domingo, 23 de outubro de 2016

PELO INTERIOR

Canoa Blues chega à 9 edição com grandes nomes do blues nacionais em shows gratuitos no Ceará

A praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no Ceará, será mais uma vez palco para grandes nomes do Blues nacional. E, nos próximos dias 11 e 12 de novembro, sexta e sábado, o estilo musical de alma negra ganha um cenário paradisíaco e faz do Canoa Blues o festival ideal para quem aprecia música de qualidade

Já na nona edição, o Canoa Blues integra o calendário de eventos do Estado do Ceará e atrai, além de cearenses, turistas de diversos países. Este ano, o festival antecipa novamente um dia de apresentação e trará para Fortaleza a essência do Blues. Na quinta-feira (3), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai receber show da banda paulistana Abdo Blues Band.
Já em Canoa Quebrada, as atrações são o guitarrista Rodrigo Morcego (PE) e a cearense Blues Label, o pianista Adriano Grineberg (SP), a banda Gang da Cidade (CE) e a cantora Taryn Szpilman (RJ). A programação se encerra com uma jam session comandada pelo duo Tutano Blues (CE).
Responsabilidade social
Como em todos os anos, o Canoa Blues tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2016, a organização está estimulando que o público faça doações de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas nos locais dos shows. Também haverá oficina de arte-educação para crianças e adolescentes da comunidade, em 18 de novembro, na ONG Canoa Criança.
Todos os shows em Fortaleza e em Canoa Quebrada, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.
ATRAÇÕES
ABDO BLUES BAND - Comandada pelo gaitista e cantor Márcio Abdo, que vem conquistando espaços no cenário do Blues nacional desde o início da década de 90. É considerado um dos grandes nomes da gaita cromática Blues no Brasil. A banda tem valorizado as influências da música brasileira, somando com a sonoridade clássica do blues e pitadas fortes de rock, consolidando esse caldeirão com a proposta MPBlues. Já participou no Ceará de eventos como o Fórum Harmônicas Brasil e o próprio Canoa Blues, como integrante do trio paulista "Os Harmônicos".
RODRIGO MORCEGO - Rodrigo Morcego se divide como guitarrista, cantor e compositor. Presença forte no cenário musical pernambucano, Rodrigo se dedica ao Blues e ao Rock clássico. No Canoa Blues 2016, vai se apresentar com a banda cearense Blues Label, formada por Roberto Lessa (guitarra e vocais), Leonardo Vasconcelos (teclados), Victor Fontenele (baixo) e Marcelo 2Hum (bateria).
ADRIANO GRINEBERG - Com 20 anos de carreira, Adriano Grineberg é um dos principais expoentes do Blues do País - mescla referências como Ray Charles, BB King, Jerry Lee Lewis, Bob Marley e citações de grandes mestres da música brasileira como Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Tim Maia. Pianista, compositor, arranjador e cantor, começou a estudar piano aos seis anos de idade. Formou-se na Escola de Música de São Paulo e aprendeu também contrabaixo acústico, com o qual participou de muitas orquestras e festivais.
Participou em 2012 do projeto Belchior Blues, que homenageou o cantor e compositor cearense Antônio Carlos Belchior, com "Comentário a Respeito de John". Atualmente, além de composições próprias, Adriano Grineberg reverencia as raízes da África e da música indiana. Os Mantras e Bhajans tradicionais da Índia recebem arranjos inusitados que remetem às linguagens da música brasileira pelo talento e estilo único de Adriano Grineberg.
GANG DA CIDADE - Formação histórica do Blues no Ceará, a Gang da Cidade é considerada fator referencial por seguidas gerações de músicos. Em atuação desde a década de 1990, apresenta elementos do rock, do Blues clássico e também da Country Music.
A Gang da Cidade abriu espaços para o Blues não só nos palcos, mas também em experiências fonográficas. A banda integrou o projeto Blues Ceará, no qual, ao lado da Trakajá's Blues Experiment, SubBlues e Matutaia, foi gravado um CD independente que serve de marco para a cena musical cearense.
TARYN SZPILMAN - Nascida em um berço musical, há duas décadas Taryn se aprofunda e se dedica à tradição do Jazz e do Blues e suas vertentes, como Soul e Rock Clássico. É vocalista e diretora artística da Big Band Rio Jazz Orchestra, com a qual gravou dois cds, um DVD e estrelou o espetáculo "Tributo a Billie Holiday".
Na Big Band, Taryn interpreta arranjos sofisticados que vão desde as raízes do Jazz até a Bossa Nova e MPB tradicional , repertório que consagrou a RJO fundada há 4 décadas pelo seu pai, o maestro Marcos Szpilman. Participou em 2012 do projeto Belchior Blues, homenagem ao cantor e compositor cearense Antonio Carlos Belchior, com "Como Nossos Pais".
Em 2014, estrelou como atriz (dubladora) e cantora o sucesso cinematográfico da Disney "Frozen - Uma aventura congelante", interpretando a protagonista Elsa. O musical se tornou a maior animação da história, recordista de bilheteria no Brasil e no mundo, vencedor do Oscar 2014 como longa de animação e canção original, com o tema "Let it Go" ("Livre Estou") interpretado por Taryn oficialmente no Brasil.
Em 2015 lançou o seu quarto CD solo, "The Jazz Lady Sings the Blues Volume III", encerrando uma trilogia dedicada à história do Blues desde os anos 1930 até os anos 1960. Lançou em 2016 seu mais recente CD, "Nouveau Vintage Café", com interpretações de standarts do Jazz e clássicos do Blues e do Rock. 
TUTANO BLUES - Duo formado pelo gaitista, guitarrista e violonista André Reis e pelo guitarrista e violonista André Bonfim, o Tutano Blues apresenta clássicos do Blues e é presença constante na noite de Fortaleza. Este ano, André Reis foi uma das atrações do Fórum Harmônicas Brasil, dividindo palco com nomes com Joe Marhofer (SC), Victor Leão (CE), Jehovah da Gaita (PE) e Xime Monzon (Argentina). O Tutano Blues comandará em Canoa Quebrada a Jam Session com músicos locais e convidados do festival.
CANOA QUEBRADA
A 150 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma das praias mais bonitas do Ceará. Com paisagem única e exuberante, Canoa tem qualificada estrutura de mais de 80 hotéis e pousadas, além de barracas de praia que mantêm até mesmo programações à noite.
Além das belezas naturais dos pontos turísticos da região (Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas), a praia oferece ainda uma vasta programação cultural. Na rua principal, a "Broadway", concentram-se excelentes restaurantes, com variadas referências gastronômicas, além de bares temáticos e casas noturnas.
AGENDE-SEQuinta-feira, 3 de novembroLocal: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Espaço Rogaciano Leite Filho (sob a passarela)Shows: Abdo Blues BandHora: 21 horasAcesso gratuito
Sexta-feira, 11 de novembroLocal: Canoa QuebradaShows: Rodrigo Morcego & Blues Label e Adriano Grineberg (Polo de Lazer de Canoa Quebrada)Hora: 22 horasAcesso gratuito
Sábado, 12 de novembroLocal: Canoa QuebradaShows: Gang da Cidade e Taryn Szpilman (Polo de Lazer Canoa Quebrada), às 22 horas Tutano Blues, com Jam Session com músicos convidados (Restaurante Pátio), a partir da meia noiteAcesso gratuito


18 de novembro, 16h - ONG Canoa Criança
. Oficina de arte-educação
. Doação de livros para o Conselho Comunitário de Canoa Quebrada

Nenhum comentário: