domingo, 2 de outubro de 2016

DANÇA

Bienal Internacional - De Par Em Par 2016 acontece de 21 a 30 de outubro

Espetáculos serão apresentados em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi

De 21 a 30 de outubro acontece a V Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par, evento concebido em 2008 como desdobramento das bienais dos anos ímpares. Este ano, participam artistas do Brasil, Canadá, França e Suíça para a programação que acontecerá em Fortaleza e se estenderá às cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi. Apresentada pela Petrobras, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da CAIXA e apoio da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Bienal De Par em Par tem acesso gratuito a toda a programação.
 
Esse ano a Bienal De Par Em Par recebe o FranceDance que, depois de passar por 15 países da Europa, Ásia, Oceania e Estados Unidos, aportou em agosto no Brasil pela primeira vez, para percorrer em três meses 15 cidades, de norte a sul, entrecruzada com a Bienal De Par Em Par e mais sete festivais no país. Por meio dessa parceria, participam da Bienal as seguintes atrações internacionais: os coreógrafos franceses renomados Christian Rizzo em Sakınan Göze Çöp Batar; Fabrice Ramalingom apresentando Conférence Dansé e Hyperterrestre; e talentos que começam a ser conhecidos no exterior e que exploram a simultaneidade de linguagens - como dança, artes visuais, performance, teatro, vídeo, cinema, música ao vivo: Samuel Lefeuvre e Raphaëlle Latini/Group Entorse, em Accidens (ce qui arrive); David Wampach, apresentando Sacre; e Latifa Laâbissi, em Ecran Somnambule. Além desses, a bienal recebe o suíço Ioannis Mandafounis, com o espetáculo Twisted Pair  e ministrando oficina de dança contemporânea na Vila das Artes.

O Nordeste tem forte presença nesta edição, em especial, Pernambuco. Começa com Antônio Nóbrega, que no dia 21, na abertura da Bienal, estará às 21 horas no Cineteatro São Luiz para apresentar Com Passo Sincopado. Outro grande representante da dança pernambucana, Helder Vasconcelos, apresenta no dia 25, às 21h, no Teatro do Dragão do Mar, Eu Sou. A Bienal recebe no dia 30, às 21h, no Teatro do Dragão do  Mar, Ângelo Madureira com o espetáculo Delírio. Nele, o bailarino e coreógrafo pernambucano substituiu a música do frevo pelo som do rock progressivo. Da pergunta "Se tirar a música do frevo, o que se dança?" surgiu esta obra lúdica, com características fortes da maneira de representar a dança popular em cena. Ângelo Madureira representa a segunda geração dos criadores do Balé Popular do Recife, de onde surgiram artisticamente nomes como Helder Vasconcelos e Antônio Nóbrega.

Outros destaques da Bienal: Corpo Sobre Tela, espetáculo do dançarino e coreógrafo paulista Marcos Abranches. Motivado pela vida e obra do pintor irlandês Francis Bacon (1909-1992), Abranches uniu passos ensaiados a movimentos involuntários e tintas de diversas cores, criando a cada apresentação um novo espetáculo. O artista é portador de coreoatetose, um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros.  Lia Rodrigues Cia de Danças (RJ), que traz à Bienal o seu novo espetáculo, Para que o céu não caia, que estreou em maio deste ano em Dresden, na Alemanha. Do Rio Grande do Sul, o coreógrafo Airton Tomazzoni apresenta Guia improvável para corpos mutantes, espetáculo contemporâneo infanto-juvenil contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.

A produção cearense se faz presente com trabalhos de 28 artistas e companhias de dança e teatro, como Cia Dita (direção de Fauller), Silvia Moura, Cia Balé Baião (direção de Gerson Moreno),Leandro Netto Cia de Dança, Teatro Máquina, João Paulo Lima, Arreios Companhia de Dança Contemporânea e os alunos do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes. Duas produções cearenses estão nos Percursos de Criação, projeto de produções artísticas envolvendo renomados coreógrafos convidados e atuantes companhias de dança sediadas no interior cearense. Este ano, a Paracuru Cia de Dança,  trabalha com o coreógrafo Jorge Garcia (PE/SP) a coreografia Praia das Almas, e Alysson Amancio Cia de Dança, trabalha com Fauller a montagem de Manga com Leite.
  

Nenhum comentário: