sexta-feira, 14 de outubro de 2016

DE PAR EM PAR

Antonio Nóbrega abre em Fortaleza a Bienal Internacional de Dança do Ceará 2016

Artista estará no Cineteatro São Luiz com a aula-espetáculo Com Passo Sincopado, uma reflexão sobre os caminhos percorridos pela dança na cultura brasileira. A apresentação, no dia 21/10, tem entrada franca
Antonio Nóbrega se apresenta no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, no próximo dia 21/10 (sexta-feira), com a aula-espetáculo Com Passo Sincopado. O espetáculo marca a abertura da V Bienal Internacional de Dança do Ceará/ De Par Em Par, que acontece até o dia 30. Por meio de performances, vídeos e falas o artista apresenta a sua visão sobre uma dança brasileira contemporânea - sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares com princípios técnicos, práticas e procedimentos formais provenientes das várias linguagens de dança tanto do Ocidente quanto do Oriente.
Ainda tomando a dança no Brasil como ponto de partida de estudo e reflexão, o artista esboça uma interpretação da cultura brasileira, levando em conta a sua ascendência ocidental ou europeia – classe dominante, letrada – e a popular, marginal e de substrato oral. No palco Nóbrega estará acompanhado dos bailarinos Alison Lima e Maria Eugênia Almeida.
"Tanto quanto a música, a dança teve um poder irresistível sobre mim. Isso eu percebi logo quando a descobri, na década de 70, em Recife. Tomei conhecimento dela informalmente, aprendendo passos e movimentos por meio dos artistas populares da minha cidade. De tanto praticar diversas danças populares, terminei por incorporá-las ao meu universo de criação e hoje, procurando entender de onde provém o seu rico imaginário – vejo que essa busca me oferece caminhos e boas pistas para melhor entender o meu país.", afirma Nóbrega.
SOBRE ANTONIO NÓBREGA
Nascido em Recife, começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, entre outros. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.
Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.
SOBRE A BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA/ DE PAR EM PAR
O diálogo com outras linguagens artísticas, a intensificação das atividades formativas, os intercâmbios artísticos, além de apresentações de obras cênicas em formatos e espaços alternativos. Estas são as ações que fazem o diferencial da Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par, evento concebido em 2008 como desdobramento das bienais dos anos ímpares.
De 21 a 30 de outubro, a V Bienal De Par Em Par traz ao Ceará artistas do Brasil, Canadá, França e Suíça para a programação que acontecerá em Fortaleza e se estenderá às cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi. Apresentada pela Petrobras, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da CAIXA e apoio da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Bienal De Par Em Par tem acesso gratuito a toda a programação.
SERVIÇOS:

Com passo sincopado - Aula-espetáculo de Antonio Nóbrega
Quando: Sexta-feira, 21/10 - Abertura da V Bienal de Dança/De Par Em Par
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro - Fortaleza). (Ver no mapa)
ENTRADA FRANCA
Bienal Internacional de Dança do Ceará/ De Par Em Par
Quando: De 21 a 30 de outubro de 2016
Locais: Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi.
Informações: www.bienaldedanca.com
Telefone: (85)3268-3034

TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA

Nenhum comentário: