segunda-feira, 10 de outubro de 2016

MÚSICA


Compositor cearense lança álbum com canções feitas para crianças

Disco intitulado "Canções Para Quem Acabou de Nascer" reúne 9 músicas compostas especialmente para crianças a partir das histórias contadas por seus pais  

Já pensou em ter uma música feita especialmente para você? Ou melhor, já imaginou dar de presente a quem você ama uma canção composta em sua homenagem? O compositor cearense Wesdley Vasconcelos, 34 anos, tem oferecido esse serviço em Fortaleza, em parceria com a produtora local Ritornelo Áudio Criativo. A proposta é criar canções com letra, melodia e ritmo feitos do zero, a partir dos fatos, histórias e sentimentos que as pessoas compartilhem.
Um apanhado desse trabalho de três anos acabou de ser transformado no álbum"Canções Para Quem Acabou de Nascer", lançado mundialmente em formato digital, com nove faixas intimistas, compostas especialmente para crianças, a partir das histórias contadas por seus pais e mães. O cantor cearense Marcelo Holanda, que participou do programa The Voice Brasil, da TV Globo, canta oito das nove faixas do disco, que está disponível para venda e streaming nas principais plataformas de distribuição de música digital, como Spotify, iTunes, Google Play, Amazon, Deezer e outras.

Para compor as canções, Wesdley coletou as informações dos pais por meio de entrevistas ou através de um formulário eletrônico no site da produtora. Com base nas histórias contadas, o compositor desenvolveu letra, música e arranjos de acordo com o gosto dos pais. “São sempre relatos muito emocionados, os que recebemos, principalmente das mães. O processo de criação artística, além da técnica, tem muito sentimento envolvido. Então, é muito gratificante essa abertura que estamos tendo das pessoas, que revelam sentimentos e detalhes que às vezes nem eles percebem como sendo importantes, mas que são pura poesia”, conta Wesdley Vasconcelos.

MÚSICAS PERSONALIZADAS
Segundo o compositor, a procura maior pelo serviço de músicas personalizadas tendo sido de mães querendo celebrar o nascimento de seus filhos. Essas criações costumam ser exibidas em telões no primeiro aniversário da criança, num momento que desperta muita emoção nos presentes. Mas ele diz que as músicas personalizadas podem ajudar a contar de uma forma criativa também a história de noivos, familiares e amigos. "O nascimento dos filhos, casamentos, aniversários, viagens e realizações pessoais são excelentes ocasiões para serem eternizadas sob a forma de uma música original. É um presente que vai acompanhar a vida inteira da pessoa", pontua Wesdley.
O compositor conta que tem ouvido respostas muito emocionadas de quem recebe as músicas personalizadas. “A maioria das pessoas conta que chorou muito ao ouvir a canção pela primeira vez”, revela. Um dos pais contou a ele que, todas as noites, antes da filha de um ano dormir, coloca sua música personalizada para que ouça e se familiarize com ela. “O interessante é que o pai dessa criança toca violão e disse que pretende aprender a música para tocá-la ao vivo no aniversário de dois anos da filha”, congratula-se.
O músico afirma, inclusive, que fez duas canções para sua primeira filha e foi o sucesso dessas canções em casa que o motivou a oferecer esse serviço a terceiros. “Sempre cantei para a minha filha as músicas que fiz para ela. Seja para niná-la, seja em horas de diversão. Hoje ela tem três anos e sabe que as canções foram feitas especialmente para ela. Ela demonstra muita satisfação com isso e adora cantar e dançar ao som delas. Já tivemos muitos bons momentos por causa dessas canções”, conta Wesdley, que já compôs outras duas músicas para sua segunda filha, que tem um mês de vida.
SOBRE A PRODUTORA
A Ritornelo Áudio Criativo é um ateliê de criações sonoras que tem por fundamento o trabalho colaborativo, atuando no mercado de Fortaleza desde 2011. A proposta da produtora, encabeçada pelo músico Roberto César Lima e pela administradora Catarini Castro, é aliar a qualidade técnica exigida pelo mercado com a sensibilidade e a inspiração próprias da criação artística, resultando em produtos únicos. A empresa produz jingles, músicas personalizadas, realiza criação artística para artistas, produz videoclipes e diversos outros serviços em áudio e vídeo.
SOBRE O COMPOSITOR
Wesdley Vasconcelos é músico, jornalista e funcionário público. É especialista em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade de Fortaleza e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Federal do Ceará. Toca contrabaixo na Banda Eletrocactus, onde experimenta sonoridades usando como referência os ritmos nordestinos. O músico também desenvolve projetos de sound design e arte interativa, além de ter realizado a produção, gravação e mixagem de canções do compositor folk piauiense radicado em São Paulo The Amazing Broken Man, sendo que uma delas, “Near town”, foi inserida como trilha sonora do seriado de TV britânico Skins. Como compositor, já teve canções selecionadas para diversos festivais de músicas, tendo sido vencedor do Festival de Música da Universitária FM em 2011, com a música Todo Cearense Fala Cantando.

Nenhum comentário: