em levantar dinheiro com empresas privadas --a história deOdorico Paraguaçu foi sucesso na Globo nos anos 70 e 80. O dinheiro captado antes da crise veio fácil e foi usado na filmagem, recém-encerrada.Lavigne agora tem dificuldade para levantar R$ 2,5 milhões para edição e pós-produção. "Um executivo disse que não tem como me dar dinheiro enquanto faz demissões. Em outros tempos, teria encerrado a captação. Vou usar recursos próprios." Duas empresas que se comprometeram com Joaquim Vaz a dar R$ 700 mil para finalizar "Salve Geral" acabam de desistir. "A crise vai atrasar os cronogramas do cinema em ao menos seis meses. Haverá uma entressafra", diz o produtor. Mesmo Luiz Carlos Barreto, que conseguiu, com recursos privados, R$ 16 milhões para "Lula, o Filho do Brasil" (sinal de que o tema político pode ter ajudado na captação), diz sentir a crise nas conversas para novos projetos. "É um horror. As captações privadas caíram 70%."



Chico Anysio em filme de Frank

Chico. Na foto com Carri Costa, durante a coletiva de “O auto da Camisinha”, filme que está sendo gravado em Quixadá (CE)
Chico Anysio participará da cinebiografia "Os Sonhos de um Sonhador - A História de Frank Aguiar", que contará a trajetória artística do músico e político Frank Aguiar. A trama mostrará como Aguiar saiu de Itainopólis, no Piauí, com destino a São Paulo, onde ganhou fama com a música. Aguiar vai fazer a si mesmo no longa e, para isso, terá que fazer aulas de interpretação.Além de Anysio, estão no elenco Daniel Zettel, da novela "Mulheres Apaixonadas"; Leandro Lehart, ex-vocalista do grupo Art Popular; o músico Milton Guedes e Hugo da dupla Hugo & Tiago. O longa será dirigido por Caco Milano. As filmagens começam na segunda quinzena de março em Picos, Itainopólis e Teresina, no Piauí. Segundo a assessoria do filme, "não contará com verbas de renúncia ou edital e sim patrocinadores diretos". Chico, que está em Quixadá gravando o filme “O auto da camisinha”, deverá voltar a interpretar o famoso Alberto Roberto na festa dos dez anos do humorístico “Zorra Total”, que contará também com outro cearense: Renato Aragão.



Antes de "Se Eu Fosse Você 3", Daniel Filho mira Roque Santeiro

Após o êxito das duas primeiras partes da franquia, a realização de "Se Eu Fosse Você 3" já está acertada. Segundo a Globo Filmes, o terceiro longa deve ser realizado em 2011.

Diretor Daniel Filho prepara cinebiografia de Chico Xavier

Antes disso, o diretor Daniel Filho tem três outras produções para lançar. "Tempos de Paz", com Tony Ramos e Dan Stulbach, já foi filmado. A cinebiografia do médium brasileiro Chico Xavier (1910-2002) começa a ser rodada em maio próximo. "Preciso de patrocínio", diz Filho.

E uma adaptação para o cinema da novela "Roque Santeiro", de Dias Gomes, terá filmagens provavelmente no ano que vem.

Filho dirigiu a primeira versão da novela, proibida pela censura, em 1975. Dez anos mais tarde, uma nova versão da trama pôde estrear e foi sucesso na Globo.

A Globo Filmes aplicará a "Roque Santeiro" seu modelo usual de coprodução, em que se associa a outros produtores, que captam patrocínio pelas leis de renúncia fiscal.

Em casos como "A Grande Família" (2007) e no inédito "Os Normais 2", a empresa optou por reunir o orçamento sem a utilização das leis.

"A definição é fazer filme sem incentivo fiscal cujo tema seja diretamente relacionado à grade da TV Globo --séries mais recentes ou que estão no ar. Não se aplica para uma novela que passou 20 anos atrás", diz Carlos Eduardo Rodrigues, diretor-executivo da Globo Filmes.

Em 2002, o Ministério da Cultura suspendeu temporariamente a autorização de captação de patrocínio para "Os Normais", depois que a coluna Mônica Bergamo, da Folha, informou que a produtora Missão Impossível Cinco, que inscreveu o projeto no MinC, era de um executivo da TV Globo.

"Os Normais" captou R$ 1,5 milhão pela Lei do Audiovisual, segundo dados da Ancine.



Bateu!

Com a marca de 5,324 milhões de espectadores, "Se Eu Fosse Você 2" quebra o recorde de "2 Filhos de Francisco" e se torna o longa nacional mais visto na história recente do país

A comédia "Se Eu Fosse Você 2", de Daniel Filho, atingiu a marca de 5,324 milhões de espectadores ontem e tornou-se o filme nacional mais visto nos cinemas desde 1995, início do período chamado "retomada".
O termo designa o reaquecimento da produção, proporcionado pelas leis de incentivo à cultura via renúncia fiscal, após o colapso do modelo assentado na distribuição de verbas pela Embrafilme, extinta pelo presidente Fernando Collor de Mello (1990-1992).
Além de ultrapassar os 5,319 milhões de espectadores de "2 Filhos de Francisco" (2005), de Breno Silveira, "Se Eu Fosse Você 2" registra a quinta maior renda (R$ 44,9 milhões) da história do país, considerados títulos nacionais e estrangeiros. Apenas sete filmes arrecadaram acima de R$ 40 milhões.
A renda obtida pelos filmes na bilheteria é dividida entre os exibidores, o distribuidor e os produtores, depois de descontado o pagamento de impostos.
"É a vitória contra o "derrotismo" que paira sobre as artes brasileiras. Ser a quinta bilheteria do Brasil, atrás de "Titanic" e dos três "Homem-Aranha", mostra que temos fôlego e que o público brasileiro está pronto para receber o que é nosso -cinema popular bom e sem legendas", diz Daniel Filho.
O resultado de "Se Eu Fosse Você 2" expulsa "Tropa de Elite" (2007), de José Padilha, da lista dos dez filmes de maior público da retomada -ele ocupava o décimo lugar e era o único sem o selo Globo Filmes.
Assim, a liderança do longa de Daniel Filho devolve à produtora Globo Filmes, da qual ele é diretor-artístico, o domínio absoluto do ranking de êxitos da história recente do país (leia quadro acima).

A questão do incentivo
A sequência da história da troca de corpos entre o casal Helena (Glória Pires) e Cláudio (Tony Ramos) foi produzida com R$ 6 milhões, reunidos pela produtora Total Entertainement com o uso das leis Rouanet e do Audiovisual.
Como coprodutora deste e de outros quase 80 longas, a Globo Filmes é sócia de títulos beneficiados por incentivo fiscal. Nos bastidores do mercado, há quem julgue incorreto que a divisão de cinema da maior emissora de TV aberta do país beneficie-se indiretamente de mecanismos criados para impulsionar a produção "independente" dos atores hegemônicos da cadeia audiovisual.
"Quando dizem isso, eu falo: era preferível que todos comprassem a mídia que a gente coloca [na divulgação de suas coproduções], porque a Globo ia ficar muito mais feliz. A Globo Filmes iria faturar tranquilamente umas dez vezes mais do que fatura por ano", diz Carlos Eduardo Rodrigues, diretor-executivo da Globo Filmes.
Segundo Rodrigues, a Globo Filmes "se paga operacionalmente, mas é altamente deficitária, se for olhar a conta da mídia". A empresa investe por ano, de acordo com ele, em torno de R$ 25 milhões em spots publicitários na TV Globo.
Não entram nessa conta, diz ele, "outros tantos [milhões] em ações de merchandising e outras mídias", cujos valores "nem são contabilizados, para efeitos de negociação e de retorno, senão seria impossível" estabelecer os acordos de coprodução, em que a Globo Filmes é sempre sócia minoritária -possui entre 15% e 20% dos filmes-, em respeito a determinações legais.
A divisão de cinema das organizações Globo foi lançada em 1998, com um "objetivo estratégico", diz Rodrigues. "A Globo entende que, se o conteúdo nacional for dominante na TV, no cinema e em outras mídias, a gente estará fortalecendo a cultura brasileira e as produtoras brasileiras, inclusive a Globo, que é a maior delas", afirma.
É meta da Globo Filmes "apoiar o cinema a conquistar mercado dentro do Brasil", diz Rodrigues. A ocupação do filme nacional no mercado interno ronda os 10% no período da retomada, excetuando-se o ano de 2003, quando a fatia do produto brasileiro foi de 21%.
A estimativa de Rodrigues é que "Se Eu Fosse Você 2" atinja público de 5,5 milhões até ser retirado de cartaz (está em 287 salas), para dar lugar à campanha de lançamento do DVD, etapa essencial para a expansão do lucro de filmes de sucesso.
A produtora Walkiria Barbosa (Total Entertainement) lamenta que o Brasil tenha só 2.102 salas de cinema. "Se tivéssemos um parque exibidor como o do México [mais de 3.000 salas], esse filme poderia facilmente chegar aos 10 milhões de espectadores", diz.
É de 1976, quando o país possuía mais cinemas, o recordista nacional de público da história: "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), de Bruno Barreto, com cerca de 11 milhões.


Antes de "Se Eu Fosse Você 3", diretor mira Chico Xavier e Roque Santeiro
Após o êxito das duas primeiras partes da franquia, a realização de "Se Eu Fosse Você 3" já está acertada. Segundo a Globo Filmes, o terceiro longa deve ser realizado em 2011.
Antes disso, o diretor Daniel Filho tem três outras produções para lançar. "Tempos de Paz", com Tony Ramos e Dan Stulbach, já foi filmado. A cinebiografia do médium brasileiro Chico Xavier (1910-2002) começa a ser rodada em maio próximo. "Preciso de patrocínio", diz Filho. E uma adaptação para o cinema da novela "Roque Santeiro", de Dias Gomes, terá filmagens provavelmente no ano que vem.
Filho dirigiu a primeira versão da novela, proibida pela censura, em 1975. Dez anos mais tarde, uma nova versão da trama pôde estrear e foi sucesso na Globo. A Globo Filmes aplicará a "Roque Santeiro" seu modelo usual de coprodução, em que se associa a outros produtores, que captam patrocínio pelas leis de renúncia fiscal.
Em casos como "A Grande Família" (2007) e no inédito "Os Normais 2", a empresa optou por reunir o orçamento sem a utilização das leis. "A definição é fazer filme sem incentivo fiscal cujo tema seja diretamente relacionado à grade da TV Globo -séries mais recentes ou que estão no ar. Não se aplica para uma novela que passou 20 anos atrás", diz Carlos Eduardo Rodrigues, diretor-executivo da Globo Filmes.
Em 2002, o Ministério da Cultura suspendeu temporariamente a autorização de captação de patrocínio para "Os Normais", depois que a coluna Mônica Bergamo, da Folha, informou que a produtora Missão Impossível Cinco, que inscreveu o projeto no MinC, era de um executivo da TV Globo.
"Os Normais" captou R$ 1,5 milhão pela Lei do Audiovisual, segundo dados da Ancine.



GLOBO FILMES SÓ APROVA 10% DOS ROTEIROS

A Globo Filmes recebe a cada ano entre 80 e 100 roteiros de quem quer tê-la como coprodutora. Menos de 10% desse total é aproveitado, depois de passar pelo crivo dos diretores-artísticos Guel Arraes e Daniel Filho e de um comitê executivo. Estabelecida a coprodução, a empresa traça a estratégia de lançamento, na qual aproveita a estrutura das Organizações Globo, e atua na consultoria artística, opinando na escalação de elenco e na montagem do filme.




Selton Mello, Malu Mader, Cauã Reymond e Patrícia Pillar no 2º Los Angeles Brazilian Film Festival

Pelo tapete vermelho ainda passarão José de Abreu, Erika Mader, Caroline Corrêa, Jair Oliveira, Paloma Rocha, Luciano Szafir, Branco Mello, entre outros artistas e profissionais de cinema, inclusive algumas celebridades de Hollywood. O Dj Elias Cabuzz, nascido em Pernambuco e radicado em Nova Iorque desde 2007, comanda as pick-ups na festa da noite de abertura.

O início do 2º Los Angeles Brazilian Film Festival se aproxima e importantes nomes do mundo cinematográfico brasileiro acabam de confirmar, junto a organização do evento, a presença na noite de gala que abre o Festival, dia 12 de março, no The Landmark, Westside Pavilion, em Los Angeles (EUA). Celebridades de Hollywood (a serem confirmadas) também passarão pelo tapete vermelho e prestigiarão a cerimônia. A 2ª edição do LABRFF premiará o melhor filme longa metragem, melhor ator e atriz, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor direção de longa-metragem, escolhidos pelo júri oficial; e o melhor documentário, melhor curta-metragem e melhor curta-metragem de animação, indicados pelo júri popular

Estão confirmados: Murilo Rosa, Selton Mello, Malu Mader, José de Abreu, Erika Mader, Caroline Corrêa, Jair Oliveira, Cauã Reymond, Paloma Rocha, Patrícia Pillar, Branco Mello, Luciano Szafir, Ildi Silva, Mini Kerti, entre outros atores, atrizes, cineastas, produtores, diretores e artistas de outras áreas.

Após a cerimônia que abre oficialmente o 2º LABRFF, um lounge bastante animado, patrocinado pela cerveja Stella Artois, receberá os convidados da noite, que vão apreciar o melhor da house e black music com o comando das pick-ups sob responsabilidade do Dj Elias Cabuzz. Pernambucano, Elias mora atualmente em Nova Iorque, onde foi, em 2007, fazer um curso de música eletrônica e conhecer mais sobre suas vertentes, mas acabou ficando por lá após mostrar seu talento em clubs famosos e festas renomadas.

No clima da mostra de cinema da Bahia que acontece durante o LABRFF 2009, a legítima cocada baiana e bolsas customizadas feitas na Bahia com a fitinha do Senhor do Bonfim serão distribuídas na noite de gala, assim como chocolates Garoto e sandálias Havaianas. Na noite de premiação a organização irá presentear alguns artistas com relógios Timex, oferecidos pelo grupo Dumont Saab, Jóias finas, do Jóia Brasil e hospedagem na Pousada Pequena Tiradentes, em Tiradentes, Minas Gerais. Na mesma noite ocorre um evento de gift bag para as celebridades, com relógios Timex e DKNY, e jóias.

Para ver a lista completa dos filmes e profissionais que concorrem ao prêmio do LABRFF, acesse o link http://www.ralcoh.com.br/Sala-de-Imprensa/LABRFF/2d-los-angeles-brazilian-film-festival-anuncia-filmes-e-profissionais-indicados-ao-premio-assim-como-o-show-de-montserrat-no-pre-evento-dia-11-de-marco.html.

As sinopses de alguns filmes que serão exibidos estão em http://www.ralcoh.com.br/Sala-de-Imprensa/LABRFF/sinopses-filmes-labrff-2009.html, e a para saber a programação completa basta acessar http://www.ralcoh.com.br/Sala-de-Imprensa/LABRFF/programacao-completa-do-2o-labrff.html

Exposição de jóias brasileiras acontece durante o Festival

A 7ª Edição Internacional do Jóia Brasil - evento criado por Anna Clara Herrmann, produtora carioca que é uma espécie de embaixadora das Jóias Brasileiras no exterior, acontece em Los Angeles durante o 2º Los Angeles Brazilian Film Festival. As designers Ilária Rato Zanadréa, de São Paulo, Jussara Régas, de Fortaleza, Kristhel Byancco e Meire Bonadio, do Rio de Janeiro e a também carioca Zeca Seabra, que atualmente vive em Los Angeles, vão apresentar suas mais novas criações. Mais uma vez, o Jóia Brasil estará premiando as principais categorias da mostra competitiva do LABRFF.

Com nove edições no Fashion Rio e 7 edições internacionais, o Jóia Brasil é a maior exposição de design brasileiro de jóias. Mostrando um trabalho que é reconhecido em todo o mundo como inusitado na mistura dos materiais, criativo no design, elegante na simplicidade, luxuoso na beleza e qualidade, o Jóia Brasil exporta sucesso.

- De março a junho de 2004: Jóia Brasil at Liberty, em Londres, inaugurando o Fine Jewelry Department de uma das mais prestigiadas lojas da Europa.
- De maio a julho de 2004: Jóia Brasil at Birk´s, em Toronto e Montreal, comemorando os 125 anos da maior joalheria do Canadá.
- Em fevereiro 2005: Jóia Brasil at Artmosphere, uma das mais prestigiadas galerias de arte de Palm Beach, Flórida, EUA.
- De 7 de abril a 7 de maio de 2005: exposição Jóia Brasil, no andar du Luxe, no Printemps de La Mode, impressionou visitantes do mundo inteiro que estavam em Paris, no Ano do Brasil na França.
- Em Los Angeles, de 6 a 9 de Março de 2008: durante o Los Angeles Brazilian Film Festival.
- Em setembro de 2008: Jóia Brasil apoiou o Gala Beneficente da Brazil Foundation, em Nova Iorque.

Show de Montserrat “Boleros com Bossa” no pré-evento

Para esquentar o clima do LABRFF 2009, a cantora espanhola Montserrat, radicada no Brasil, apresentará seu show “Boleros com Bossa”, na noite do pré-evento, dia 11 de março. Depois de se apresentar na Europa e América Latina, e na Costa Leste dos EUA, ela fará sua primeira turnê na Costa Oeste norte-americana em março de 2009. O show foi considerado por críticos como uma “viagem moderna ao romantismo com um toque especial e brasileiríssimo da Bossa Nova”.

Para Montserrat, “Boleros com Bossa” faz a inédita união de bolero com um dos ritmos que mais ganhou prestígio e aceitação em todo o mundo, que é a Bossa Nova. “O ritmo da ‘Bossa’ deu uma leitura diferente à dramaticidade original desses “Boleros”, dando como resultado final, leveza e suingue a uma música adorada pelo mundo afora há mais de 50 anos”, conclui. Clássicos como ‘Besame Mucho’, ‘Esta Tarde Vi Llover’, ‘Tu Me Acostumbraste’, ‘Reloj’, ‘Sabor a Mi’ fazem parte do repertório do show.





“SE EU FOSSE VOCÊ 2” É O FILME MAIS VISTO DA RETOMADA

Longa produzido pela Total Entertainment quebra novos recordes



O longa “Se eu fosse você 2” acaba de bater novo recorde de público e se consagrar como o filme nacional mais visto da Retomada com público de mais de 5.324.000 pessoas. O longa, estrelado por Tony Ramos e Glória Pires, torna-se, também, o 5º. maior filme da indústria brasileira em renda, passando Paixão de Cristo e ficando atrás somente de Titanic, Homem Aranha 3, 2 e 1.


“Se eu fosse você 2” estreou em 2 de janeiro, realizando a maior abertura da Retomada. Com pré-estreias realizadas a partir de 25 de dezembro, o filme acumulou no final de semana de abertura 900.000 espectadores. Na semana seguinte, manteve-se em primeiro lugar no ranking com público acumulado de 2.050.000 pessoas. Na quarta semana, ultrapassou “Se eu fosse você”, quando atingiu a marca de 3.670.000 espectadores. Em 02 de fevereiro, um mês após sua estréia, SEFV2 superou o público do longa mais visto de 2008, com 4 milhões espectadores. Na semana seguinte, tornou-se o filme nacional com maior bilheteria da Retomada, registrando renda de R$ 39.200.000,00. Para Patricia Kamitsuji, diretora geral da FOX Film do Brasil, os resultados de “Se eu fosse você 2” desde sua estreia “mostram que 2009 será um ano promissor para o cinema, revertendo a queda sofrida nos últimos 3 anos, e que as produções nacionais têm conquistado cada vez mais o público”.

“Se Eu Fosse Você 2” acontece alguns anos após a primeira experiência de troca de corpos. Claudio (Tony Ramos) e Helena (Gloria Pires) resolvem se separar e para piorar a situação descobrem que Bia (Isabelle Drummond), agora com 18 anos, vai se casar – e que serão avós. Em meio a essa crise, trocam novamente de corpos. “Se Eu Fosse Você 2”, dirigido por Daniel Filho, tem produção da Total Filmes e co-produção da Fox Film do Brasil, Globo Filmes & Lereby Produções.




Começa a filmagem de AMANHÃ NUNCA MAIS

O longa-metragem dirigido por Tadeu Jungle traz o ator Lázaro Ramos como protagonista


Começa dia 27 de fevereiro a filmagem de AMANHÃ NUNCA MAIS, primeiro longa–metragem de ficção do multiartista Tadeu Jungle, que será produzido pela Academia de Filmes e trará o ator Lázaro Ramos como protagonista.

Durante cinco semanas, o elenco composto por nomes como Maria Luisa Mendonça, Fernanda Machado, Luiz Miranda, e Paula Braun, entre outros, irá circular pelas ruas da capital paulistana e pela Praia Grande, onde o filme será ambientado.

O filme conta a história de uma noite extraordinária na vida de um homem que não sabe dizer “não”.

Walter (Lázaro Ramos) é um médico-anestesista, de classe média, exausto e pacato que trabalha duro para manter um padrão de vida razoável para sua família. Walter é um cara que evita conflitos e tem dificuldades em dizer "não" no seu dia a dia. De repente, uma noite repleta de acasos invade este homem de rotinas. Com o trânsito em caos na cidade de São Paulo, ele se vê obrigado a voltar para casa para o aniversário de sua filha.

O que poderia ser uma viagem trivial se mostra fora de todos os costumes. Todo o imponderável e inconcebível está prestes a acontecer.

__________________________________________________________
O Diretor

AMANHÃ NUNCA MAIS é a estréia do fotógrafo e videoartista Tadeu Jungle no cinema.
Jungle trabalha com audiovisual desde 1983 tendo dirigido mais de 400 filmes publicitários, videoclipes e DVD’s musicais para grandes artistas brasileiros, além de programas jornalísticos e musicais na TV. Suas videoartes, vídeo-instalações e fotografias já foram exibidos em importantes festivais e mostras nacionais e internacionais.
Em 2007-2008, dirigiu o documentário “Amazônia Niemeyer – Uma viagem pela Belém Brasília” – vencedor do edital Janela Brasil da TV Cultura e filmou 16 documentários de 22 minutos sobre 16 escritores em 16 cidades do mundo, para o projeto Amores Expressos.
Jungle fundou em 1986 a primeira escola de vídeo do país e é referência obrigatória como um dos precursores da videoarte brasileira.



FESTIVAIS

CURTA-SE
Até 7 de março
Abertas as inscrições para a 9ª edição do Festival Ibero-americano de Curtas-Metragens de Sergipe - Curta-SE, realizado de 4 a 9 de maio. O evento, que visa o intercâmbio entre países da América Latina, Portugal e Espana é promovido pelo Centro de Estudos Casa Curta-SE com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). As inscrições seguem até 07 de março. Outras informações: www.curtase.org.br/ .

2º MIAU
Até 10 de março
As inscrições para o 2º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universitário estão abertas de 24 de janeiro a 10 de março de 2009 para produções audiovisuais brasileiras universitárias em curta-metragem, finalizadas a partir de 2007, em qualquer formato, com duração máxima de 20 minutos. O festival que acontece de 6 a 10 de maio no Cine Goiânia Ouro, em Goiânia/GO, visa contribuir para o enriquecimento do cenário cultural goianiense e promover o cinema universitário nacional trazendo o que ele oferece de inovador e criativo. Este ano o MIAU , realizado pela Estação Filmes, conta com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Inscrições: www.mostramiau.com.br/ .


CINEMA DE CUBA
Até 18 de março
A escola Internacional de Cinema de Cuba ( EICTV) está com inscrições abertas até 18 de março para o Processo Seletivo 2009/2012. Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão integrar um grupo multinacional de 40 estudantes da América Latina, Caribe, Estados Unidos, África e da Comunidade Européia. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de março em quantro capitais : Belo Horizonte, Recife, Florianópolis e Campo Grande. Serão oferecidas sete especializações - Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2009 e término em julho de 2012. As provas em Recife serão na Universidade Católica de PE (UNICAP) ,Rua Nunes Machado, 41 - Boa Vista (Prédio da Pós-graduação, próximo a igreja da Soledade). Mais informações no site www.pagina21.com.br/ ou pelo email eictv@pagina21.com.br/ .


CAMERA MUNDO
Até 28 de fevereiro
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Festival de Filmes Independentes Camera Mundo, que se dedica a exibir produções audiovisuais independentes e de baixo orçamento. As inscrições seguem até 28 de fevereiro de 2009. Aproveitando a comemoração do Verão do Brasil em Roterdã, Holanda, o festival acontece de 26 a 28 de junho de 2009 e terá novamente como foco o Brasil. Regulamento, inscrições e outras informações: www.caramundo.org/.

CINESUL 2009
Até 20 de março
Já estão abertas as inscrições para o Cinesul 2009 - 16° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo - que se estendem até 20 de março. O festival acontece no Rio de Janeiro de 16 a 28 de junho. Podem participar filmes realizados em todos os suportes, inclusive em película para curtas e médias, novidade desde a edição passada. Para a mostra competitiva poderão concorrer obras de ficção ou documentais divididas nas categorias: produções de longa-metragem (mais de 61 minutos), realizadas em qualquer suporte, e produções de curta e média-metragem (até 60 minutos), também em qualquer bitola ou suporte. Os trabalhos inscritos deverão ter sido finalizados entre 2007 e 2009 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Outras informações : www.ctav.gov.br

TELA DIGITAL
Até 6 de maio
Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo, organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/ .

FILME ETNOGRÁFICO
Até 31 de abril
Estão abertas as inscrições de documentários, vídeos experimentais e de animação produzidos a partir de 2006 para o I Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovido pelos programas de pós-graduação em Antropologia e em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado de 1 a 4 de junho de 2009 no espaço do Cinema da Fundação e premiará produções cinematográficas/vídeográficas, nacionais e internacionais, que abordem questões de interesse antropológico. A mostra competitiva ocorrerá às 19h durante todos os dias do festival. Outras informações: www.ufpe.br/recife-etnodoc/ .



“EU E MEU GUARDA CHUVA” TERÁ CENAS RODADAS EM PRAGA

Entre os dias 7 e 9 de março, Tony Vanzolini, Leandro Hassum, os garotos Lucas Cotrim e Victor Froman estarão na cidade de Praga para filmar cenas de “Eu e Meu Guarda-chuva”. O longa, que já teve sets em São Paulo e Paulínia no final de 2008, contará na República Tcheca com o apoio da produtora Barrandov, a mesma de filmes como “007 – Cassino Royale”, “As Crônicas de Nárnia”, “Irmãos Grimm”, “Missão Impossível”, “Identidade Bourne”, “Oliver Twist”, “Van Helsing”, “Hellboy”, etc Em Praga, serão filmadas as sequências em que os garotos Lucas (Eugênio) e Victor (Cebola) vão parar numa cidade misteriosa onde as pessoas falam uma língua estranha. Por coincidência, pegam um táxi dirigido por um motorista brasileiro (Leandro Hassum), o qual os leva a um museu dedicado ao Barão Von Staffen, raptor de Frida, amiga dos meninos. O lugar esconde uma passagem secreta. As locações usadas serão em Old Town Square, Charles Bridge, Aeroporto Ruzyne e o castelo Locket. Baseado no livro homônimo do titã Branco Mello, “Eu e Meu Guarda-Chuva” é uma co-produção entre o Grupo Conspiração e a Fox Film do Brasil, com roteiro de Adriana Falcão, Marcelo Gonçalves e Bernardo Guilherme. O elenco conta ainda com os atores Daniel Dantas e Paola Oliveira.
Sinopse
Em sua última noite de férias, Eugênio, um menino de 11 anos, e seu melhor amigo, Cebola, se metem em aventuras inimagináveis para resgatar Frida, sua paixão e colega de escola, que foi seqüestrada pelo fantasma do temível Barão Von Staffen. Nesta odisséia, Eugênio contará com a ajuda de um guarda-chuva herdado de seu saudoso avô, que lhe dará a coragem necessária para seguir em frente. O duelo final entre o Barão e Eugênio decidirá o destino de Frida. E de todos eles! Um filme recheado de emoções e grandes descobertas da vida, como a do primeiro amor. Nele, os temas do universo infantil são tratados com uma ternura que vai encantar quem já cresceu e quem ainda experimenta esta viagem.



Documentário de José Padilha, diretor de ‘Tropa de Elite’, está na competitiva do festival de Nova York“
Garapa”, novo documentário de José Padilha, diretor de “ônibus 174” e “Tropa de Elite”, foi selecionado para a mostra competitiva do Tribeca Film Festival, o mais cultuado festival de Nova York (Estados Unidos). “Garapa” foi exibido no Festival de Berlim em fevereiro deste ano, o mesmo que em 2008 deu a “Tropa de Elite” o seu prêmio máximo: o Urso de Ouro. Na sua oitava edição, o Festival de Tribeca abre no dia 22 de abril com o novo filme de Woody Allen, “Whatever works”. Serão 86 longas e 46 curtas.Para maiores informações sobre o festival, clique aquiPara download de fotos de “Garapa” clique aquiSobre “Garapa”Responsável por um dos filmes mais polêmicos e bem sucedidos do cinema brasileiro contemporâneo – o policial Tropa de Elite, visto por mais de 2,7 milhões de espectadores em 2007 e ganhador do Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim de 2008 –, a ZAZEN Produções volta à cena com GARAPA, documentário sobre a questão da fome crônica.O projeto de Garapa nasceu em meados de 2001, a partir de uma conversa entre José Padilha e Marcos Prado, amigos e sócios na Zazen. “Tínhamos uma preocupação séria em relação a dois temas que gostaríamos de desenvolver: a questão da fome no Brasil e o problema global da escassez da água”, conta Marcos Prado. “Decidimos então que Padilha faria o documentário sobre a Fome – que se tornou o Garapa – e eu desenvolveria o projeto sobre o problema da água, que está em fase de desenvolvimento”.Com essa idéia na cabeça, Padilha visitou o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, fundado pelo sociólogo Herbert de Souza em 1981), onde conheceu Francisco Menezes, um dos diretores do instituto, de quem ficou amigo. Ao entrar em contato com uma questão tão delicada e complexa, o cineasta achou que seria fundamental fornecer um ponto de vista alternativo à forma distanciada como o assunto costuma ser tratado na grande mídia – algo que ele já havia experimentado em Ônibus 174, filme que humanizou um episódio carioca trágico, tratado com sensacionalismo pelos meios de comunicação.“Lendo os dados da ONU, do Ibase ou do IBGE você pode aprender que milhões de pessoas no mundo e no Brasil sofrem de deficiência alimentar grave. Mas isto não significa que você entenda o que significa a fome crônica para quem luta contra ela no dia a dia. Garapa documenta a fome do ponto de vista de quem passa fome. O filme foi feito para que o público em geral possa ter uma idéia do impacto que a insegurança alimentar grave tem na vida das pessoas que estão nesta situação.”

Nenhum comentário: