terça-feira, 4 de outubro de 2016

GRÁTIS

Programação do projeto "Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão" em outubro

Todos os sábados, grupos de instrumentistas destacados da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) fazem belas apresentações gratuitas ao pôr do sol, na Arena Dragão do Mar. A cada edição, uma formação diferente surpreende o público. Confira a programação do mês de outubro:

08/10 – Giorgi Gelashvili e Liana Fonteles – Canto Lírico
O tenor Giorgi Gelashvili, natural de Tbilisi (Geórgia), é bacharel e mestre em canto pelo Conservatório Estadual de Tbilisi, onde foi aluno do grande maestro Nodar Andguladze. Começou seus estudos musicais na Escola de música Z.Anjafaridze, e integrou o “Ensenble Bichebi”, famoso coro infanto-juvenil georgiano. Continuou seus estudos na Escola de Música Experimental do Conservatório de Tbilisi, e Técnico Musical “D.Arakishvili”. Integrou o coro lírico do Teatro de Ópera de Tbilisi. Foi contemplado com a bolsa de estudos “Maia Tomadze” e premiado no concurso “Lado Ataneli”. Na Itália, integrou a “Accademia Lirica M.Binci”, orientado pelo barítono Alessandro Battiato. Residente no Brasil desde o final de 2014, participou do “V Ópera Studio de Recife” como solista, onde recebeu orientações do diretor de ópera italiano Stefano Vizioli e pela soprano americana Cynthia Lawrence, e tem atuado em diversos concertos em Fortaleza. Sua experiência em Ópera inclui papéis como Alfredo (L’a Traviat - G.Verdi), Ernesto (Don Pasquale - G. Donizetti), Nemorino (L’elisir d’amore – Donizetti) e Almerik (Iolanta - P.I.Tchaikovsky).

15/10 – Marco Leonel Fukuda – É músico, violonista, violeiro, compositor e arranjador. É estudante do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Gravou o seu repertório autoral em dois CDs de música instrumental pelo selo Radiadora Cultural: “Nascente” (2010) e “Jornada” (2012), o segundo disco com patrocínio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), por meio do III Edital das Artes 2010.

22/10 – Por Um Trio – Hermano Faltz (guitarrista), Iury Batista (baixista) e André Benedecti (baterista) vêm ao longo de três anos participando das principais atividades da música instrumental na cidade de Fortaleza e estado do Ceará. Seja no mesmo trabalho ou separados, os jovens músicos se destacam por onde passam. O domínio do instrumento, a desenvoltura na improvisação e a criatividade marcam a personalidade de cada um.

Depois de algumas experiências tocando em cafés e bares com a formação trio, decidiram começar o próprio trabalho. Eles se reuniram para desenvolver um repertório baseado nos artistas que pertencem ao gosto comum aos três e logo em seguida começaram a trabalhar as músicas próprias.

As composições têm influência da sofisticação harmônica e melódica do jazz e da música brasileira, mas sem se enquadrar em um estilo específico. As diretrizes vêm das diversas influências de cada integrante, sejam provenientes do jazz, rock, bossa nova ou sambajazz.

Vale destacar alguns artistas com quem cada um trabalhou ou tocou ao lado: Jorge Helder, Claudio Nucci, Rodger Rogério, David Duarte, Marcus Caffé, Márcio Resende, Adam Faulk, Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Carlinhos Patriolino, Macaúca do Bandolim, Paula Tesser, Lorena Nunes, Marcos Lessa, Nayra Costa, Kaya no Choro.

29/10 – Thiago Rocha, Saxofone Brasileiro – Thiago é saxofonista, flautista e arranjador. Estudante de Bacharelado em Saxofone pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, sua influência musical vem de expressivos nomes como: John Coltrane, Michael Brecker, Bob Mintzer e do brasileiro Marcelo Martins.

No Ceará e em Fortaleza, atua com renomados músicos do cenário local, dentre os quais cita: Mimi Rocha, Tito Freitas, Cainã Cavalcante, Hugo D’leon, Edson Távora Filho, Adriano Azevedo, Luisinho Duarte, Lorena Nunes, David Ávila, Banda Groovytown e o quinteto instrumental Expresso 5.

Integra a banda do cantor e compositor Raimundo Fagner e também é convidado para integrar a banda de outros nomes do cenário nacional, como: Marcos Lessa, Júnior Meirelles, Evaldo Gouveia, Pantico Rocha e Pedro Mariano.

Recentemente, participou das gravações do CD do cantor e compositor Marcos Lessa e da cantora Lorena Nunes, além das gravações do DVD do violonista e guitarrista Cainã Cavalcante, do cantor e compositor David Ávila e do cantor e compositor Evaldo Gouveia.

Dias 8, 15, 22 e 29 de outubro de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Nenhum comentário: