sexta-feira, 7 de outubro de 2016

CENTRO DRAGÃO DO MAR

Novas exposições são abertas no Museu de Arte Contemporânea do Ceará

As mostras "Marimbondo e Orquídea" e "Distantes mundos/próximos lugares" já podem ser visitadas

A exposição Marimbondo e Orquídea/ Wespe und Orchidee faz parte de um projeto de cooperação alemã-brasileira produzido na Casa de Estudos Germânicos da UFPA, em Belém, no Pará. O projeto abrange quatro exposições: três no Brasil e uma na Alemanha. Assim, dez artistas alemães e nove artistas de Belém, Fortaleza e Recife entrarão em contato em diversos constelações.

O título do projeto faz referência ao famoso ensaio "Rhizome", de Gilles Deleuze e Félix Guattari, no qual está descrito o encontro de dois mundos diferentes como possibilidade de uma colaboração complementar. O ponto de partida deste projeto é a ideia de conectar diversas realidades da vida.

A exposição em Fortaleza é a segunda parada da série de exposições e foi organizada pelo leitorado cultural do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará.

Em julho, foi realizada a primeira exposição no Museu Casa das Onze Janelas, em Belém, com todos os 19 artistas participantes. A exposição no Dragão do Mar será a contrapartida da mostra que acontecerá em novembro e dezembro, no Grimmuseum, em Berlim.
Com curadoria de Bitu Cassundé (MAC-CE) e Jacqueline Medeiros (Centro Cultural BNB), a mostra reúne um conjunto de trabalhos que lidam com questões que discutem o lugar, a permanência ou o desejo pelo outro lugar, entre trânsitos que conduziram artistas a pensar o seu mundo, a sua porta, as suas entradas e saídas, as suas reinvenções dessas passagens/pairagens.

O recorte é composto por uma pulsante aproximação entre os acervos do Centro Cultural Banco do Nordeste e o Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Ceará/Governo do Estado do Ceará e conta com a presença dos seguintes artistas: Antônio Bandeira, Brígida Baltar, Burle Marx, Carlos Mélo, Carybé, Chabloz, Chico da Silva, Daniel Murgel, Efrain Almeida, Gilberto Cardoso, José Rufino, José Tarcísio, Heloísa Juaçaba, Leonilson, Luiz Hermano, Nelson Leirner, Renato Bezerra de Mello, Rodrigo Mogiz, Rosana Ricalde, Siegbert Franklin, Vitor César, Waléria Américo.

SERVIÇO
NOVAS EXPOSIÇÕES
No Piso Superior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Em cartaz até o dia 1º de janeiro de 2017. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

Nenhum comentário: