sábado, 1 de outubro de 2016

ARTES PLÁSTICAS

Banco do Nordeste expõe acervo no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
 
O conceito de lugar e sua relação com as identidades nordestinas são a tônica da exposição “Distantes Mundos, Próximos lugares”, que reúne 22 obras pertencentes aos acervos artísticos do Banco do Nordeste e do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC). A mostra reúne vários objetos de arte, desenhos e pinturas que representam lugares nordestinos. Ela será inaugurada no próximo dia 6 de outubro, às 19h, no MAC ( Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema) e permanece em cartaz até 7 de janeiro.
A exposição inicia com o painel do artista Carybé (foto), que marca a apresentação de um nordeste folclórico e seu surgimento no mapa geográfico oficial do país nos anos 1950. Os outros artistas são: Antônio Bandeira, Brígida Baltar, Burle Marx, Carlos Mélo, Carybé, Chabloz, Chico da Silva, Daniel Murgel, Efrain Almeida, Gilberto Cardoso, José Rufino, José Tarcísio, Heloísa Juaçaba, Leonilson, Luiz Hermano, Nelson Leirner, Renato Bezerra de Mello, Rodrigo Mogiz, Rosana Ricalde, Siegbert Franklin, Vitor César e Waléria Américo.

“O acervo artístico do Banco tem larga importância porque demonstra a preocupação da Instituição em formar um acervo de caráter público, ação que é associada também a políticas de formação de público”, afirma o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda.

Para Holanda, “é fundamental que a diversidade das obras do Banco ocupe os mais distintos espaços expositivos na Região e fora do Nordeste”. Entre abril e julho passado, o Banco realizou a exposição “Sonhos e enigmas”, com obras de Siegbert Franklin, no Espaço Cultural Correios, em Fortaleza (CE), e cedeu obras de Raimundo Cela para exposição “Raimundo Cela: um mestre brasileiro”, realizada de junho a setembro deste ano, no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, e agora em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
 
Desejos e reinvenções

“Acionamos um conjunto de trabalhos que lidam com questões que discutem o lugar, a permanência ou o desejo pelo outro lugar, entre trânsitos que conduziram artistas a pensar os diferentes mundos, as suas portas, as suas reinvenções dessas passagens ou pairagens”, afirma Jacqueline Medeiros, consultora do Centro Cultural Banco do Nordeste e curadora da mostra com Bitu Cassundé, diretor do MAC.

Segundo ela, o recorte considera a trajetória dos conceitos de região no pensamento geográfico, presentes no rico processo de construção e desconstrução das identidades nordestinas que hoje se vê a conviver com complexas territorialidades, construídas por conexões flexíveis onde não há separação entre território como dominação e território como apropriação simbólica.



E MAIS...

Exposição apresenta arte contemporânea alemã e do Norte e Nordeste do Brasil

Com obras de 10 artistas alemães e dois cearenses, será aberta na próxima quinta-feira (6), às 19h, a exposição Marimbondo e orquídea – wespe und orchidee, que chega a Fortaleza pelo leitorado cultural do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) da Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará. A mostra ficará em cartaz até 6 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema), com entrada gratuita.

O título faz referência ao famoso ensaio "Rizoma", dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, no qual está descrito o encontro de dois mundos diferentes como possibilidade de uma colaboração complementar. O ponto de partida da exposição é a ideia de conectar diversas realidades da vida.

Parte de um projeto de cooperação alemã-brasileira produzido na Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará (UFPA), a iniciativa abrange quatro exposições: três no Brasil e uma na Alemanha. Ao todo, 10 artistas alemães e nove artistas de Belém, Fortaleza e Recife participam.

Em julho, foi realizada a primeira exposição na Casa das Onze Janelas, na capital paraense, com todos os 19 artistas participantes. Em novembro e dezembro, no Grimmuseum, em Berlim, serão expostas obras dos nove artistas brasileiros e três da cidade alemã. Enquanto a exposição no Centro Dragão do Mar tem o objetivo de apresentar o mundo da arte berlinense, em Berlim o foco será a arte do Norte e do Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário: