sexta-feira, 21 de outubro de 2016

TEATRO - DIVIRTA-CE RECOMENDA

PREMIADA MONTAGEM "ESTA CRIANÇA", COM RENATA SORRAH, FAZ TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL 

Criação da Companhia Brasileira de Teatro, com texto do francês Joël Pommerat e direção de Marcio Abreu, a peça traz no elenco os atores Renata Sorrah, Giovana Soar, Ranieri Gonzalez e Edson Rocha

​​A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 3 a 5 e de 10 a 13 de novembro de 2016, o espetáculo teatral Esta Criança. A montagem é criação da Companhia Brasileira de Teatro, em parceria com Renata Sorrah, que também atua na peça, junto com os atores Giovana Soar, Ranieri Gonzales e Edson Rocha. O texto é do diretor e dramaturgo francês Joël Pommerat.


A peça é composta por 10 cenas curtas e tem como tema único, ao mesmo tempo fragmentado em diferentes aspectos de abordagem, a relação entre pais e filhos. Constrangedoras, engraçadas, tristes e estranhas, as situações de morte, nascimento, adoção, abandono, agressão e desabafo ilustram pontos cruciais e eternos na vida dos personagens sem nome, reconhecidos apenas pelas relações de parentesco que se tornam aparentes no desenvolvimento dos diálogos.

Em 2010, Renata e Marcio buscaram sintonizar um projeto que os levaria juntos, pela primeira vez, ao palco. Não necessariamente procuravam um autor, mas definir uma ideia. Depois de vários encontros e leituras, se descobriram em uma feliz coincidência: Joël Pommerat, ao qual, ironicamente, já haviam sido apresentados anos antes, e o texto Esta Criança (Cet Enfant), que deu a largada para este encontro inédito.

Escrita sob encomenda, em 2003, para o Instituto de Previdência Familiar da França (CAF), o texto teve sua primeira montagem realizada em Paris, em 2006, e no ano seguinte estreou em Moscou, nas duas ocasiões sob direção do autor. Prêmio de Melhor Texto Teatral em língua francesa, Esta Criança estreou no Brasil em outubro de 2012, no Rio de Janeiro, com direção de Marcio Abreu, onde os quatro atores se distribuem, sem protagonismos, entre 22 personagens.

Parceria
A estreia do autor francês no Brasil foi uma iniciativa da atriz Renata Sorrah e da Companhia Brasileira de Teatro. Em mais de 40 anos de carreira, impactantes atuações em espetáculos, no cinema e na televisão, fizeram de Renata, indiscutivelmente, um dos grandes nomes do teatro brasileiro. Ao lado dela, neste projeto, está a premiada Companhia, fundada há 16 anos, em Curitiba, pelo ator, dramaturgo e diretor Marcio Abreu. Considerada pela crítica especializada como uma das mais consistentes do país, ela é responsável por montagens marcantes para a história recente da dramaturgia e da encenação teatral brasileiras.

Curiosamente, Renata e a companhia têm em comum, entre outras investigações artísticas, a descoberta de dramaturgos contemporâneos inéditos no Brasil, a exemplos do alemão Botho Strauss (Grande e Pequeno, 1985) e do norueguês Jon Fosse (Um dia, no verão, 2007), trazidos em espetáculos produzidos por Renata Sorrah – que também atuou nas antológicas montagens do alemão Rainer Werner Fassbinder (Afinal... Uma Mulher de Negócios, 1977, e As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, 1982) – do francês Jean-Luc Lagarce (Apenas o fim do mundo) e do siberiano Ivan Viripaev (Oxigênio), espetáculos dirigidos por Marcio, na Companhia. Recentemente, a Companhia e Renata foram responsáveis por mais um projeto: Krum, do israelense Hanoch Levin, texto também inédito no Brasil estreou em 2015 e foi ganhador de diversos prêmios importantes do teatro nacional.

O autor
“Nada é mais bonito, eu acho, do que o equilíbrio precário”. Esta frase do dramaturgo e diretor francês Joël Pommerat representa o vigor e a delicadeza que se evidenciam em sua escritura improvável e em suas encenações. Com textos montados em vários países, aos 49 anos, Pommerat representa uma referência não somente para a dramaturgia francesa, como também para o teatro mundial. “O teatro é a minha possibilidade de captar o real e de dar ao real um alto grau de intensidade e força. Eu busco o real”, frisa o diretor.

Serviço:
Teatro: Esta Criança
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 4 a 6 e 11 a 13 de novembro de 2016
Horário: sextas, às 20h | sábados, às 18h e 20h30 | domingos, às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 3/11, para sessões de 4 a 6/11, e a partir do dia 10, para sessões de 11 a 13/11. Sempre das 10h às 20h, na bilheteria da CAIXA Cultural
Serviço de manobrista gratuito no local

Nenhum comentário: