quarta-feira, 4 de março de 2009

CINEMA DE ARTE

Toda Nudez Será Castigada no Cineclube Vila das Artes

O diretor de teatro Karlo Kardozo é o convidado desta quarta para o debate após a exibição do filme.


Nesta quarta-feira, dia 11, o Cineclube Vila das Artes, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza exibe o premiado filme Toda Nudez Será Castigada, dirigido pelo jornalista Arnaldo Jabor. A exibição é gratuita e acontece a partir das 18h30 no auditório da Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro.

A obra é uma adaptação da peça teatral escrita pelo dramaturgo Nelson Rodrigues em 1965 e conta a história do viúvo Herculano, integrante de uma família conservadora e povoada de tias faladeiras e beatas, que se apaixona por Geni, a prostituta. A adaptação para o audiovisual aconteceu em 1973. O longa recebeu o Urso de Prata no Festival de Berlim, dois Kikitos no Festival de Gramado e menção especial pela trilha sonora, de Astor Piazzolla.

Após a sessão o diretor de teatro e dramaturgo Karlo Kardozo participa de uma conversa com o público presente. A mostra Nelson Rodrigues fica em cartaz todas as quartas-feiras do mês de março na Vila das Artes. Para a seleção dos filmes a Coordenadoria de Arte e Política da Vila contou com a curadoria dos professores da Universidade do Ceará (UFC) Ricardo Guilherme e Gil Brandão. Na próxima semana, dia 18, tem O beijo no asfalto, filme dirigido pelo cineasta Bruno Barreto e no dia 25, Boca de Ouro, levado ao cinema pelo diretor Nelson Pereira dos Santos.



Programação

Dia 4 - Nelson Rodrigues – Personagem de Si Mesmo

Produção da TV Cultura. Bate papo com o professor Ricardo Guilherme

Dia 11 - Toda nudez será castigada (1973)

de Arnaldo Jabor. Após conversa com o diretor de teatro Karlo Kardozo.

Dia 18 – O Beijo no Asfalto (1980)

De Bruno Barreto. Debate com o ator e professor da UFC Gil Brandão

Dia 25 – Boca de Ouro (1962)

De Nelson Pereira dos Santos.Bate papo com Thiago Arrais.



Serviço

Cineclube Vila das Artes, nesta quarta-feira, dia 11, o filme Toda nudez será castigada, a partir das 18h30, no auditório da Vila, rua 24 de maio, 1221, esquina com a Meton de Alencar, Centro. Informações pelo (85) 3252-1444. Grátis.





"ENTRE OS MUROS DA ESCOLA" TEM PRÉ-ESTRÉIA NO ESPAÇO UNIBANCO DRAGÃO DO MAR



Sessão será realizada dia 10 de março, terça-feira, às 21h30, com apresentação digital do diretor Laurent Cantet


Entre os Muros da Escola (Entre Les Murs), filme vencedor da Palma de Outro no Festival de Cannes 2008, dirigido por Laurent Cantet, tem pré-estréia no Espaço Unibanco Dragão do Mar, na segunda-feira, dia 10 de março, às 21h30. A sessão será precedida de apresentação digital do diretor, via Rain.



Baseado em livro homônimo de François Bégaudeau (protagonista do longa), o filme relata as experiências de um professor de francês em uma escola de ensino médio na periferia de Paris.

Na França, Entre os Muros da Escola foi lançado em 24 de setembro de 2008. Na semana de estreia, abriu em primeiro lugar nas bilheterias, com mais de 440 mil ingressos vendidos, e garantiu a mesma posição na semana seguinte. Na sétima semana o longa continuava entre os 15 filmes mais vistos, alcançando o público acumulado de 1,5 milhão de espectadores.



O livro de Bégaudeau será lançado no Brasil pela editora Martins Fontes, em 10 de março.



François Marin e seus colegas preparam o novo ano letivo em uma problemática escola da periferia parisiense. Munidos das melhores intenções, eles se apoiam mutuamente para manter vivo o estímulo de dar a melhor educação a seus alunos. A sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, testemunha os choques entre as diferentes culturas. E por mais inspiradores e divertidos que sejam os adolescentes, seu difícil comportamento pode acabar com qualquer entusiasmo de professores assalariados.



François insiste numa atmosfera de respeito e dedicação. Sem agressividade, consegue sempre surpreender os estudantes com sua franqueza. Mas sua ética será testada quando os alunos começarem a desafiar seus métodos.



Entre Os Muros da Escola foi o candidato da França ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.



Entre Les Murs, de Laurent Cantet

França, 2007, 129 min.

Nenhum comentário: