sexta-feira, 7 de outubro de 2016

TIC 2016

Sábado e domingo de grandes espetáculos no Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará

Patrocinado pela CAIXA e apoiado pela Enel, VIVO e Secult, o 6º TIC reúne atrações nacionais e internacionais em Fortaleza e Sobral. O acesso é gratuito.

Cia Berlue, da Bélgica, em "A Grande Roda"; Cia Les Rois Vagabonds, da França, em "Concerto para Dois Clowns"; Cia La Llave Maestra com "Delírios de Papel" e Mr. Dyvinetz, com suaroda Cyr ambos do Chile. Estas são as atrações internacionais que neste sábado e domingo, 08 e 09, estão no  TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Do Ceará, apresentam-se Ângela Escudeiro, com o "O Mau Pensamento" e as cantoras Paula Tesser e Natasha Faria com o show inédito "Doidice que dá!". Também neste sábado começa o TIC na Tela - Mostra de Cinema ComKids.

É uma rica programação para as crianças e toda a família, a partir das 16 horas, em vários espaços de Fortaleza. O acesso é gratuito. O Festival acontece até o dia 15 em Fortaleza e de 15 a 17 estará também em Sobral, onde é realizado junto ao projeto Sobral - Cidade das Artes, do Governo do Estado do Ceará. A programação completa poderá ser consultada no site www.festivaltic.com.br.

6° TIC é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento, com o apoio cultural da Secult, apoio da Vivo e da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio da CAIXA. Tem como parceiros: Gabinete da Primeira Dama do Estado, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, Centro Cultural Bom Jardim, Sesc-CE, Escola Porto Iracema das Artes, Vila das Artes, Instituto Francês, Wallonie-Bruxelles International. Promoção: Invento Produções Culturais.


As atrações de sábado e domingo

Este ano o TIC tem na sua programação dois espetáculos dedicados a crianças com menos de 6 anos. Um deles é "A Grande Roda”, da companhia belga La Berlue, voltado para crianças a partir de 3 anos. O espetáculo faz bebês e adultos refletirem sobre ocupar e partilhar territórios e seus conflitos. Sessões nos dias 08 e 09, às 16 horas, no Teatro Sesc Iracema.
 
A companhia francesa Les Rois Vagabonds apresenta “Concerto por Dois Clowns”, que mistura clown, acrobacia, balé e música clássica. Um duo cômico capaz de divertir toda a família. O espetáculo já passou pelos principais festivais de teatro e circo da Europa. Sessões nos dias 08 e 09 de outubro, às 18 horas, no Theatro José de Alencar.

Cia La Llave Maestra, do Chile, apresenta "Delírios de Papel", um espetáculo que explora as inúmeras possibilidades do papel, recorrendo ao teatro de objetos às artes plásticas. Após circular por alguns países da América Latina e Europa, o espetáculo será apresentado pela primeira vez no Brasil nos dias 08 e 09 de outubro, às 17 horas, no Teatro do Dragão do Mar.

O chileno Mr. Dyvinetz encanta expectadores de todas as idades apresentando-se na roda Cyr, um equipamento acrobático surgido no final do século passado em Montreal. Trata-se de um número circense com alta dificuldade de equilíbrio que combina força e leveza. Pela primeira vez no Brasil, Mr. Dyvinetz faz as seguintes apresentações: Dia 08 de outubro, às 17 horas, no Jardim do Theatro José de Alencar; dia 08, às 18h30, no Pavilhão Atlântico, no Poço da Draga; dia 09, às 18h, na Quadra da Praça Almirante Saldanha; e dia 12, às 18h, na Praça Verde do Dragão do Mar.

A consagrada bonequeira Ângela Escudeiro apresenta o espetáculo de teatro de lambe-lambe "O Mau Pensamento", um espetáculo criado há 20 anos, onde ressalta a importância da leitura para a educação. Na peça conta com nove bonecos (técnica mista), cinco objetos e a participação direta do público. As apresentações acontecem neste sábado às 16h no Espaço Arena do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no domingo, às 17h, no Jardim do Theatro José de Alencar.

Este ano o TIC presenteia o público com um espetáculo concebido especialmente para o festival:  "Doidice que dá", com as cantoras Paula Tesser e Natasha Faria. O show, com a direção de Osiel Gomes, terá músicas de compositores cearense, como Fausto Nilo, Valdo Aderaldo e Chico Anysio, além de clássicos do repertório infantil da MPB. De forma lúdica e com elementos cênicos, o espetáculo convida as crianças a se divertirem e conhecerem um pouco da música do Ceará. As apresentações acontecem no  dia 08, às 20h45 no Beach Park, no dia 12, às 19 horas na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, e no dia 16, é a vez do público do TIC em Sobral conferir o espetáculo, às 19 horas, na Praça São João.

TIC na Tela apresenta a Mostra comKids, que reúne curtas-metragens de qualidade, que abordam diferentes temas, como: cidadania, identidade, gênero, família, política, entre outros. Com exibições nos dias 08, 09 e 12 de outubro no Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, os filmes estão organizados em três sessões por dia, classificadas por faixas etárias: Às 16 horas, para crianças com até 6 anos; Às 17h e 18h para crianças de 7 a 14 anos.

SERVIÇO
6° TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - De 6 a 15 de outubro em Fortaleza e de 15 a 17 em Sobral.  Informações: (85)3048.6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com.Site: www.festivaltic.com.br. Programação GRATUITA.

Nenhum comentário: