quarta-feira, 4 de março de 2009

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Secult e Unifor realizam curso de Produção, Gestão e Elaboração de Projetos

A cultura e entretenimento são os seguimentos mais promissores da atividade econômica do País. Segundo dados publicados pelo Sebrae, no final de 2007, as atividades de criação, produção, circulação e consumo de bens culturais no planeta cresce a uma taxa anual de 6,3%, ao passo que o restante da economia registra uma expansão de 5,7%. Com a preocupação em formar profissionais para atender esse campo que cada vez cresce mais no Brasil , a Secretaria de Cultura do Ceará oferece o programa de cursos de extensão em parceria com a Universidade de Fortaleza. O primeiro deles será Produção, Gestão e Elaboração de Projetos Culturais e destina-se à formação em de 490 pessoas, na faixa etária de 18 a 40 anos, nas 14 macro-regiões do Estado.
O curso será dividido em três turmas, iniciadas a partir de 28 de março de 2009, seguida pela segunda turma no dia 18 de abril de 2009 e a última começando dia 25 de março de 2009, ministrados por professores da Unifor e convidados com reconhecida experiência no segmento de projetos culturais. As aulas serão ministradas nos seguintes municípios: Itapipoca, Camocim, Aracati, Tauá, Crateús, Canindé, Quixadá, Limoeiro do Norte, Iguatu, Juazeiro do Norte, Baturité, Sobral, Guaraciaba do Norte e Fortaleza
Poderão participar do curso três representantes de cada município, sendo duas vagas para Secretaria de Cultura do Município ou Departamento respectivo, e uma para ONG's ou Associações Culturais do Município. A inscrição deverá ser feita pela Prefeitura, portanto caberá ao gestor municipal decidir quem ocupará a vaga. Os indicados devem, preferencialmente, ter concluído ou estar cursando nível superior e trabalhar na pelo desenvolvimento cultural do Município.
A seleção das ONG's ou Associações que representarão os Municípios é de responsabilidade da Secretaria de Cultura Municipal em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, para esta seleção deve-se levar em conta aquela instituição que comprovadamente tem melhor atuação cultural no Município. Após seleção municipal, a documentação da respectiva entidade deve ser encaminhada a SECULT.
Os conteúdos das disciplinas versam sobre cultura e desenvolvimento, conceito e objetivos do marketing cultural, tipos de ações culturais, como as empresas podem investir em cultura, legislação brasileira do incentivo fiscal (Sistema Estadual de Cultura, Lei Rouanet, Lei do Audiovisual e editais federal, estadual e municipal) e introdução a captação de recursos junto à iniciativa privada. Os cursos irão introduzir os alunos no universo da metodologia e da regulamentação dos mecanismos de incentivo à cultura e capacitá-los a desenvolver projetos e produtos culturais.
A cooperação entre Estado e Unifor prevê junção de esforços no sentido de desenvolver um programa de formação e promoção de atividades artístico-culturais, contribuindo com os recursos humanos, materiais e financeiros necessários. Entre as atividades de curso estão previstas diagnósticos e visitas técnicas; estágios; pareceres e relatórios; apoio na elaboração de estudos, planos e programas; participação e treinamento e fornecimento de documentação técnica e fontes bibliográficas.

Serviço: Curso em Produção, Gestão e Elaboração de Projetos CulturaisLocal: Universidade de Fortaleza-UniforMais Informações: 85 3101 6763 /3101 6742 ou codac@secult.ce.gov.br




Prof. Costilla da Universidade do México ministra curso em Fortaleza‏

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promove qualificação de seus profissionais, através do mini-curso “Estado Gramsciano e Políticas Públicas na América Latina”. Articulado pela Coordenadoria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Gsuas), o mini-curso acontecerá nos dias 9 e 10 próximos no auditório na sede da Secretaria (Av. da Universidade, 3305).
Sensível às transformações da sociedade contemporânea, que apontam para novas facetas da questão social, a Semas promove este mini-curso com intenção de dar continuidade à capacitação dos profissionais da Assistência Social e fomentar a construção de um espaço de produção de conhecimentos e de debates sobre as questões sociais em Fortaleza.
Gestores da política municipal de Assistência Social, coordenadores e adjuntos da Secretaria, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadores dos diversos serviços da Semas vão participar da programação. Totalizando 50 servidores municipais.
O mini-curso será conduzido pelo professor Dr. Lúcio Costilla, titular da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). Especialista em Sociologia Política, Costilla falará sobre políticas públicas, classes sociais e a questão social na América Latina, baseados nos estudos de Antonio Gramsci, filósofo e cientista político italiano.

Serviço:
Data: 9 e 10 de março de 2009
Horário: das 8h às 17h (com intervalo para o almoço)
Local: Auditório da Semas - Av. da Universidade, 3305




OFICINA PARA PONTOS

Abertas as inscrições para o Workshop sobre Geração de Renda e Sustentabilidade Cultural para Pontos de Cultura do Ceará que será realizado dias 10 e 11 de março em Fortaleza. O Workshop, iniciativa do Pontão de Cultura Digital de Pernambuco - CDTL e do Projeto iTEIA, visa, além do levantamento dos produtos e serviços oferecidos pelos Pontos, a definição de estratégias para divulgação e oferta destes serviços no mercado cultural. No dia 11 também será realizada uma oficina do Projeto iTEIA que irá orientar os pontos na publicação de suas produções na internet incluindo a divulgação de seus produtos e serviços. Inscrições e outras informações: contato@tecnologiaslivres.org/ .



Npd Vila das Artes traz curso de Dramaturgia e roteiros de ficção


Também estão abertas inscrições para os cursos Cinema Expandido e Edição em Final Cut


Conhecer os princípios fundamentais e mecanismos de dramaturgia, com aplicação na construção de um roteiro cinematográfico é o foco do curso Dramaturgia e desenvolvimento de roteiros de longa – metragem em ficção. O curso é gratuito e alia aulas teóricas, práticas e acompanhamento de projetos, de 23 de março a 2 de abril, das 14h às 18h, na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) com a roteirista Juliana Reis.
As inscrições devem ser feitas pessoalmente até o dia 13 de março, de segunda a sexta –feira, das 9h às 13h e das 14h às 20h, na secretaria da Vila. È necessário apresentar um currículo, uma foto 3x4, preencher uma ficha de inscrição e apresentar uma sinopse do roteiro criado pelo próprio candidato interessado, o qual será trabalhado durante as aulas.

A roteirista Juliana Reis escreve ficção para os diretores Murilo Salles, João Jardim, Henrique Saladini e o francês Kim Chapiron. É professora de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e da Faculdade de Artes do Paraná. Já trabalhou com diretores como Luc Besson e roteirizou Sonhos de Festa, adaptação de J. Cortazar, o qual foi premiado nos Encontros Literários de Rembouillet.

Outros cursos que estão com inscrições abertas são: Cinema Expandido que coloca em pauta a possibilidade de exibição de filmes fazendo uso de várias outras mídias e aparatos além da película, integrando arte, tecnologia e vida. As inscrições vão até o dia 13 de março e as aulas acontecem de 23 a 27 de março e de 22 a 24 de abril, das 18h30 às 21h50 e de 27 a 30 de abril, das 14h às 21h50. Para o curso a Vila das Artes recebe o videomaker Alexandre Veras, diretor do Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção onde coordena o Núcleo de Vídeo. Também é diretor da produtora Alpendre Produções. Trabalha com vídeo desde 1989 e tem desenvolvido intensa atividade como professor de vídeo, trabalhando com oficinas de vídeo-arte, documentário, videodança, história e teoria do filme experimental. Edição em Final Cut, programa de edição de vídeo não linear, um dos mais utilizados para Mac e vídeo digital, é curso que recebe o editor carioca João Mariano (o Tuco). Responsável, entre outros, pelas montagens dos longas-metragens “Todos os corações do mundo”, de Murilo Salles, “Outras estórias”, de Pedro Bial, “Estamira”, documentário de Marco Prado e “Amores”, de Domingos Oliveira. As inscrições vão até o dia 3 de abril e as aulas acontecem de 14 a 18 de abril, das 18h30 às 21h50.

Todos os cursos são gratuitos e acontecem na Vila das Artes. O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes é um programa da Rede Olhar Brasil mantido em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Ministério da Cultura. Oferece capacitação e outros projetos de fruição e produção em audiovisual.



Serviço:

Inscrições para os cursos na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, esquina com Meton de Alencar, Centro, das 9h às 13h e das 14h às 20h. Informações pelo email npdfortaleza@gmail.com e através dos telefones 3252-1444 ou 31051410.Grátis




Paisagens urbanas como cenários para projeções é novo curso na Vila das Artes

O curso laboratório é gratuito, está aberto às pessoas interessadas e terá como professor o artista visual Solon Ribeiro que propõe elaborar outro modelo de cinema


Pensar outros dispositivos para a exibição de filmes e vídeos é a proposta do curso Cinema de Quadro a Quadro: Paisagens Urbanas como Cenários para Projeções que a Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes oferece como complemento ao programa de formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte.

O curso laboratório está aberto às pessoas interessadas e terá como professor o artista visual Solon Ribeiro que propõe elaborar outro modelo de cinema “Um modelo que se organize a partir de imagens destituídas de movimento, e, em substituição a tradicional sala, o espaço urbano, a cidade como lugar da projeção”, explica.

Serão dois módulos, o teórico e o prático onde serão desenvolvidos projetos em vídeo a partir de uma seleção de fotogramas de cinema, onde o cenário e o lugar de projeção terão como pano de fundo o espaço urbano.

As aulas acontecerão as segundas, terças e quintas- feiras sempre das 18h30 às 21h50 na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro), de 16 de março a 9 de abril. Interessados podem fazer a inscrição até o próximo dia 12 de março na secretaria da Vila, das 9h às 13h e das 14h às 19h. O curso é gratuito e faz parte da política de formação em audiovisual da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza.



Serviço

Inscrições para o curso Cinema Quadro a Quando: Paisagens urbanas como cenários para projeções até dia 12 de março, próxima quinta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 19h, na secretaria da Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, esquina da Meton de Alencar, Centro. Informações pelo telefone 3252-1444. Grátis

Nenhum comentário: