quarta-feira, 4 de março de 2009

ECOLOGIA

Índice ultravioleta chega a altos níveis no Brasil

Brasília, Aracaju, João Pessoa, Recife e Vitória apresentaram os índices mais elevados

No início deste mês, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou alto índice de radiação ultravioleta, o que representa um maior risco de queimaduras e até mesmo câncer de pele. Para se ter uma idéia do perigo da exposição solar, Brasília, Aracaju, João Pessoa, Recife e Vitória chegaram a apresentar índice 13 em uma escala que chega, no máximo, a 14 em medição realizada no último dia 5.

Os números se mostraram altos também no Rio de Janeiro, Macapá, Curitiba, e Teresina, chegando a 12. Florianópolis, Campo Grande, Manaus e Maceió tiveram índice 11, e São Paulo chegou a apresentar o mesmo nível no decorrer do dia.

A gravidade do problema é ainda maior quando se considera que cerca de 70% da população brasileira não adotam cuidados básicos com relação à exposição solar, como o uso de óculos de sol, chapéus e bonés, além de protetor solar. Para as pessoas que estão em tratamento dermatológico, passaram por algum procedimento estético ou que possuam doença de pele, é importante escolher um produto apropriado, como Cetaphil Defense FPS 50+, especialmente formulado para pessoas que sofrem com dermatoses agravadas ou induzidas pela exposição solar e para quem se submeteu recentemente a tratamentos dermatológicos como laser e peeling, entre outros.

Sobre a Galderma

Galderma é uma companhia farmacêutica exclusivamente dermatológica, criada a partir de uma joint-venture entre Nestlé e L’Oréal, em 1981. Presente em 65 países, é líder mundial no segmento e, no Brasil desde 1995, já conquistou o segundo lugar no ranking nacional da dermatologia. Especializada em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de soluções terapêuticas, corretivas e estéticas para doenças de pele, unhas e cabelos, a Galderma possui centros dedicados à inovação em dermatologia em Sophia Antipolis (sudeste da França), Princetown (New Jersey, EUA) e Tóquio (Japão), além das fábricas localizadas na França, Canadá e em Hortolândia, interior do estado de São Paulo. Para mais informações, visite www.galderma.com.br







Cadbury adere ao movimento global Hora do Planeta e pára fábrica e escritórios na América do Sul

A Cadbury, uma das maiores fabricantes de confeitos do mundo e dona das marcas Trident, Halls, Chiclets e Bubbaloo, para escritórios e fábrica na América do Sul para aderir à Hora do Planeta, um movimento global promovido pela WWF (WorldWide Fund for Nature – Fundo Global pela Natureza).

A data oficial da Hora do Planeta é o próximo dia 28, mas por ser em um sábado, a Cadbury vai celebrá-lo no dia 27. Neste dia, os funcionários deverão deixar o escritório às 16h30 pois, durante uma hora, todas as luzes e equipamentos devem ser desligados.



Outros escritórios da América do Sul, como Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, também aderiram ao movimento e vão parar, neste dia 27, durante uma hora em uma ação contra o aquecimento global. Uma das fábricas da Cadbury, localizada em Cali, Colômbia, também vai parar por uma hora.



“Este é um ato simbólico que resume bem as atividades da Cadbury em prol do desenvolvimento sustentável. Um dos nossos compromissos de sustentabilidade é a diminuição do uso de energia elétrica. Entre os anos de 2007 e 2008, diminuímos o uso de energia, substituindo-a, inclusive, a fontes alternativas. Tivemos uma diminuição de 10% no Brasil”, afirma Eliane Spolaor, gerente de Responsabilidade Social da Cadbury no Brasil.



Sobre a Hora do Planeta



A Hora do Planeta é um movimento global que começou na cidade de Sydney (Austrália) em 2007, com o objetivo de promover uma ação contra o aquecimento global, incentivando, cidadãos, governos e entidades privadas a apagar suas luzes durante uma hora. Neste ano, o WWF tem como objetivo atingir com sua campanha 1 bilhão de pessoas. Os resultados da ação de 2009 serão apresentados a líderes mundiais durante a Conferência sobre a Mudança Climática Global, em Copenhagen, ainda neste ano.



Sobre a Cadbury no Brasil



A Cadbury plc, presente no Brasil há 64 anos, é líder no segmento de confeitos no País. Desde 2003, quando a Cadbury Schweppes adquiriu globalmente a Adams, o grupo ganhou a posição de líder no mercado global de confeitos e, no Brasil, a companhia passou a ser conhecida por Cadbury Adams. A empresa emprega mais de 2.400 pessoas no país, e possui uma das mais modernas fábricas de confeitos do mundo, instalada na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Em maio de 2008, com a separação das unidades de confeitos e bebidas, a identidade corporativa da empresa passou a ser Cadbury plc. Seu portfólio conta hoje com quatro marcas-chave: Trident, Chiclets, Halls e Bubbaloo. Para mais informações, acesse: www.cadbury.com.br.




North Shopping Fortaleza apresenta “A Casa Ecológica”

III edição da Estação Ecológica acontece de 10 a 29 de março


Como reaproveitar vários materiais de maneira prática e útil para o dia a dia? É possível montar uma casa que siga os princípios da reciclagem e redução de resíduos e ser uma alternativa para o consumo consciente? De 10 a 29 de março, o público que frequenta o North Shopping Fortaleza poderá conferir “A Casa Ecológica” – construída com materiais ecologicamente corretos e dispondo de ambientes mobiliados a partir de garrafas pet, papelão, papel jornal, retalhos e pneus.

A casa é uma das atrações da III edição da Estação Ecológica North Shopping – que terá espaço montado na Praça de Eventos – 1º. piso do shopping – com funcionamento de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 14:30h ás 20:30h. Com 100 metros quadrados que abrangem: jardim e quintal, a Casa Ecológica tem paredes revestidas com tubos de pasta de dente e telhado de caixa longa vida – além de quarto, sala, cozinha e banheiro mobiliadas e decoradas com cadeiras e cama em garrafas de pet; poltrona de pneu; estante de caixote; mesa restaurada e penteadeira com decoupage; tapete de crochê de sacola plástica; sacolas de crochê; almofadas de retalhos; vassouras de pet e prateleiras de chapas de ecolog.

“A Estação Ecológica é um projeto sobre novos usos para antigos materiais. A Casa traz conceitos de reciclagem, reaproveitamento e redução de resíduos para o grande público, apresentando-os como uma alternativa para o consumo consciente”, explica Ana Fátima Peixoto, coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental do North Shopping (NGA).

A expectativa é de que 500 mil pessoas visitem, de forma gratuita, o espaço no período de 10 a 29 de março. Além da Casa, adultos e crianças poderão conhecer um simulador de energia solar – em uma maquete desenvolvida pela Universidade de São Paulo, disposta ao lado da casa – além de participar da programação de oficinas oferecidas, como de porta-treco, fantoches reciclados, bio-jóias, brinquedos de pet e papelão, pintura, porta-retrato, bijuterias, reciclagem, bloco de anotações, caixa decorada etc. “Haverá ainda contação de histórias, apresentação de vídeos sobre efeito estufa e energia, jogos ambientais, teatro de fantoches e teatro”, diz Fátima.



MARACANAÚ – Além da Casa Ecológica no North Shopping Fortaleza, as atividades da III Estação Ecológica também se estenderão ao North Shopping Maracanaú, com exibição de vídeos, teatro, além da realização de oficinas, jogos ambientais e exposições de móveis pet (10 a 15/03); material. “No North Shopping Maracanaú, as atividades da Estação serão realizadas na Praça de Alimentação, também de 10 a 29 de março, das 10h às 22h’, informa Ana Fátima.

Mais informações: (85) 3404-3000 (North Shopping Fortaleza); 3421-5600 (North Shopping Maracanaú) e www.northshopping.com.br .




Desmatamento diminui 38%, registra Imazon


Segundo os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto Homem e Meio Ambiente (Imazon), em janeiro de 2009 houve 51 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa uma queda de 38% em relação ao mês de janeiro de 2008 quando o desmatamento somou 82 km².

Desta vez, o Estado campeão em devastação foi o Mato Grosso, responsável por 85% dos 51 km² desmatados. O segundo da lista foi o Pará, com 8%, seguido por Rondônia (2%) e Acre (1%).

De acordo com o Imazon, os dados de desmatamento de janeiro de 2009 podem estar subestimados, pois nesse mês houve grande cobertura de nuvens na região amazônica, correspondendo a 67% do território total. A região não-mapeada está em grande parte nos Estados do Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia.

Do ponto de vista fundiário, a maioria (79%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou em diversos estágios de posse. O restante do desmatamento ocorreu em Assentamentos de Reforma Agrária (8%), Unidades de Conservação (5%) e em Terras Indígenas (7%)

O instituto também afirma que o desflorestamento detectado em janeiro pode ter ocorrido nos dois meses anteriores. "De fato, mais de dois terços do desmatamento detectado em janeiro de 2009 estavam em áreas não-mapeadas em novembro e dezembro de 2008", diz o Boletim Transparência Florestal, que divulga os dados.

Seis meses Ao todo, 687 km² de floresta amazônica foram devastados nos seus primeiros meses do calendário atual de desmatamento, que vai de agosto de 2008 a janeiro de 2009. Em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior (3.515 quilômetros quadrados), houve uma redução de 80%.

Veja o Boletim Transparência Florestal de Janeiro na íntegra - http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=302467&tipo=6&cat_id=44&subcat_id=185




Ecobuild: Uso de material ecológico em construções será obrigatório na Inglaterra

Por Frank Siciliano e Marcelo Todescan

A boa notícia no segundo dia da Ecobuild veio da explanação feita pela ministra do planejamento e habitação Margaret Beckett, que tratou do tema “ O futuro das construções verdes na Inglaterra” . Em breve, os ingleses terão uma lei obrigando o uso de acessórios ecológicos nas construções de casas e mesmo em escolas. Em um futuro próximo, as “ecohouses”, como são chamadas aqui, serão obrigatórias , mas já começam sair das pranchetas e virar realidade. Algumas empresas oferecem kits completos com soluções para o consumidor doméstico, que inclui a combinação de energias limpas, por exemplo, eólica e solar. São vendidos como produtos acabados, completos e funcionando. É uma nova perspectiva que já se abriu para o mercado imobiliário europeu, que já estão sendo exportadas para os países do Leste e para a Ásia.

No que se refere a escolas, um dos projetos que acreditamos mais interessantes, foi o do Studio E, que, de quebra, mostra que por aqui, é realidade a preocupação de reduzir o impacto ambiental na construção e na operação dos grandes edifícios públicos, com vários exemplos prontosem funcionamento. Muito interessante foi o processo de criação desses projetos com o envolvimento dos alunos, professores e da comunidade em todos os estágios, sendo um instrumento de educação e tomada de consciência dos jovens, seus pais e educadores, transformando-os em agentes multiplicadores

Quem quiser conhecer um pouco mais, pode acessar o site http://www.studioe.co.uk/allprojects.html .

Vale destacar também algumas soluções muito simples que estão presentes na feira, como um pequeno captador de de iluminação externa (foto) instalado na cobertura que, através de um tubo refletivo, manda luz à uma lente prismática Possuem aparência e acabamento de luminárias convencionais e iluminam os ambientes de forma muito eficiente.

Outros stands mostram a quantidade enorme de soluções e empresas para instalação de Telhados Verdes em prédios novos e já existentes, com tecnologias muito mais avançadas do que as que encontramos hoje no mercado brasileiro.

Temos também uma exposição de estudantes que mostra, além da qualidade dos trabalhos apresentados, que o caminho da sustentabilidade já permeia de forma definitiva o meio acadêmico daqui. Podemos ver pelas maquetes que estão expostas a qualidade estética dos trabalhos, mostrando que para ser sustentável a arquitetura não precisa ser feia. A indústria local parece que já compreendeu que o sucesso desta transformação trilha o caminho da boa estética e encontramos aqui uma variedade impressionante de materiais ecológicos para acabamento de interiores e fachadas feitos de forma a proporcionar ao arquiteto uma gama de opções que valorizam o desenho arquitetônico.

Os temas voltados às cidades serão tratados no último dia feira mas já foi possível conhecer projetos de casas e até mesmo condomínios , que propõe alternativas para alguns problemas urbanos , incluindo a agricultura urbana, ou a produção de alimentos para o consumo próprio. O link http://www.zedfactory.com/ ; pode dar uma idéia do que estamos falando.

Amanhã, deveremos ter mais informações a esse respeito. Por hoje, essas foram as novidades que nos chamaram mais a atenção.


* Marcelo Todescan é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie com 20 anos de experiência profissional responsável por diversos projetos em diversas áreas, com cursos de extensão universitária em Direito Ambiental nas Faculdades Metropolitanas Unidas e treinamento em Ecovilas, Permacultura, Bio-Construção, Energia Renováveis, Saúde nas Ecovilas e Ecologia Profunda. Membro da Ecovillage Network of the Américas – Brasil.

* Frank Siciliano é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie com 20 anos de experiência profissional responsável por diversos projetos na área da saúde, com cursos de extensão universitária em Planejamento de Campos Universitários e Instalações Esportivas na Republica Federal da Alemanha e treinamento em Ecovilas, Permacultura, Bio-Construção, Energia Renováveis, Saúde nas Ecovilas e Ecologia Profunda.

Nenhum comentário: