quarta-feira, 4 de março de 2009

OUT CE

FILE RIO 2009 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE LINGUAGEM ELETRÔNICA

www.file.org.br


Abertura 09 de março, às 19h30
Visitação de 10 março a 19 de abril de 2009

Entrada Franca



O FILE RIO 2009 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, em sua quarta edição no Rio de Janeiro, vai acontecer no Oi Futuro, de 10 de março a 19 de abril de 2009, de terça a domingo, das 11h às 20h. Iniciativa brasileira conectada à rede das importantes produções mundiais do gênero, o festival busca promover e estimular as expressões estéticas produzidas no cenário da cultura eletrônica e digital.



O FILE, o maior festival de arte e tecnologia do Brasil, há dez anos vem inserindo o país no contexto mundial das novas mídias, realizando uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais, e funcionando como um indicador da pluralidade dessas produções. Os trabalhos participantes do FILE RIO 2009 são resultado de uma intensa pesquisa e seleção que trouxe à tona uma grande variedade de produções nacionais e internacionais.



Participam desta 4a edição do FILE RIO trabalhos nas áreas de webart, inteligência artificial, móbile art, animação computadorizada, software art, instalações de arte eletrônica em salas interativas e imersivas, e ainda o File CD (Cinema Documenta) com trabalhos de artistas, filmes e vídeos-documentários digitais.



Os destaques desse ano são:



FILE Instalações

* Sheldon Brown - The Scalable City (EUA)

“Scalable City” nasceu da idéia de quanto cada componente do nosso meio ambiente e social está fortemente ligado à computação. O artista construiu uma cidade imaginária em que cada um desses elementos começa do jeito que o conhecemos no mundo real, mas sofrem novas interpretações de formas e processos com algoritmos.



* Daan Brickman - Skinstrument (Holanda)

“Skinstrument” é um instrumento musical que pode ser tocado por duas pessoas. Através de uma pequena e imperceptível corrente elétrica, os jogadores tornam-se parte de um circuito. Quando eles se tocam na pele, esse circuito começa a gerar som. A intensidade do toque determina a frequência do som.



* Casilda Sanchez e Julio Obelleiro - The Viewer (Espanha)

“The viewer” consiste num espectador virtual posicionado em frente ao espectador real. O espectador virtual fica observando o público à sua volta controlando-os visualmente e reproduzindo seu comportamento, invertendo a relação entre obra de arte e observador.



* Jarbas Jacome - Crepúsculo dos Ídolos (Brasil)

“Crepúsculo dos Ídolos” consiste em um mecanismo de interação que distorce a imagem das TVs através de efeitos visuais cuja intensidade varia de acordo com o som que o visitante produz com sua voz capturada por um microfone.



* Clara Boj e Diego Diaz - Ar__Magic_System (Espanha)

Nesta instalação, duas ou mais pessoas podem trocar seus rostos entre si em tempo real ficando em frente a um espelho como uma vídeo projeção.



* Hugues Bruyère - Presence [A.K.A Soft & Silky] (Canadá)

A proposta do trabalho é criar uma interface tátil em que as pessoas tocam uma membrana em dupla face. O trabalho enfatiza a intensidade da interação corporal face a face numa performance de co-presença.



· Giselle Beiguelman e Mauricio Fleury - Suite para Mobile Tags - Movimento #1 (Brasil)

“Suite para Mobile Tags” é um projeto baseado em QR-Code (Quick Response Code) que propõe um exercício de composição musical coletivo, repentino e anônimo. O público mira seu celular, ou um dos celulares disponibilizados no recinto expositivo, para um dos displays que contem um número de celular codificado em QR-Code.



* Julio Obelleiro & Alberto García - The Magic Torch (Espanha)

Apontando a “Tocha Mágica” para a tela, vemos centenas de pequenas estrelas, planetas, asteróides e formas incomuns seguirem seu facho de luz. Os espectadores podem ver que esses elementos são dirigidos pelos movimentos de suas mãos, como um controle remoto peculiar.



* Soraya Braz & Fabio Fon – Roaming (Brasil)

“ROAMING” é um painel composto de pequenos sensores de radiofreqüência, que acionam luzes ao captarem o uso de celulares na proximidade.


FILE-CD [CINEMA DOCUMENTA]


Documentários sobre Cultura Eletrônica

Idealizado para ser uma mostra audiovisual sobre temas que se relacionam direta e indiretamente com a cultura eletrônica, o FILE-CD [Cinema Documenta] reúne nove trabalhos, filmes e vídeos-documentários digitais selecionados de um panorama mundial. A idéia central é o questionamento dos novos fenômenos sociais, comportamentais e culturais que emergem nos principais eventos de linguagem eletrônica.

FILE Symposium

O FILE Symposium acontece no Teatro do Oi Futuro, dias 10 e11 de março com o objetivo de criar um novo ponto de referência fora do eixo Europa/EUA, para discutir a cultura digital eletrônica em suas relações internacionais e ampliar o diálogo sobre a cultura digital em sua extensão interdisciplinar. O FILE Symposium, um espaço para o debate sobre as novas mídias, terá mesas das quais participarão artistas, teóricos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de arte-tecnologia. O Symposium também é uma oportunidade para ver apresentações de artistas que estão mostrando trabalhos na Galeria. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas e podem ser realizadas no site http://www.file.org.br.



Performances

Nos dias 14 e 15 de março, o Oi Futuro apresentará duas performances inéditas no Rio. A entrada é franca.



No sábado, às 18h30 e às 19h30, será exibida Sonocromática, uma performance visual e sonora que faz referência ao trabalho do artista brasileiro Abraham Palatinik. Criada por Andrei Thomaz, Francisco Serpa, Lilian Campesato e Vitor Kisil, a obra apresenta, no centro do palco, uma caixa com faces de tecido branco com luzes coloridas em seu interior. Simultaneamente uma animação com luzes é projetada no fundo do palco. A apresentação prossegue com sons produzidos e captados em tempo real.



No domingo, em três horários, às 18h30, 19h e 19h30, será a vez de Teia, uma performance sonora baseada na ideia de "captura", de uma simples captação de sons via microfones até o aprisionamento de uma imagem. Trata-se de uma construção de uma "teia" formadas por fitas adesivas, no centro de um placo, com uma tela de fundo onde são projetadas imagens. Com microfones afixados nos pulsos, dois performers iniciam a composição da teia ao vivo, amplificando o som do emaranhado das fitas. Teia é uma criação dos artistas Alexandre Porres, Alexandre Fenerich, Andrei Thomaz, Francisco Serpa, Giuliano Obici, Lilian Campesato, Patrícia Francisco, Valério da Costa e Vitor Kisil.





Sobre o File

O FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica é uma organização cultural sem fins lucrativos que tem por meta divulgar e desenvolver as artes, tecnologias e pesquisas científicas, por meio de exposição, debates, palestras e cursos. O Festival promove todos os anos um ponto de encontro no Brasil de profissionais da área das artes e das novas mídias internacionais.

O FILE contribui para uma reflexão atual sobre as principais questões do universo

eletrônico-digital contemporâneo, reunindo trabalhos de webart, netart, inteligência artificial, móbile art, animação computadorizada, inovação, realidade aumentada, software art, além de games, filmes interativos, instalações de arte eletrônica e robótica em salas interativas e imersivas.

.



Sobre o Oi Futuro

Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais. São mais de 3 milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE, Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém um espaço cultural no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.





SERVIÇO

www.file.org.br



FILE RIO - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (exposição)

Local: Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo

ABERTURA PARA CONVIDADOS: 09 de março, às 19h30

Data: de 10 de março a 19 de abril de 2009

Horário: de terça a domingo das 11h às 20h

Informações: 31313060

Entrada franca


FILE - SYMPOSIUM

Local: Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – nível 7

Datas e horários: dias 10 e 11 de março 2009, a partir das 18h.

Inscrições online gratuitas no site http://www.file.org.br



PERFORMANCES

Local: Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – nível 7

Datas e horários: dias 14 e 15 de março 2009

Dia 14, performance SONOCROMÁTICA, às 18h30 e 19h30

Dia 15, performance TEIA, às 18h30, 19h e 19h30

Entrada franca, distribuição de senhas meia hora antes do início das apresentações.

Nenhum comentário: